quinta-feira, 23 de maio de 2024

CATÂNIA - ROTEIRO COMPLETO PARA 2 DIAS BEM PASSADOS


Depois de uma bem sucedida passagem por Palermo eis que a Sicilia se encarrega de colocar no nosso caminho outro dos seus tesouros.
Na nossa chegada a Catânia os primeiros passos fazem-se acompanhar por um inesperado sentimento de cumplicidade talvez causado pelas memórias acumuladas aquando da nossa derradeira passagem por esta que para nós é uma das mais genuínas regiões do país. 
Encontramo-nos a dois passos do Mediterrâneo e essa proximidade permite que o perfume marítimo se espraie para lá dos limites impostos pelo grande cais que com alguma frequência vê chegar os grande paquetes turísticos. Em certas ocasiões, quando a brisa está de feição, há até quem afirme que se consegue sentir o mar nas íngremes encostas do Monte Etna, eterno guardião da cidade. 

Apesar do grande cone vulcânico chamar a si as atenções de quem se passeia por esta zona da ilha é por Catânia que nos enamoramos, rendendo-nos não só à sua energia mas também ao ambiente quase boémio presente nas estreitas vielas que compõem o antigo burgo. Mas há igualmente os mercados, a arquitetura, as pessoas de conversa fácil e as malditas tentações gastronómicas que nos obrigam a paragens constantes. É como se a cada esquina dobrada nos víssemos confrontados com algo que nos obriga a abrandar a ritmo. É aqui, numa área à qual chamam centro histórico, que se encontra a engrenagem central que alimenta esta cidade tantas vezes maltratada por uma fama que não merece ter




Nas nossas andanças desembocamos ocasionalmente numa vistosa piazza onde, por norma, se ergue mais uma Igreja. Aliás, cada um destes templos religiosos que connosco se cruzaram revelam-se de uma beleza impar, muito por culpa dos detalhes e decoração pensados por um virtuoso artista da época. 
Neste passeio pela segunda maior cidade da Sicilia também há espaço para ruínas Greco-Romanas e castelos que num certo período da história ajudaram a estancar as investidas dos invasores.




Conscientes de que a estadia se anunciava curta para o tamanho dos nossos desejos esforçámo-nos para não desperdiçar nenhum dos minutos que compunham as 48 horas que a ela reservámos. É verdade que as pernas reclamaram mas o olhar agradeceu cada quilómetro percorrido.


DOIS DIAS EM CATÂNIA
20 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS PARA INCLUIR NO SEU ROTEIRO

.APRESENTE-SE À CIDADE NA BELÍSSIMA PIAZZA DEL DUOMO
Pela sua localização a Piazza del Duomo é na nossa opinião o melhor local para dar início à sua visita. Aproveite não só para absorver a energia da cidade mas também para contemplar os vistosos exemplos arquitetónicos que abraçam este que é considerado o mais importante espaço público de Catânia. Todos os locais listados nesta sugestão de roteiro situam-se a uma curta distância como tal irá certamente voltar a cruzar a praça durante a sua estadia. 




.IMPRECIONE-SE COM A IMPONÊNCIA DA CATEDRAL DE CATÂNIA
De entre os diversos edifícios que abraçam a Piazza del Duomo a Catedral de Catânia é certamente aquele que mais impressiona pela sua imponência e arquitetura. Depois de apreciar os detalhes que compõem a bonita fachada aceda ao interior deste Templo religioso dedicado a Santa Ágata, padroeira da cidade.  




.APROVEITE PARA LANÇAR O OLHAR PARA A FONTANA DELL' AMENANO
Num dos cantos da Piazza del Duomo situa-se a Fontanna dell' Amenano que pela sua beleza merecia, na nossa opinião, uma localização de maior destaque. Ainda assim sugerimos ao visitante que não deixe passar a oportunidade de lançar o olhar sobre esta pequena mas vistosa obra de arte datada da segunda metade do século XIX.




