A nossa chegada a Sigiriya fez-se acompanhar por uma sensação de desejo alcançado, como se o momento que tantas vezes antecipámos tivesse finalmente sido materializado. Diante nós ergue-se a mais imponente formação natural da região que, sobre as planícies verdejantes, mostra ser a principal referência visual, como se tivesse sido ali propositadamente colocada com o intuito de intimidar e vigiar todos aqueles que no passado ousavam atravessar este território. Foi então com o olhar fixado nessa imagem quase surreal que nos preparámos para dar início à subida, sem imaginar que cada degrau nos revelaria, não só as vistas mais amplas de Sigiriya, mas também um retrato fiel do engenho humano que transformou uma formação rochosa numa das mais impressionantes fortalezas do Sri Lanka.
domingo, 15 de fevereiro de 2026
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026
POLONNARUWA - O QUE FAZER E VISITAR NA ANTIGA CAPITAL DO SRI LANKA
Cada passo dado revela-nos, por entre a vegetação luxuriante de Polonnaruwa, dezenas de ruínas do que outrora foi a capital do Sri Lanka. Muros de pedra, plataformas de oração, antigos palácios, templos e torres erguidas pelo conhecimento de homens do passado que no seu íntimo talvez antecipassem que num futuro longínquo as suas obras continuariam a impressionar todos aqueles que por elas passam. Não será então errado dizer que Polonnaruwa é uma espécie de museu ao ar livre no qual os séculos de história se encontram espalhados por um perímetro de dimensões consideráveis que nos revela a escala, quase monumental, de um bem organizado centro urbano cuja importância religiosa, política e social marcou profundamente a história do reino.
sábado, 7 de fevereiro de 2026
ANURADHAPURA - À DESCOBERTA DA MAIS SAGRADA CIDADE DO SRI LANKA
Anuradhapura mostrou-nos o quão rica e fascinante é a história do Sri Lanka. Nesta que dizem ser a mais sagrada cidade do país, os acontecimentos de outrora surgem talhados em forma de relevos nas pedras, agora gastas, dos imponentes monumentos que despontam por entre os campos de arroz. Ao percorrer os caminhos da zona histórica sentimo-nos envolvidos por uma energia difícil de explicar, como se cada passo em frente tivesse o condão de nos empurrar para o passado, até aos tempos em que este território era a capital do Sri Lanka.
sábado, 3 de janeiro de 2026
KOH KOOD - 4 DIAS INCRÍVEIS NUM DOS PARAÍSOS TROPICAIS DA TAILÂNDIA
Ainda que atualmente seja um dos mais visitados países do Sudeste Asiático, a Tailândia mantém ainda escondidos no seu território uma mão cheia de valiosos tesouros que só se revelam a quem ousa aventurar-se para lá dos roteiros tradicionais. Convidamo-lo então a imaginar-se numa pequena ilha, perdida algures no Golfo da Tailândia, na qual os minutos em vez de se contarem pelos ponteiros do relógio se medem pelo percurso do sol que só anuncia o final da jornada no momento em que o céu se pinta de tons dourados.
Subscrever:
Comentários (Atom)



