sexta-feira, 8 de junho de 2018

ILHA DA MADEIRA - 30 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS QUE DEVE INCLUIR NO SEU ROTEIRO

O que visitar na ilha da Madeira

Algures no meio do Oceano, já ao largo do continente africano, ergue-se uma pequena porção de terra com picos montanhosos tão altos que em certos casos chegam mesmo a elevar-se para lá do nível das nuvens. Um jardim selvagem que se desenvolve a seu bel-prazer e no qual imperam densas florestas que alimentadas por níveis de humidade acima da média acabaram por dar origem a espécies botânicas raras. A ilha da Madeira é um paraíso natural único que por culpa da sua aparência quase jurássica poderia muito bem ter sido escolhida para servir de cenário a uma qualquer produção cinematográfica. Os tons verdes estão presentes um pouco por todo o território, resultando numa predominância monocromática tão vasta quanto indescritível que nos alimenta o olhar até à exaustão
Mas neste enquadramento paisagístico singular também há lugar para piscinas naturais, tubos de lava e escarpas rochosas que para além de nos lembrarem as origens vulcânicas da ilha contribuem igualmente para a sua projeção turística a nível internacional.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira

Para além da vertente natural a ilha da Madeira é famosa pelas incríveis imagens dos fogos de artifício que acontecem aquando da passagem de ano e pelo clima temperado que convida a uma visita em qualquer altura do ano.

Ainda que sejam muitos os pontos de interesse existentes neste pequeno território insular, optámos por destacar neste artigo uma lista de locais, experiências e atividades que na nossa opinião devem fazer parte do roteiro de quem pretende tirar o máximo partido da sua passagem pela Ilha da Madeira.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


3O LOCAIS E EXPERIÊNCIAS A NÃO PERDER NA ILHA DA MADEIRA
AS NOSSAS SUGESTÕES:

.ADMIRE UM MAR DE NUVENS INFINITO A PARTIR DO PICO DO AREEIRO OU DO PICO RUIVO
Estes dois picos estão entre os mais altos da ilha da Madeira e como tal o ponto mais elevado encontra-se frequentemente acima do nível das nuvens, proporcionando assim uma das experiências mais incríveis que testemunhará durante a sua passagem pela Madeira. Quer no Pico do Areeiro quer no Pico Ruivo existem diversos miradouros de onde (especialmente ao nascer-do-sol) é possível contemplar este espetáculo singular apelidado de mar de nuvens. 

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.PERCORRA O TRILHO QUE LIGA O PICO RUIVO AO PICO DO AREEIRO
De entre os muitos trilhos que é possível realizar na ilha da Madeira este será com toda a certeza um dos mais belos. O trajeto é linear e estende-se por aproximadamente 10 Km's (o dobro se optar por regressar ao ponto de partida), conduzindo o caminhante através das incríveis paisagens montanhosas do maciço central, que em certas ocasiões têm o poder de nos deixar sem palavras.
Tendo em conta a nossa experiência, sugerimos que inicie a caminhada logo após o nascer-do-sol, altura em que algumas parcelas do percurso ainda se encontram cobertas por uma densa e misteriosa neblina. 
Para os amantes de caminhadas, o trilho que liga o Pico Ruivo (1861 m) ao Pico do Areeiro (1817 m) é definitivamente uma das atividades a ter em conta. 
.A CRÓNICA SOBRE A CAMINHADA QUE REALIZÁMOS ENTRE O PICO RUIVO E O PICO DO AREEIRO PODE SER LIDA AQUI.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.SUBA AO MIRADOURO DA EIRA DO SERRADO E LANÇE O OLHAR SOBRE O VALE DE CURRAL DAS FREIRAS
Situado a mais de 1000 metros de altitude o Miradouro da Eira do Serrado proporciona vistas espetaculares sobre uma boa parte das cadeias montanhosas que compõem o maciço central da ilha da Madeira. Lá em baixo, abraçada por dezenas de picos rochosos cobertos de vegetação, surge a pequena aldeia de Curral das Freiras que assim à primeira vista parece isolada do resto do mundo.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.FIQUE A SABER TUDO SOBRE O VINHO DA MADEIRA COM UMA VISITA AO BLANDY'S WINE LODGE
A Madeira tem uma longa história na produção de vinhos e o legado da importância que a região conquistou no panorama vinícola internacional ainda se mantém inalterável com exportações constantes para os quatro cantos do mundo. Não podemos então deixar de sugerir uma visita ao Blandy's Wine Lodge de forma a enriquecer o seu conhecimento não só sobre a produção mas também sobre a história deste que é considerado um dos mais valiosos tesouros da região. 

