sábado, 23 de março de 2024

LANGKAWI - O QUE MAIS GOSTÁMOS DE FAZER E VISITAR


Dávamos ainda as primeiras pinceladas na organização da nossa viagem pela Malásia e já olhávamos para Langkawi como uma espécie de artista cabeça de cartaz que merecia ser colocado num local de destaque no roteiro que viria a ser traçado. Cada nova pesquisa resultava, na maioria dos casos, num fortalecimento do desejo de visitar este pequeno pedaço de paraíso que nos acenava com algumas das mais belas praias do país, com pessoas hospitaleiras, com trilhos na floresta e com uma variedade culinária capaz de ameaçar o equilíbrio da nossa nossa massa corporal. Plenamente conscientes de que nos tempos que correm Langkawi se destaca por ser um dos mais movimentados destinos turísticos da Malásia mantivemos os planos e reservámos uma mão cheia de dias para conhecer, sentir e saborear cada uma das faces desta ilha situada a dois passos da fronteira com a Tailândia. 







4 DIAS EM LANGKAWI - A NOSSA SUGESTÃO DE ROTEIRO

.VISITAR LANGKAWI - DIA 1

.APANHAR O TELEFÉRICO E DESLUMBRARMO-NOS COM AS VISTAS A PARTIR DA LANGLAWI SKY BRIDGE
Visitar a Sky Bridge foi certamente uma das experiências mais incríveis que tivemos durante a nossa passagem por Langkawi. A subida é realizada a "bordo" daquele que é considerado o teleférico mais inclinado do planeta que numa viagem épica nos transportou até um dos pontos mais altos da ilha. A vertiginosa ponte, suspensa entre dois picos, ergue-se a 660 metro acima do nível do mar e proporciona ao visitante uma vista privilegiada sobre uma boa parte da ilha.  




.PASSEAR CALMAMENTE NA ORIENTAL VILLAGE DEPOIS DE SUBIR À SKY BRIDGE 
Depois das emoções causadas não só pela viagem de teleférico mas também por termos caminhado sobre a impressionante ponte suspensa, soube-nos bem passear calmamente no bem arranjado complexo comercial situado na base da montanha. Para além das muitas loja (na sua maioria) de souvenirs no espaço também existe uma pequena zona de restauração onde acabámos por aconchegar o estômago com uma simples mas deliciosa refeição. 

 


.CAMINHAR ATÉ À SEVEN WELLS WATERFALL E TOMAR BANHO NOS DIVERSOS NÍVEIS DA CASCATA
Escondida por entre a densa selva que povoa esta zona da ilha surge no nosso campo de visão a Seven Wells Waterfall que segundo percebemos é a maior queda de água de Langkawi. Depois de percorrer um curto trilho alcançamos, por fim, a primeira de várias piscinas naturais que dão nome a esta bonita cascata. Não resistimos e fomos-nos refrescando nos diversos níveis antes de alcançarmos a grande parede de pedra ao longo da qual (por nos encontrarmos na estação seca) só escorregava um pouco impressionante fio de água.




.VISITAR A LINDÍSSIMA SINA'S BEACH E TER O AREAL DESTE PEQUENO PARAÍSO SÓ PARA NÓS
Se existem locais que depois de surgirem no nosso caminho de forma inesperada e se transformam em memórias épicas que fazemos questão de guardar para lá do momento em que aconteceram, então a nossa passagem pela Sina's Beach é definitivamente uma dessas experiências. Este pequeno areal situado algures na costa sul de Langkawi é na nossa opinião um dos mais belos da ilha e mesmo que o acesso não seja fácil, acabámos por regressar (por mais duas vezes) ao local depois da primeira visita.  




.DAR UM MERGULHO EM PANTAI CENANG ENQUANTO ASSISTÍAMOS AO PÔR-DO-SOL 
Depois de um "primeiro" dia repleto de atividade era altura de descomprimir e o areal da sempre movimentada Pantai Cenang revelou-se o local perfeito para assistirmos ao momento em que o sol cruza a linha do horizonte. Pela sua localização esta é uma das praias mais famosas da ilha e ao final da tarde enche-se de visitantes e habitantes locais que ali se deslocam para um refrescante mergulho. O ambiente que ali se vive é realmente agradável e acabámos por repetir a experiência por diversas vezes durante a nossa estadia em Langkawi. 





