quarta-feira, 22 de outubro de 2014

.DOIS DIAS EM ATENAS (PARTE 1)


O primeiro contacto que terão com a capital grega será muito provavelmente o aeroporto internacional de Atenas (Eleftherios Venizelos Airport) situado a cerca de 25 kms do centro da cidade.
Existem diversas alternativas para fazer esse trajecto,umas mais económicas outras nem tanto!

.BUS-AIRPORT EXPRESS


Airport Express (X95)
Para quem procura gastar pouco dinheiro a melhor opcão é apanhar o bus airport express (X95) até à praça Syntagma.Este autocarro circula 24 horas por dia com uma frequência de 15 a 30 minutos,o bilhete custa 5 euros (pode ser comprado directamente no bus) e leva aproximadamente uma hora a efectuar o percurso.

.METRO


Mapa metro/comboio
Outra alternativa é o metro (linha azul),que nos transporta até a Syntagma ou Monastiraki entre as 6:30 e 23:30 (5:30 e 22:58 no sentido contrario).
Este serviço é consideravelmente mais rápido que o autocarro mas custa 8 euros.
Não esquecer de validar o bilhete depois de comprar.

.TAXI


Taxi Atenas
Os que procuram chegar ao centro de maneira mais confortável sem se preocupar com o "orçamento" o taxi é sem sombra de dúvidas a escolha mais acertada.
O preço anda à volta dos 35/40 euros durante o dia e o dobro depois da meia noite (double fare).Provavelmente poderão ser cobrados uns euros extras se tiverem bagagem de grande porte.
É importante confirmar sempre se o taxímetro está na tarifa 1 durante o dia (se estiver na 2 quer dizer que vos será cobrada a tarifa nocturna).
O preço do taxi de e para o aeroporto não é negociável.


.O QUE VER? 
Apesar de não ser uma cidade fantástica,atenas é daqueles locais onde se respira história e prova disso são os muitos monumentos espalhados por toda a parte que testemunham o passado glorioso do país.
Dois dias chegam perfeitamente para conhecer a capital grega.
Antes de visitar o que quer que seja é quase obrigatório comprar o bilhete de 12 euros que vos permitirá entrar em 7 locais de interesse à vossa escolha (incluindo a Acrópole,a encosta sul da acrópole,o templo de Zeus,a Agora Antiga,a Agora Romana,a Biblioteca de Adriano e o cemitério de Karamelkos).


Bilhete de 12 euros

Em baixo deixamos alguns dos locais mais importantes,que merecem ser visitados e que vos manterão ocupados durante um par de dias...

.DIA1

-O PARLAMENTO E O RENDER DA GUARDA 
(Gratuito)
O parlamento fica situado no extremo este da Praça Syntagma.
Em frente deste antigo palácio real,que atualmente acolhe a sede do poder legislativo Helénico,realiza-se diariamente (a todas as horas do dia) o render dos guardas (Evzones) que ali se mantêm em "vigília" e prestam uma homenagem permanente ao soldado desconhecido que se encontra sepultado neste local.
Às 10:00 de todos os domingos a "cerimonia" é mais elaborada e conta com a presença de todo o plutão que marcha acompanhado de uma banda pela rua Vasilissis Sofias até ao parlamento.


Parlamento

Render da guarda
-JARDIN NACIONAL
(Gratuito)
Situados nas traseiras do parlamento estes bonitos jardins são um autentico oásis no centro da capital e que nos permite dar um agradável passeio longe do caos e da confusão que reinam por toda a cidade.


Jardim Nacional

Jardim Nacional
-ESTÁDIO PANATHINAIKO 
(Bilhete-3,00 euros)
Totalmente construído em mármore branco este estádio de atletismo também chamado de Killimarmaron foi erguido em 556 a.C.
Depois de ao longo dos anos ter sido sucessivamente restaurado em 1895 foi completamente remodelado e recebeu a primeira edição dos jogos olímpicos da era moderna.
Em 2004 quando Atenas voltou a organizar umas olimpíadas foi de novo usado para a realização de algumas competições. 


