sexta-feira, 19 de abril de 2019

ANTUÉRPIA PASSO A PASSO - ROTEIRO PARA UM DIA

O que visitar em Antuérpia Roteiro

Pode parecer estranho mas a verdade é que depois de quase duas décadas a viver na Bélgica nunca me tinha sentido seduzido pela ideia de conhecer Antuérpia. Acredito que o facto de estar permanentemente associada ao comércio de diamantes me levasse a achar que seria um local demasiado chique, fazendo com que por diversas vezes lhe tivesse colocado um rótulo pouco abonatório, levando-me sempre a dar prioridade a outros destinos no país que julgava mais atrativos. Para mim, Antuérpia não passava de uma cidade com pouca alma, envolta num ambiente demasiado refinado e sem grandes pontos de interesse. 
Este total desconhecimento da realidade acabou por erguer uma espécie de barreira virtual entre mim e a cidade. Uma barreira que resolvi quebrar num bonito dia de primavera, depois de ler uma série de artigos que contrapunham por completo a imagem depreciativa que havia criado na minha cabeça.
Contra as minhas expectativas descobri uma cidade com uma personalidade muito própria, repleta de riquezas culturais e históricas que coabitam na perfeição com o design sofisticado que pouco a pouco vai florescendo em muitas das artérias desta que é a segunda maior metrópole do país. 

Antuérpia é uma cidade de contrastes, onde o hoje e o ontem, o cultural e o boémio ou o chique e o casual se abraçam de forma equilibrada, mostrando quem sabe, o lado mais arrojado da Flandres.
É desta forma, genuína e sem filtros, que a cidade se apresenta e se dá a conhecer ao cada vez maior número de visitantes que a vêm como um complemento à sua passagem pelas incontornáveis Bruxelas, Bruges ou Ghent

Ainda assim, Antuérpia é uma metrópole como tantas outras que seguramente durante a semana se assemelha a um congestionado formigueiro de gente inquieta, mas hoje, num solarengo sábado do mês de Abril, encontrei-a cheia de turistas que 
a pé ou de bicicleta se lançam à descoberta dos seus tesouros.  

.LEIA TAMBÉM: VISITAR BRUGES - UM DIA NA MAIS BONITA CIDADE DA FLANDRES BELGA

O que visitar em Antuérpia Roteiro

O que visitar em Antuérpia Roteiro

O que visitar em Antuérpia Roteiro

O que visitar em Antuérpia Roteiro

O que visitar em Antuérpia Roteiro

O que visitar em Antuérpia Roteiro

AS NOSSAS SUGESTÕES PARA OCUPAR UM DIA EM ANTUÉRPIA:

.INICIE A SUA VISITA NA MAGNIFÍCA ANTWERP CENTRAL STATION
Mesmo que este não seja o seu ponto de entrada na cidade, é quase imperativo que inicie a sua passagem por Antuérpia com uma visita a esta autêntica obra de arte da arquitetura que por diversas vezes já foi considerada uma das mais bonitas gares ferroviárias do mundo. Aproveite para se ir adaptando à cidade enquanto toma o pequeno almoço num dos vários cafés ali existentes.

O que visitar em Antuérpia Roteiro

O que visitar em Antuérpia Roteiro


.PERCA-SE POR ENTRE AS OBRAS DE ARTE DE PETER PAUL RUBENS
Depois de deixar para trás a Estação Central e de caminhar não mais de quinze minutos,  chegará a outro local que sugerimos que visite nesta curta passagem por Antuérpia. No interior de um bonito edifício encontrará uma valiosa coleção de obras pertencentes ao famoso pintor Peter Paul Rubens. Ainda que não seja um verdadeiro amante de arte estamos certos que reconhecerá alguns dos quadros expostos ao longo das várias salas desta que em tempos foi a residência de um dos mais importantes filhos da cidade.

O que visitar em Antuérpia Roteiro

O que visitar em Antuérpia Roteiro


.ENCONTRE-SE COM AS PALAVRAS DO PASSADO NO MUSEU PLANTIN-MORETUS
Assim que der os primeiros passos no interior deste interessante museu, será automaticamente transportado para uma era em que as palavras tinham um poder bem distinto daquele que conhecemos atualmente. 
Nesta viagem no tempo será levado até século XVI, ao interior de uma das mais importantes tipografias da Europa e na qual foram impressas algumas das primeiras publicações de que há memória. As máquinas originais, ainda que em silêncio, permanecem nos mesmo lugares, assim como as ferramentas que ajudaram a criar grande parte dos livros que se alinham nas prateleiras da biblioteca. 

O que visitar em Antuérpia Roteiro

O que visitar em Antuérpia Roteiro


.ENTRE NO ESPÍRITO DA CIDADE ENQUANTO PASSEIA NA GROTE MARKT
Este é sem sombra de dúvidas o mais conhecido espaço da cidade e por consequência o que maior número de visitantes atrai. 
Agora que chegou ao coração da old town deixe-se contagiar pela energia, observe os lindíssimos edifícios que o envolvem e se o tempo o permitir tome o seu lugar numa das esplanadas existentes e beba uma cerveja local. 

