sábado, 7 de fevereiro de 2026

ANURADHAPURA - À DESCOBARTA DA MAIS SAGRADA CIDADE DO SRI LANKA


Anuradhapura mostrou-nos o quão rica e fascinante é a história do Sri Lanka. Nesta que dizem ser a mais sagrada cidade do país, os acontecimentos de outrora surgem talhados em forma de relevos nas pedras, agora gastas, dos imponentes monumentos que despontam por entre os campos de arroz. Ao percorrer os caminhos da zona histórica sentimo-nos envolvidos por uma energia difícil de explicar, como se cada passo em frente tivesse o condão de nos empurrar para o passado, até aos tempos em que este território era a capital do Sri Lanka. 




As Stupas em forma de semi-esfera (aqui apelidadas de Dagobas) parecem ter sido erguidas à medida da fé do povo cingalês, impressionando, ainda hoje, os turistas e peregrinos que visitam Anuradhapura. O melhor exemplo da escala fora do comum destas estruturas é a gigantesca Jetavanaramaya que se eleva a 122 metros de altura e que por um longo período foi (em conjunto com a pirâmide de Giza) a mais alta construção do mundo antigo. 



Depois de dois dias de exploração percebemos que este local é muito mais do que um simples aglomerado de antigos monumentos religiosos. Anuradhapura é uma espécie de museu ao ar livre no qual tivemos a oportunidade de compreender melhor a profunda ligação entre a história, a religião e o modo de vida do povo do Sri Lanka. 


VISITAR ANURADHAPURA
 - 15 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS QUE DEVE INCLUIR NO SEU ROTEIRO -


.EXPLORAR OS TERRENOS DA ANTIGA CIDADELA
Mesmo que pouco reste das estruturas originais da antiga Cidadela de Anuradhapura, este local merece ainda assim ser incluído no roteiro de quem visita a região. Ao percorrer os caminhos de terra que rasgam a densa vegetação irá deparar-se com inúmeras ruínas que o ajudarão a imaginar o quão vasta e funcional deveria ser esta cidade nos seus tempos áureos. Para além do Palácio Real cruzar-se-á também com as fundações de edifícios administrativos, bem como de áreas residenciais ligadas à corte. Em algumas zonas ainda é possível ver reservatórios de água e sistemas de drenagem que testemunham um nível de planeamento urbano bastante elevado para a época. A visita à antiga cidadela é, na nossa opinião, o local ideal para iniciar a exploração de Anuradhapura, ficando assim com uma ideia mais clara de como seria a vida naquela que em tempos foi a capital do Sri Lanka.




.SUBIR AO PONTO MAIS ALTO DO ISURUMUNIYA VIHARA TEMPLE
Mais discreto que as grandes construções de Anuradhapura, o templo Isurumuniya Vihara destaca-se não só pela simplicidade mas sobretudo pelos grandes rochedos onde se encontram esculpidos alguns relevos e aos quais é possível subir, tendo assim uma panorâmica desafogada das paisagens envolventes. Na subida ao ponto mais alto do santuário, para além das vistas, o visitante encontrará ainda uma pegada de Buda assim como uma pequena Stupa onde os mais crentes fazem questão de realizar as suas orações. Aproveite para explorar toda a área com a devida atenção, visitando também a zona traseira, o pequeno museu e o edifício lateral que acolhe uma estátua de Buda. 




.VISITAR A DAGOBA SANDA HIRU SEYA E DESFRUTAR DE ALGUNS MOMENTOS DE INTROSPECÇÃO
Por se situar já um pouco afastada dos mais importantes monumentos do complexo este é um local pouco frequentado por turistas, factor que permite apreciar o monumento com mais tempo e menos distrações. Se procura alguns momentos de introspecção então deverá incluir a Dagoba Sanda Hiru Seya no seu roteiro. Esta foi uma das primeiras estruturas deste tipo a ser erguida em Anuradhapura. 




.VISITAR A DAGOBA MIRISAWATIYA E PRESTAR HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DA GUERRA CIVIL
Inaugurada em 2021, a Dagoba Mirisawatiya é uma das maiores e mais recentes Stupas do país. Este monumento de grandes dimensões foi erguido após o terminus da guerra civil que tomou conta de diversas regiões do Sri Lanka e, tal como no passado, reflete a crença religiosa do povo cingalês. Por culpa do seu tamanho assim como do branco intenso que cobre toda a estrutura, a Dagoba Mirisawatiya é visível a partir de diversos pontos da cidade, funcionando muitas vezes como um ponto de referência para os visitantes que se deslocam na zona antiga de Anuradhapura.   




