sexta-feira, 25 de abril de 2025

NORTE DA TAILÂNDIA - ROTEIRO PARA VIAJAR DE CHIANG RAI A BANGKOK


Viajar pelo norte da Tailândia é tomar conhecimento com uma faceta do país que parece avançar num ritmo pausado que convida a uma exploração mais intimista. Os templos budistas, as florestas, as montanhas assim como a comida deliciosa oferecem ao visitante uma combinação quase perfeita de motivos para se lançar à descoberta desta região que nela guarda uma imensidão de segredos. Mas há também as pessoas que na sua doce simplicidade nos sorriem, como se dessa forma nos dessem a devida autorização para desbravar este incrível pedaço de território que lhes pertence. 




Chiang Rai e Chiang Mai para além de terem testemunhado os primeiros passos de uma viagem que se anunciava memorável acabaram igualmente por se revelar destinos singulares que pela sua beleza nos fizeram sentir tentados a prolongar a estadia para lá do que havíamos planeado. Já em Pai e Lampang deparámo-nos com alguns dos retratos mais profundos desta região da Tailândia nos quais fomos surpreendidos pela humildade dos seus habitantes. Por último relembramos com saudade os passeios por entre as ruínas de Sukhothai e Ayutthaya que nos sussurraram episódios de reis, reinos e antigos enredos. 




Ao fim de duas semanas de viagem sentimos que o norte da Tailândia nos havia proporcionado uma experiência única na qual percebemos que uma generosa parcela da beleza do país está afinal guardada em zonas bem distantes das águas translúcidas que banham as ilhas situadas na região sul do país. 

VIAJAR NO NORTE DA TAILÂNDIA
A NOSSA SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA 15 DIAS


.DIAS 1 & 2 - EM CHIANG RAI IRÁ CRUZAR-SE COM ALGUNS DOS MAIS BELOS TEMPLOS BUDISTAS DA REGIÃO
Apesar da constante presença de turistas este pedaço de território continua a ser olhado como uma espécie de refúgio no qual o ambiente de tranquilidade, sem pedir permissão, contagia os passos de todos aqueles que o elegem para recarregar baterias. Chiang Rai é também um destino que convida à introspecção com dezenas de bonitos Templos a povoarem não só o perímetro urbano mas também uma boa parte da área que abraça a cidade. Conhecer esta região da Tailândia dar-lhe-á a oportunidade de imergir mais profundamente na cultura local, com a proximidade com o Laos e o Myanmar a originar uma agradável fusão de influências que se reflete sobretudo na arquitetura, nos costumes e na culinária. 
.O ARTIGO COMPLETO COM TUDO O QUE PODE FAZER E VISITAR EM CHIANG RAI PODE SER LIDO AQUI





.DIAS 3 & 4 - VISITE CHIANG MAI E DESCUBRA OS SEGREDOS DO BERÇO CULTURAL DO PAÍS
Antes de chegar a Chiang Mai irá certamente perder a conta às vezes que ouvirá dizer que esta cidade é por muitos considerada o berço cultural da Tailândia. Para além disso a lista dos adjetivos a ela dedicados reforçarão certamente a imagem de que este é realmente um local especial, daqueles que mesmo depois das despedidas irão permanecer agarrados à sua memória. Para além dos templos majestosos e da aura espiritual neles presente e dos mercados tradicionais repletos de cor encontrará também em Chiang Mai uma mão cheia de imponentes montanhas que depois de conquistadas presenteiam o olhar com panorâmicas de tirar o fôlego. 
.O ARTIGO COMPLETO COM TUDO O QUE PODE FAZER E VISITAR EM CHIANG MAI PODE SER LIDO AQUI





.DIAS 5 & 6 - EM PAI SERÁ APRESENTADO À FACETA MAIS DESCONTRAÍDA DO NORTE DA TAILÂNDIA
Esta pequena cidade encravada por entre as montanhas que moldam a paisagem desta área do país parece ser dona de um qualquer poder capaz de cativar todos aqueles que a visitam. Muitos são os motivos de interesse que farão o visitante parar, sobretudo os templos budistas que povoam o vale e que proporcionam a quem por eles passa deliciosos momentos de introspecção. Nesta espécie de mundo paralelo tudo parece ser um convite à contemplação e até um simples pôr-do-sol se transformará num espetáculo memorável que recordará mesmo depois de concluída a viagem.
.O ARTIGO COMPLETO COM TUDO O QUE PODE FAZER E VISITAR EM PAI PODE SER LIDO AQUI





.DIAS 7 & 8 - LAMPANG É O RETRATO DE UMA TAILÂNDIA AINDA SEM O PESO DO TURISMO
Lampang é daqueles destinos aos quais chegamos sem grandes expectativas mas que no final ficam guardados no baú de locais incríveis que deixaram saudades. Longe do fluxo turístico que sufoca outras áreas do país, esta pequena cidade é dona de um encanto especial que, sem pedir autorização, conquista todos aqueles que se lançam à descobertas das ruas do centro histórico. Em Lampang irá deparar-se com uma Tailândia cada vez menos vista e que na sua simplicidade recebe de braços abertos todos aqueles que ali chegam. 





.DIAS 9 & 10 - OS TEMPLOS DE SUKHOTHAI CONTAM-LHE A HISTÓRIA DO PASSADO GLORIOSO DO PAÍS  
Passear pela zona arqueológica de Sukhothai é ter a oportunidade de sentir de perto a grandeza histórica de uma das cidades que maior impacto teve durante a era dourada da antiga Tailândia. Cada uma das estruturas que ali se erguem é hoje olhada como um valioso legado da vida quotidiana de outrora, com claro destaque para os majestosos templos que desde há muito testemunham o fervor religioso que caracteriza esta zona do globo. São muitos os santuários de origem Budista espalhados pela zona arqueológica, com uma boa parte a serem ainda utilizados para a realização de rituais religiosos. Acreditamos que Sukhothai proporcionar-lhe-á uma mão cheia de experiências únicas que, depois de vividas, irão enriquecer ainda mais o seu conhecimento sobre a riqueza cultural e religiosa do país.
.O ARTIGO COMPLETO COM TUDO O QUE PODE FAZER E VISITAR EM SUKHOTHAI PODE SER LIDO AQUI





.DIA 11 - AS RUÍNAS DE AYUTTHAYA PERMITEM AO VISITANTE REALIZAR UMA INCRÍVEL VIAGEM NO TEMPO
Sabia que os Portugueses foram o primeiro povo ocidental a pisar esta região do país? Pois bem, corria o ano de 1511, altura em que Ayutthaya era a capital do reino de Sião, quando Duarte Fernandes aqui chegou numa missão diplomática. Os laços entre as duas nações acabaram por se estabelecer e atualmente ainda é possível visitar e contemplar os restos de algumas construções que no passado compunham o bairro ocupado pelos nossos antepassados. Contudo Ayutthaya destaca-se sobretudo pelos templos que mesmo em silêncio nos contam histórias de um passado glorioso que ainda hoje marca de forma vincada as raizes e as tradições do país. Acreditamos que ao caminhar por entre as ruínas de Ayutthaya será certamente uma experiência singular, como se cada uma daquelas estruturas guardassem em si algo de transcendente.  
.O ARTIGO COMPLETO COM TUDO O QUE PODE FAZER E VISITAR EM AYUTTHAYA PODE SER LIDO AQUI





.DIAS 12, 13 & 14- VISITAR BANGKOK É ENTRAR EM CONTACTO COM A CIDADE MAIS INQUIETA DA TAILÂNDIA
Apesar do impacto inicial Bangkok acaba, depois de um conhecimento mais profundo, por mostrar o porquê de ser considerada uma das mais apaixonantes cidades do Sudeste Asiático. É uma metrópole imensa que nos anos mais recentes cresceu de forma apressada, com uma porção significativa do seu território a ser invadido por arrojadas obras de aparência sofisticada. Mas apesar da presença destas vistosas construções é nas zonas mais antigas que se concentram os principais pontos de interesse, mostrando a quem as visita que a versão futurista de Bangkok se entrelaça de forma harmoniosa com os "velhinhos" testemunhos do passado. Destacamos, como seria de esperar, os admiráveis templos Budistas assim como os típicos mercados que convidam à descoberta da culinária tradicional.
Se de dia a cidade pode ser definida como uma espécie de dama sedutora, à noite Bangkok transforma naquela que muitos afirmam ser a mais animada capital da região do Sudeste Asiático. 
.O ARTIGO COMPLETO COM TUDO O QUE PODE FAZER E VISITAR EM BANGKOK PODE SER LIDO AQUI





.DIA 15 - DESPEDIDA E VOO DE REGRESSO A CASA (OU VIAGEM PARA OUTRA REGIÃO DA TAILÂNDIA)
Chegou o dia de se despedir do norte da Tailândia. Ficam as recordações, as fotos e as informações que esperamos possam servir de inspiração para uma futura viagem a uma região que apesar da sua enorme beleza é, na maioria dos casos, deixada de parte em detrimento das sempre movimentadas ilhas situadas no sul do país. 


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS PARA A TAILÂNDIA: 
Para qualquer viagem de cariz turístico, os cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a 60 dias, podendo a permanência no país ser ainda prolongada por um período não superior a 30 dias. Contudo (a partir de Maio de 2025) todos os visitantes estrangeiros deverão (até 72 horas antes da chegada ao país) realizar um registo digital (TDAC) no qual lhe serão solicitados alguns dados pessoais. Após este processo irá receber no e-mail um QR Code que deverá apresentar em conjunto com o passaporte (com validade de pelo menos seis meses) aquando da sua chegada à Tailândia. O registo on-line (TDAC) deverá ser feito neste SITE

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR O NORTE DA TAILÂNDIA:
Ainda que as monções na Tailândia não se façam sentir com muita intensidade achamos que a melhor altura para viajar para o norte do país é entre Novembro e Março uma vez que o risco de ocorrência de chuva é relativamente menor. Nestes meses os dias são também maioritariamente solarengos. Mesmo sendo um dos períodos do ano em que o número de turistas aumenta significativamente, esta janela temporal é também uma ótima escolha para visitar as Ilhas Phi PhiKrabiRailay, Ko Chang, Ko Mak e Ko Kood.

.COMO NOS DESLOCÁMOS NESTA VIAGEM PELO NORTE DA TAILÂNDIA
A Tailândia é um dos destinos mais procurados do Sudeste Asiático e com tantos turistas a chegarem diariamente ao país as deslocações entre as principais cidades encontram-se bastante facilitadas. Quer seja por via terrestre, aérea ou marítima o visitante não encontrará grandes entraves nas deslocações que pretende fazer. No nosso caso e tendo em conta o roteiro traçado realizámos todos trajetos por terra, tirando partido do bem organizado sistema de transportes rodoviários que, de forma eficaz, serve uma boa parte do território. 

.CUIDADOS DE SAÚDE:
Esta região da Tailândia não é por norma um destino que exija grandes preocupações a nível de saúde, contudo sugerimos a realização da consulta do viajante antes do inicio a viagem. 




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário