sábado, 24 de junho de 2023

DUBAI EM MODO LOWCOST - O QUE VISITAR SEM REBENTAR O ORÇAMENTO

O que visitar no Dubai

Não é segredo para ninguém que o Dubai é um destino repleto de luxos que parece ter sido criado para agradar a todos aqueles que procuram acrescentar ás suas férias uma ou outra extravagância. 
O turismo, neste que é o mais badalado destino da região do Golfo Pérsico, é sem dúvida diferente daquele que estamos habituados, uma vez que tudo ou quase tudo tem um preço. Ainda assim e ao contrário do que se possa pensar, o Dubai pode ser um destino relativamente acessível no qual é possível passar uns dias sem que isso implique um rombo significativo na sua carteira.

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai

Neste artigo, para além de uma lista de locais e experiências económicas que (na nossa opinião) devem fazer parte da lista de quem visita aquele que é o segundo estado mais importante dos Emirados Árabes Unidos, partilhamos também uma mão cheia de informações e dicas que ajudarão a controlar os custos durante a sua viagem ao Dubai.

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai

- O QUE VISITAR E FAZER NO DUBAI -
AS NOSSAS SUGESTÕES PARA MANTER O ORÇAMENTO CONTROLADO:


.SUBA AO BURJ KHALIFA E VEJA O DUBAI DE UMA PRESPECTIVA ÚNICA
Sem dúvida a imagem mais conhecida do Dubai. Com mais de 800 metros de altura o Burj Khalifa é atualmente o edifício mais alto do planeta. Apesar do preço ser um pouco exagerado, achamos que vale a pena pagar para poder subir aos decks de observação situados nos andares 124 e 125 de onde se conseguem vistas extraordinárias de uma boa parte do território. Se optar por seguir as nossas sugestões, esta será certamente a maior extravagância que realizará durante a sua visita ao Dubai e ainda que este artigo tenha sido escrito para o/a ajudar a poupar algum dinheiro achamos que esta experiência vale mesmo a pena. 
.VEJA AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE TARIFAS E HORÁRIOS DESTA EXPERIÊNCIA 

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.ASSISTA AO ESPETÁCULO DE LUZ E SOM NAS DUBAI FOUNTAINS
Todos os dias entre as 18:00 e as 23:00 as fontes situadas aos pés do Burj Khalifa ganham vida e de meia e meia hora presenteiam quem está naquela área com um estupendo espetáculo de luz e som. 
As apresentações são todas diferentes e têm a duração de aproximadamente cinco minutos.
O acesso é gratuito.

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.VISITE E COMPRE UMA LEMBRANÇA NO SOUK AL BAHAR
Embora tenha a aparência dos antigos mercados que outrora existiram na cidade, este espaço moderno é basicamente um pequeno centro comercial ocupado por lojas, restaurantes e bares. 
Se não quiser fazer compras, sente-se numa das esplanadas ali existentes e beba um refresco com uma das mais espetaculares vistas do Burj Khalifa.

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.PERCORRA E PERCA-SE NO GIGANTESCO DUBAI MALL
Situado na área inferior do Burj Khalifa o Dubai Mall é segundo dizem o maior centro comercial do mundo. Para os amantes de compras este local é um autêntico paraíso e facilmente gastarão uma parte significativa de uma tarde para percorrer todo o espaço. Para além das lojas e restaurantes o shopping alberga igualmente um Aquário e uma gigantesca Cascata.
Se pretender realizar a visita ao Burj Khalifa deverá dirigir-se ao nível inferior do Dubai Mall.

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.VISITE A LINDÍSSIMA JUMAIRAH MOSQUE
A Mesquita Jumeirah é na nossa opinião uma das mais bonitas do Dubai. A visita ao interior do espaço só pode ser efectuada com o acompanhamento de um guia e somente em horários pré-estabelecidos. Como em qualquer local de culto é necessário respeitar o dress code e manter uma atitude correcta.
Os tours acontecem ás 10:00 e ás 14:00 (de Sábado a 5°feira) e têm um custo de 35 AED (tarifa de 2023).

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.PERCORRA O BAIRRO AL FAHIDI E IMAGINE-SE NO DUBAI DE OUTROS TEMPOS
O bairro Al Fahidi é na realidade uma área totalmente restaurada de forma a recriar a essência do Dubai de outros tempos. Ao passear nas suas labirínticas ruas o visitante tem a sensação de estar a fazer uma viagem ao passado uma vez que  os edifícios de cor pastel ali presentes parecem ter resistido ao implacável avanço do progresso. Muitas destas construções que acolheram os primeiros habitantes da cidade estão atualmente ocupados por pequenos museus, lojas, hotéis e restaurantes. 
Um dos pontos mais interessantes da visita a este bairro é o facto de ainda existir uma pequena secção da muralha original que protegia a cidade. 

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.VISITE O DUBAI MUSEUM E APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE O PASSADO DO EMIRADO
Este é um excelente local para ficar a conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura do Dubai.
O museu situa-se 
na zona de Bur Dubai, no interior de um antigo forte datado de 1787.
.VEJA AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE TARIFAS E HORÁRIOS DO DUBAI MUSEUM 

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.PASSEIE POR ENTRE AS CORES E OS CHEIROS PRESENTES NOS MERCADOS DOS TÊXTEIS E DAS ESPECIARIAS 
Ora aqui estão dois mercados que merecem ser visitados. 
Se pretende comprar algumas lembranças que testemunhem a sua passagem pelo Dubai então estes dois locais poderão ser uma ótima opção, uma vez que neles  encontrará um sem número de artigos típicos a preços relativamente acessíveis.
Não se esqueça que é obrigatório regatear o preço. 

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.APANHE UMA ABRA E ATRAVESSE O CREEK AO FINAL DA TARDE
O Creek é uma espécie de canal que divide a cidade velha em duas metades. Este braço de água foi em tempos um dos principais pontos de acesso ao Dubai e através do qual chegavam as caravanas comerciais marítimas que aqui vinham negociar e vender os seus produtos.
O espírito mercantil do passado mantém-se inalterado e ainda hoje é possível ver diversos barcos de mercadorias que todas as noites partem carregados de mantimentos em direção aos países vizinhos. 
Atravessar o Creek numa Abra (pequenas embarcações de transporte de passageiros) é uma experiência a não perder.

.O PREÇO POR TRAJETO É DE 1 AED.

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.IMPRESSIONE-SE COM AS PEÇAS EXPOSTAS NAS VITRINES DO MERCADO DO OURO
Se os mercados listados previamente (têxteis e especiarias) se caracterizam pelas cores e cheiros exóticos, o mercado do ouro distingue-se pela opulência e extravagância de algumas peças expostas nas vitrines. Neste local podemos ver entre outras obras, o maior anel de ouro do mundo assim como diversas peças de vestuário feitas deste mesmo material. 

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.APANHE O MONORAIL E VÁ CONHECER A PALM JUMEIRAH
A Palm Jumeirah é a mais pequena e a mais famosa das duas ilhas em forma de palmeira que nasceram no litoral do Dubai. De todos os pedaços de território artificial que têm vindo a ser acrescentados ao Emirado este é o único com acesso livre, bastando para isso apanhar o monorail. 
O espaço é praticamente todo ocupado por vivendas de luxo, muitas delas propriedade de personalidades famosas. Para quem quiser acrescentar uma "pequena loucura" à sua passagem pelo local nada melhor que passar uma noite no Hotel Atlantis the PalmO parque aquático Aquaventure também se encontra na Palm Jumeirah. 
.VEJA AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE AS TARIFAS DESTA EXPERIÊNCIA

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.DÊ UM MERGULHO COM VISTA PARA O FAMOSO BURJ AL ARAB
O Burj al Arab em conjunto com o Burj Khalifa são sem sombra de dúvidas os principais símbolos do desenvolvimento e do crescimento económico do Dubai.
Este é o único hotel de sete estrelas existente em todo o mundo e uma noite neste local não está ao alcance de qualquer bolso. 
Para quem pretende dar um mergulho nas águas do Golfo Pérsico, poderá fazê-lo numa das praias públicas situadas do lado direito do hotel.

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.VISITE O SOUQ MEDINAT JUMEIRAH E APROVEITE PARA PERCORRER A ÁREA EXTERIOR DO COMPLEXO
O Souq Medinat é na realidade um grande complexo comercial composto por lojas, restaurantes, bares e um hotel. 
Ainda que o seu objetivo possa não ser fazer compras sugerimos que não deixe passar a oportunidade de passear calmamente (de preferência ao final da tarde) em redor dos lagos artificiais ou então de se sentar numa das esplanadas enquanto bebe um um refresco com vista para o Burj Al Arab.

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.APROVEITE PARA CAMINHAR AO REDOR DA DUBAI MARINA
A Dubai Marina é um dos distritos mais recentes e modernos da cidade. Esta área construída em torno de um canal artificial é composta por grandiosos edifícios habitacionais e de escritórios, por lojas, centros comercias, bares e restaurantes. 
Se pretende conhecer esta zona sugerimos que caminhe calmamente ao longo do "The Walk", um 
passadiço que contorna toda a marina e que tem uma extensão de aproximadamente sete quilómetros.
Depois de anoitecer a zona enche-se de pessoas que para aqui se deslocam em busca de diversão.

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.BEBA UM COCKTAIL E ASSISTA AO PÔR-DO-SOL NO LEVEL 43 ROOFTOP & LOUNGE
Para quem não tiver hipótese de subir ao Burj Khalifa, este bar situado no 43° andar do Hotel Sheraton 4 Points, é uma ótima alternativa para conseguir ver e fotografar a incrível skyline do Dubai. Situado na movimentada Sheikh Zayed Road, o Level 43 Rooftop & Lounge tem uma esplanada exterior de onde se conseguem vistas de cortar a respiração não só de dia como também depois de anoitecer.
Este é definitivamente um local espetacular para relaxar e beber um copo 
depois de um dia de visitas. Sugerimos que chegue ao final da tarde e aproveite para assistir ao sempre magnífico pôr-do-sol que esta zona do globo nos oferece.
.VEJA AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O LEVEL 43 ROOFTOP & LOUNGE

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.VISITE O MALL OF THE EMIRATES E PERCEBA QUE NO DUBAI TUDO É POSSÍVEL ... ATÉ NEVE VERDADEIRA  
O Mall of the Emirates é provavelmente o segundo mais visitado centro comercial do Dubai. Ainda que não seja tão impressionante como o Dubai Mall o espaço é mesmo assim um lugar de perdição para os amantes de compras. 
As grandes marcas internacionais estão aqui representadas e naqueles dias abrasadores de verão é um excelente "refúgio", uma vez que as temperaturas no interior são sem dúvida mais simpáticas do que os 40°C que normalmente se fazem sentir lá fora.
É igualmente neste local que podemos encontrar uma das maiores extravagâncias que foram construídas por estas bandas. Sabia que no Mall of the Emirates é possível fazer ski em neve verdadeira? Pois é... no Dubai qualquer sonho pode ser tornado realidade (basta ter dinheiro)
.

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.MESMO QUE NÃO VISITE O MUSEU DO FUTURO NÃO DEIXE DE APRECIAR A SUA ARQUITETURA EXTERIOR
Devido à sua arquitetura arrojada o Museu do Futuro é seguramente uma das construções mais bonitas do Emirado. Sugerimos que para além de apreciar a obra a partir do seu acesso principal não deixe também de conhecer a área traseira na qual encontrará uma espécie de espelho de água que ao final da tarde convida o visitante a muitas fotografias que farão sucesso nas redes sociais. 
.VEJA AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE TARIFAS E HORÁRIOS DO MUSEU DO FUTURO

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.PASSE PELA DUBAI FRAME APRECIE UMA DAS MAIS ESTRAVAGANTES OBRAS DO EMIRADO
A Dubai Frame é uma das construções mais recentes no Emirado e talvez aquela que melhor representa a extravagância e o modo arrojado como a cidade tem vindo a crescer. Esta moldura de proporções consideráveis para além de proporcionar vistas deslumbrantes aos visitantes que fazem questão de subir ao nível superior do monumento, funciona também como fronteira entre a zona velha e nova do Dubai. 
.VEJA AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE TARIFAS E HORÁRIOS DA DUBAI FRAME

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai
 

.NA MESQUITA IRANIANA SENTIRÁ UM POUCO DA HOSPITALIDADE DO POVO DA ANTIGA PÉRSIA
A comunidade Iraniana é só uma das muitas que nos últimos anos se têm vindo a estabelecer no Dubai. Se quiser sentir um pouco da energia e da hospitalidade das gentes da antiga Pérsia sugerimos então que guarde um tempo da sua estadia para conhecer a belíssima Mesquita Iraniana erguida com a arquitetura típica da região, na qual se destacam os mosaicos de tons azul. É possível visitar o interior de forma gratuita sendo para isso exigido a utilização de vestuário adequado.

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.VISITE O DUBAI MIRACLE GARDEN E CAMINHE POR ENTRE DEZENAS DE ESPÉCIES DE FLORES EXOTICAS
Esta é a nossa última sugestão. De todos os locais acima listados, este jardim foi o único que não visitámos, como tal não temos fotos.
Como no Dubai tudo é feito em grande escala, não admira que este seja o maior jardim de flores naturais do mundo. 
Fica situado a uma distância considerável do centro, mas se apanhar o bus 105 em frente do Mall of the Emirates conseguirá lá chegar sem qualquer problema.
.VEJA AQUI TODAS AS INFORMA
ÇÕES SOBRE TARIFAS E HORÁRIOS DO MIRACLE GARDEN



INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGÁMOS AO DUBAI:
Situado num ponto privilegiado do globo, entre a Europa e a Ásia, o Dubai é servido por diversas companhias aéreas que de forma cada vez mais regular voam para este destino. Ainda assim, e de ambas as vezes que visitamos o Emirado, optámos por voar para Abu Dhabi utilizando os serviços de companhias lowcost, alcançando mais tarde o Dubai depois de uma curta e barata viagem de autocarro. Uma vez que moramos na Bélgica o itinerário escolhido (e o que no momento da reserva se revelou mais económico) foi CRL-CLJ (Wizz Air) >>> CLJ-AUH (Ryanair) na ida e AUH-NAP (Wizz Air) >>> NAP-CRL (Ryanair) para o regresso. 

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS 
Os cidadãos portugueses não necessitam de obter previamente visto para visitas de cariz turístico não só para o Dubai mas também para qualquer um dos restantes Emirados. À chegada ao aeroporto o passaporte do visitante é carimbado com uma autorização de permanência válida por um período de 90 dias. 

.ONDE (GOSTÁMOS DE) DORMIR NO DUBAI:
Um dos aspetos a ter em conta num destino como o Dubai é o alojamento, uma vez que representará uma das maiores fatias do seu orçamento. Ainda que o Dubai seja considerado um local dispendioso podemos assegurar que com alguma pesquisa e escolhendo uma época do ano com menos procura é perfeitamente possível dormir com alguma qualidade por valores relativamente aceitáveis. Durante a nossa última visita que aconteceu no mês de Junho de 2023 optámos por ficar alojados no Hotel Howard Johnson Bur Dubai situado na zona antiga, a dois passos do Metro e a uma curta distância de restaurantes e supermercados. O quarto que nos foi atribuído, para além de ser bastante espaçoso estava também equipado com as comodidades necessárias para que a nossa estadia se tivesse revelado satisfatória. 

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.COMO NOS DESLOCÁMOS:
Durante as nossas duas passagens pelo Dubai, o metro foi o meio de transporte que usámos preferencialmente uma vez que nos permitia alcançar os principais pontos de interesse de forma rápida e económica. Para além de ser limpo, o metro é também pontual, circulando com uma cadência bastante regular. A tarifa cobrada varia obviamente consoante a distância percorrida.
O uso deste ou qualquer outro meio de transporte da rede pública (metro, bus, tram) implica a aquisição do cartão Nol que poderá ser comprado e carregado em todas as estações. 
Outra opção é o táxi que mesmo sendo um pouco mais dispendioso acaba por ser, em alguns casos, uma escolha a ter em conta para alcançar alguns locais menos turísticos ou em deslocações para lá das horas de abertura do metro. 
De referir que todos os táxis estão equipados com taxímetros e devido à abundância de petróleo nesta zona do globo as tarifas praticadas são relativamente mais baixas que aquelas que estamos habituados a pagar na Europa.
Para além da conhecida aplicação Uber aconselhamos também instalar no seu telemóvel a aplicação Careem. 

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.ONDE E O QUE COMER: 
Tal como o alojamento, também a alimentação representará uma importante fatia do orçamento destinado a esta viagem. De forma a evitar massacrar demasiado a carteira e caso (tal como nós) dispense investir em refeições demasiado sofisticadas, sugerimos que evite a maioria dos restaurantes situados em Downtown, optando acima de tudo pelos pequenos estabelecimentos de comida típica das comunidades indiana, paquistanesa, iraniana ou nepalesa presentes na área de Bur Dubai. Aconselhamos o hambúrguer de camelo no restaurante "Local House" ou os excelentes restaurantes Special Ostadi (Iraniano) ou o restaurante "Deirah" com menu Indiano.
Se pretende manter-se na zona de Downtown e ainda assim economizar nas refeições, as cadeias de fast food presentes em praticamente todos os centros comerciais são sempre (caso aprecie este tipo de comida) uma opção a ter em conta. 

O que visitar no Dubai

O que visitar no Dubai


.NOTAS FINAIS: Afinal, contra todas as expectativas, o Dubai até pode ser um destino bastante acessível, tudo depende (obviamente) do poder de contenção de cada um. As tentações para gastar dinheiro estão por toda a parte e, caso queira manter o orçamento sob controle, o melhor mesmo é passar ao lado e assobiar. De qualquer forma, se optar por aceitar as nossas sugestões, temos a certeza que conseguirá passar uma mão cheia de dias sem que para isso tenha de reforçar o orçamento.
Esperamos que este artigo o possa ajudar a descobrir de forma económica o Emirado mais extravagante dos EAU.



PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

5 comentários:

  1. Muito pratico e util este guia low cost sobre o Dubai! Parabéns, um abraço desde Braga.

    ResponderEliminar
  2. muito boas dicas. vou em janeiro 2019 , 9dias.Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde. Parabéns pela "reportagem". Que hotel ou qual a melhor zona para reservar hotel? Com boa relação qualidade/preço.

    ResponderEliminar