.TESTEMUNHAR AS CERIMÓNIAS QUE ACONTECEM AOS PÉS DA SRI MAHA BODHI
Considerada a árvore mais antiga do mundo (plantada pelo homem), a Sri Maha Bodhi ganhou destaque por ter crescido a partir de um rebento de uma outra árvore que, segundo os registo, Buda usou para atingir a iluminação espiritual. Este espaço religioso é atualmente um dos locais mais sagrados do budismo no Sri Lanka e são muitos os peregrinos que ali se deslocam para rezar e participar em cerimónias que decorrem de forma constante, mantendo assim viva uma tradição com mais de dois milénios. 




.IMAGINAR COMO SERIA O INCRÍVEL LOWAMAHAPAYA NOS SEUS TEMPOS ÁUREOS
Também conhecido como Palácio de Bronze, o Lowamahapaya foi no passado um imponente edifício composto por diversos andares (diz-se que seriam nove) que acolheria perto de um milhar de monges budistas. Da construção original já só restam as colunas de pedra que outrora sustentaram a estrutura, criando um cenário curioso e altamente fotogénico. A escala quase arrojada do Lowamahapaya ajuda-nos a perceber que os complexos monásticos de Anuradhapura não se resumiam a simples locais de recolhimento, mas sim a verdadeiros centros de ensino que certamente desempenhavam um papel fundamental na estrutura urbana e social da antiga capital.




.VISITAR E PERCEBER A IMPORTÂNCIA RELIGIOSA DA DAGOBA RUWANWELI MAHA SEYA
A Ruwanweli Maha Seya é uma das Dagobas mais veneradas de Anuradhapura e um dos principais centros de peregrinação do país. Devido à sua grande dimensão e ao facto de se encontrar localizada nas margens de um dos grandes reservatórios de água da antiga capital, este é um local bastante fotogénico, que ganha especial impacto ao amanhecer ou ao final da tarde, quando a luz solar realça os contornos da grandiosa estrutura.




.APROXIMAR-SE DA DAGOBA JETAVANARAMA E IMPRESSIORAR-SE COM A SUA ESCALA MONUMENTAL
A Dagoba Jetavanarama está entre as construções deste tipo mais antigas do mundo e reflete na perfeição o engenho arquitetónico que caracterizou a antiga capital. Esta enorme stupa, com cerca de 120 metros de altura, foi erguida no século III e mantém-se como um dos principais símbolos da religião budista desta região do Sri Lanka. Só caminhando ao redor da estrutura conseguirá ter a consciência da verdadeira escala deste monumento que ainda hoje é ponto de paragem obrigatória para grande parte dos peregrinos  que visitam Anuradhapura. 




.VISITAR A DAGOBA THUPARAMA E "VIAJAR" ATÉ AOS PRIMÓRDIOS DE ANURADHAPURA
Diz-se que Thuparama foi a primeira Dagoba a ser construída no Sri Lanka e, como seria de esperar, ocupa um lugar de destaque na história do Budismo no país, sendo local de paragem obrigatória para grande parte dos peregrinos que visitam Anuradhapura. Para além de ser visivelmente menor que as restantes Dagobas do complexo, a estrutura distingue-se também pelo anel de colunas de pedra que a abraça e que no passado sustentavam uma espécie de cobertura. 




.CAMINHAR SEM PRESSAS AO REDOR DO LAGO DOS ELEFANTES (ETH POKURA)
Este enorme tanque é um dos locais mais intrigantes do complexo de Anuradhapura. Se algumas teorias defendem que seria usado para dar banho aos elefantes reais, outras, mais realistas, afirmam que serviria para abastecer o mosteiro de Abhayagiri, que no seu auge albergava mais de um milhar de monges budistas. Qualquer que tenha sido a sua verdadeira função, a verdade é que a escala da estrutura e a precisão com que foi construído continuam a impressionar todos os que por ali passam. O Lago dos Elefantes é nos dias que correm um valioso testemunho de como era feita a gestão dos recursos hídricos da antiga cidade.




.TENTAR DESCOBRIR AS ESTÁTUAS DE BUDA QUE SE ESCONDEM NOS TERRENOS DE ANURADHAPURA
Espalhadas por esta zona do complexo, existem diversas estátuas de Buda que para além do seu inquestionável valor histórico, mostram, também, ainda ter um grande peso no quotidiano religioso das gentes locais, uma vez que, por culpa do ambiente de tranquilidade que envolve este local, são muitos os fiéis que ali se deslocam para meditar, reforçando a forte ligação que a antiga cidade mantém com a população do país. Explore esta área e tente encontrar estas figuras misteriosas que se escondem-se por entre a vegetação.




