quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

TRÊS DIAS EM ISTAMBUL - UMA CIDADE, DOIS CONTINENTES

O que visitar em Istambul, Turquia

Istambul guarda em si uma especial apetência para a sedução, capaz de encantar todos os que por ela passam. Por detrás de uma figura inocente esconde-se uma espécie de feiticeira que se faz valer da sua beleza para de uma forma discreta assumir o controlo das nossas emoções.  A história conta-nos que não somos os únicos a sucumbir à magia daquela que é atualmente a maior e mais conhecida metrópole do país. No passado também Romanos, Gregos e Otomanos parecem ter-se perdido de amores por esta região que já se chamou Constantinopla e que ao longo dos tempos foi sendo ferozmente disputada por cada um dos seus antigos pretendentes. Justa ou injustamente, a cidade acabou por se valorizar à custa desse período em que muitos olhavam para si como um importante ponto de ligação entre a Europa e a Ásia, e o legado histórico e cultural dele proveniente, é ainda hoje uma das suas maiores riquezas. 
Destacamos os museus, as mesquitas, os magníficos exemplos arquitetónicos de outras eras que com a sua imponência abafam facilmente os fogachos de modernidade que vão surgindo na cidade. Cada uma destas mais-valias fazem de Istambul um excelente destino para uma curta escapadela ou se preferir algo mais completo, o ponto de partida ideal para uma viagem em busca de outros tesouros espalhados pelo país.

Com tantos pontos de interesse, precisaríamos de uma semana para que os conseguíssemos visitar todos, ainda assim e depois de várias viagens a Istambul, podemos dizer que já temos um conhecimento mínimo da cidade que nos permite traçar e sugerir um roteiro de três dias que lhe dará a oportunidade de ficar a conhecer o melhor que a maior metrópole da Turquia tem para oferecer. 

.LEIA TAMBÉM: VIAJAR PELA TURQUIA - ROTEIRO COMPLETO PARA 12 DIAS











SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA VISITAR ISTAMBUL EM 3 DIAS:

-DIA 1
À DESCOBERTA DOS TESOUROS DO BAIRRO DE SULTANAHMET

O Bairro de Sultanahmet é literalmente o coração de Istambul. Uma vez que ainda não conhece os cantos à casa, sugerimos que eleja esta área para dar os primeiro passos na descoberta da cidade, uma vez que aqui não enfrentará grandes problemas de orientação para visitar os pontos de interesse da lista que se segue.

.HAGIA SOPHIA
Aproveite as primeiras horas da manhã para visitar este incrível monumento enquanto a presença de visitantes é relativamente reduzida. Percorra todo o espaço, deslumbre-se com a lindíssima arquitetura e aprecie os bem conservados mosaicos situados no nível superior, que nos relembram que a Hagia Sophia já foi uma Igreja. Depois da sua conversão em Mesquita durante a ocupação Otomana, são os elementos islâmicos que estão em maioria. Destacamos o Mihrab, os grandes painéis com inscrições do Corão e as várias dezenas de candeeiros que com a sua iluminação ténue nos envolvem num ambiente de certa forma misterioso. 
.INGRESSO: 72 TRY





.PALÁCIO TOPKAPI
Será neste enorme complexo que passará a maior fatia de tempo do seu primeiro dia em Istambul. O Palácio Topkapi é um dos mais importantes legados da presença Otomana na região, sendo também um exemplo claro da riqueza existente durante esse período. Não tenha pressa e percorra cada um dos jardins e edifícios ali existentes, apreciando a lindíssima arquitetura tanto interior como exterior. Sugerimos que para além do Palácio visite também a área onde se situava o Harém, local ocupado pelas concubinas e ao qual só o Sultão poderia aceder. 
.INGRESSO PALÁCIO: 72 TRY 
.INGRESSO HARÉM: 46 TRY





.CISTERNA DA BASÍLICA
Depois de abandonar o Palácio Topkapi só terá de caminhar meia dúzia de minutos para chegar a esta antiga cisterna à qual se acede através de um banal edifício situado a uma curta distância da entrada da Hagia Sophia. Compre o devido ingresso e entre neste mundo subterrâneo que em tempos foi um dos principais reservatórios de água da cidade. Caminhe por entre as centenas de colunas que suportam toda a estrutura e tente encontrar as duas misteriosas cabeças de Medusa talhadas em enormes blocos de pedra.
.INGRESSO: 20 TRY





.HIPÓDROMO
Esta grande praça é um dos maiores espaços públicos desta zona e ocupa a área onde nos tempos áureos de Constantinopla estava instalado um hipódromo. Da estrutura original já nada resta, sendo atualmente este espaço ocupado por dois obeliscos e uma bonita fonte. Sente-se num dos bancos ali existentes e aproveite para descansar o corpo enquanto observa o vai e vem de quem por ali anda.



.MESQUITA AZUL 
Se seguir todos os passos deste roteiro terá oportunidade de visitar diversas Mesquitas, contudo será difícil de encontrar outra com tamanha imponência. Se o exterior impressiona pela magnífica arquitetura, temos a certeza que ficará deveras impressionado/a com a beleza presente no interior deste que é um dos mais importantes edifícios religiosos da cidade e do país. Ainda que o seu nome original seja Sultanahmet Camii, a verdade é que todos lhe chamam Mesquita azul, designação que advém dos lindíssimos painéis de mosaicos de tons azul que cobrem uma boa parte das cúpulas e que merecem ser admirados com a devida atenção. Não se esqueça que se encontra num local de culto. Mantenha uma postura discreta e respeite os fiéis que ali realizam as suas orações. 
.ACESSO GRATUITO





.MESQUITA NURUOSMANIYE
Esta é só mais uma das várias Mesquitas que irá visitar durante a sua passagem por Istambul. Depois de conhecer a incrível Mesquita Azul, será certamente difícil encontrar algo que o consiga impressionar mais uma vez. Ainda assim e dada a sua proximidade com o Grand Bazaar, sugerimos que não deixe passar a oportunidade de conhecer outro dos bonitos exemplos deixados pela presença Otomana. Na altura em que a visitámos tivemos a sorte de por largos minutos ter o espaço só para nós. O silêncio em conjunto com os raios de sol que penetravam pelos bonitos vitrais, transformaram este momento num dos mais incríveis do nosso dia. Desejamos-lhe a mesma sorte. 
.ACESSO GRATUITO




.GRAND-BAZAAR
Visitar o mais famoso bazar de Istambul irá dar-lhe a oportunidade de entrar num mundo completamente distinto daquele que conheceu até agora. Perca-se nas ruas labirínticas deste incrível mercado no qual parecem caber as cores, sabores e cheiros exóticos de uma cidade inteira. O assédio por parte dos vendedores é constante, ainda assim sugerimos que deixe as compras para o último dia. Agora aproveite para passear, deixando que os  sentidos assumam o controlo das suas ações.




.PÔR-DO-SOL SOBRE O MAR DE MÁRMARA 
Depois de um dia repleto de emoções e de novas descobertas, nada melhor que culminar a jornada com um daqueles momentos para mais tarde recordar. Vá até ás margens do Mar de Mármara, escolha um local confortável e assista a um espetáculo digno de se ver.
Neste final de tarde é o sol que chama a si todas as atenções. Pouco a pouco o grande astro vai-se escondendo para lá da linha do horizonte, pintando de tons dourados tudo o que a vista consegue alcançar. O primeiro dia não podia terminar da melhor maneira.





-DIA 2
DE EMINÖNÜ A BEYOGLU PASSANDO POR GÁLATA
Se o seu primeiro dia em Istambul ficou marcado pela descoberta de alguns dos mais importantes pontos de interesse do bairro de Sultanahmet, hoje lançamos-lhe o desafio para descer até à zona baixa de forma a enriquecer ainda mais a sua passagem pela cidade.  

.MESQUITA NOVA
Inicie o dia com a visita a mais uma bonita Mesquita. Com uma localização privilegiada nas margens do Corno de Ouro, a Mesquita Nova é uma das mais importantes desta área da cidade, sendo bastante requisitada por fiéis. Sugerimos então que organize a sua visita de forma a evitar os momentos que antecedem ou precedem as orações. Se chegar cedo e tiver em conta as nossas indicações temos a certeza que vai conseguir ter o espaço quase todo para si. Não se esqueça de percorrer também o bonito pátio exterior. 
.ACESSO GRATUITO





.BAZAR DAS ESPECIARIAS (BAZAR EGÍPCIO)
Ainda que atualmente já seja um local totalmente virado para o turista, o Mercado das Especiarias merece ser visitado pela incrível variedade de cheiros e cores nele presente. Tal como no Grand Bazar, também aqui vai ser permanentemente abordado pelos vendedores. Se o seu objetivo for só passear e conhecer o local, recuse as investidas com um sorriso. Mesmo assim sugerimos que aproveite a sua passagem pelo bazar para comprar uma caixa de frutos secos ou dos famosos turkish delight que certamente irão adoçar a sua boca nas horas que se seguem.




.COMER UMA SANDES DE PEIXE NO CAÍS DE EMINÖNÜ 
Aproxime-se da margem do Corno de Ouro. No pequeno cais situado à esquerda da Ponte de Gálata vai encontrar dois ou três barcos nos quais pode comprar uma deliciosa sandes de peixe que o ajudará a aconchegar o estômago. Procure uma mesa vaga, sente-se e em conjunto com as muitas pessoas que ali se encontram, goze de mais esta experiência tão típica da cidade de Istambul. Cuidado com as espinhas.




.CRUZEIRO NO BÓSFORO
Este é um dos passos deste roteiro que não pode mesmo deixar de realizar. A partida para este passeio pelas águas do Bósforo acontece a meia dúzia de passos do local onde ainda à pouco comeu as sandes de peixe. Tome o seu lugar na embarcação e durante 90 minutos veja a cidade de uma perspetiva completamente diferente. O barco percorre primeiro a margem do lado Europeu e no caminho de regresso navega mais próximo da costa Asiática. 




.PONTE DE GÁLATA
Pela sua localização privilegiada, a Ponte de Gálata é sem sombra de dúvidas a mais bonita forma de atravessar o Corno de Ouro. Para além dos muitos carros que a cruzam, destaca-se também o elevado número de pescadores que a qualquer hora do dia se alinham ao longo de toda a sua extensão. Sensivelmente a meio desça ao nível inferior e daí tenha uma vista privilegiada sobre ambas as margens do Corno de Ouro. 




.TORRE DE GÁLATA
Depois de atravessar a ponte terá de caminhar até um dos pontos mais elevado desta zona da cidade. O trajeto é curto mas sempre a subir e irá levá-lo através de estreitas e movimentadas ruas ocupadas por pequenas lojas que vendem de tudo um pouco. 
A Torre de Gálata é um dos marcos históricos de Istambul e merece ser incluído neste roteiro. Sugerimos que suba até ao topo desta estrutura de aspeto medieval para desfrutar de uma das mais incríveis vistas sobre o Corno de Ouro e toda a zona envolvente.
.INGRESSO: 35TRY





.ISTIKLAL CADDESI
Dezenas de lojas, cafés, restaurantes e artistas de rua são só alguns dos motivos de interesse que atraem habitantes locais e visitantes a esta área da cidade. Contudo a grande estrela é o histórico e carismático elétrico que hoje tal como no passado continua a circular de forma regular ao longo da mais movimentada artéria comercial do bairro de Beyoglu.




-DIA 3
CONHECER ISTAMBUL PARA ALÉM DO ÓBVIO
Uma vez que já visitou os mais badalados pontos de interesse da cidade, sugerimos que aproveite o último dia em Istambul para conhecer alguns locais que muitas vezes ficam de fora dos roteiros convencionais. No fim, regresse ao Grand Bazaar e aproveite para fazer algumas compras. Não precisa de grandes pressas. O tempo vai dar para ver tudo calmamente.

.UNIVERSIDADE DE ISTAMBUL
Ainda que não tenha acesso ao interior do complexo, vale a pena passar pelo grande portal que assinala a entrada na mais importante universidade da cidade e do país. Enquanto se mantiver nas imediações deste local irá certamente ter a companhia de dezenas de jovens que sentados nas escadas ou num entra-e-sai constante, procuram nas páginas dos livros o desejo de um futuro risonho. 




.MESQUITA SULEYMANIYE
No dia anterior enquanto passeava pela zona baixa da cidade, certamente o seu olhar foi atraído para a grande Mesquita situada num dos pontos mais elevados de Eminönü. Pois bem, depois de ontem o ter visto ao longe, hoje vai ter a oportunidade de visitar e de explorar cada canto deste bonito exemplo da arquitetura islâmica. Não se esqueça de percorrer o jardim exterior de onde terá uma visão panorâmica de uma boa parte do Corno de Ouro.
.ACESSO GRATUITO





.MESQUITA SEHZADE
Situada numa movimentada avenida, a Mesquita Sehzade surge no seu caminho quase como um oásis de calma no meio da confusão e do ruído presentes nesta área da cidade. Entre e mais uma vez desfrute da beleza presente para lá das enormes paredes que parecem guardar em si uma boa parte da crença de um povo. Se as suas pernas reclamarem algum descanso, sente-se sobre a carpete que cobre todo o chão e em silêncio observe os fiéis que num ritual tantas vezes repetido vão realizando as suas orações.
.ACESSO GRATUITO





.MESQUITA FATIH
Depois de uma mão cheia de Mesquitas visitadas, poderá pensar que nada mais o irá surpreender, contudo acredite que guardámos o melhor para o fim. O interior da Mesquita Fatih tem uma beleza singular muito por culpa dos bonitos painéis de azulejos que cobrem as diversas cúpulas e dos coloridos vitrais que durante o dia deixam entrar a luz do sol. Se a toda esta harmonia juntarmos a escassa presença de turistas, podemos garantir-lhe que este local será certamente um dos que mais o irá impressionar durante a sua passagem por Istambul. Se for mulher suba ao nível superior de onde é possível ter uma vista fantástica de todo o espaço.
.ACESSO GRATUITO





.BRAND BAZAAR
Agora que a sua passagem por Istambul se aproxima do fim, regresse ao movimentado Grand Bazaar. As despedidas são feitas por entre um milhão de cheiros, cores e sabores que o acompanharão enquanto percorre cada um dos corredores do mercado. Cabe-lhe a si resistir ou aceitar o insistente convite para comprar uma lembrança que assinale a sua passagem por Istambul. Não se esqueça de regatear o preço até chegar a um valor que lhe pareça justo. 





INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.ONDE DORMIMOS EM ISTAMBUL
Já visitámos Istambul por diversas vezes e ainda que em cada uma delas tenhamos ficado  hospedados em hotéis distintos, optámos por eleger sempre a zona de Sultanahmet por ser aquela que achamos ser mais central. Não somos muito exigentes nos nossos critérios de escolha, contudo tentamos escolher alojamentos com uma localização que nos facilite o acesso aos principais pontos de interesse. Durante a nossa última passagem por Istambul descobrimos o The Xanadu Istanbul Hotel, situado a meia dúzia de minutos da Mesquita Azul e que nos proporcionou uma estadia confortável a um preço bastante em conta.  




.COMO NOS DESLOCÁMOS EM ISTAMBUL
Istambul percorre-se facilmente a pé. Aliás, para tirarmos o máximo partido da nossa passagem pela cidade não hesitámos em fazer uso das nossas pernas, percorrendo vários quilómetros por dia. Caminhar deu-nos a oportunidade de descobrir valiosos tesouros que de outra forma nunca se cruzariam com o nosso olhar. Este roteiro foi pensado e organizado para que em cada um dos dias se centre numa área especifica da cidade, facilitando assim as deslocações entre os diversos pontos de interesse.  


-DE BUS DESTE O AEROPORTO ATÉ AO CENTRO DA CIDADE

  • NEW AIRPORT (ISTAMBUL HAVALIMANI)
Este novíssimo aeroporto é desde Outubro de 2018 a principal porta de entrada de grande parte dos voo's internacionais que chegam a Istambul. A forma mais prática de se deslocar desde o aeroporto até ao centro da cidade é usando o bem organizado serviço de autocarros da companhia Havaist, que tem saídas regulares para diversos pontos da cidade. Por exemplo, as carreiras até Sultanahmet ou Taksim demoram cerca de 90 minutos e têm um custo de 18 TRY.
-Pode consultar AQUI as tarifas e os horários para este serviço. 


  • SABIHA GÖKCEN AIRPORT
Ainda que seja também um aeroporto internacional, o Sabiha Gökçen é desde há vários anos aquele que recebe os voo's efetuados pelas companhias lowcost, assim como um número aceitável de ligações internas. Se por ventura aterrar neste aeroporto não enfrentará grandes dificuldades para chegar ao centro da cidade uma vez que a companhia Havaist também tem ligações regulares com o centro de Istambul. Ao contrário do que acontece no aeroporto principal aqui não existe carreira para a zona de Sultanahmet, contudo pode apanhar o bus para Taksim e a partir daí seguir de táxi até Sultanahmet. O autocarro tem um custo de 18 TRY e o táxi não deverá custar mais de 30 TRY. 
-Pode consultar AQUI as tarifas e os horários para este serviço.



-VISTO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
A partir de 2 de março de 2020, os cidadãos portugueses podem viajar para a Turquia sem que seja necessário visto. Esta inserção é valida para estadias inferiores a 90 dias e só para quem chega ao país com fins turísticos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário