segunda-feira, 17 de novembro de 2014

.BRAN CASTLE-TRANSILVÂNIA



O Castelo de Bran fica situado a uma curta distância da cidade de Brasov,numa área de floresta na fronteira da Transilvânia com a Valáquia.
Esta fortaleza ficou famosa devido ao facto de ter servido de inspiração ao filme de Hollywood "O Dracula de Bram Stocker"e a partir do qual se criou o mito de que o príncipe Vlad Tepes (o famoso Dracula que nunca foi vampiro) terá vivido aqui.
Ao contrário do que muitos possam pensar este não é o castelo do Dracula (o verdadeiro chama-se Castelo Poienari e fica nas montanhas Fagaras).Seja como for e uma vez que estávamos em Bucareste não resistimos e resolvemos dar um "saltinho" a este local mítico.



Vlad Tepes

Depois de alguma procura descobrimos que saem diariamente de Bucareste diversos tours em direção aos Castelos de Bran e Peles.

Inicialmente até achámos a ideia interessante o pior foi quando reparamos no preço da excursão...75 euros por pessoa com transporte e bilhetes incluídos e 65 euros só com o transporte!
Por muito que desejássemos conhecer o tão afamado castelo esta opção foi quase de imediato descartada pois achamos o preço exageradamente elevado.Começámos então a procurar alternativas e após algumas pesquisas percebemos que era possível fazer o trajecto em transportes públicos o que incluía apanhar o metro,comboio,bus e uma mini van.Logo de imediato tivemos a consciência de que não ia ser fácil lá chegar e de que iríamos perder muito tempo nas deslocações mas o desafio era aliciante e fomos com a ideia para a frente!




Sendo assim,o nosso terceiro dia em Bucareste foi passado totalmente fora de Bucareste.

Acordamos bem cedo porque iríamos precisar de mais ou menos 4 horas para chegar ao nosso destino.Como ficámos alojados no centro da cidade,tivemos de apanhar o metro até à Gara de Nord de onde partem os comboios para diversos pontos do país incluindo Brasov, o local onde queríamos chegar.
Esta viagem é espetacular uma vez que nos afastamos da capital e entramos numa parte da Roménia onde o desenvolvimento ainda praticamente não chegou,e abundam campos agricultas rodeados de montanhas cobertas de extensas florestas.
Gara de Nord




Interior da Gara de Nord

Desde que deixámos Bucareste até chegarmos a Brasov passaram cerca de três horas e meia e assim que o comboio parou na estação,saímos rapidamente para tentar apanhar o bus  23b com destino à autogara 2 de onde saem os minibuses para o castelo.

Depois de uma odisseia de quase cinco horas chegámos finalmente e o cenário não podia ser mais incrível.Diante nós tínhamos o famoso castelo de Bran,que se encontra no alto de uma colina rodeado por uma floresta que parece não ter fim.
Obviamente este local é extremamente procurado por turistas e toda a área ao redor da entrada mais parece uma feira tal é o numero de bancas e lojas que vendem todo o tipo de "lembranças" todas elas com um único tema:O Dracula. 







A historia deste castelo começou a escrever-se em 1377 altura em que foi construído com o objectivo de proteger as montanhas que rodeavam esta área e aproveitando a sua localização estratégica foi também usado como ponto de cobrança de taxas num período que esta zona era local de passagem de caravanas comerciais.

No sec.XV aparece a única ligação deste local com o príncipe Vlad Tepes (Dracula) que utilizou a fortaleza para se refugiar nas masmorras quando os Otomanos controlavam a Transilvânia.
Mais tarde em 1921 passou para a jurisdição da cidade de Brasov que por sua vez o "ofereceu" à monarquia Romena e passou a ser a residência oficial da rainha Marie e o mobiliário que hoje existe no seu interior é maioritariamente desse período.
Quem estiver interessado em comprar o castelo é aproveitar o momento pois o edifício e os jardins envolventes estão á venda pela módica quantia de 58 milhões de euros (coisa pouca).


Exterior


Exterior

Para falar verdade ficámos um pouco desiludidos não com a visita em si mas com a parte interior do castelo visto que estávamos à espera de encontrar algo mais sinistro,mais ao estilo de Hollywood com quartos e salas escuras repletas de velas e o que vimos foi  exatamente o contrário.

Aqui ficam algumas fotos que mostram a aparência atual do Castelo de Bran.



Pátio Interior


Pátio Interior


Pátio Interior


Salas Interiores


Salas Interiores


Salas Interiores


Salas Interiores


Salas Interiores
Passagem secreta que liga o andar inferior ao piso superior

-Preço do ingresso-25 Lei
-Horario de abertura:1 de Outubro a 31 Março
                               .Segunda-feira das 12:00 as 16:00
                               .De terça-feira a domingo das 09:00 as 16:00
                               1 de Abril a 30 de Setembro 
                               .Segunda-feira das 12:00 as 18:00
                               .De terça-feira a domingo das 09:00 as 18:00Site internet:http://www.bran-castle.com


No final da visita ficamos satisfeitos apesar de não ser bem isto que estávamos à espera.
Seja como for,concretizamos o nosso desejo de conhecer o Castelo de Bran e por metade do preço pedido pelas agencias de viagem.
Assim acaba a nossa curta estadia na Roménia.

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na pagina do Diario das Viagens no Facebook.

****Os preços e horários apresentados são referentes ao período da nossa passagem (Novembro de 2014) e obviamente estão sujeitos a alterações.

Sem comentários:

Enviar um comentário