terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

TOURNAI - VISITAR A BÉLGICA QUE NÃO APARECE NOS GUIAS TURISTICOS

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica

A Bélgica é na nossa opinião um dos mais valiosos tesouros de uma Europa que pouco a pouco vai sucumbindo ao turismo de massas. Para falar verdade nunca duvidámos dos encantos deste incrível país, até porque ocasionalmente fomos saboreando pequenas porções deste variado banquete de beleza e autenticidade. 
Mas, como acontece na maioria dos casos, o que está a ser servido na mesa ao lado parece ter sempre um ar mais apetitoso e nós, de forma quase negligente, acabámos por nunca dar a devida atenção ao que tínhamos no nosso prato. 
Contudo o cenário alterou-se de forma inesperada e num ano em que as fronteiras se fecharam, optámos por não ficar parados e abrimos finalmente as portas para o país que nos acolheu. Sabíamos que para além das incontornáveis Bruxelas, Bruges, Gent e Antuérpia existiam muitas outras cidades que mereciam ser visitadas. 
Recolhe-se então o máximo de informação possível, fazem-se alguns contactos e traça-se uma longa lista de desejos na qual nunca hesitámos incluir a cidade de Tournai, situada a meia dúzia de quilómetros da fronteira com a França.  

Chegámos numa bonita manhã do mês de Fevereiro e connosco trazemos uma enorme vontade de descobrir o melhor que a cidade tem para oferecer.
Depois de uma breve passagem pelo posto de turismo, traçamos no mapa um roteiro que apesar de simples, não será certamente cumprindo na integra uma vez que gostamos sempre de deixar algum espaço para o improviso. Ainda assim os principais pontos de interesse estão lá, e desses, não vamos abdicar. 


Esta crónica para além de ser um testemunho fiel da nossa passagem pela cidade, é também a prova que devemos olhar para lá do óbvio, talvez porque na maioria dos casos os locais mais bonitos de um país ou de uma cidade nem sempre são aqueles que aparecem nos guias turísticos.
Arriscámos e Tournai foi uma aposta ganha!

O QUE VISITAR EM TOURNAI? -AS NOSSAS SUGESTÕES:

.CATHÉDRALE NOTRE-DAME DE TOURNAI
É impossível que este lindíssimo monumento religioso escape ao olhar de todos aqueles que visitam a cidade, muito por culpa das cinco torres que se destacam da paisagem citadina de Tournai. Se o exterior impressiona pela arquitetura imponente, o interior prima pela beleza de toda a decoração, da qual se destaca o altar principal assim como os coloridos vitrais presentes um pouco por todo o espaço.

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica


.GRAND-PLACE
Este é provavelmente o espaço público mais movimentado da cidade. Se a meteorologia estiver favorável, aproveite a oportunidade para se sentar numa das muitas esplanadas existentes de forma a contemplar a bonita arquitetura envolvente. É importante ter em conta que toda esta área foi totalmente reconstruída após os violentos bombardeamentos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial.

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica


.BELFRY (CAMPANÁRIO)
Situado num dos extremos da Grand-Place o Campanário de Tournai é (segundo os registos) o mais antigo do país. Não deixe passar a oportunidade de subir até ao ponto mais alto deste monumento histórico de forma a desfrutar das melhores vistas panorâmicas sobre a cidade. Tal como a Catedral de Notre-Dame também o Belfry está classificado pela UNESCO como património mundial. 

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica


.MUSÉE D'HISTOIRE NATURELLE DE TOURNAI
Apesar de pequeno, o Museu de História Natural de Tournai foi para nós uma agradável surpresa. O espaço encontra-se muito bem organizado e nas várias salas existentes o visitante tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre algumas das espécies animais presentes na natureza. Se viaja com crianças este é sem dúvida um dos locais que deverá incluir no seu roteiro. 

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica


.MUSÉE DES BEAUX-ARTS 
Se é amante de arte e tem algum tempo livre então o Museu de Belas Artes de Tournai é um dos locais que vai gostar de visitar aquando da sua passagem pela cidade. Para além de obras de diversos artistas da Flandres também é possível contemplar alguns quadros de Monet, Rubens, Van Gogh ou Manet.  

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica


.ÉGLISE SAINT-JACQUES
Depois da Catedral de Notre-Dame de Tournai, a Église Saint-Jacques foi aquela que mais gostámos de visitar. A imponente nave central tem o condão de nos fazer sentir pequenos enquanto a percorremos em direção ao altar iluminado pela luz que rasga os vistosos vitrais ali presentes. À nossa volta erguem-se dezenas de colunas de pedra bruta que sustentam os tectos abobadados que ao longo dos séculos testemunharam um sem número de acontecimentos que marcaram a história do país. 

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica


.MUSÉE D'ARCHÉOLOGIE
É neste museu que se encontram muitos dos objetos de outros tempos encontrados nas escavações realizadas nos terrenos da cidade. De entre os diversos tesouros expostos, o destaque vai para as peças de origem Gallo-Romana, originários de uma necrópole existente sobre a Grand-Place. 

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica


.ÉGLISE SAINT-QUENTIN
Situada no extremo mais amplo da Grand-Place, esta igreja foi uma da muitas vítimas dos bombardeamentos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Anos mais tarde acabou por ser reconstruída com uma aparência que se assemelha e um castelo. O aspeto interior é igualmente simples, decorado com diversas estátuas e quadros de cariz religioso. Tal como aconteceu com muitos monumentos da cidade também a Église Saint-Quentin foi erguida com pedra extraída dos terrenos que circundam Tournai.

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica

O que visitar em Tournai, Bruxelas Roteiro Bélgica


LOCAIS QUE NÃO VISITÁMOS MAS QUE VALE A PENA INCLUIR NO SEU ROTEIRO:


.PONT DES TROUS
Se está a preparar a sua visita a Tournai já percebeu certamente que esta ponte medieval é sem sombra de dúvidas uma das imagens de marca da cidade. Ainda assim o bonito monumento foi temporariamente desmantelado de forma a ser reerguido com algumas alterações que permitirão facilitar a navegação nesta área do rio Escalda.

.MUSÉE D'HISTOIRE MILITAIRE
Visitar este museu é fazer uma viagem através da historia militar não só da cidade de Tournai mas também do país. Em exposição encontram-se diversos tipos de armamento usado ao longo dos séculos, uniformes e documentos históricos que de uma ou outra forma fizeram parte de um passado bem distinto daquele que vivemos atualmente. 

.MAISON TOURNAISIENNE
Se quiser ficar a saber um pouco mais sobre a cultura assim como as tradições da cidade de Tournai, então este é um dos locais que deverá incluir no seu roteiro. 

.MUSÉE DE LA TAPISSERIE
A arte da tapeçaria tem uma forte presença nesta região e visitar este museu é uma ótima oportunidade para aprender um pouco mais sobre tudo o que a ela está relacionado. Para além de algumas obras mais recentes, está também em exposição uma valiosa coleção de tapetes datados dos séculos XV e XVI, altura em que a tapeçaria Belga era conhecida mundialmente.  

INFORMAÇÕES UTEIS: 

.COMO CHEGAR: 
Quase todos os que visitam Tournai, têm como ponto de partida a cidade de Bruxelas e na nossa opinião o comboio é sem dúvida o melhor meio de transporte para fazer a viagem. Desde a Gare Central da capital, o trajecto até Tournai tem uma duração de  aproximadamente uma hora.
Todas as informações sobre horários e preços deste serviço podem ser consultadas no site oficial dos Caminhos de Ferro da Bélgica.
Aos fins de semana os bilhetes de comboio têm uma tarifa especial que oferece um desconto de 50%.

.COMO SE DESLOCAR
Se não possui qualquer limitação motora, não terá dificuldades para se deslocar entre os principais pontos de interesse. O centro histórico de Tournai está circunscrito a uma área relativamente pequena que se percorre facilmente a pé.


-VISITÁMOS A CIDADE DE TOURNAI COM O APOIO DO TURISMO DE TOURNAI.



PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário