quarta-feira, 29 de outubro de 2025

BRUNEI - O QUE FAZER NO PAÍS MENOS VISITADO DO SUDESTE ASIÁTICO


Quando semanas antes os nossos pensamentos nos encaminharam para uma curta estadia no menos visitado país do Sudeste Asiático estávamos longe de imaginar que aquelas 72 horas se revelariam tão surpreendentes quanto imensamente ricas em novas descobertas. Discreto e deliberadamente afastado do mundo, o Brunei acabou por nos mostrar que na maioria dos casos o inesperado é o ingrediente que falta para transformar uma viagem numa experiência que será recordada muito para lá do momento em que aconteceu. Nas poucas pesquisas realizadas antes da nossa chegada fomos confrontados com inúmeros comentários menos abonatórios que, de alguma forma, condicionaram a ideia e as expectativas criadas sobre este destino. 

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

KUCHING - 20 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS QUE DEVE INCLUIR NO SEU ROTEIRO


Quando nos despedíamos das ilhas Pherentian e confessávamos ao dono do hotel que nos acolheu que seguiríamos viagem em direção a Kuching, este, visivelmente entusiasmado, repetiu por diversas vezes que estávamos a caminho de um local especial, no qual encontraríamos uma das facetas mais genuínas da Malásia Oriental. A descrição feita por alguém que orgulhosamente se identifica como um filho da terra acabou por fazer crescer ainda mais a vontade de conhecer esta cidade situada na ilha do Bornéu na qual as raízes do passado ainda se mostram suficientemente robustas para que as novas gerações se mantenham interessadas em dar continuidade ao legado histórico da região.

sábado, 18 de outubro de 2025

ILHAS PERHENTIAN - À DESCOBERTA DAS MAIS BELAS PRAIAS DA MALÁSIA


Ainda que seja dona de um número considerável de motivos de interesse, a Malásia não tem a fama de ser um destino que encante especialmente pelas suas praias. No entanto, na região Norte do país, a dois passos da Tailândia, existe um pequeno conjunto de ilhas que brindam quem as visita com incríveis paisagens tropicais banhadas por águas cristalinas. Perhentian é o nome deste território insular onde ainda é possível desfrutar de uma atmosfera serena, sem as enchentes causadas pelo turismo de massa que, nos dias que correm, quase asfixia alguns destinos situados do lado de lá da fronteira.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

IPOH - O QUE FAZER E VISITAR (SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA 2 DIAS)


A cidade de Ipoh mostrou ser um destino hábil em contar-nos histórias de outras eras. Foi com agrado que perdemos a conta às vezes que ao passearmos pela sua área mais central fomos confrontados com construções coloniais que mesmo em silêncio acabaram por nos convidar a desvendar segredos antigos, daqueles que só se vislumbram depois de uma observação cuidada. Muitos destes majestosos edifícios de origem britânica guardam ainda uma réstia do charme do passado que ainda hoje faz brilhar meia dúzia de cafés onde sabe bem fazer uma pausa. Percorrer as ruas de Ipoh deu-nos também a oportunidade de contactar com a face mais criativa das suas gentes que com deliciosas obras de street art voltam a dar vida ás paredes desgastadas de algumas casas. 

domingo, 12 de outubro de 2025

CAMERON HIGHLANDS - 9 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS PARA INCLUIR NO SEU ROTEIRO


É de verde que se pinta tudo o que o nosso olhar avista. Quase a tocar no horizonte amplia-se diante nós um gigantesco tapete criado pelo engenho e persistência das gentes que habitam esta que é seguramente uma das mais fascinantes regiões da Malásia. Os terrenos ondulados que dão forma às Cameron Highlands revelam-se de uma simplicidade tão genuína quanto o estilo de vida que testemunhamos enquanto percorremos os sinuosos caminhos de terra que rasgam as plantações que seguramente são responsáveis pela produção de uma parte significativa do chá que se bebe no mundo. 

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

KUALA LUMPUR - O QUE FAZER E VISITAR NA CAPITAL DA MALÁSIA


Visitar Kuala Lumpur é especial. Olhamos para ela como uma amiga de longa data que fomos vendo crescer até se tornar numa das mais incríveis metrópoles do Sudeste Asiático. Sem nunca lhe darmos o merecido valor, a capital da Malásia recebeu-nos por uma mão cheia de vezes, funcionando quase sempre como ponto de partida de grande parte das viagens que realizámos nesta região do globo.
Desta vez, com algum tempo extra, fizemos questão de lhe retribuir a hospitalidade com uma visita mais demorada, tentando usufruir da energia desta que será porventura uma das mais multi-culturais cidades da Ásia.