terça-feira, 16 de junho de 2015

. AÇORES, SÃO MIGUEL-DIA 1

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na pagina do Diario das Viagens no Facebook.

Não querendo estar aqui a fazer publicidade a nenhuma companhia,a verdade é que a chegada dos voo low-cost aos açores surgiu como um autêntico abrir de portas para o turismo de massas na região.
No nosso caso esta viagem só foi possível devido aos excelentes preços praticados pela ryanair.Pagámos 70 euros por pessoa pelo trajecto Bruxelas-Lisboa-Ponta Delgada-Lisboa-Bruxelas.
O ponto de partida desta nossa "aventura" pelo arquipélago dos Açores foi Ponta Delgada na ilha de S.Miguel.
Optámos por ficar nesta ilha grande parte das duas semanas que duraria esta viagem,pois para além de ser a maior das nove que compõem o arquipélago era também aquela que mais curiosidade nos despertava.
Assim sendo,não perdemos tempo e pegámos no carro que alugámos previamente através da empresa Sete Lombas,que de todas as que contactámos foi aquela que melhores preços nos "ofereceu".
Neste primeiro dia optámos por conhecer a zona Oeste da ilha.O trajecto era simples de realizar e passava por locais bastante interessantes e assim ficaríamos logo hoje a conhecer a Lagoa dês Sete Cidades.

Deixámos Ponta Delgada pela estrada que vai para Relva e logo depois desta pequena povoação,virámos à direita na direção do Pico do Carvão.O caminho é de extrema beleza onde abundam as tão famosas hortenses que infelizmente nesta altura do ano ainda não se encontravam totalmente floridas.
À medida que iamos subindo iamo-nos também embrenhando cada vez mais na zona interior da ilha onde a cor verde está presente em cada pequeno detalhe.
Chegámos então ao Miradouro do Pico do Carvão onde realizámos a primeira paragem do dia.Daquele ponto elevado têm-se uma vista fantástica de grande parte da zona central da ilha e também da costa norte.Lá ao longe conseguimos avistar a cidade da Ribeira Grande.

Voltamos à estrada para pouco depois fazermos nova pausa desta vez para nos deliciarmos com uma paisagem de tirar o fôlego.
Depois de subirmos uma ladeira com uma inclinação considerável (situada do lado esquerdo da estrada principal) chegámos às Lagoas Empadadas.
Estacionámos o carro,saímos e mais uma vez fomos literalmente "abafados" pela extrema beleza deste local.

Diante nós tínhamos duas lagoas enfiadas no meio de uma antiga cratera vulcânica que ao longo dos tempos foi sendo preenchida por uma densa floresta.
Optámos por fazer uma pequena caminhada à volta de uma das lagoas.Foram momentos de pura calma.Só nós e a natureza.

Deixámos as lagoas e nem precisámos de andar muito para voltarmos a fazer nova paragem.Logo ali,mesmo ao lado da estrada principal cruzámo-nos com um antigo aqueduto que se estende por alguns metros e onde tirámos algumas fotos antes de seguirmos caminho.

A próxima paragem foi na Lagoa do Canário.O acesso a este local é feito através de um caminho de terra batida onde podemos entrar com o carro.Para chegar á lagoa que fica num nivel inferior e à semelhança das anteriores totalmente envolta numa vegetação espessa,estacionámos o nosso Hynday e descemos por um pequeno trilho que nos conduziu ao nível da água.

Não ficámos por aqui muito tempo uma vez que o grande objectivo desta pausa era alcançar o Miradouro da Grota do Inferno,situado alguns metros mais adiante.
Embora pudéssemos seguir a pé o resto do caminho,optámos por levar o carro até ao parque de estacionamento que se encontra já mais perto do miradouro.
Se já estavámos rendidos aos encantos e ás paisagens dos Açores,o que vimos a seguir deixou-nos completamente sem palavras.Diante dos nossos olhos tínhamos provavelmente um dos cenários mais incríveis que seguramente iríamos ter o privilégio de contemplar durante esta viagem.
Após uma subida íngreme,chegámos a um ponto onde um trilho nos conduz através de uma estreita "língua" de terra limitada de ambos os lados por escarpas com centenas de metros de altura e de onde podemos ver em segundo plano a Lagoa das Sete Cidades e mais perto as Lagoas Rasa e de Santiago.Naquele momento tivemos a visão do paraíso na terra.

Depois de cerca de uma hora de contemplação,voltámos à estrada e só foram precisos alguns minutos para alcançarmos um dos principais pontos turísticos da ilha de S.Miguel.
O Miradouro da Vista do Rei oferece aos visitantes uma vista fantástica sobre a Lagoa das Sete Cidades e é muito provavelmente a imagem mais fotografada dos Açores.
Daquele local estratégico podemos ver claramente a diferença de cores (verde e azul) que caracteriza este local.
Esta diferença,visível com mais intensidade nos dias de sol,deve-se ao facto da vegetação aquática presente no fundo das lagoas ter características distintas.
As lagoas são na realidade uma só,proveniente de uma gigantesca caldeira vulcânica que é atravessada a meio por uma ponte,ponte essa que ajuda a acentuar a diferença de tons de ambos os lados.

Embora o principal ponto de observação seja o Miradouro da Vista do Rei existe outro local ainda pouco divulgado de onde podemos ter uma vista ainda mais espetacular.
Esse local é o antigo Hotel Monte Palace situado a escassos metros do miradouro.Este edifício que atualmente se encontra em ruínas é acessível a todos e que a partir dos pisos superiores (nós subimos ao último) oferece as melhores fotos da Lagoa.

É importante voltar a referir que o espaço está completamente em ruínas e que é preciso ter algum cuidado ao circular no seu interior (as escadas não têm corrimões e os poços dos elevadores não possuem qualquer tipo de proteção).

Voltámos ao volante da nossa "bomba",andámos uns quilómetros para trás até encontrarmos a indicação Sete Cidades,aí virámos à esquerda e começámos a descer em direção á lagoa.Pelo caminho fizemos uma curta pausa no Miradouro do Cerrado das Freiras antes de chegarmos à ponte que divide e atravessa a Lagoa das Sete Cidades. Atravessámo-la e mais uma vez não resistimos,estacionámos o carro e andámos calmamente ao longo das margens do lado verde.

Depois fomos em direção à vila das Sete Cidades onde almoçámos uma deliciosas bifadas num restaurante situado a dois passos da Igreja de S.Nicolau.
De barriga cheia aproveitamos aproveitámos para passear um pouco e acabámos nas margens da "lagoa azul".

Ao início da tarde arrancámos em direção à costa até que chegámos a Mosteiros,uma vila situada à beira mar que é famosa pelas suas belas piscinas naturais formadas a partir de estranhas formações de rocha vulcânica.
Com o calor a apertar e aquela água a convidar a um mergulho,não conseguimos mesmo resistir e fomo-nos refrescar naqueles tanques naturais de águas translúcidas.
Mal sabíamos nós que este não seria o ultimo banho de mar do dia!

Passámos ali bons momentos e acabámos por ficar naquele local mais tempo do que o inicialmente tínhamos previsto uma vez que ainda andamos a percorrer parte da costa que vai das piscinas até aos ilhéus dos Mosteiros.

Foi depois de deixarmos a vila de Mosteiros que demos inicio à ultima etapa do dia de hoje e que nos levaria de volta a Ponta Delgada.
Pelo caminho ainda contávamos fazer algumas paragens e foi exactamente isso que aconteceu.A primeira delas foi no Farol da Ponta Da Ferraria que segundo nos tinham dito era possível visitar o interior.Infelizmente e no tempo que ali andámos nunca encontrámos  ninguém responsável que nos pudesse fazer uma visita guiada ao segundo mais antigo farol da ilha dos Açores.Fica para a próxima!

Mas a nossa passagem pela Ferraria não foi em vão.Logo ali ao lado fomos conhecer uma das muitas maravilhas existentes nos Açores.
Poucos minutos bastaram para alcançarmos as Piscinas Naturais de Origem Vulcânica da Ferraria.
O espaço é composto por um tanque natural,formado por pedra vulcânica proveniente de uma antiga erupção onde os visitantes se podem banhar.Até aqui nada de novo!
A grande curiosidade deste local é o facto de além da água do mar,a piscina é igualmente alimentada por água quente que brota do interior da terra,a uma temperatura incrivelmente elevada.
O acesso é gratuito e mais uma vez não resistimos e lá fomos nós dar um mergulho!