.APRECIAR OS INCRÍVEIS DETALHES ESCULPIDOS NAS VÁRIAS MOON STONE DO COMPLEXO
Numa área já relativamente próxima da Dagoba Abhayagirya encontram-se as ruínas de um antigo edifício que, apesar de pouco manter da sua estrutura original, guarda ainda no seu "corpo" uma lindíssima e bem conservada Moonstone. Esta pedra semi-circular gravada com imagens de animais e motivos florais simbolizava, segundo os registos, as diversas etapas do percurso espiritual. A Moon Stone era por norma colocada à entrada de espaços religiosos e, para além da sua beleza estética, dava certamente também algum significado adicional ao sempre marcante ato de aceder a um local sagrado. Por toda a área de Anuradhapura existem dezenas destas pedras. Tente encontrá-las. 




.CONTEMPLAR A IMPONÊNCIA DA BEM CONSERVADA DAGOBA ABHAYAGIRYA
Se no passado foi a peça central de um vasto complexo monástico, a Dagoba Ahayagirya é hoje um monumento incrível que continua a impressionar todos aqueles que visitam Anuradhapura. A dimensão fora do normal da estrutura assim como da área envolvente mostram-nos o quão importante esta construção religiosa seria para a comunidade da antiga capital. Ao contrário de grande parte das Dagobas de Anuradhapura, cujo o exterior se apresenta pintado de branco, a Abhayagiri mantém visível a sua aparência original, dando ao visitante uma ideia de como eram as técnicas de construção da época. 




.SENTIR O AMBIENTE DE TRANQUILIDADE QUE SE VIVE NA DAGOBA LANKARAMA
Ainda que não tenha a imponência de outras monumentos de Anuradhapura, a Dagoba Lankarama destaca-se não só por ser uma das construções mais antigas da antiga capital mas também pelo anel de colunas de pedra que, segundo os registos, suportaria uma espécie de cobertura erguida com o intuito de a proteger. Este é um local com uma grande importância histórica e religiosa que recebe sobretudo peregrinos que, tirando partido do ambiente mais resguardado, ali se deslocam para realizar as suas orações. 




.ASSISTIR AO PÔR-DO-SOL NAS MARGENS DO LAGO BASAWAKKULAMA
Depois de um dia a explorar os terrenos históricos de Anuradhapura, nada melhor que terminar a jornada nas margens do Lago Basawakkulama. Eleja um ponto privilegiado e, em conjunto com os habitantes locais, testemunhe o momento em que os tons quentes do entardecer pintam as águas calmas deste enorme reservatório que no passado foi uma peça essencial no desenvolvimento da cidade. Esta será certamente um forma tranquila e muito agradável de encerrar a sua visita à antiga capital.




.SE TIVER UM DIA EXTRA NÃO DEIXE DE VISITAR A REGIÃO DE MIHINTALE
Considerada o berço do budismo no Sri Lanka, Mihintale é um dos locais mais importantes do país do ponto de vista histórico e religioso. Depois de explorar as ruínas presentes na base da montanha, suba (sem pressas) a quase infinita escadaria de pedra que rasga a encosta e, uma vez no topo, deslumbre-se com as vistas e com a beleza dos monumentos ali presentes. Se tiver um dia extra e pretende enriquecer o seu conhecimento sobre esta região do país, sugerimos então que inclua Mihintale no seu roteiro.





INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGAR A ANURADHAPURA:
Anuradhapura é facilmente acessível desde os principais destinos turísticos do país. Se o ponto de partida for a cidade de Colombo a forma mais cómoda é o comboio, com ligações regulares entre a capital e Anuradhapura. A viagem poderá durar entre 4 e 5 horas. Se preferir realizar o trajeto de autocarro deverá dirigir-se ao Bastian Mawatha Bus Terminal (Pettah) de onde saem de forma frequente carreiras para Anuradhapura. Neste caso o trajeto tem uma duração média de 5 horas. Se viaja entre Kandy ou outro destino da região do triângulo cultural do Sri Lanka (Sigiriya, Dambulla ou Polonnaruwa) as ligações são asseguradas por autocarros diretos ou com um único transbordo. Esta é a opção mais prática e económica de realizar este trajeto. Se procura alcançar Anuradhapura de forma mais cómoda e rápida (mas menos económica) poderá em alternativa apanhar um táxi. 
No nosso caso, tendo em conta que alugámos um tuk tuk para percorrer o país, chegámos a Anuradhapura usando este meio de transporte. 

.ONDE DORMIMOS EM ANURADHAPURA: 
Devido à sua importância histórica, Anuradhapura está entre os principais destinos turísticos do chamado triângulo cultural do Sri Lanka. Ao redor da zona arqueológica não faltam opções de alojamento capazes de satisfazer os critérios, carteiras e exigências dos visitantes que ali chegam. No nosso caso, de forma a tirar o máximo partido do tempo que dispúnhamos para explorar a região, impunha-se que ficássemos instalados numa área central que nos facilitasse as deslocações entre os locais que pretendíamos visitar. A nossa escolha acabou por ser a Lake House Home Stay, um pequeno hotel familiar que, apesar de simples, revelou ter as comodidades necessárias para que considerássemos a nossa estadia satisfatória. Para além da possibilidade de realizar as refeições no local, propriedade dispõe também de estacionamento privativo. O sinal wifi bastante fraco (por vezes inisistente) foi por ventura o único aspeto menos positivo 

.COMO NOS DESLOCÁMOS EM ANURADHAPURA:
A maioria dos pontos de interesse listados neste artigo situam-se num perímetro relativamente extenso que ainda assim poderá ser explorado a pé. Como dispúnhamos de dois dias para conhecer a antiga capital optámos por caminhar pela zona arqueológica, explorando desta forma algumas áreas menos conhecidas que acabaram por enriquecer ainda mais a nossa passagem por Anuradhapura. Outra opção é alugar uma bicicleta e percorrer o complexo desta forma. Se dispuser de pouco tempo ou pretender deslocar-se entre os principais monumentos do complexo de forma rápida e confortável poderá, então, recorrer aos serviços de um táxi ou tuk tuk. 

.COMO ACEDER À INTERNET NO SRI LANKA DE FORMA PRÁTICA E RÁPIDA:
Se for daquelas pessoas que não faz questão de estar ligado à internet em permanência, então a rede wifi do alojamento assim como dos bares, cafés e restaurantes que frequentar durante a sua estadia será certamente suficiente para as suas necessidades. No entanto, se fizer questão de se manter conectado ao mundo digital de forma frequente poderá fazer como nós e adquirir um prático e funcional eSim. Durante a nossa viagem pelo Sudeste Asiático usámos a Operadora Saily que mostrou estar sempre à altura das nossa exigências, mesmo em algumas regiões mais remotas. Se optar por esta solução utilize os nossos códigos (PAULAE8084 & JOAOEN5015) e consiga 5 USD de desconto na sua primeira compra.

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR ANURADHAPURA:
A melhor altura do ano para visitar Anuradhapura é entre dezembro e abril, período em que as temperaturas são mais elevadas e a probabilidade de chuva é reduzida. Estes meses proporcionam condições bastante favoráveis para explorar a zona arqueológica, sobretudo para quem pretende deslocar-se a pé ou de bicicleta. Entre maio e setembro, apesar do clima permanecer quente, a região poderá sentir os primeiros sinais das monsões e ser afetada por alguma precipitação, limitando a visita a alguns locais do complexo. Os meses de outubro e novembro tendem a ser os mais instáveis em termos meteorológicos, sendo os menos recomendáveis para quem pretende tirar o máximo partido da sua passagem por esta região do país. 

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS PARA O SRI LANKA:
Para entrar no Sri Lanka a maioria dos visitantes necessita de um visto turístico. O processo para a obtenção do ETA (Electronic Travel Authorization) é bastante simples e pode ser solicitado on-line através deste SITE antes do início da sua viagem. Depois do formulário devidamente preenchido e aprovado, o viajante receberá no seu e-mail a devida autorização de acesso ao território que deverá ser apresentada à chegada em conjunto com o passaporte (com pelo menos 6 meses de validade), bilhete de saída do Sri Lanka assim como um comprovativo de alojamento.  

.CUIDADOS DE SAÚDE:
Esta região do Sri Lanka é, por norma, um destino que não exige grandes preocupações a nível de saúde, contudo sugerimos a realização da consulta do viajante antes do inicio a viagem.


  • OUTROS ARTIGOS SOBRE O SRI LANKA:
  • Mihintale - Visitar o berço do budismo no Sri Lanka (brevemente)
  • Polonnaruwa - Explorar a antiga capital do Sri Lanka (brevemente)
  • Sigiriya  - À descoberta da mais incrível fortaleza do Sri Lanka (brevemente)
  • Dambulla - Visitar as mais belas grutas sagradas do Sri Lanka (brevemente)
  • Kandy - 15 locais e experiências que deve mesmo incluir no seu roteiro (brevemente)
  • Ella - O que fazer e visitar no coração das Highlands do Sri Lanka (brevemente)
  • Parque Nacional de Yala -À descoberta da vida selvagem do Sri Lanka (brevemente)


    PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
    ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

    Sem comentários:

    Enviar um comentário