.PASSEAR-SE POR ENTRE AS INÚMERAS BANCAS DO MERCADO DE PEIXE DE CATÂNIA (PESCHERIA)
O mercado de peixe de Catânia situa-se a dois passos da Piazza del Duomo e pela sua singularidade tem vindo a merecer algum destaque no panorama turístico. Logo ás primeira horas da manhã pescadores e comerciantes locais tomam de assalto uma pequena praça com o objetivo de vender o pescado capturado durante a faina noturna. Com o devido respeito por quem ali trabalha, percorra o espaço e testemunhe aquele que achamos ser um dos rituais mais carismáticos da cidade. 




.VISITE A BONITA ABADIA DE SANT' AGATHA
Muitas são as Igrejas presentes em Catânia contudo poucas têm o nível de beleza da Abadia de Sant' Agatha. Se a aparência exterior não impressiona quem por ali passa, o interior, apesar de pequeno, apresenta uma decoração cuidada na qual impera a utilização de mármores. Ainda que o acesso seja gratuito é cobrado uma taxa para quem quiser subir ao ponto mais alto do templo de onde se conseguem vistas desafogadas sobre uma boa parte da cidade. 




.DELICIE-SE COM OS GELADOS DA "MÍTICA" GELATARIA DON PEPPINU
Não encontrará em Catânia outro local com gelados tão deliciosos como os da Gelataria Don Peppinu. Garantimos que a variedade de sabores presentes nas vitrines causará alguma dúvida na hora de realizar a sua seleção mas temos a certeza que qualquer que seja a sua escolha irá fazê-lo render-se aos encantos destes que muitos afirmam estar entre os melhores gelados da Sicilia. 




.FAÇA UMA PAUSA PARA APRECIAR A BONITA PIAZZA UNIVERSITÀ
A Piazza Università é um ótimo local para fazer uma pausa. Sente-se num dos bancos ali existentes e enquanto degusta o seu gelado assista ao constante vai e vem de pessoas. Destacamos os dois grandes edifícios que abraçam a praça e que atualmente fazem parte da universidade de Catânia. 




.ACEDA AO INTERIOR DE UM DOS EDIFÍCIOS DA UNIVERSIDADE DE CATÂNIA
Não abandone a Piazza Università sem conhecer o interior de uma das construções que a abraçam. Sugerimos a visita ao edifício situado a Ocidente no qual, para além do bonito pátio central, também poderá aceder ao museu que ocupa algumas das salas situadas no nível inferior. Não deixe de subir ao primeiro piso através de uma escadaria situada poucos metros após a entrada.  




.PERCORRA SEM PRESSAS A SEMPRE MOVIMENTADA VIA ETNA
Por se tratar da artéria mais comercial da cidade a Via Etna é por consequência aquela em que o movimento de pessoas se revela mais intenso. Mesmo que o seu objetivo não seja fazer compras não deixe de percorrer esta longa rua pedonal na qual encontrará também alguns bonitos exemplos arquitetónicos. Destacamos a Basílica della Collegiata e a Chiesa di San Michele Arcangelo ai Minoriti. 




.AS RUÍNAS DO ANTIGO ANFITEATRO ROMANO REVELAM-LHE AS ORIGENS DE CATÂNIA
Durante o seu passeio pela Via Etna irá cruzar-se com a Piazza Stesicoro na qual se encontram as ruínas de um antigo Anfiteatro Romano. Ainda que praticamente toda a estrutura se encontre sob os edifícios que compõem a cidade atual, a construção dá-nos a conhecer um pouco do passado e da história de Catânia. Sugerimos que dê uma volta completa ás ruínas de forma a conseguir uma perspetiva mais abrangente. 




.VISITE A CHIESA DI SAN BIAGIO IN SANT'AGATHA ALLA FORNACE
Na Piazza Stesicoro terá também a oportunidade de visitar a Chiesa di San Biagio in Sant' Agatha alla Fornace. Ainda que a sua aparência (exterior e interior) não se compare com as restantes Igrejas que já conheceu durante este passeio por Catânia sugerimos, ainda assim, uma passagem rápida pelo local. 




.PERCORRER A VIA CROCIFERI E DESLUMBRAR-SE COM OS EDIFÍCIOS NELA PRESENTES
Se a Via Etna ganhou destaque neste roteiro pela sua vertente comercial a Via Crociferi dá ao visitante a oportunidade de contemplar um número considerável de edifícios históricos e religiosos. Irá certamente gostar de se cruzar com a Chiesa di San Camilo, com a Chiesa e Convento di San Giuliano, com a Chiesa di San Francesco Borgia assim como com o Arco di San Benedetto. 




.FAZER UMA VIAGEM AO PASSADO COM A VISITA AO ANTIGO TEATRO GRECO-ROMANO
Por entre o denso casario da zona antiga de Catânia erguem-se as ruínas de um antigo teatro Greco-Romano que acabaram por resistir ao avançar dos séculos. Ainda que da aparência original já pouco reste, o espaço mantém-se fiel ao propósito da sua construção e continua a ser utilizado para a realização de eventos culturais. O acesso ao Anfiteatro assim como ao Museu adjacente é pago. 




.VISITAR O CASTELO URSINO E APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PASSADO DA REGIÃO
Na zona histórica de Catânia ergue-se uma antiga fortaleza que nos relembra que a cidade foi, em tempos, palco de diversos conflitos territoriais devido à sua localização privilegiada. Com o passar dos séculos o espaço acabou inevitavelmente por perder a sua utilidade militar, sendo hoje ocupado por um Museu que dá a conhecer a quem o visita um pouco do passado histórico da região.  




.VISITE A PIAZZA GIUSEPPE MAZZINI E APRECIE A SUA ARQUITETURA SINGULAR
A Piazza Giuseppe Mazzini destaca-se sobretudo pela singularidade dos edifícios que a compõem. Em cada uma das suas extremidades erguem-se quatro construções idênticas que assentam sobre mais de três dezenas de colunas de pedra. Uma boa parte destas arcadas encontram-se atualmente ocupadas pelas esplanadas de cafés e restaurantes onde, caso queira, o visitante poderá realizar uma pausa. 




.DESCOBRIR OS SEGREDOS DO MONASTERO DEI BENEDETTINI DI SAN NICOLÒ L'ARENA
Este grande complexo monástico é atualmente ocupado pela Universidade de Catânia. Ainda que seja possível realizar uma visita guiada (paga) ao espaço de forma a ter acesso a alguns locais com acesso restrito, resolvemos percorrer o espaço por conta própria e o que vimos foi suficiente para satisfazer as nossas pretensões. É importante respeitar não só o sossego mas também a privacidade dos estudantes que ali preparam o seu futuro profissional.




.UM PASSEIO NO PARCO MAESTRANZE DAR-LHE-À A OPORTUNIDADE DE LANÇAR O OLHAR SOBRE O ETNA
Catânia não é propriamente fértil em espaços verdes e por toda a zona urbana só existirão dois ou três locais onde, ainda que por momentos, é possível alhearmo-nos do constante buliço presente nas principais vias. Se durante os dias que permanecer na cidade sentir necessidade de abrandar o ritmo sugerimos então que utilize um par de horas da sua estadia para passear tranquilamente no bem arranjado Parco Maestranze. Suba até ao patamar mais elevado do jardim e se tiver sorte com a meteorologia talvez consiga vislumbrar o imponente cone vulcânico do Etna. 




.VISITE O ORTO BOTÂNICO DI CATÂNIA E CONHEÇA ÁRVORES, PLANTAS E FLORES DE OUTRAS LATITUDES
Ainda que pequeno, este bem arranjado jardim irá certamente revelar-se uma agradável surpresa não só devido à calma e tranquilidade que ali encontrará mas também pelo facto de permitir a quem o visita o contacto com algumas variedades de árvores, plantas e flores exóticas nativas de outras latitudes. Se procura um local para se refugiar nos dias de maior calor então o Jardim Orto Botânico é definitivamente uma opção a ter em conta. 




.SENTE-SE NUMA QUALQUER ESPLANADA E SABOREIE UM APEROL SPRITZ 
Depois de vários quilómetros caminhados as suas pernas já estarão certamente a reclamar algum descanso e nada melhor que saborear uma bebida fresca numa das muitas esplanadas espalhadas pela cidade. Quer seja numa praça, numa rua ou num simples balcão de café, em Catânia não faltam locais e oportunidades para brindar à vida enquanto saboreia um típico Aperol Spritz. 




.A PIAZZA VINCENZO BELINI SERÁ CERTAMENTE UMA DAS SURPRESAS NA SUA PASSAGEM POR CATÂNIA
Ainda que o principal foco de quem visita Catânia se centre (merecidamente) na Piazza Duomo, sugerimos que não deixe de incluir no seu roteiro a Piazza Vincenzo Belini que na nossa opinião estará entre os mais bonitos espaços públicos da cidade. Destacamos não só o edifício do Teatro Massimo Bellini mas também a calçada que decora o chão da praça. 




INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGAR A CATÂNIA:
Ainda que seja possível chegar a Catânia por via marítima, o avião é na maioria dos casos o meio de transporte escolhido para alcançar a principal cidade da costa Oriental da Sicilia. São diversas a companhias aéreas que de forma regular voam para o aeroporto que serve a cidade, com as lowcost a desempenharem atualmente um papel fundamental no aumento do fluxo de turistas que visita a região. 

.COMO IR DO AEROPORTO PARA O CENTRO DA CIDADE:
Situado a pouco mais de 5 Km's do centro da cidade, o aeroporto de Catânia encontra-se bem servido por várias opções de transporte que permitem ao visitante alcançar, sem grandes dificuldades, o destino desejado. Ainda que o táxi se revele a solução mais rápida e cómoda (mas a menos económica) para realizar o curto trajeto, achamos mesmo assim que vale a pena ter em conta o autocarro da rede pública que em pouco mais de 10 minutos o transportará até uma zona muito próxima daquela onde se encontram os principais pontos de interesse. No exterior do terminal de chegadas (do lado esquerdo) encontrará a paragem do BUS 457 da companhia ALIBUS. Este serviço circula com uma cadência bastante regular e tem um custo de 4 euros. 
.VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE E OUTROS MEIOS DE TRANSPORTE ENTRE O AEROPORTO DE CATÂNIA E O CENTRO DA CIDADE 

.COMO SE LOCOMOVER ENTRE OS PRINCIPAIS PONTOS DE INTERESSE DE CATÂNIA:
Ainda que Catânia tenha um perímetro urbano relativamente grande, o visitante não encontrará grandes dificuldades de locomoção entre os principais pontos turísticos uma vez que grande parte deles se encontram agrupados numa área mais central que se percorre facilmente a pé. Para alcançar algumas cidades ou locais mais distantes poderá recorrer à rede de transporte públicos ou (caso assim entenda) alugar um carro ou uma mota. 

.ONDE DORMIMOS EM CATÂNIA:
Catânia tem visto a sua popularidade crescer no panorama turístico internacional e as opções de alojamento têm vindo a multiplicar-se satisfazendo assim as exigências dos visitantes que de forma cada vez mais regular chegam à cidade. Durante a nossa estadia elegemos a Casa Mercy que apesar de se localizar numa área menos central permitiu-nos, ainda assim, alcançar facilmente os locais que pretendíamos visitar. O quarto que nos foi atribuído para além de ser bastante espaçoso estava também equipado com as comodidades necessárias para que a nossa estadia se tivesse revelado satisfatória. Para além da casa-de-banho privativa e de uma varanda também tínhamos acesso à cozinha que se revelou uma mais-valia uma vez que nos permitiu preparar algumas refeições.
Este alojamento situa-se perto de supermercados e restaurantes.

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR CATÂNIA:
Catânia goza do clima típico da região Sul de Itália. No verão o sol é presença assídua e os termómetros alcançam facilmente níveis acima dos 30°. As noites, ainda que menos quentes, não convidam a grandes agasalhos. É também nesta altura do ano que a cidade atinge o seu pico de visitantes levando a um aumento nas tarifas dos alojamentos assim como nos tempos de espera para aceder a alguns dos pontos de interesse. 
Nos meses de inverno as temperaturas mantêm-se mais ou menos amenas mas o risco de precipitação é relativamente maior. 
Tendo em conta a nossa experiência na região consideramos a primavera (entre Abril e Maio) e o outono (entre Setembro e Outubro) a melhor altura do ano para visitar Catânia. Neste meses para além das temperatura estarem ótimas para caminhar e explorar a cidade os hotéis praticam, de forma geral, preços bastante aceitáveis.  






PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário