Há algo de fascinante nas ruas que para Norte se espraiam a partir do maior espaço público de Cienfuegos. Aí acedemos a uma área visivelmente habitacional, menos maquilhada e na qual a simplicidade de cada casa, cada rua e cada detalhe nos parece contar uma estória antiga. Cruzamo-nos com diversos edifícios coloniais que apesar de nas suas paredes exibirem visíveis sinais de desgaste mantêm a sua função de proteção e hoje, sem o brilho do passado, são o porto de abrigo de um qualquer cidadão menos abastado. Neste agradável passeio de reconhecimento constatamos a existência de muitas janelas abertas de par-em-par que para além de nos darem acesso à privacidade de quem ali vive deixam também fugir o som estridente dos televisores que, salvo em raras exceções, não mostram ao espectador a real dimensão do mundo além fronteiras.
Já as faixas de rodagem que rasgam a cidade são para nós uma espécie de palco onde vemos desfilar os ruidosos mas fotogénicos veículos clássicos que ficam sempre bem nos retratos que vamos fazendo.
Nas artérias orientadas para as águas do Caribe destacam-se as casas e os pequenos palacetes que segundo apurámos foram no passado pomposos refúgios de verão de algumas personagens de relevo na sociedade de então. Se a decadência tomou conta de uma boa parte daqueles testemunhos de um passado glorioso outros, convertidos em alojamento para turistas, mantêm a aparência pomposa num claro esforço de perpetuar a sua importância histórica.
É nesta zona, embalados pela leve brisa trazida pelo oceano, que escolhemos encerrar cada um dos dias que passámos em Cienfuegos. Com o olhar orientado para Ocidente esperamos que os tons quentes do pôr-do-sol tinjam a paisagem tropical que nos envolve.
CIENFUEGOS - O QUE MAIS GOSTÁMOS DE FAZER E VISITAR:
.DESCOBRIR OS SEGREDOS ESCONDIDOS NAS RUAS MAIS INTERIORES DA CIDADE
Apesar da zona urbana de Cienfuegos ser relativamente extensa o chamado centro histórico ocupa uma área bastante reduzida, que se pode percorrer a pé sem grandes dificuldades. Para lá daqueles que são considerados os principais e mais conhecidos espaços, há um sem número de ruas menos movimentadas que pela sua atmosfera e arquitetura envolvente guardam em si as diversas influências coloniais que a cidade foi testemunhando ao longo dos tempos. Em Cienfuegos não faltam então motivos para o visitante explorar algumas áreas mais interiores, enriquecendo assim o conhecimento sobre a história e cultura não só da região mais também do país.
.VER A VIDA ACONTECER NA BONITA PLAZA/PARQUE JOSÉ MARTÍ
O parque José Martí para além de ser considerado o coração histórico e cultural da cidade é também um dos principais pontos de encontro das gentes de Cienfuegos. Ao redor deste bonito espaço público erguem-se uma mão cheia de edifícios que de alguma forma marcaram as memórias e as vivências da cidade ao longo dos tempos. Sugerimos que antes de se lançar à descoberta de alguns destes testemunhos do passado se sente num dos bancos de ferro presentes na praça e testemunhe o quotidiano das gentes locais.
.VISITAR O PALÁCIO FERRER E REVIVER OS TEMPOS EM QUE CUBA TRANSBORDAVA DE GLAMOUR
Este antigo palácio datado do início do século XX é por ventura o edifício que mais se destaca na praça José Martí. Se no exterior sobressaem os detalhes refinados que refletem a riqueza e o bom gosto que pairava em Cienfuegos na altura da sua construção, o interior é igualmente impressionante muito por culpa das escadarias de mármore, dos vitrais coloridos, do mobiliário e das loiças da época. Não deixe ainda de subir à torre que se ergue no terraço de onde conseguirá vistas espetaculares sobre a zona circundante da cidade.
.ADMIRAR O ARCO DO TRIUNFO E PERCEBER A IMPONTÂNCIA HISTÓRICA DESTE MARCO ARQUITETÓNICO
O singelo Arco do Triunfo presente num dos extremos do Parque José Martí destaca-se por ser um dos marcos históricos da cidade. Esta bonita obra foi erguida para celebrar o centenário da fundação de Cienfuegos, acabando, com o passar dos anos, por se tornar num símbolo do legado e da identidade desta que é uma das regiões mais charmosas e culturalmente ricas do país. Aproveite então a sua passagem por este local para admirar com a devida atenção os detalhes gravados em ambas as faces do monumento.