O que visitar em Antuérpia Roteiro

O que visitar em Antuérpia Roteiro


.SINTA-SE PEQUENO PERANTE A IMPONÊNCIA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA
Certamente já terá vislumbrado a enorme torre sineira que se ergue sobre os telhados do  casario e que provavelmente até lhe serviu como ponto de referência para se guiar nesta sua aventura pelo centro histórico. 
Este que é o principal templo religioso de Antuérpia terá de obrigatoriamente fazer parte do roteiro de todos os que visitam a cidade, uma vez que para além da sua beleza exterior também o interior se destaca não só pela arquitetura mas também pela imponência.


O que visitar em Antuérpia Roteiro

O que visitar em Antuérpia Roteiro


.AFASTE-SE DAS MULTIDÕES E DESCUBRA AS RUAS INTERIORES DA OLDTOWN
O centro histórico é regra geral a área mais movimentada da cidade, contudo nesta mesma zona existem alguns locais onde o aglomerado de pessoas é praticamente inexistente. Basta para isso afastar-se um pouco das ruas principais, aventurando-se pelas ruelas e becos mais interiores onde encontrará verdadeiros tesouros prontos a serem explorados.

O que visitar em Antuérpia Roteiro

O que visitar em Antuérpia Roteiro


.CONHEÇA O LADO MAIS BRILHANTE DE ANTUÉRPIA NO DIVA MUSEUM
Os diamante estiveram, estão e estarão eternamente ligados à cidade de Antuérpia. Neste Museu o visitante é levado até ao mundo encantado das pedras preciosas através de uma bem organizada exposição, com alguns exemplares e peças únicas que marcaram a história da cidade. 

O que visitar em Antuérpia Roteiro

O que visitar em Antuérpia Roteiro


.VIAJE ATÉ À ANTUÉRPIA MEDIEVAL AO VISITAR O CASTELO HETSTEEN
Sinta-se como se de repente recuasse aos primórdios de Antuérpia, até uma era medieval onde na pele de um cavaleiro ou donzela terá a oportunidade de transpor as muralhas desta uma fortaleza.
Apesar de bem conservado, o castelo que hoje vemos é segundo dizem o mais antigo edifício da cidade, resistindo século após século aos constantes avanços e recuos de uma urbe que se esforça por manter as memórias do passado.


O que visitar em Antuérpia Roteiro

O que visitar em Antuérpia Roteiro


.TENHA AS MELHORES VISTAS SOBRE A CIDADE DESDE O MUSEU MAS
Dos muitos edifícios presentes ao longo da zona ribeirinha, este será certamente o que mais atenções atrai, muito por culpa do seu design futurista. Para lá das paredes cobertas de tijolo e vidro encontram-se diversas galerias e exposições de arte que poderão, caso queira, ser visitadas. Se o seu objetivo for somente desfrutar das vistas, é possível fazê-lo de forma gratuita, subindo progressivamente até ao último nível, ocupado por um terraço ao ar livre de onde terá uma perspetiva privilegiada de grande parte da cidade.

O que visitar em Antuérpia Roteiro

O que visitar em Antuérpia Roteiro


.REALIZE UMA VIAGEM AO FUTURO ENQUANTO ATRAVESSA A PARKBRUG
Esta ponte situada a uma curta distância do Museu Mas é uma das novas faces de Antuérpia. Diversas obras de design arrojado estão pouco a pouco a fazer a sua aparição nesta área e esta incrível obra é a prova mais que evidente de que as alterações arquitetónicas levadas a cabo nos últimos tempos não alteram em nada o espírito contemporâneo que caracteriza a cidade. 

O que visitar em Antuérpia Roteiro

O que visitar em Antuérpia Roteiro


OUTROS LOCAIS QUE PODEM SER ACRESCENTADOS AO SEU ROTEIRO:
  • Zoo de Antuérpia
  • Cervejaria De Koninck
  • Túnel Santa Ana
  • Museu Red Star Line
  • Igreja de S.Paulo
  • Chocolate Nation
  • GroenPlaats
  • Stadsfeestzaal Shopping
  • Nello e Patrasche
  • Porto de Antuérpia
  • Begijnhof

INFORMAÇÕES ÚTEIS: 

.COMO CHEGAR A ANTUÉRPIA DE COMBOIO DESDE BRUXELAS
Antuérpia tem visto a sua popularidade crescer e são cada mais as pessoas que não hesitam em coloca-la na lista de locais a visitar aquando da sua passagem pelo país.
Ainda tenha escolhido estabelecer a sua base em Bruxelas é bastante fácil chegar a Antuérpia desde a capital. São vários os meios de transporte que permitem realizar este trajeto, contudo o comboio é na nossa opinião a opção mais pratica.
De referir que as tarifas praticadas têm um desconto de 50% aos fins de semana.
Mais informações sobre horários e preços podem ser consultadas AQUI.

.ANTWERP CITY CARD
O Antwerp City Card é na nossa opinião uma excelente e útil ferramenta para todos aqueles que visitam a cidade tendo como objetivo conhecer alguns seus dos principais museus e igrejas. Este cartão pode ser adquirido no posto de turismo e além de permitir o acesso gratuito a uma vasta lista de locais, também oferece descontos em inúmeras atividades e lojas. 
Mais Informações sobre preços, condições e vantagens do Antwerp City Card podem ser consultadas AQUI

-VISITÁMOS A CIDADE DE ANTUERPIA COM O APOIO DO TURISMO DE ANTUÉRPIA. 


    PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
    ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

    Sem comentários:

    Enviar um comentário