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.APANHE O TELEFÉRICO E VÁ CONHECER OS JARDINS TROPICAIS DO MONTE PALACE
Depois de uma agradável viagem de teleférico chegará a um dos mais bonitos espaços da ilha da Madeira. O complexo do Monte Palace acolhe um museu no qual estão expostas diversas peças e estátuas provenientes do Zimbábue assim como uma valiosa coleção de minerais provenientes dos quatro cantos do mundo. A área exterior é, na nossa opinião, a jóia da coroa, uma vez que se encontra ocupada por bem arranjados jardins onde crescem flores, plantas e árvores tropicais que encontraram nesta região as condições climáticas ideais para o seu desenvolvimento. 
Não deixe também de caminhar ao redor do grande lago e de interagir com os majestosos cisnes que dão um ar ainda mais exótico a este local incrível.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.REGRESSE AO CENTRO DO FUNCHAL NOS TÍPICOS CARROS DE CESTO
Depois de visitar a os Jardins Tropicais do Monte Palace e a bonita Igreja da Senhora do Monte não precisará de se deslocar mais de uma mão cheia de metros para que tenha a oportunidade de realizar uma das mais marcantes experiências que a ilha da Madeira proporciona a quem a visita. Adquira o devido ingresso e assim que chegar a sua vez sente-se num dos carros de cesto ali presentes. A descida faz-se na companhia de um par de carreiros que conduzem aquela espécie de veículo através das inclinadas ladeiras asfaltadas até uma área já bem próxima do centro histórico do Funchal.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.ASSISTA AO NASCER-DO-SOL NO MIRADOURO DA PONTA DE SÃO LOURENÇO
Por se encontrar orientada para oriente, a península vulcânica da Ponta de São Lourenço é para nós um local especial e para onde já nos dirigimos por diversas vezes para assistir ao nascer-do-sol. De olhos postos no horizonte o grande astro  ergue-se sobre as águas do oceano, cobrindo de tons laranja cada pedaço daquela paisagem de aspeto lunar. Por se tratar de um ponto onde o vento sopra com alguma intensidade e para evitar acidentes desnecessários, sugerimos que não se aproxime demasiado dos limites das falésias. 

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.PERCORRA AS PAISAGENS VULCÂNICAS DA PONTA DE SÃO LOURENÇO
O trilho da Vereda da Ponta de São Lourenço (PR8) que percorre uma bonita península situada na zona oriental da ilha é na nossa opinião uma das caminhadas mais bonitas e fáceis de realizar, mesmo para quem não tem grande preparação física. O trajeto tem uma extensão total de aproximadamente 7Km's (ida e volta) e conduz-nos através de vertiginosas escarpas vulcânicas delimitadas pelas águas do Oceano Atlântico. Ao contrário do que acontece no restante território, aqui quase não existe vegetação e é o solo de tom acastanhado que predomina, dando-nos a ideia de que por momentos viajámos para um destino completamente distinto.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.VISITE O MACHICO E CONHEÇA O SITIO ONDE CHEGARAM OS MARINHEIROS QUE DESCOBRIRAM A MADEIRA 
No início do século XV um grupo de marinheiros portugueses alcançou estas terras depois de uma tempestade os ter desviado da rota original que os conduzia em direção à costa africana. João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira eram na altura os responsáveis de uma expedição que acabou, num acaso do destino, por descobrir um dos mais valiosos tesouros do território português. Podemos então imaginar que talvez tenha sido na praia de São Roque que os tais navegadores deram os primeiros passos neste novo mundo e hoje, cada um dos visitantes do presente, terá a oportunidade de caminhar sobre os terrenos que outrora deram as boas vindas ao grupo de homens que deram início à história da ilha da Madeira. 

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.TENHA UM VISLUMBRE DA COSTA NORTE DA ILHA A PARTIR DO MIRADOURO DO GUINDASTE
O miradouro do Guindaste será muito provavelmente aquele que melhores vistas oferece sobre as escarpas rochosas da costa Norte da Ilha. Esta estrutura composta por duas plataformas de ferro e vidro desafia as vertigens dos visitantes mais sensíveis, uma vez que o pavimento transparente se prolonga por uma distância considerável sobre as águas do Oceano Atlântico.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.VISITE AS TÍPICAS CASAS DA ILHA DA MADEIRA NA PITORESCA ALDEIDA DE SANTANA
Visitar as casas típicas situadas na aldeia de Santana é desde há muito um dos principais pontos de interesse de quem passa em turismo pela Ilha da Madeira. Ainda que estas pequenas construções coloridas de forma triangular sejam cada vez mais raras, a verdade é que neste local a tradição foi preservada, dando-nos assim a oportunidade de ficar a conhecer um pouco mais da história da região. A área é realmente muito fotogénica até porque para além da beleza desta espécie de casinhas de bonecas os espaços envolventes também se encontra ocupados por bem arranjados jardins. 

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.PERCORRA A VEREDA DOS BALCÕES E NO FINAL DISFRUTE DAS MAGNÍFICAS VISTAS
Se gostava de realizar um dos muitos percursos pedestres existentes na ilha mas acha que a sua condição física não permite que se lance em grandes aventuras, então sugerimos que percorra a facílima Levada dos Balcões. Com uma distância total de cerca de 3km's esta é talvez a mais acessível caminhada da Madeira que tem como ponto alto a chegada a um incrível miradouro situado num dos muitos picos montanhosos que compõem o maciço central.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.PERCORRA SEM PRESSAS A LINDÍSSIMA ESTRADA QUE LIGA SÃO JORGE E SÃO VICENTE 
A estrada que faz a ligação entre São Jorge e São Vicente é na nossa opinião um dos trechos costeiros mais bonitos da Madeira. Para além da passar por algumas das mais tradicionais aldeias da ilha a estrada ER101 presenteia-nos também com diversos miradouros nos quais podemos lançar o olhar sobre as vertiginosas arribas rochosas que dão forma à costa Norte do território. Ao logo do trajeto irá deparar-se com diversos parques de merendas. Escolha um com uma localização privilegiada e improvise um pic-nic com vista para o oceano. 

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.VISITE O CENTRO DE VULCANISMO DE SÃO VICENTE E CAMINHE NO INTERIOR DE UM TUBO DE LAVA
Estando num destino de origem vulcânica era impensável não incluir no roteiro uma visita ao Centro de Vulcanismo de São Vicente de forma a enriquecer o conhecimento sobre a geologia e a formação do arquipélago da Madeira. Para além da vertente pedagógica, neste local é também possível aceder ao interior da terra e caminhar ao longo de diversos tubos de lava criados por uma erupção que aconteceu à cerca de 400.000 anos. 

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.PASSE PELA PRAIA DO SEIXAL E CONHEÇA UM DOS MAIS BONITOS AREAIS DA ILHA
Com um enquadramento paisagístico único, a praia do Seixal é na nossa opinião uma das mais bonitas da ilha da Madeira. Neste cenário quase idílico destacamos os penhascos rochosos cobertos por uma densa vegetação que abraçam o pequeno mas vistoso areal e lhe dão um ar de paraíso selvagem. Não será certamente por acaso que este local tem vindo a atrair cada vez mais visitantes.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.NÃO SE DESPEÇA DA VILA DO SEIXAL SEM UMA VISITA ÁS PISCINAS NATURAIS 
Durante os meses de verão este será com certeza um dos locais que não deverá ficar de fora do roteiro de quem visita a Ilha da Madeira. Imagine um conjunto de piscinas naturais de origem vulcânica alimentadas pela água do oceano e onde o visitante poderá refrescar o corpo de forma tranquila num cenário singular. Siga a nossa sugestão e quando programar a sua passagem pela costa Norte da Madeira não se esqueça de incluir este pequeno paraíso na sua lista. 

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.DEIXE-SE IMPRESSIONAR PELAS FORMAÇÕES ROCHOSAS PRESENTES NA RIBEIRA DA JANELA
As formações rochosas presentes a dois passos da Ribeira da Janela são, na nossa opinião, um dos locais mais fotogénicos presentes na costa Norte da ilha. Para além de poderem ser avistados desde a praia, os impressionantes rochedos podem também ser apreciados a partir de uma espécie de miradouro ao qual se acede através de uma abertura na falésia. Devido à sua localização este é, durante os meses de verão, um excelente spot para assistir ao nascer-do-sol. 

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.REFRESQUE O CORPO NAS PISCINAS NATURAIS DE PORTO MONIZ
Por muitas praias extraordinárias que possam existir em todo o território, em Porto Moniz os banhos de mar têm lugar nas magníficas piscinas naturais. Das duas existentes neste pitoresco aglomerado habitacional situado na costa norte da ilha, gostámos sobretudo das mais antigas, criadas por formações rochosas de origem vulcânica e que se encontram a dois passos do Aquário da Madeira.
Apesar de bastante turístico, este é um local único que sem dúvida merece ser incluido no roteiro de quem pretende conhecer o melhor que a ilha tem para oferecer a quem a visita.  

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.SINTA A ENERGIA CONTAGIANTE DA BONITA CIDADE DO FUNCHAL
Apesar de ser a maior e mais importante cidade da ilha da Madeira, o Funchal mantém uma certa atmosfera rural onde todos se parecem conhecer. Esqueça os roteiros e deixe-se levar pelo instinto, percorrendo ao acaso as ruas ladeadas de edifícios históricos adornados com a típica pedra vulcânica. Acredite que quase sem dar por isso os museus, os restaurantes, o forte, os jardins, as igrejas ou até os mercados irão surgir naturalmente no seu caminho.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.VISITE O FORTE DE SÃO TIAGO NO FUNCHAL 
Ao passear pela zona costeira da cidade do Funchal o visitante irá, a certa altura, deparar-se com um imponente forte que se destaca por ser um valioso testemunho do passado, altura em que o território madeirense era visto como um valioso tesouro territorial que deveria ser defendido dos ataques inimigos. Com o passar dos séculos o espaço perdeu o seu papel bélico e hoje para lá das muralhas pintadas com um vistoso tom amarelado o espaço acabou por ganhar destaque no panorama turístico, uma vez que oferece uma perspetiva privilegiada sobre as águas do oceano Atlântico. 

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.DESLUMBRE-SE COM AS CORES, CHEIROS E SABORES PRESENTES NO MERCADO DOS LAVRADORES
Todos sabem que é turístico, com preços inflacionados pelas carteiras mais recheadas dos visitantes estrangeiros mas ainda assim, a visita ao Mercado dos Lavradores, não deixa de ser uma experiência única. Entre neste edifício histórico e alimente os seus sentidos com as cores, os sabores e os aromas das frutas exóticas ali presentes.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.VISITE O LINDÍSSIMO JARDIM BOTÂNICO DA MADEIRA
O Jardim Botânico da Madeira é um dos mais populares locais e um dos pontos de passagem obrigatória de que visita a ilha. O espaço encontra-se dividido em diversas áreas nas quais o visitante poderá passear calmamente por entre uma valiosa coleção de flores e plantas provenientes dos cinco continentes. Por se situar na zona do Monte as vistas sobre a cidade do Funchal são realmente espetaculares e valorizam ainda mais a passagem por este local. 

