Sem surpresas o tão desejado objetivo acabou por ser alcançado e desde que demos os primeiros passos na cidade percebemos que em dez anos pouco havia mudado. Os cheiros e os sons que nos acompanham enquanto percorremos as ruas desta grande metrópole acabam por nos transportar uma e outra vez para os momentos vividos durante a nossa derradeira visita.
Tradicional mas vibrante, Pequim é uma cidade que representa o verdadeiro espírito chinês. É um mundo de contrastes. Um mundo no qual a inquestionável riqueza histórica caminha de mãos dadas com o desenvolvimento industrial e tecnológico.
A movimentada capital chinesa onde hoje circulam milhões de carros, motas e pessoas, foi em tempos a peça central de um grandioso império repleto de Palácios, Templos religiosos e fortalezas quase intransponíveis. Muitos destes testemunhos dos passado resistiram de forma heróica ao passar dos séculos e hoje proporcionam a quem os visita a realização de uma daquelas viagens no tempo que dificilmente se apaga da memória.
EXPERIÊNCIAS E LOCAIS QUE DEVEM (MESMO) FAZER PARTE DO SEU ROTEIRO:
.ENTRE NA CIDADE PROIBIDA E DESCOBRA OS SEGREDOS DO IMPERADOR
O maior e mais importante palácio imperial do país é um daqueles locais imperdíveis para quem visita a capital. Entrar na Cidade Proibida é fazer uma viagem ao passado. É ter acesso a um mundo que se manteve fechado ao exterior por mais de 500 anos. São quase 1000 edifícios que hoje nos contam estórias de quando o imperador se passeava no interior deste gigantesco complexo.
.A CRÓNICA COMPLETA SOBRE A NOSSA VISITA À CIDADE PROIBIDA PODE SER LIDA AQUI.
.VISITE A PRAÇA TIANANMEN E IMPRESSIONE-SE COM O SUA GRANDEZA
Este local não passará seguramente despercebido uma vez que se trata da maior praça pública existente no planeta. Foi neste local que decorreram em 1989 os protestos pro democracia, noticiados nas televisões de todo o mundo e que marcaram indiscutivelmente a história do país. O espaço encontra-se rodeado por uma série de edifícios governamentais de onde se destacam o Museu Nacional da China e o Memorial Hall, no interior do qual se encontra exposto o corpo de Mao Tsé-Tung.
.SUBA ATÉ AO JARDIM JINGSHAN E DESFRUTE DAS MELHORES VISTAS SOBRE A CIDADE PROIBIDA
É na zona norte da Cidade Proibida que fica situado este bonito jardim que em tempos estava diretamente ligado ao grande palácio imperial. Vale a pena subir ao topo da colina ali existente de onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a Cidade Proibida.
.NO TEMPLO DO CÉU IRÁ CONHECER ALGUNS DOS MAIS BELOS EDIFÍCIOS ANTIGOS DA CIDADE
Durante as dinastias Ming e Qing este foi um dos locais mais importantes do império. Era neste complexo, hoje convertido num jardim público, que o Imperador vinha pedir a intervenção divina para que as colheitas fossem prósperas.
.A CRÓNICA COMPLETA SOBRE A NOSSA VISITA AO TEMPLO DO CÉU PODE SER LIDA AQUI.
.O PARQUE BEIHAI É UM ÓTIMO LOCAL PARA REALIZAR UM PASSEIO AO FINAL DA TARDE
Este que é considerado um dos mais importantes espaços verdes da capital foi para nós uma agradável surpresa, uma vez que nos permitiu assistir ao quotidiano dos habitantes locais que para aqui convergem ao fim-de-semana ou depois de um intenso dia de trabalho.
A área onde o parque se encontra é enorme e vale a pena guardar uma tarde de forma a percorrer grande parte do espaço.
De todos os templos que visitámos em Pequim este foi talvez aquele que menos nos impressionou. O Templo dos Lamas tem nos últimos anos visto a sua popularidade aumentar e por consequência o movimento de turistas tem crescido de forma desmesurada, abafando por completo o ambiente de calma que supostamente deveria existir.
.VISITE O PALÁCIO DE VERÃO E DESCOBRA UM DOS MAIS INCRÍVEIS COMPLEXOS IMPERIAIS DE PEQUIM
Apesar de se situar já um pouco afastado do centro da cidade, este local não pode (nem deve) ficar de fora do roteiro daqueles que se lançam à descoberta de Pequim. O Palácio de Verão é hoje, tal como no passado, o refúgio perfeito para quem se quer afastar da confusão caótica que se vive na capital chinesa. Era para aqui que o imperador se deslocava nos meses de verão de forma a aproveitar o ar fresco que se fazia sentir nessa altura do ano. Este complexo imperial ocupa uma área gigantesca e é composto por palácios, jardins, lagos e Templos.
.O PARQUE OLÍMPICO REVELA-NOS A FACE MAIS MODERNA DA CIDADE
Mais de 10 anos se passaram desde que a capital chinesa recebeu os sempre mediáticos Jogos Olímpicos. Tal como os testemunhos dos tempos em que o Imperador reinava o país, a cidade orgulha-se de manter também alguns dos edifícios que acolheram esta importante competição desportiva.
O estádio olímpico e o complexo de piscinas são sem dúvida as peças mais marcantes deste parque situado na zona norte da cidade.
.ASSISTA A UMA REPRESENTAÇÃO DA INCRÍVEL ÓPERA DE PEQUIM
A Ópera de Pequim é um dos mais importantes tesouros culturais do país e hoje ainda se mantém num registo muito próximo daquele que acontecia durante a era imperial. Todas as noites em diversos locais espalhados pela cidade é possível assistir a esta arte que mistura cores, sons e gestos.
.PERCORRA A SEMPRE MOVIMENTADA RUA WANGFUJING
Depois de um dia a percorrer os principais monumentos da capital, vale a pena passear de forma tranquila nesta que é uma das mais badaladas artérias de Pequim. Para além dos vários espaços comerciais existentes, esta área é igualmente conhecida pelas bancas de comida que propõem (especialmente aos turistas) inúmeras opções alimentares pouco convencionais.
.PERCA-SE NOS HUTONG'S E FAÇA UMA VIAGEM À PEQUIM DE OUTROS TEMPOS
Para lá do progresso que parece estar a avançar de forma descontrolada, ainda existem locais onde é possível ter uma ideia de como era Pequim na altura em que o Imperador morava para lá das muralhas da Cidade Proibida.
Os Hutong's são o que resta dos antigos bairros nos quais a população ainda mantém intactas muitas das tradições e modos de vida do passado.
.NÃO DEIXE DE VISITAR AS TORRES DO SINO E DO TAMBOR
As torres do sino e do tambor são dois marcos arquitectónicos da antiga Pequim. Para chegar a estes locais será necessário perder-se a achar-se no emaranhado de ruas de alguns dos Hutong's da capital. Se as suas pernas o permitirem sugerimos que suba ao ponto mais alto de cada um destes monumentos e desfrute da deslumbrante vista sobre grande parte da cidade de Pequim.
.ENTRE NUM RESTAURANTE LOCAL E COMA O TRADICIONAL PATO À PEQUIM
É impensável regressar a casa sem provar o prato mais famoso da culinária chinesa. O Pato à Pequim é servido em quase todos os restaurantes da capital, conquistando o palato da maior parte daqueles que se lançam nesta aventura gastronómica. É quase impossível resistir às suculentas tiras de carne acompanhadas por um delicioso molho adocicado.
.SAIA DA CIDADE E VÁ CONHECER A GRANDE MURALHA DA CHINA
A Grande Muralha da China é sem sombra de dúvidas o monumento que melhor representa a força e o poder histórico deste país.
São várias as secções acessíveis desde a cidade de Pequim.
Depois de já termos visitado a congestionada secção de Badaling, achámos que desta vez merecíamos algo mais calmo.
Jinshanling foi a escolha e aí tivemos o privilégio de caminhar em perfeita comunhão com a maior estrutura construída pelo homem existente no nosso planeta...só nós e o monumento!
.A CRÓNICA COMPLETA SOBRE A NOSSA VISITA À GRANDE MURALHA DA CHINA PODE SER LIDA AQUI.
.QUANTOS DIAS FICÁMOS EM PEQUIM:
.COMO NOS DESLOCÁMOS EM PEQUIM:
Com o trânsito caótico que se faz sentir e que na realidade é uma das maiores características esta grande metrópole, as deslocações dentro da cidade são por vezes uma tarefa difícil de concretizar. Assim sendo e de forma a contornar este problema, Pequim foi progressivamente sendo equipada com um moderno e bem organizado sistema de transportes subterrâneos que por esta altura desempenha um papel vital no quotidiano dos seus habitantes assim como dos turistas que visitam a cidade. O metro chega praticamente a todo o lado de forma rápida, cómoda e económica, sendo na nossa opinião a solução mais viável para quem se quer deslocar pela cidade.
.A CRÓNICA COMPLETA SOBRE A NOSSA VISITA À GRANDE MURALHA DA CHINA PODE SER LIDA AQUI.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Nesta viagem ficámos quatro dias em Pequim. Confessamos que gostaríamos de ter permanecido mais tempo, contudo, nesta curta janela temporal, tivemos a oportunidade de visitar muitos locais que de certa forma nos transportaram para o período áureo não só da cidade como também do país. Descobrimos estórias, monumentos, pessoas (mais ou menos afáveis) e sabores que o nosso palato desconhecia até então.
.COMO NOS DESLOCÁMOS EM PEQUIM:
Com o trânsito caótico que se faz sentir e que na realidade é uma das maiores características esta grande metrópole, as deslocações dentro da cidade são por vezes uma tarefa difícil de concretizar. Assim sendo e de forma a contornar este problema, Pequim foi progressivamente sendo equipada com um moderno e bem organizado sistema de transportes subterrâneos que por esta altura desempenha um papel vital no quotidiano dos seus habitantes assim como dos turistas que visitam a cidade. O metro chega praticamente a todo o lado de forma rápida, cómoda e económica, sendo na nossa opinião a solução mais viável para quem se quer deslocar pela cidade.
- ARTIGOS SOBRE OUTRAS REGIÕES DA CHINA:
- Visitar Xi'an e o Exército de Terracota do Imperador Qin
- Subir ao Topo do Monte Huashan - Um dia com o céu ali tão perto
- À descoberta do Mosteiro Suspenso de Xuankong em Datong
- Visitar as Grutas de Yungang - Guia prático
- Visitar Pingyao - Uma viagem à China de outros tempos
- Visitar Hong Kong - Roteiro completo para 24 horas
- Visitar Macau - Roteiro completo para um dia bem passado
Sem comentários:
Enviar um comentário