Este era o local onde tínhamos previsto terminar o dia e foi precisamente isso que aconteceu.Já era quase noite quando resolvemos ir embora.
Encontravamo-nos nos Açores há pouco mais de vinte e quatro horas e já estávamos rendidos á beleza deste pedaço de paraíso.
O dia de hoje tinha sido espetacular.Amanhã há mais....

.Em baixo podem consultar todas as nossas crónicas sobre os Açores:
- S.Miguel Dia 1
- Pico Dia 2
- Faial

1. Olá,

desde já vos felicito por um blog tão fantástico como o vosso. Na próxima semana irei estar em São Miguel para um batizado. Como irei com a minha familia e com os meus pais irei alugar uma carrinha de 7 lugares.

Será possível fazer com uma carrinha numa manhã (cerca de 4 horas) este roteiro:

- Ponta Delgada;
    - Miradouro Pico do Carvão;
    - Empadadas
    - Lagoa do Canário;
    - Miradouro Grota do inferno ( o caminho é muito mau? dá para ir de carro? Visto os meus pais já terem uma certa idade?);
    - Lagoa das 7 cidades
    - Ferraria

Desculpem o testamento,

Obrigada

1. Olá.Desde já obrigado pelas palavras e por acompanhares o blog.
      Agora respondendo ás tuas questões.
      Uma vez que só tens quatro horas acho que o itinerário que pretendes fazer é um pouco ambicioso.No teu ligar "deixava cair" Ponta Delgada pois precisas de pelo menos duas horas para ficar a conhecer minimamente a cidade.Quanto ao resto acho que estás mais ou menos à vontade.Quatro horas devem chegar para fazeres o tour,mas tem atenção porque o caminho desde o parque de estacionamento até miradouro da Grota do Inferno é sempre a subir.As piscinas naturais da Ferraria também ficam um pouco distante do parque de estacionamento.

Eliminar
  2. Obrigada Paula e João. Ajudaram bastante mesmo!!! Só mais uma última questão:

A subida para o miradouro grota do inferno dura mais ou menos quanto tempo?

Obrigada

1. Para chegares ao miradouro entras pelo portão que dá acesso à Lagoa do canário e depois de veres a Lagoa voltas a entrar no carro e segues até ao parque de estacionamento que se encontra mais à frente.Desde o parque até ao miradouro são talvez uns cinco minutos a andar sempre a subir.Não deixes passar essa oportunidade pois este local é um dos mais fantásticos da ilha de S.Miguel.
      Esperamos ter ajudado.
      Se tiveres mais duvidas estás à vontade...
      Nao sei se já segues a nossa pagina Facebook onde partilhamos fotos,videos,infos e dicas de todas a nossas aventuras:

Eliminar
  3. Bom dia, Irei a S. Miguel em Agosto, tenho estado a fazer o meu roteiro, tendo de o adaptar ao tempo que estarei na ilha, menos um dia que vocês. Para já gostava de saber se há indicações na estrada sobre a existência dos miradouros ou de como lá chegar. Obrigada.

1. Olá.
      Sim existem indicações em todos os locais e também de como lá chegar.É extremamente fácil circular na ilha e o mapa que tenho no inicio da crónica (e que podes pedir no posto de turismo do aeroporto) é suficiente para te orientares.De qualquer maneira podes sempre pedir indicações ás pessoas na rua,são super simpáticas e sempre prestáveis.
      Boa Viagem. :)

Eliminar
  4. Bonita reportagem. Eu adoro os Açores e nunca me canso de ver estas paisagens. De cada vez que lá vou é com puro espanto que vejo tudo como se da primeira vez se tratasse. Obrigada

1. É sem dúvida uma região repleta de paisagens lindíssimas e onde iremos seguramente regressar.
      Boas viagens.

Eliminar
  5. Obrigado pela excelente documentação. Muito útil a quem está a organizar a sua viagem. Boas rotas e boas vibes.

1. Nós é que agradecemos pelo comentário.