Estádio Panathinaiko

Estádio Panathinaiko
-TEMPLO DE ZEUS
(Incluído no bilhete de 12 euros)
Esta estrutura monumental foi erguida em honra do rei dos deuses do Olimpo.
A sua construção iniciou-se no sec.VI a.C. e prolongou-se por 700 anos.Hoje em dia só restam algumas colunas do que outrora foi o maior de todos os templos Gregos.
Apesar de não ter muito para ver,vale mesmo a pena visitar este local sobretudo pela sua historia mas também pela imponência e pelos detalhes das varias colunas que ainda se mantêm de pé.


Templo de Zeus

Templo de Zeus

-ARCO DE ADRIANO
(Gratuito)
Situado no extremo oeste do templo de Zeus,este arco triunfal construído em 131 d.C. funcionava na época quase como uma fronteira.Encontrava-se numa antiga rua que ligava a cidade velha de Atenas à nova secção Romana construída por Adriano.
Duas importantes inscrições estão esculpidas na arquitrave,uma de cada lado.
Na primeira (direção da Acrópole) pode ler-se: "Esta é Atenas a cidadeantiga de Teseu".
A segunda (do lado oposto) diz: "Esta é a cidade de Adriano e não a de Teseu".


Arco de Adriano

-ENCOSTA SUL DA ACRÓPOLE
(Incluído no bilhete de 12 euros)
A encosta sul da Acrópole desempenhava um papel marcante tanto no meio artístico como no meio religioso e espiritual da antiga cidade de Atenas.Neste local foram edificados importantes espaços públicos.Um dos mais marcantes é o Teatro de Dionysos que foi construído entre 340 a.C. e 330 a.C. e que na altura acolheu remarcáveis espetáculos.
Originalmente tinha capacidade para 17.000 espectadores,mas hoje em dia somente 20 das 64 filas de bancadas se encontram mais ou menos intactas.Incrivelmente ainda resistem alguns cadeirões de mármore,cada um deles contendo uma inscrição gravada que o associa a alguma personalidade importante daquela época.


Vista superior do Teatro

Vista a partir do chão

Antigos cadeirões de marmore

Inscrições nos cadeirões 

Detalhe do friso inferior do palco

Do lado esquerdo do Teatro de Dionysos podemos ver tudo o que resta de uma antiga construção chamada Stoa of Eumedes.Segundo restistos da época tratava-se de um enorme corredor colunado e totalmente coberto,erguido no século II a.C. e que fazia a ligação entre o Teatro de Dionysos e outra grande sala de espetáculos batizada de Odeon of Herodes Atticus (Teatro de Atticus Herodes) e que data da era romana.Neste caso dá para ver claramente que foi praticamente restaurado (principalmente a bancada) e infelizmente o espaço não se encontra aberto ao publico (é usado sobretudo no verão para a realização de eventos musicais).


Stoa Of Eumenes (lado este)

Stoa Of Eumenes (lado oeste)

Odeon of Herodes Atticus

-ACRÓPOLE
(Incluído no bilhete de 12 euros)
Este é muito provavelmente o mais importante antigo monumento existente no ocidente o que faz dele o grande ícone da cidade e obviamente o local mais visitado.
Todos os dias vários milhares de turistas deslocam-se a este local,como tal é importante escolher bem o momento da visita para pelo menos tentar evitar as enchentes e também o calor escaldante do meio dia.
Na nossa opinião as melhores alturas do dia para explorar a acrópole é bem cedo ou então ao final da tarde (pessoalmente achamos a ultima opção a mais acertada).
Como a zona arqueológica está aberta diariamente das 8:00 as 18:00,aconselhamos que iniciem a visita por volta das 16:00 para terem tempo suficiente para ver e desfrutar de cada momento.