.VISITAR LANGKAWI - DIA 2

.INICIAR O DIA COM UM MERGULHO REFRESCANTE EM PANTAI KOK BEACH
Acordar cedo e iniciar o dia na lindíssima Pantai Kok foi outra das experiências que  marcou a nossa estadia em Langkawi. Estender as toalhas no areal quase deserto, ir a banhos, desfrutar da paisagem envolvente e não ter pressa de abandonar esta que é considerada uma das mais belas praias da ilha foi (para nós) uma espécie de momento perfeito que fizemos questão de prolongar para lá do que inicialmente havíamos planeado. 




.AINDA QUE DE PASSAGEM GOSTÁMOS DE LANÇAR O OLHAR SOBRE A MAHA TOWER
Já na área urbana de Kuah, a dois passos da costa, ergue-se esta torre com uma arquitetura elegante que proporciona, a quem assim pretender, vistas privilegiadas não só sobre esta zona da cidade como também sobre o Mar de Andamão. 




.VISITAR A EAGLE SQUARE (DATARAN LANG) E APRECIAR A ESTÁTUA DO PRINCIPAL SÍMBOLO DA ILHA
Na zona ribeirinha da principal cidade de Langkawi ergue-se a imponente estátua de uma águia. A Eagle Square representa aquele que é considerado um dos símbolos da ilha e foi local de paragem obrigatória no dia que reservamos para conhecer Kuah.   




.DELICIARMO-NOS COM A STREET FOOD DE LANGKAWI NUMA QUALQUER BANCA DE RUA
Viajar é também experimentar e sentir os temperos da comida típica de uma cidade ou país e nós, amantes de sabores exóticos, fazemos na maioria dos casos questão de enriquecer o nosso conhecimento no que à gastronomia diz respeito. Em Langkawi, assim como por toda a Malásia, optámos por realizar as nossas refeições em pequenas bancas de rua nas quais para além de se comer bem e barato também nos deu a oportunidade de estar mais perto das gentes locais. 




.SOUBE-NOS BEM UM PASSEIO DE FINAL DE TARDE NO BEM ARRANJADO LAGENDA PARQUE 
Ao final da tarde, quando as temperaturas desceram um pouco, soube-nos bem passear no bem arranjado jardim existente no extremo Sul de Kuah. Percorremo-lo em toda a sua extensão aproveitando as muitas sombras criadas pela luxuriante vegetação nele presente e aqui e ali acabámos por nos deparar com alguns bonitos "cantinhos" assim como alguns exemplares de aves de aparência exótica. 




.TERMINAR O DIA NA PRAIA PANTAI TENGAH COM MAIS UM PÔR-DO-SOL MEMORÁVEL  
Em Langkawi não faltam locais onde é possível assistir ao pôr-do-sol. Hoje escolhemos a praia Pantai Tengah para, de forma tranquila, testemunhar o momento quem que o sol se esgueira para outras latitudes. Depois de mais um refrescante mergulho, sentámo-nos no areal e com uma cerveja na mão mantemos o olhar focado no horizonte. Pouco a pouco o mar e toda paisagem envolvente é tomada por uma quase infinita paleta de tons laranja que assinalam o final de mais um dia memorável. 




.VISITAR LANGKAWI - DIA 3

.PASSAR A MANHÃ EM TANJUNG RHU E NÃO TER PRESSA DE DIZER ADEUS A ESTE PEQUENO PARAÍSO 
Ás primeiras horas da manhã rumámos à região Norte da ilha com o objetivo de visitar aquela que tantas vezes nos descreveram como uma das mais belas praias de Langkawi. Encravada entre a selva e as águas do Estreito de Malaca, Tanjung Rhu situa-se numa área remota, relativamente distante dos principais pontos turísticos e como tal destaca-se pelo seu ambiente tranquilo. Ainda que o areal seja, em algumas zonas, ocupado pelas cadeiras dos resorts ali existentes a praia é suficientemente extensa e não tivemos qualquer dificuldade em encontrar um cantinho para nos instalarmos. 




.DEPOIS DE UM PASSEIO PELA FLORESTA SOUBE BEM REFRESCAR O CORPO NA DURIAN PERANGIN WATERFALL
Ainda que as altas temperaturas nos forcem a abrandar o ritmo e o caminho seja (quase) sempre a subir não encontrámos dificuldades de maior para alcançar a bonita Durian Perangin Waterfall. No meio de uma densa floresta ergue-se uma enorme parede rochosa que durante a época das chuvas é certamente tomada por um vistoso lençol de água que se vai desdobrando encosta abaixo, dando vida ás diversas piscinas naturais ali presentes e que hoje se encontram praticamente secas. Com o calor a apertar não resistimos e acabámos por nos refrescar num local onde a água ainda se mantinha em níveis que permitiam um mergulho. 




.PERDERMO-NOS POR ENTRE AS CORES, PERFUMES E SABORES PRESENTES NO TEMONYONG NIGHT MARKET
Era quinta-feira e percebemos que a dois passos do nosso alojamento decorria um dos mercados noturnos que todas as noites surgem numa área especifica da ilha. Percorremos o curto trajeto que nos separava do local desejado e perdemo-nos por entre as inúmeras bancas onde a comida típica do país é vendida a preços bastante reduzidos. Não resistimos ao que foi surgindo no nosso caminho e acabámos por exagerar nas compras, aconchegando o estômago um pouco para além do que seria desejável. 




.VISITAR LANGKAWI - DIA 4

.VISITAR A SANDY SKULLS BEACH (PASIR TENGORAK BEACH) LOGO PELA MANHà
Situada na costa Norte da ilha a Sandy Skulls Beach é essencialmente utilizada por habitantes locais. Este bonito areal rodeado de vegetação foi o sitio escolhido para passarmos a manhã daquele que seria o nosso último dia em Langkawi. Pela sua localização este é um dos pontos da Malásia que mais se aproxima da Tailândia e as ilhas que se alinham no horizonte fazem na realidade parte do território deste país vizinho. Uma vez que chegámos cedo tivemos a oportunidade de ter o espaço só para nós durante o primeiro par de horas que ali permanecemos.




.A TEMURAN WATERFALL NÃO IMPRESSIONOU MAS TAMBÉM NÃO DEMOS A VIAGEM POR PERDIDA
A nossa passagem pela costa Norte de Langkawi permitiu-nos conhecer outra das cascatas existentes na ilha. Situado a uma curta distância da Sandy Skull Beach este local revelou-se uma ótima opção para realizarmos mais uma curta caminhada na floresta que culminou junto a uma grande encosta rochosa por onde só escorria um fino cordão de água que mal chegava para alimentar a piscina natural situada na base. Estamos na estação seca e à semelhança das cascatas que visitámos nos dias anteriores também a Temuran Waterfall não impressionou, ainda que tivéssemos conseguido refrescar o corpo num pequeno charco. 




.ASSISTIR AO PÔR-DO-SOL NUMA DAS ESPLANADAS QUE SE ALINHAM NO AREAL DA PANTAI CENENG
Pantai Cenang é seguramente a praia mais conhecida e movimentada de Langkawi. Ao longo do extenso areal alinham-se inúmeros bares e restaurantes que a cada novo final de tarde se enchem de turistas que ali convivem depois de um longo dia de atividade. No nosso último dia em Langkawi decidimos assistir ao pôr-do-sol sentados sobre a areia naquela que nos pareceu ser a mais bela e animada esplanada da praia. Bebe-se um refresco, escutam-se ritmos ocidentais e de olhos postos no horizonte relembramos cada um dos momentos que marcaram esta viagem.  




.VISITAR O NIGHT MARKET PADANG MATSIRAT E VOLTAR A SENTIR OS DELICIOSOS SABORES LOCAIS
Antes de nos despedirmos de Langkawi ainda queríamos voltar a sentir os perfumes e os sabores da região. Pegámos na mota e rumámos ao mercado noturno de Padang Matsirat no qual, mais uma vez, nos deliciámos com a sempre apetitosa comida local. A escolha é variada e à medida que percorremos o espaço vamos petiscando, saboreando e aconchegando o estômago com o que vemos exposto nas muitas bancas ali presentes.  




INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGAR A LANGKAWI:
  • DESDE KUALA LUMPUR: A viagem de autocarro entre a capital da Malásia e Langkawi é, segundo percebemos, a opção mais económica e conveniente para realizar este trajeto. No nosso caso optámos pelo bus direto entre o Terminal Bersepadu Selatan (TBS) de Kuala Lumpur e o Terminal Rodoviário de Kuala Perlis (situado a uma curta distância do porto). O trajeto demora aproximadamente 7 horas a ser realizado e tem um custo que pode variar entre os RM40 e os RM60. Uma vez no porto de Kuala Perlis adquirimos o ingresso (RM18) e aguardámos alguns momentos pela saída do ferry que finalmente nos levaria ao destino desejado. 
  • DESDE (GEORGE TOWN) ILHA DE PENANG: Para este trajeto o primeiro passo foi apanhar o ferry entre a Ilha de Penang e o porto marítimo de Butterworth. Esta etapa teve uma duração de pouco mais de 10 minutos e um custo de RM2. Uma vez em Butterworth percorremos a curta distância que separa o porto e o terminal rodoviário (Penang Sentral Butterworth) onde depois de adquirirmos o devido ingresso (RM20) embarcámos numa viagem de cerca de duas hora e meia de autocarro até ao terminal de Kuala Perlis (situado a uma curta distância do porto). No porto de Kuala Perlis adquirimos o ingresso (RM18) e depois de uma alguns momentos de espera apanhámos o barco que nos transportou até à ilha de Langkawi.

.ONDE DORMIMOS EM LANGKAWI: 
Por se tratar de um dos destinos turísticos mais visitados na Malásia percebemos que seria relativamente fácil encontrar em Langkawi um alojamento que satisfizesse os nossos critérios de exigência. Durante os dias que ali permanecemos elegemos uma pequena guesthouse situada a dois passos do magnífico areal de Pantai Cenang. O Izz Room Motel encontra-se também relativamente perto de restaurantes, lojas e supermercados

.OS MERCADOS NOTURNOS DE LANGKAWI:
Por toda a ilha, em diversos dias e localizações, o anoitecer é sinónimo de mercados noturnos. De súbito as cores, os perfumes e uma quase infindável variedade de sabores tomam conta de um qualquer descampado, dando-lhe a vida que dificilmente mostrou durante o dia. Estes locais tão típicos desta zona do globo para além da energia contagiante que emanam, revelaram-se também o local perfeito para aconchegarmos o estômago com algumas das mais deliciosas comidas do país. 


.COMO NOS DESLOCÁMOS EM LANGKAWI:
Langkawi é uma ilha relativamente grande e de forma a conseguirmos explorar todos os locais assinalados no nosso roteiro optámos por alugar uma mota durante uma boa parte da nossa estadia. Esta opção foi sem dúvida uma aposta ganha uma vez que nos permitiu ter alguma liberdade, gerindo assim o nosso tempo e ritmo.
No último dia em Langkawi recorremos aos serviços das sempre práticas plataformas digitais de táxis Uber/Grab para viajar entre o alojamento e o aeroporto. À semelhança do que já havia acontecido em outras regiões da Malásia a experiência foi bastante positiva

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR LANGKAWI:
A ilha de Langkawi pode ser visitada durante praticamente todo o ano, contudo o período que se estende entre os meses de Dezembro e Março é por norma aquele em que a meteorologia se revela mais propícia para tirar partido da beleza que caracteriza esta região do país. Ainda que o clima húmido se revele uma constante o risco de precipitação nesta altura do ano é menor. As temperaturas são também mais amenas durante estes quatro meses. 

.FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS:
Quer a chegada ao país aconteça por via aérea, terrestre ou marítima os visitantes deverão preencher o MALAYSIA DIGITAL ARRIVAL CARDEste registo deverá ser realizado previamente, indicando (para além dos dados pessoais) as datas de entrada e saída, o hotel assim como algumas informações relativas à saude do passageiro. À chegada ao país o visitante deverá igualmente estar munido de um passaporte com validade de pelo menos seis meses no qual será carimbada a devida autorização de entrada/permanência no país.



PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário