terça-feira, 17 de setembro de 2019

CASTELOS DO LUXEMBURGO - VIANDEN, BOURSCHEID E CLERVAUX

O que visitar no Luxemburgo

Para lá da cortina urbana da cidade do Luxemburgo há um país onde as paisagens nos ficam na memória. Uma espécie de mundo quase encantado no qual os nossos olhos se fazem prisioneiros das montanhas cobertas de vegetação, dos cursos de água translúcida e dos castelos que nos levam numa viagem temporal, bem para lá da nossa existência. Antigas fortalezas que durante séculos mantiveram os inimigos em sentido e que agora são presas demasiado fáceis para as centenas de turistas que diariamente transpõem as suas muralhas. 
Para que conhece o melhor do Luxemburgo sugerimos que alargue os seus horizontes. Saia da capital e ainda que de forma breve, faça parte deste regresso ao glorioso passado do país. Organize o seu roteiro de forma a guardar pelo menos um dia para conhecer estes testemunhos do passado que certamente irão enriquecer ainda mais a sua passagem por este país do centro da Europa.

OS TRÊS CASTELOS QUE VISITÁMOS DURANTE A NOSSA PASSAGEM PELO LUXEMBURGO:

.CASTELO DE VIANDEN
O Castelo de Vianden é muito provavelmente a mais conhecida e mais visitada fortaleza do Luxemburgo. A sua proximidade com a capital facilita em muito o considerável numero de turistas ali presentes e que para além da visita ao castelo aproveitam a sua passagem pela região para conhecer também a pequena mas charmosa cidade que se ergue aos pés deste antiga fortificação.
A subida ao castelo pode ser feita de carro, a pé ou através do vertiginoso teleférico que nos transporta até bem perto da entrada. 
No interior do complexo o visitante é transportado para um ambiente medieval, no qual os Reis, as Rainhas, os Cavaleiros e Princesas são hoje meras lembranças de um passado histórico glorioso.

-COMO CHEGAR DE TRANSPORTES PÚBLICOS:
1° Passo - Apanhar comboio desde a Cidade do Luxemburgo até Ettelbruck.
2° Passo - Apanhar bus 570 entre Ettelbruck e Vianden.
3° Passo - Caminhar cerca de 35 minutos ou apanhar o teleférico até ao Castelo.







.CASTELO DE BOURSCHEID
Este castelo que hoje ainda parece montar guarda à pequena cidade de Bourcheid foi outra das nossa escolhas. Apesar de parcialmente reconstruído para que os visitantes possam ter uma ideia do seu aspeto original, a verdade é que em algumas áreas para lá das muralhas o espaço mostra-nos as suas marcas de guerra, como se cada parede tombada fosse uma cicatriz que nos lembra o real propósito da sua existência. 
-COMO CHEGAR DE TRANSPORTES PÚBLICOS: 
1° Passo - Apanhar comboio desde a Cidade do Luxemburgo até Ettelbruck.
2° Passo - Apanhar bus 545 entre Ettelbruck e Bourscheid.
3° Passo - Caminhar durante cerca de 20 minutos até ao Castelo.







.CASTELO DE CLERVAUX
Por entre o casario da pequena cidade de Clervaux ergue-se o um bonito castelo de muralhas pintadas de branco. É uma daquelas fortalezas que por muito que nos esforcemos, não conseguimos imagina-lo como tendo feito parte de ferozes combates. Talvez até o tenha sido mas nós vêmo-la antes como uma espécie de palácio fortificado ao qual temos acesso através de um pequeno pátio. Dois museus e meia dúzia de salas onde se encontram expostos algumas maquetes dos mais importantes castelos do país, são os únicos espaços do complexo aos quais o visitante se pode movimentar.
Para além do Castelo poderá enriquecer a sua passagem pela cidade de Clervaux com visitas à Catedral e à Abadia de S.Mauricio e S. Mauro. 

-COMO CHEGAR DE TRANSPORTES PÚBLICOS: 
1° Passo - Apanhar comboio desde a Cidade do Luxemburgo até Clervaux
2° Passo - Caminhar durante cerca de 15 minutos até ao Castelo.







-VALE A PENA ADQUIRIR O LUXEMBOURG CARD?
Na nossa opinião sim.
Durante esta viagem ao Luxemburgo optámos por adquirir e utilizar o Luxembourg Card. Tendo em conta o tempo da que iríamos permanecer, a nossa escolha recaiu sobre o passe de três dias que depois de feitas as contas acabou por compensar largamente o investimento feito. Com este cartão podemos utilizar de forma permanente e gratuita a rede de transportes públicos do país assim como aceder a praticamente todos museus e locais históricos, incluindo cada um dos castelos descritos neste texto.
Para mais informações clicar AQUI.

-ESTA VIAGEM FOI REALIZADA COM O APOIO DO TURIMO DO LUXEMBURGO

PARA SABER MAIS SOBRE AS NOSSAS VIAGENS E VER AS FOTOS DESTE E DE OUTROS DESTINOS ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS:

2 comentários:

  1. Simplesmente ameeei esse seu post!! Quero ir pra Europa ano que vem e to na fase de pesquisa. Ler esse texto caiu como uma luva! Hahaha… to cada dia mais apaixonada por viajar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficamos contentes que as nossas experiências o possam ajudar na organização da sua viagem. Desejamos-lhe uma ótima estadia na Europa.

      Eliminar