Mas Santa Clara mostrou também ser dona de uma atmosfera que sem esforço se apodera do visitante, oferecendo-lhe uma profunda imersão na cultura e no estilo de vida típico do interior de Cuba.
Tal com havia acontecido em Trinidad e Cienfuegos também aqui são os edifícios coloniais que dão forma à malha urbana da área mais central da cidade. Figuras de um passado glorioso que pela sua aparência austera não precisam de fazer uso de qualquer adorno desnecessário para nos levarem a imaginar quantos enredos familiares terão porventura sido escritos no interior daquelas fachadas pintadas de tons pastel. Sobre algumas das portas pendem bandeiras da nação que expressam o orgulho quase palpável que este povo nutre pela sua amada pátria.
Por mais que uma vez vemos surgir no nosso caminho bem conseguidos morais e painéis dos "heróis" da nação acompanhados de palavras de ordem que tentam manter acesa a chama e os ideais do partido que dita as leis do país.
Na principal praça somos testemunhas de um retrato cada vez mais raro nos dias que correm: novos e velhos convivem de forma harmoniosa, sem olhares reprovadores nem conflitos geracionais. Crianças descalças dominam com mestria as suas velhinhas bicicletas sobre a calçada irregular enquanto um grupo de velhos que sem outros motivos de distração jogam sucessivas partidas de dominó.
A leveza com que as cenas quotidianas se desenrolam em Santa Clara voltou a mostrar-nos que apesar das adversidades o povo cubano tem uma incrível capacidade de transformar pequenos momentos em fontes de inesgotável alegria.
VISITAR SANTA CLARA - CUBA
13 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS QUE DEVE INCLUIR NO SEU ROTEIRO
.VISITAR O MAUSOLEU DE CHE GUEVARA E PRESTAR HOMENAGEM AO "ETERNO COMANDANTE"
Santa Clara acolhe um dos mais importantes monumentos dedicados à memória de Ernesto "Che Guevara". O local onde foi erguido o mausoléu onde descansam os restos mortais daquele que foi um dos lideres da revolução cubana situa-se já na orla da zona urbana da cidade e pode ser alcançado depois de uma curta caminhada. O complexo que para além do mausoléu alberga também um pequeno museu destaca-se por ser uma estrutura imponente mas de aparência simples. Visitar este importante símbolo do movimento revolucionário de Cuba deverá fazer parte do roteiro de quem pretende aprofundar o conhecimento sobre o legado deixado pelo "comandante" Che não só no país como em diversas outras zonas do globo.
.VISITAR O MONUMENTO DO TREN BLINDADO E CONHECER UM EPISÓDIO QUE MARCOU A REVOLUÃO CUBANA
Em 1958, quando a revolução cubana vivia momentos mais decisivos, Santa Clara foi palco daquele que se viria a revelar um episódio fundamental na luta contra o regime que pairava no país. As guerrilhas lideradas por Fidel Castro e Che Guevara levaram a cabo um simples mas engenhoso ataque que fez descarrilar um comboio blindado que transportava tropas e munições destinadas a reforçar as frentes inimigas. A missão dos revolucionários foi concluída com sucesso e esse importante marco da história do país foi eternizado num monumento no qual ainda é possível ver alguns dos vagões que fizeram parte da operação militar que acabou por ter impacto nos destinos do país.
.LANÇAR O OLHAR SOBRE A ESTÁTUA DE CHE GUEVARA COM O MENINO
Esta que é uma das mais simbólicas representações de Che Guevara e, segundo percebemos, tem como objetivo representar, não só, a faceta revolucionaria do "comandante" mas também o lado mais humano de alguém que lutou pelo futuro das gerações mais jovens. A estátua de bronze encontra-se a dois passos da sede do partido comunista de Santa Clara e pode ser facilmente alcançada no momento que visitar o monumento do trem blindado.
.VISITAR A FÁBRICA DE TABACOS CONSTANTINO PÉREZ CARRODEGUA E ASSISTIR À PRODUÇAO DE CHARUTOS
Os charutos e todo o mercado que envolve a sua produção é, sem dúvida, uma das imagens mais reconhecidas de Cuba, desempenhando um papel fundamental na economia do país. A qualidade superior dos charutos cubanos muito se deve ao processo artesanal usado na sua criação, uma vez que cada charuto é enrolado manualmente num ritual que, dependendo da complexidade do modelo, pode levar várias horas. Visitar esta ou uma das muitas outras fábricas de tabacos existentes no país dar-lhe-á oportunidade de conhecer a história, as diversas etapas de fabricação e até sobre a sua importância social e cultural.
.FAZER UMA PAUSA NO PARQUE LEONCIO VIDAL E OBSERVAR DESENROLAR DA VIDA COTIDIANA
O parque Leoncio Vidal destaca-se por ser o principal espaço público de Santa Clara, desempenhando um papel de enorme importância na vida das gentes da cidade. Para além de ser um excelente local para observar o cotidiano de habitantes locais e turistas o espaço oferece também ao visitante a oportunidade de contemplar diversos edifícios históricos situados ao redor da praça.
.APROVEITAR A PASSAGEM PELO PARQUE VIDAL PARA VISITAR O MUSEU DE ARTES DECORATIVAS
Este museu, que ocupa um bonito edifício de estilo colonial, guarda no seu espólio uma valiosa coleção de objetos decorativos usados em diversos períodos temporais do passado. Visitar este espaço dar-lhe-á a oportunidade de enriquecer o conhecimento sobre o designe e a história das artes decorativas não só de Cuba mas outras partes do mundo.
.VISITAR A PEQUENA MAS SUPER CARISMÁTICA BIBLIOTECA PROVINCIAL DE VILLA CLARA
Num país tão fechado ao mundo exterior as bibliotecas desempenham um papel fundamental no acesso à informação e no desenvolvimento cultural da população. Tendo em conta que Santa Clara é uma cidade universitária esta pequena mas bem guarnecida biblioteca revela-se um local de eleição de muitos dos estudantes que ali se alimentam das letras escritas nos velhinhos livros que se alinham nas prateleiras.
Se optar por visitar a Biblioteca Provincial de Santa Clara é importante fazê-lo de forma ordeira, respeitando quem usa este local para enriquecer a sua sabedoria.
.FAZER COMPRAS NO MERCADO AGROPECUARIO BUEN VIAJE E AJUDAR A ECONOMIA LOCAL
Visitar o mercado de uma qualquer cidade é a melhor forma de testemunhar a forma de estar e a autenticidade de um povo. Durante a sua estadia em Santa Clara aproveite então para deambular por entre as bancas do Marcado Agropecuário Buen Viaje, comprando alguns legumes ou frutas que eventualmente lhe possam interessar. Para além dos preços serem bastante em conta estará também a ajudar os produtores e agricultores locais.
.ENTRAR NA IGLESIA DE BUEN VIAJE E TESTEMUNHAR O FREVOR RELIGIOSO DO POVO CUBANO
De entre as várias Igrejas que existem em Santa Clara a Iglesia de Buen Viaje está não só entre as mais antigas como também na lista das mais importantes. Está situada na zona mais central da cidade e chama a atenção pela sua arquitetura neoclássica, sendo local de passagem não só de turistas mas sobretudo de habitantes locais que ali se deslocam para expressar a sua fé.
.COMPRE UMA "TÍPICA" PIZZA CUBANA E COMA-A NUM DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE
Muitos são os locais onde poderá comprar esta refeição rápida e (muito) económica. Ainda que a pizza cubana seja vista como uma adaptação menos elaborada da tradicional e conhecida pizza italiana a verdade é que durante a nossa viagem a Cuba muitas foram as vezes que acabou por nos aconchegar o estômago. Se a fome apertar compre então uma pizza Cubana, sente-se num qualquer banco de jardim e saboreia enquanto vê a vida acontecer.
.ADOCE O PALATO COM UM REFRESCANTE GELADO COMPRADO NA MÍTICA COPPELIA
Pode-se dizer que a gelataria Coppelia é atualmente um dos ícones na vida social da população cubana. Os deliciosos gelados vendidos a preços irrisórios atraem diariamente centenas de pessoas a esta cadeia fundada no período pós-revolução e que com o passar dos anos se transformou numa das marcas nacionais mais conhecidas. A atmosfera descontraída que paira nas esplanadas facilita a socialização e mesmo que a escolha de sabores seja por vezes limitada vale (mesmo) a pena passar por este local de forma a enriquecer ainda mais a incrível experiência que é viajar por Cuba.
.BEBER O MAIS FAMOSO MOJITO DE CUBA NA BODEGUITA DEL MEDIO DE SANTA CLARA
Sentar-se numa mesa da mítica Bodeguita del Medio e beber um dos mais famosos Mojitos do país deverá fazer parte das experiências a não perder de todos aqueles que visitam a cidade de Santa Clara. Embalado pelos ritmados acordes da musica cubana aproveite a sua passagem por este local icónico para lançar o olhar sobre o jornal do dia ou simplesmente para desfrutar do ambiente caribenho.
.FAZER UMA PAUSA E PROVAR OS DELICIOSOS CHURROS DA "MI CHURRERIA"
Enquanto caminha até ao Mausoléu de Che Guevara faça uma pausa na Mi Churreria e adoce o palato com meia dúzia de churros ali comprados. Ainda que sejam um pouco pequenos e talvez um pouco mais fritos do que seria desejável a verdade é que são extremamente saborosos e na quantidade exata de saciar a porção de açúcar que o seu estômago talvez já reclame.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
.COMO CHEGÁMOS A SANTA CLARA:
Depois de um trajeto de cerca quatro horas chegámos a Santa Clara vindos de Havana. A viagem foi realizada usando os serviços da Companhia Rodoviária Viazul que com ligações diárias facilita as deslocações de todos que pretendem viajar entre estes dois locais.
.DE SANTA CLARA PARA OUTRAS REGIÕES DO PAÍS:
Cuba é um dos destinos mais turísticos da região do Caribe e com tantos turistas a chegarem diariamente ao país com o objetivo de visitar as suas mais famosas regiões as deslocações entre as principais cidades são atualmente realizadas sem grandes complicações pela Companhia Rodoviária Viazul. Ainda que existam outras empresas de transporte de passageiros esta é, ao que parece, a mais conhecida, a mais fiável e aquela que parece controlar a maioria das rotas, sendo também aquela que oficialmente está autorizada a transportar turistas.
.COMO NOS DESLOCÁMOS EM SANTA CLARA:
Durante a nossa estadia em Santa Clara optámos por caminhar bastante, tentando assim ter o máximo contacto com a realidade local. Uma vez que os principais pontos de interesse se encontram circunscritos a uma área relativamente pequena não encontrámos qualquer dificuldade em alcançar a pé cada um dos locais listados neste artigo.
.ONDE DORMIMOS EM SANTA CLARA:
Nesta viagem por Cuba fizemos questão de travar conhecimento com algumas das facetas mais genuínas do país e durante a nossa estadia em Santa Clara mantivemos o delicioso ritual de ficar alojados numa casa particular, tendo assim a oportunidade de, mais uma vez, contactar diretamente com quem guarda dentro de si uma generosa porção da tão afamada alma Cubana. Nos dias que permanecemos em Santa Clara elegemos a Casa Colonial Sañora Nadia, situada a uma curta distância do Parque Vidal. O quarto que nos acolheu era simples mas dotado das comodidades básicas necessárias que acabaram nos proporcionar uma experiência agradável. Pagámos 10 euros por noite.
.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR SANTA CLARA:
A cidade de Santa Clara assim como a quase totalidade do território cubano pode ser visitada durante todo o ano, contudo a melhor altura é durante a estação seca que acontece entre os meses de Novembro e Abril. Para além da probabilidade de chuva ser bastante reduzida durante este período, as temperaturas são também mais amenas. De Maio a Outubro apesar dos termómetros atingirem valores mais elevados o risco de precipitação aumenta significativamente, havendo também uma grande probabilidade de o território ser atingido pelos furacões que nesta altura atravessam esta zona do globo.
.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS:
Se em tempos conseguir o visto para uma visita a Cuba se revelou uma tarefa que exigia alguma burocracia e a apresentação de diversos documentos, hoje, com a introdução do e-visa, o processo passou a ser relativamente simples. Este novo sistema permite que os cidadãos de diversos países (incluindo Portugal) consigam a tão desejada autorização de entrada em Cuba de forma rápida e prática. O visto tem um custo de 22 USD e uma duração de 90 dias a contar da data em que foi solicitado permitindo ainda a prolongação da sua estadia por mais 90 dias. Para solicitar o visto irá precisar de aceder a este SITE, preencher o formulário, pagar o valor exigido e esperar até 3 dias úteis para o receber no seu email. Imprima-o e apresente-o no momento da sua chegada ao país.
.O DINHEIRO EM CUBA:
Sabíamos de antemão que os embargos e a crise económica que paira sobre Cuba iriam ter um impacto direto na forma como teríamos de abordar esta viagem uma vez que a constante desvalorização da moeda local só nos permitiria ter noção do custo de vida no momento em que déssemos os primeiros passos no país. De forma a evitar surpresas desnecessárias optámos por não usar qualquer tipo de cartão bancário durante a nossa estadia, levando connosco o dinheiro que calculámos ser suficiente para fazer face a cada um dos dias que contávamos permanecer em Cuba. No momento de trocar os euros que trouxemos de casa por moeda local percebemos de imediato que a taxa "oferecida" pelas agências estatais (cadeca) era significativamente mais baixa que aquela que era praticada no chamado mercado paralelo. Com a ajuda do nosso anfitrião e proprietário da casa particular onde nos alojámos acabámos por trocar dinheiro com uma taxa de conversão duas vezes superior ao que nos foi apresentado nos postos de cambio oficiais. Foi então desta forma que conseguimos rentabilizar ao máximo o orçamento traçado para esta viagem.
.INTERNET EM CUBA, COMO TER ACESSO:
Continuar conectado à internet durante a sua estadia em Cuba poderá revelar-se uma tarefa mais ou menos complicada mas com alguma paciência e persistência conseguirá manter-se ligado/a ao mundo digital. Um teoria, nos jardins das principais cidades do país, o visitante terá acesso a hotspots wifi que podem ser utilizados depois de adquirir um cartão que lhe permitirá o uso da rede pública durante uma hora. Esta tarjeta pode ser facilmente adquirida nas lojas da companhia estatal UTECSA.
Outra alternativa é a aquisição de um cartão sim fisico, contudo o processo de compra e registo deverá ser realizado antes das sua chegada a Cuba.
.VEJA AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE SERVIÇO
- OUTROS ARTIGOS SOBRE CUBA:
- Cuba - Roteiro completo para duas semanas incríveis (brevemente)
- Havana - O que fazer e visitar na incrível capital de Cuba
- Trinidad- O que fazer e visitar na mais bela cidade colonial de Cuba (brevemente)
- Cienfuegos - O que (mais gostámos de) fazer e visitar (brevemente)
- Varadero- Dois dias entre banhos de sol e mar (brevemente)
Sem comentários:
Enviar um comentário