sexta-feira, 18 de julho de 2014

.ACABADINHOS DE CHEGAR !!!





Chegamos ao Vietneme numa noite quente do mês de março de 2014.
A porta de entrada no país foi...Ho Chi Minh City.
Depois de cerca de vinte e três horas de viagem,desembarcamos do avião que nos trouxe de Doha no Qatar (a viagem havia começado da manhã do dia anterior no aeroporto de Bruxelas).
Como se não bastasse o calor que ainda se fazia sentir aquela hora,fomos confrontados com uma espera de mais de uma hora para conseguirmos o visto de entrada no país.
O Vietname é um dos muitos países que possui o sistema de visa on-arrival,que sai muito mais barato do que se formos directamente á embaixada vietnamita no nosso país de origem.
O preço que pagamos foi de 45USD,ao passo que se optarmos pelo pedido através da embaixada levamos com um corte no nosso orçamento de 100USD.
Para obter o visto á chegada basta fazer um requerimento de uma carta de aprovação através do site http://www.myvietnamvisa.com,efectuar um pagamento de 20USD e dois a três dias depois recebemos por e-mail a preciosa "approval letter" que devemos apresentar em conjunto com duas fotografias,um formulário que é preenchido na altura e como é obvio o pagamento em cash de 45USD (que convêm levar já trocado em dolares).


Approval letter
                                                                                
 Visto Vietname                                                                                 

Depois de todos os procedimentos necessários passamos o controle de fronteiras e entramos oficialmente no Vietname.
Para chegar ao centro da cidade e visto que aquela hora já não existe o bus expresso que faz o trajeto aeroporto-Ho Chi Minh City (termina por volta das 18:00 e custa 5000VND+5000VND se tiverem bagagem),tínhamos mesmo de apanhar um taxi e como tal iríamos precisar de algum dinheiro.
Ainda no atrium principal do aeroporto trocamos somente 20 euros por dongs,que é a moeda oficial do país.Optamos por trocar esta pequena quantia porque aqui e á semelhança de todos os aeroportos as "rates" oferecidas eram bastante baixas.Haveríamos de trocar mais no centro da cidade.
Enquanto estavamos na fila para o visto conhecemos duas meninas Canadianas,que por coincidência iriam andar pelo Vietname os mesmo dias que nós e fazer praticamente o mesmo percurso que tínhamos programado fazer (haveríamos de nos cruzar com elas por diversas vezes durante a viagem)...e ainda por cima nessa noite iam para a mesma zona da cidade onde tínhamos reservado hotel.
É claro que combinamos logo em partilhar o taxi até ao centro de modo a pouparmos algum dinheiro.
Mal saímos do aeroporto somos bombardeados com dezenas de taxistas a tentarem "vender os seus serviços".
Visto que eram quase dez da noite o melhor preço que conseguimos foi de 200.000VND (100.000VND por cada "casal").A viagem demorou aproximadamente trinta minutos e este foi o reencontro tão aguardado com o caos tão característico do Sudeste Asiático e do qual já sentíamos tantas saudades.
O nosso destino foi o Distrito 1,que é a área onde se encontram a grande maioria dos hoteis mais baratos,muito popular entre a "comunidade" backpacker.
Uma vez chegados fomos directamente deixar as mochilas no hotel e tomar uma rápida e refrescante "banhóca",pois o queríamos mesmo era sair e começar a explorar a cidade...
ESTÁVAMOS DE NOVO NA ASIA!!!

Em baixo podem aceder a todas as nossas crónicas sobre o Vietname:
- Good morning Vietneme
- Ho Chi Minh
- Túneis de Cu Chi
- Hoi An
- Ruinas de My Son
- Hué parte 1
- Hué parte 2
- Hanoi parte 1
- Hanoi parte 2
- Halong Bay

  Podem acompanhar as nossas viagens e ver todas as fotos desde e outros destinos na página do Diario das Viagens no Facebook.

1 comentário:

  1. Nós também temos visto na chegada para a nossa viagem para o Vietnã. Mas nós temos com https://www.vietnam-visa.com/. O processo foi bastante simples. Nós foi cobrado US $ 37 para a carta de aprovação de vistos para dois.

    ResponderEliminar