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.APROVEITE PARA APRECIAR A VIDA MARINHA DA REGIÃO NUM TOUR DE WHALE & DOLPHINS WATCHING
Com uma localização geográfica privilegiada, a Ilha da Madeira destaca-se por ser um local onde com alguma facilidade se avistam golfinhos e algumas espécies de baleias. Estes seres marinhos povoam as águas da região durante praticamente todo o ano mas é nos meses de verão que as populações aumentam e que os avisamentos acontecem de forma mais regular. Se a meteorologia e o roteiro traçado para a sua estadia o permitirem, sugerimos que realize um tour de Whale & Dolphins Watching de forma a ficar a conhecer melhor estes incríveis seres marinhos. No Funchal (zona da Marina) encontrará com toda a certeza alguns representantes das agências que organizam estes passeios.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.PERCORRA A LEVADA DO CALDEIRÃO VERDE E APROVEITE PARA VISITAR TAMBÉM O CALDEIRÃO DO INFERNO
Se gosta de caminhadas em plena comunhão com a natureza então não pode deixar de realizar a Levada do Caldeirão Verde (PR9). Este é um trajeto linear que se alonga por cerca de 13Km's (ida e volta) e uma vez que não apresenta grandes desníveis achamos que se realiza sem grandes dificuldades. Ao longo do percurso o caminhante percorre uma extensão considerável de floresta e passará por diversos túneis, cascatas e paisagens deslumbrantes. Se se sentir em forma e pretender prolongar um pouco mais o passeio acrescente 5Km's (ida e volta) e dê um "saltinho" até ao Caldeirão do Inferno. 
.A CRÓNICA SOBRE A NOSSA CAMINHADA AO LONGO DA LEVADA DO CALDEIRÃO VERDE PODE SER LIDA AQUI.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.AVENTURE-SE PELAS ESTRADAS QUE RASGAM A CORDILHEIRA CENTRAL E DESCUBRA PAISAGENS INCRÍVEIS
Para além das bonitas estradas que percorrem as áreas costeiras da ilha, existem dezenas de vias secundárias que atravessam as zonas mais interiores e que nos levam a conhecer as incríveis paisagens formadas pelas montanhas da cordilheira central. Estes caminhos, apesar de rurais, encontram-se em excelente estado e conduzem-nos através de pequenos lugarejos perdidos por entre picos rochosos cobertos de densa vegetação que quase parecem fazer parte de um qualquer mundo jurássico. 

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.FAÇA UMA VIAGEM A UM MUNDO DE FANTASIA NOS BOSQUES DA REGIÃO DO FANAL
Situada na zona Norte da ilha, a região do Fanal é conhecida pelos seus bosques seculares onde, por culpa da neblina quase constante, paira um certo ambiente de fantasia. As árvores de contornos fora do comum em conjunto com os musgos e com o espesso tapete relvado que cobre grande parte do solo, criam um enquadramento paisagístico singular. Os amantes de fotografia vão com toda a certeza adorar este local.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.ASSISTA AO PÔR-DO-SOL NO MIRADOURO DO CABO GIRÃO
A uma curta distância da cidade do Funchal, o Miradouro do Cabo Girão ergue-se a mais de 550 metros acima do nível do mar. Devido à sua localização a plataforma oferece vistas espetaculares sobre o Oceano Atlântico e também de uma boa parte das escarpas rochosas que dão forma à costa sul da ilha. Ainda que seja um dos principais pontos turísticos da Madeira, este local é um dos nossos favoritos para assistir ao pôr-do-sol. 

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.PERCORRA A INCRÍVEL LEVADA DAS 25 FONTES E DÊ TAMBÉM UM "SALTINHO" À CASCATA DO RISCO
A Levada das 25 Fontes (PR6) está entre os mais conhecidos e mais procurados percursos pedestres existentes na ilha da Madeira. A fama desta caminhada que se alonga por cerca de 10km's deve-se ao enquadramento paisagístico que a envolve e sobretudo à cascata que com a sua imponência presenteia os caminhantes que alcançam o final do trilho. Quando realizar o trajeto de volta ao ponto de partida siga as indicações e faça um pequeno desvio até à Cascata do Risco. Acredite que não se irá arrepender!
.A CRÓNICA SOBRE A NOSSA CAMINHADA AO LONGO DA LEVADA DAS 25 FONTES PODE SER LIDA AQUI.

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


.CONHEÇA A ALDEIA DE CÂMARA DE LOBOS E OS SEUS BARCOS DE PESCA COLORIDOS
A uma curta distância da cidade do Funchal situa-se a pequena aldeia de Câmara de Lobos que ainda hoje continua a ser um dos principais centros piscatórios da ilha. Aproxime-se da orla marítima e caminhe calmamente por entre as muitas embarcações de pesca coloridas que aguardam o momento de voltarem a ser lançadas ao mar para mais uma noite de faina. Antes de se despedir aproveite também para dar um agradável passeio por entre o casario e não se esqueça de beber uma poncha pois há quem afirme que foi neste local que "nasceu" a bebida mais tradicional da Madeira. 

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira
 
 
.DESCA ATÉ AO CALHAU DA LAPA E CONHEÇA COM UM DOS MAIS VALIOSOS TESOUROS DA ILHA
Este local é com toda a certeza um dos segredos mais bem guardados da ilha da Madeira. Na costa sul, a uma curta distância do Funchal, encontra-se um pequeno aglomerado habitacional ao qual se chega através de uma vertiginosa escadaria talhada numa vertente rochosa com várias dezenas de metros de altura. Depois de vencer o desnível e já com os pés quase dentro do oceano deparamo-nos com diversas casas que se prolongam para o interior da encosta e que segundo percebemos só são ocupadas nos meses de veraneio. O Calhau da Lapa foi uma das nossas mais recentes descobertas e pela singularidade do local onde se encontra não podia de forma alguma ficar de fora desta lista de sugestões. 

O que visitar na ilha da Madeira

O que visitar na ilha da Madeira


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

-QUANTOS DIAS SÃO NECESSÁRIOS?
A duração da estadia depende acima de tudo do ritmo e dos objetivos de cada um. 
Se o propósito da visita é ficar a conhecer a ilha da Madeira de forma superficial, passando sem grandes demoras pelos principais pontos de interesse, então pode dizer-se que quatro ou cinco dias serão suficientes. Contudo, se o visitante quiser aprofundar um pouco mais o conhecimento e, quem sabe, passar uns dias na Ilha de Porto Santo, então o melhor mesmo é prolongar o roteiro por duas ou três semanas. No nosso caso já tivemos a oportunidade de visitar a ilha da Madeira por duas ocasiões e mesmo assim estamos longe de poder dizer que vivenciámos tudo o que este pequeno paraíso tem para oferecer a quem o visita. Ainda que este pedaço de território insular aparente ter uma área relativamente reduzida, a verdade é que os quase 750 Km2 que o compõem guardam em si uma imensidão de surpresas que merecem ser saboreadas com o devido vagar.  

-QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR A ILHA DA MADEIRA?
A ilha da Madeira é um destino que, devido ao seu clima ameno, pode ser visitado durante praticamente todo o ano. Os meses de Junho, Julho e Agosto são por norma os mais quentes e nos quais se regista um maior fluxo de visitantes. Neste período os preços são mais elevados e o risco de congestionamento de turistas nos principais pontos de interesse é bastante maior.
Ainda que já tenhamos estado na ilha durante o mês de Dezembro, na nossa opinião Abril, Maio e Setembro são também excelentes opções, uma vez que para além da presença de visitantes ser menor, os preços são igualmente mais baixos e as temperaturas mais temperadas. 

-ONDE GOSTÁMOS DE DORMIR?
A ilha da Madeira tem sabido responder da melhor forma ao aumento da procura de alojamento que se vem registando nos últimos tempos.
As opções são muitas e variadas, com ofertas para todos os gostos e carteiras.
A nossa escolha recaiu sobre um local bem localizado, confortável e onde tivemos a oportunidade de confeccionar as nossas próprias refeições.
FX Hostel & Guesthouse Carvalhal foi o local que nos serviu de casa durante as nossas visitas e do qual só temos coisas boas a apontar.


-O QUE COMER E BEBER?
No que diz respeito à gastronomia, a Madeira é extremamente rica em pratos típicos, muitos deles ligados ao mar. De entre as muitas especialidades destacamos os Filetes de Peixe Espada e as deliciosas Lapas Grelhadas que em jeito de petisco podem ser acompanhadas por uma Cerveja Coral ou uma Brisa bem frescas.
Outras das delícias que podem ser degustadas numa qualquer passagem pela ilha são as Espetadas de Carne, o tradicional Bolo do Caco, o Bolo de Mel, o Vinho da Madeira e a inevitável Poncha.


-COMO SE DESLOCAR NA ILHA DA MADEIRA?
Apesar da rede de transportes rodoviários ser relativamente bem organizada e se estender a quase toda a ilha, a verdade é que para quem tem o tempo de certa forma limitado, esta opção poderá não ser a mais indicada.
Se pretender rentabilizar ao máximo as suas deslocações, então é melhor recorrer ao aluguer de uma viatura, lançando-se assim à descoberta das lindíssimas estradas da ilha, parando onde quiser e o tempo que pretender.
À chegada ao aeroporto o visitante terá ao seu dispor um número considerável de empresas de rent-a-car e se não teve a oportunidade de realizar a reserva antecipadamente (o que não aconselhamos) poderá então tentar fazê-lo nesse momento. 




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

4 comentários:

  1. Olá, já vi en passant as vossas fotos e sugestões de locais para visitar na Madeira, mas gostava de saber se me podiam ajudar a "montar" possíveis roteiros para fazer na ilha, já que não conheço nada lã e não sei o que é perto do quê, se é que me faço entender? :). Se tiverem um bocadinho, agradecia então que me dessem sugestões de roteiros para 3 dias, pois o outro deverá ficar para o Funchal apenas. Grata desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana.
      Para realizar este roteiro é importante alugar um carro.
      Pode guardar um dia para visitar o Funchal, aproveitando para experimentar os carros de cesto. Outro dia para a costa este da ilha com visitas a Machico, Ponta de S. Lourenço, Santana e regresso ao Faial com passagem pelo Pico do Areeiro e Pico Ruivo. O dia seguinte percorra a costa sul com passagens pelo Cabo Girão, Camara de Lobos e Curral das Freiras, aproveitando o final da tarde para conhecer mais um pouco do Funchal. O último dia percorra a costa norte pela belíssima estrada que liga Ponta Delgada a Porto Moniz. Aproveite para visitar as Grutas de S.Vicente e as piscinas naturais de Porto Moniz ou Seixal. Espero ter ajudado... Boa viagem.

      Eliminar
  2. Vou aproveitar estas dicas para fazer uma visita mais ou menos orientada, sedo que são apenas 5 dias "úteis". Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António. Esperamos que as informações lhe sejam úteis. Boa viagem.

      Eliminar