.SENTIR A ENERGIA DO PASSADO AO PERCORRER OS CORREDORES DO CENTENÁRIO TEATRO TOMÁS TERRY
Visitar o centenário Teatro Tomás Terry é ter a oportunidade de realizar uma viagem temporal a uma época em que a arte e a cultura eram parte integrante do quotidiano das gentes de Cienfuegos. Ao caminhar pelos corredores desta magnífica obra arquitetónica o visitante sentirá certamente a magia das noites de gala de outrora, nas quais ecoavam os aplausos, os murmúrios e a admiração de quem, ao longo de décadas, ali vinha para desfrutar de uns momentos de puro encanto artístico. Ainda que opte por não visitar o interior do espaço vale a pena fazer uma pausa e admirar a bonita fachada neoclássica.
.PASSAR PELO MUELLE REAL E TESTEMUNHAR AS ROTINAS DOS PESCADORES DE OCASIÃO
Este antigo cais, situado a uma curta distância do centro histórico, foi durante o auge da industria açucareira um dos mais importantes portos do país, no qual embarcavam e desembarcavam passageiros e mercadorias vindas não só de outras regiões de Cuba como também de alguns destinos internacionais. Hoje, sem as rotas comerciais do passado, o local passou a ser maioritariamente usado por pescadores de ocasião que de forma frequente ali vêm lançar o isco na esperança de que as águas da baía lhes tragam algum "pescado".
.COMPRAR UMA PIZZA CUBANA E ACONCHEGAR O ESTÔMAGO COM UMA REFEIÇÃO ECONÓMICA
Muitos são os locais onde poderá comprar esta refeição rápida e (muito) económica. Ainda que a pizza cubana seja vista como uma adaptação menos elaborada da tradicional e conhecida pizza italiana a verdade é que durante a nossa viagem a Cuba muitas foram as vezes que acabou por nos aconchegar o estômago. Se a fome apertar compre então uma pizza cubana, sente-se num qualquer banco de jardim e coma-a enquanto vê a vida acontecer ao seu redor.
.PERCORRER SEM PRESSAS O ICÓNICO E LONGO PASSEO DEL PRADO
O Passeo del Prado será porventura uma das mais icónicas avenidas de Cienfuegos e por consequência um dos locais que merece fazer parte do seu roteiro. Percorra-a em toda a sua extensão e à medida que avança não deixe de lançar o olhar sobre as lojas e estabelecimentos comerciais que consigo se vão cruzando, alguns deles já em funcionamento desde o período pré-revolução.
.BEBER UMA LINEA DE RUM SENTADO NUMA QUALQUER ESPLANADA DA CIDADE
Não haverá porventura outra experiência que melhor define o espírito descontraído do povo cubano. Sentar-se numa esplanada enquanto degusta um típico rum nacional revelar-se-á um momento único que certamente irá marcar a sua passagem pela cidade. Entre num qualquer café, peça uma "linea de rum blanco" e sem pressas saboreie o perfume e o sabor intenso daquele que é considerado o mais valioso tesouro da ilha.
.VISITAR A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA E ENTRAR NAS "VELHINHAS" COMPOSIÇÕES ALI ESTACIONADAS
Na estação ferroviária encontram-se, quase abandonadas, uma mão cheia de antigas composições que no passado circulavam sobre os carris desta região de Cuba. Ainda que o charme de outros tempos se tenha desvanecido a verdade é que cada uma destas "velhinhas" carruagens ainda guardam em si memórias e histórias dos tempos em que os caminhos de ferro desempenhavam um papel vital no quotidiano das gentes da ilha. De forma a conhecer um pouco mais do passado do transporte ferroviário de Cuba passe por este local e, com o devido cuidado, aceda ao interior de alguns dos vagões ali estacionados.
.FAZER UMA PAUSA NA HELADERÍA COPPELIA E PROVAR OS GELADOS MAIS FAMOSOS DE CUBA
Não será exagero dizer que a gelataria Coppelia já faz parte da vida social da população cubana. Os deliciosos gelados vendidos a preços irrisórios atraem diariamente centenas de pessoas a esta cadeia que nasceu no período pós-revolução e que com o passar dos anos se transformou numa das marcas nacionais mais conhecidas. Mesmo que a escolha de sabores seja por vezes limitada vale (mesmo) a pena passar por este local e desfrutar da atmosfera descontraída que paira nas esplanadas. Visitar a gelataria Coppelia é uma daquelas experiências que, com toda a certeza, enriquecerá ainda mais sua passagem por Cuba.
.CAMINHAR CALMAMENTE ATÉ À PENÍNSULA DE PONTA GORDA, SITUADA NO EXTREMO SUL DA CIDADE
A península que dá forma à zona sul de Cienfuegos é um dos locais que merece ser incluído no roteiro de todos aqueles que pretendem conhecer o melhor que a cidade tem para oferecer. Punta Gorda é o nome desta extensão de território que se alonga sobre o mar e que no passado foi uma das áreas mais sofisticadas de Cienfuegos. Atualmente destaca-se pela sua beleza natural, pelas vistas incríveis que proporciona e pelos lindíssimos edifícios coloniais que, por momentos, nos fazem viajar até aos tempos em que este pequeno pedaço de território acolheu inúmeras famílias pertencentes à burguesia. Sugerimos um passeio ao longo da península ao final da tarde quando os tons dourados pincelam de cor toda a paisagem.
.APRECIAR A LINDÍSSIMA ARQUITETURA (EXTERIOR E INTERIOR) DO PALÁCIO AZUL
Ao longo do caminho que conduz os visitantes ao extremo sul da península encontram-se diversos bonitos edifícios que com a sua arquitetura cuidada nos transportam, mais uma vez, para a era dourada que Cienfuegos testemunhou no início do século XX. Esta antiga residência particular foi convertida num hotel que nos dias que correm se destaca por ser um dos mais elegantes da cidade, proporcionando aos hóspedes uma experiência que certamente marcará a sua passagem pela cidade. Mesmo que não fique alojado neste local vale a pena entrar e beber um refresco na esplanada ou então subir ao terraço de onde se conseguem vistas incríveis sobre a baía.
.ENTRAR NO MÍTICO EDIFÍCIO QUE ACOLHE O CLUBE NÁUTICO E SENTIR O LUXO DE OUTROS TEMPOS
Este bonito edifício erguido nas primeiras décadas do século XX alberga aquela que parece ser uma das instituições mais prestigiadas de Cienfuegos. O Clube Náutico foi desde a altura da sua fundação um local com enorme peso na vida social das classes mais abastadas que habitavam na cidade. Se no período pré-revolução o espaço testemunhou a realização de grandes eventos culturais, regatas e bailes de gala que refletiam o fulgor económico que pairava sobre esta região do país, com o passar dos anos e com o desinvestimento governamental, o edifício foi entrando em decadência. Hoje, depois de completamente renovado, o clube náutico voltou a brilhar e merece ser visitado uma vez que preserva as memórias de uma era em que Cienfuegos era bem diferente daquilo que vemos atualmente.
.TERMINAR O DIA COM UM MEMORÁVEL PÔR-DO-SOL ENQUANTO APRECIA A BELEZA DA BAÍA DE CIENFUEGOS
Depois de um dia inteiro a caminhar nada melhor do que fazer uma pausa no Malécon de Cienfuegos enquanto aguarda que os tons dourados do final da tarde pincelem de cor toda a paisagem. Sente-se no muro de betão que delimita a calçada e de olhos postos no horizonte assista ao momento em que o sol desliza sem pressa se vai escondendo sobre as águas da baía. Compre uma cerveja a um dos vendedores ambulantes ali presentes e desfrute deste espetáculo único.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
.COMO CHEGÁMOS A CIENFUEGOS:
Ainda que a chegada a Cienfuegos pudesse ter sido feita de diversas maneiras, nós alcançámos esta cidade usando os serviços da Companhia Rodoviária Viazul que realiza o trajeto não só desde a capital do país mas também a partir de outros destinos. Alcançar Cienfuegos implicou então uma agradável viagem de autocarro que teve como ponto de partida a cidade de Trinidad, com o trajeto total a ser realizado em aproximadamente 90 minutos. O terminal rodoviário de Cienfuegos fica situado neste local.
.DE CIENFUEGOS PARA OUTRAS REGIÕES DO PAÍS:
Cuba é um dos destinos mais turísticos da região do Caribe e com tantos turistas a chegarem diariamente ao país para visitarem não só Cienfuegos mas também outras regiões, as deslocações entre as principais cidades são atualmente asseguradas pela Companhia Rodoviária Viazul. Ainda que existam outras empresas de transporte de passageiros esta é, ao que parece, a mais conhecida, a mais fiável e aquela que controla a maioria das rotas.
.COMO NOS DESLOCÁMOS EM CIENFUEGOS:
Os principais pontos de interesse de Cienfuegos ficam situados numa área relativamente compacta que se percorre facilmente a pé e uma vez que gostamos (muito) de caminhar não perdemos a oportunidade de explorar a cidade desta forma, tentando assim desvendar os segredos que nela se escondem. As experiências mais marcantes que guardamos da nossa passagem por Cienfuegos só aconteceram porque a curiosidade nos encaminhou para lá dos locais que vêm assinalados nos guias turísticos.
.QUANTOS DIAS FICÁMOS EM CIENFUEGOS:
Uma vez que o roteiro traçado para a nossa viagem por Cuba também incluía a visita de diversos outros locais no país, a permanência em Cienfuegos acabou por se restringir a dois dias. Ainda que a cidade tenha diversos pontos de interesse ficámos claramente com a ideia de que o tempo que a ela dedicámos se revelou suficiente para ficar a conhecer o que trazíamos referenciado.
.ONDE DORMIMOS EM CIENFUEGOS:
Nesta viagem por Cuba fizemos questão de travar conhecimento com algumas das facetas mais genuínas do país e durante a nossa estadia em Cienfuegos mantivemos o delicioso ritual de ficar alojados numa casa particular, tendo assim a oportunidade de, mais uma vez, contactar diretamente com quem guarda dentro de si uma generosa porção da tão afamada alma Cubana. Nos dias que permanecemos em Cienfuegos elegemos o Hostal Teresa, situado a uma curta distância do Parque José Marti. O quarto que nos acolheu era simples mas dotado das comodidades básicas necessárias que acabaram por nos proporcionar uma experiência agradável. Pagámos 12 euros por noite.
.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR CIENFUEGOS:
Cienfuegos assim como as restantes regiões do país podem ser visitadas durante todo o ano, contudo a melhor altura é durante a estação seca que ocorre entre os meses de Novembro e Abril. Para além da probabilidade de chuva ser bastante reduzida durante este período, as temperaturas são também mais amenas. De Maio a Outubro apesar dos termómetros atingirem valores mais elevados o risco de precipitação aumenta significativamente, havendo também uma grande probabilidade de o território ser atingido pelos furacões que nesta altura atravessam esta zona do globo.
.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS:
Se em tempos conseguir o visto para uma visita a Cuba se revelava uma tarefa que exigia alguma burocracia e a apresentação de diversos documentos, hoje, com a introdução do e-visa, o processo passou a ser relativamente simples. Este novo sistema permite que os cidadãos de diversos países (incluindo Portugal) consigam a tão desejada autorização de entrada em Cuba de forma rápida e prática. O visto tem um custo de 22 USD e uma duração de 90 dias a contar da data em que foi solicitado, permitindo ainda a prolongação da sua estadia por mais 90 dias. Para pedir o visto irá precisar de aceder a este SITE, preencher o formulário, pagar o valor exigido e esperar até 3 dias úteis para o receber no seu email. Imprima-o e apresente-o no momento da sua chegada ao país.
.DINHEIRO EM CUBA:
Sabíamos de antemão que os embargos e a crise económica que paira sobre Cuba iriam ter um impacto direto na forma como teríamos de abordar esta viagem uma vez que a constante desvalorização da moeda local só nos permitiria ter noção do custo de vida no momento em que déssemos os primeiros passos no país. De forma a evitar surpresas desnecessárias optámos por só usar cartões bancários em situações de extrema necessidade, levando connosco o dinheiro que calculámos ser suficiente para fazer face a cada um dos dias que contávamos permanecer em Cuba. No momento de trocar os euros que trouxemos de casa por moeda local percebemos de imediato que a taxa "oferecida" pelas agências estatais (cadeca) era significativamente mais baixa que aquela que era praticada no chamado mercado paralelo. Com a ajuda do nosso anfitrião e proprietário da casa particular onde nos alojámos acabámos por trocar dinheiro com uma taxa de conversão duas vezes superior ao que nos foi apresentado nos postos de cambio oficiais. Foi então desta forma que conseguimos rentabilizar ao máximo o orçamento traçado para esta viagem.
.INTERNET EM CUBA. COMO TER ACESSO:
Continuar conectado à internet durante a sua estadia em Cuba poderá revelar-se uma tarefa mais ou menos complicada, contudo com alguma paciência e persistência conseguirá manter-se ligado/a ao mundo digital. Em teoria, nos jardins das principais cidades do país o visitante terá acesso a hotspots wifi que podem ser utilizados depois de adquirir um cartão que lhe permitirá o uso da rede pública durante uma hora. Esta tarjeta pode ser facilmente adquirida nas lojas da companhia estatal ETECSA.
Outra alternativa é a aquisição de um cartão físico, contudo o processo de compra e registo deverá ser realizado antes das sua chegada a Cuba.
.VEJA AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE SERVIÇO
- OUTROS ARTIGOS SOBRE CUBA:
- Cuba - Roteiro completo para duas semanas incríveis (brevemente)
- Havana - O que fazer e visitar na incrível capital de Cuba
- Trinidad - O que fazer e visitar na mais bela cidade colonial de Cuba
- Santa Clara - À descoberta dos segredos da pérola do Sul
- Varadero - Dois dias entre banhos de sol e mar (brevemente)
Sem comentários:
Enviar um comentário