Mapa Acrópole e da encosta sul
Acrópole 
É interessante que se inicie a visita pela Beule Gate,um arco de origem romana adicionado no sec.III à "cidade dos deuses".Assim que atravessamos esta porta damos de caras com a imponente Propylaea que tal como hoje,na altura também funcionava como o principal acesso à Acrópole.
Do lado direito da entrada ergue-se o bonito Templo de Athena Nike.A sua construção data de um período que vai de 427 a.C. a 424 a.C. e na altura abrigava uma estátua da deusa Grega que deu o nome a capital do país.O templo foi recentemente restaurado e hoje em dia apresenta um aspecto idêntico ao original.


Beule Gate

Beule Gate

Propylaea (exterior)

Propylaea (interior)

Templo de Athena Nike

Templo de Athena Nike

Assim que entramos na Acrópole é impossível não reparar no grandioso edifício que se ergue diante nós.O Partenon é um dos monumentos mais importantes da antiga civilização grega e mesmo depois de terem passado mais de 2000 anos desde a sua construção continua a ser o grande símbolo da cidade e do país.


Fachada Oeste do Partenon

Mesmo estando permanentemente a "sofrer" trabalhos de recuperação a verdade é que é impossível não ficar deslumbrado com esta incrível obra de mármore branco desenhada pelos arquitectos Iktinos e Kallikrates.A execução custou qualquer coisa como 469 talentos (moeda usada na altura) o que comparado com o dinheiro atual seria uma autentica fortuna e poucas obras do mundo moderno atingiriam esse montante.


Fachada Este do Partenon

O Partenon era um santuário dedicado a Athena Parthenos e numa das salas do seu interior foi colocada uma gigantesca estátua da deusa (12 metros de altura) feita de ouro e marfim.Estátua essa que acabou por desaparecer após ter sido levada para Constantinopla.
Alguns dos fragmentos,imagens e frisos originais podem ser vistos no Museu da Acrópole.


Detalhes

Detalhes

Poucos metros a norte do Partenon encontram-se as ruínas do antigo Templo de Athena e logo a seguir ergue-se mais um dos grandes edifícios da "cidade dos deuses".O Erechteion é na realidade composto por três estruturas distintas e destaca-se de todos os outros devido às seis estátuas femininas,também chamadas de Caryatids que sustêm o pórtico do pequeno terraço sul (este é um dos locais mais fotografados da Acrópole).As estátuas que vemos atualmente são replicas das originais que se encontram no museu da Acrópole (cinco) e no British Museum (uma).


Em primeiro plano os poucos vestígios do templo de Athena e ao fundo o Erechteion

Terraço Sul (Caryatids)

O terraço norte,um pouco maior,é suportado por seis grandes colunas e pode ver-se também uma enorme porta que dava acesso à construção central.


Fachada este e terraço norte


Terraço norte

Se caminharmos até ao extremo da muralha este da Acrópole encontramos um miradouro que nos "oferece" uma vista brutal sobre grande parte da cidade de Atenas.Lá do alto podemos ver o monte Lykavittos (à esquerda) e alguns dos locais que visitámos durante o  dia de hoje (templo de zeus,estádio panathenaic,jardim nacional e o parlamento).


Vista desde o estremo este da Acrópole

Para terminar o dia da melhor maneira aconselhamo-vos a abandonar a Acrópole e a subirem até ao ponto mais alto da Colina de Areopagus de onde poderão assistir a um fantástico por-do-sol.


Por-do-sol visto da colina de Areopagus

Por hoje o passeio fica por aqui.
Para ler a crónica do nosso segundo dia em Atenas cliva aqui

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na pagina do Diario das Viagens no Facebook.

****Os preços e horários apresentados são referentes ao período da nossa passagem (Outubro de 2014) e obviamente estão sujeitos a alterações.

1 comentário: