domingo, 24 de março de 2024

LANGKAWI - VISITAR AS MAIS BONITAS PRAIAS DA ILHA

Langkawi é uma espécie de tesouro que a Malásia insiste em manter a salvo das constantes investidas lançadas pelo turismo de massa presentes do outro lado da fronteira. Ainda que a Tailândia nos tenha presenteado com alguns dos mais belos areais da região não nos deixámos ficar pelas memórias e também em Langkawi fizemos questão de nos lançar à descoberta das praias da ilha que, em alguns casos, mostraram estar ao mesmo nível daquelas que nos encantaram no território do país vizinho. A maior ilha da Malásia revelou então ser um destino à altura dos nossos desejos e de uma forma quase inesperada acabou por colocar no nosso caminho uma mão cheia de pequenos paraísos que pela sua beleza merecem ser divulgados para que façam parte do seu roteiro caso pretenda conhecer o melhor que este local tem para oferecer a quem o visita.  





AS MAIS BELAS PRAIAS DE LANGKAWI - O NOSSO TOP 5:

.PANTAI CENANG
Situada na costa Sul de Langkawi Pantai Cenang é um dos principais centros turísticos da ilha. Para além de se destacar pela sua beleza esta praia é também uma das mais movimentadas desta área não só durante o dia mas também ao final da tarde quando o areal se enche de visitantes e habitantes locais que ali se deslocam para assistir ao pôr-do-sol. O ambiente que ali se vive é realmente agradável e acabámos por regressar a este local por diversas vezes durante a nossa estadia em Langkawi. 





.SANDY SKULLS BEACH (PASIR TENGORAK BEACH)
Situada na costa Norte da ilha a Sandy Skulls Beach é essencialmente utilizada por habitantes locais. Este bonito areal, rodeado de vegetação, foi o sitio escolhido para passarmos a manhã de um dos dias que permanecemos em Langkawi. Pela sua localização este é um dos pontos da Malásia que mais se aproxima da Tailândia e as ilhas que se alinham no horizonte fazem na realidade parte do território deste país vizinho. Uma vez que chegámos cedo tivemos a oportunidade de ter o espaço só para nós durante um par de horas.





.TANJUNG RHU
Encravada entre a selva e as águas do Estreito de Malaca, Tanjung Rhu encontra-se numa área remota, relativamente distante dos principais pontos turísticos e como tal destaca-se pelo seu ambiente tranquilo. Ainda que o areal seja, em algumas zonas, ocupado pelas cadeiras dos resorts ali existentes a praia é suficientemente extensa e não tivemos qualquer dificuldade em encontrar um cantinho para nos instalarmos. 





.SINA'S BEACH
Se existem locais que depois de surgirem no nosso caminho de forma inesperada e se transformam em memórias épicas que fazemos questão de guardar para lá do momento em que aconteceram, então a nossa passagem pela Sina's Beach é definitivamente uma dessas experiências. Este pequeno areal situado algures na costa Sul de Langkawi é na nossa opinião um dos mais belos da ilha e mesmo que o acesso não seja fácil, valeu a pena incluir este pequeno paraíso no nosso roteiro. 





.PANTAI KOK
Acordar cedo e iniciar o dia na lindíssima Pantai Kok foi uma das experiências que  marcou a nossa estadia em Langkawi. Estender as toalhas no areal quase deserto, ir a banhos, desfrutar da paisagem envolvente e não ter pressa de abandonar esta que é considerada uma das mais belas praias da ilha foi (para nós) uma espécie de momento perfeito que fizemos questão de prolongar para lá do que inicialmente havíamos planeado. 





INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGAR A LANGKAWI:
  • DESDE KUALA LUMPUR: A viagem de autocarro entre a capital da Malásia e Langkawi é, segundo percebemos, a opção mais económica e conveniente para realizar este trajeto. No nosso caso optámos pelo bus direto entre o Terminal Bersepadu Selatan (TBS) de Kuala Lumpur e o Terminal Rodoviário de Kuala Perlis (situado a uma curta distância do porto). O trajeto demora aproximadamente 7 horas a ser realizado e tem um custo que pode variar entre os RM40 e os RM60. Uma vez no porto de Kuala Perlis adquirimos o ingresso (RM18) e aguardámos alguns momentos pela saída do ferry que finalmente nos levaria ao destino desejado. 
  • DESDE (GEORGE TOWN) ILHA DE PENANG: Para este trajeto o primeiro passo foi apanhar o ferry entre a Ilha de Penang e o porto marítimo de Butterworth. Esta etapa teve uma duração de pouco mais de 10 minutos e um custo de RM2. Uma vez em Butterworth percorremos a curta distância que separa o porto e o terminal rodoviário (Penang Sentral Butterworth) onde depois de adquirirmos o devido ingresso (RM20) embarcámos numa viagem de cerca de duas hora e meia de autocarro até ao terminal de Kuala Perlis (situado a uma curta distância do porto). No porto de Kuala Perlis adquirimos o ingresso (RM18) e depois de uma alguns momentos de espera apanhámos o barco que nos transportou até à ilha de Langkawi.

.ONDE DORMIMOS EM LANGKAWI: 
Por se tratar de um dos destinos turísticos mais visitados na Malásia percebemos que seria relativamente fácil encontrar em Langkawi um alojamento que satisfizesse os nossos critérios de exigência. Durante os dias que ali permanecemos elegemos uma pequena guesthouse situada a dois passos do magnífico areal de Pantai Cenang. O Izz Room Motel encontra-se também relativamente perto de restaurantes, lojas e supermercados

.COMO NOS DESLOCÁMOS EM LANGKAWI:
Langkawi é uma ilha relativamente grande e de forma a conseguirmos explorar todos os locais assinalados no nosso roteiro optámos por alugar uma mota durante uma boa parte da nossa estadia. Esta opção foi sem dúvida uma aposta ganha uma vez que nos permitiu ter alguma liberdade, gerindo assim o nosso tempo e ritmo.
No último dia em Langkawi recorremos aos serviços das sempre práticas plataformas digitais de táxis Uber/Grab para viajar entre o alojamento e o aeroporto. À semelhança do que já havia acontecido em outras regiões da Malásia a experiência foi bastante positiva

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR LANGKAWI:
A ilha de Langkawi pode ser visitada durante praticamente todo o ano, contudo o período que se estende entre os meses de Dezembro e Março é por norma aquele em que a meteorologia se revela mais propícia para tirar partido da beleza que caracteriza esta região do país. Ainda que o clima húmido se revele uma constante o risco de precipitação nesta altura do ano é menor. As temperaturas são também mais amenas durante estes quatro meses. 




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário