segunda-feira, 11 de outubro de 2021

BRATISLAVA - UM DIA NA CAPITAL DA ESLOVÁQUIA

Bratislava - O que visitar

Poucos são aqueles que se lançam numa visita demasiado longa a Bratislava. Um ou dois dias são por norma o tempo que um qualquer viajante dedica à capital da Eslováquia e tudo o que vai para além dessa janela temporal parece não ser justificado. A escassez de grandes pontos de interesse faz com que na maioria dos casos quem a visita chegue através da vizinha Viena, regressando ao ponto de partida ao final do dia. 
Ainda assim achamos que Bratislava não deverá, em caso algum, ser desvalorizada até porque apesar da sua falta de popularidade, a cidade faz questão de brindar todos os que a querem conhecer com um charme muito próprio e uma arquitetura que merece ser apreciada. 

Bratislava - O que visitar

Bratislava - O que visitar

Bratislava - O que visitar

Bratislava - O que visitar

Bratislava - O que visitar

Bratislava - O que visitar

Bratislava - O que visitar

É então para que tire o melhor partido da sua passagem pela capital da Eslováquia, que elegemos uma mão cheia de locais que para além de merecerem uma visita também serão facilmente alcançados, uma vez que o centro histórico se encontra circunscrito a uma área relativamente pequena. 

LOCAIS QUE PODE/DEVE VISITAR EM BRATISLAVA
AS NOSSAS SUGESTÕES:

PALÁC GRASSALKOVICH 
Este palácio de aparência modesta originalmente erguido em 1760 para ser o refúgio de verão do conde Anton Grassalkovich (um abastado aristocrata húngaro), é atualmente a residência oficial do Presidente eslovaco. Ainda que o complexo não se encontre aberto ao público é possível visitar de forma gratuita os jardins situados na área traseira.

Bratislava - O que visitar

Bratislava - O que visitar


HLAVNÉ NAMESTIE
O principal espaço público de Bratislava situa-se, como seria de esperar, bem no coração da cidade velha e na nossa opinião é o local ideal para sentir pela primeira vez o ambiente popular que paira nesta zona da capital eslovaca.
Para além dos bonitos edifícios que acolhem as embaixadas de diversos países, destacamos também a Torre do Campanário, a Fonte Maximiliano ou a Igreja dos Jesuítas

Bratislava - O que visitar

Bratislava - O que visitar


ESTÁTUAS DO CENTRO HISTÓRICO
Em diversos locais do centro histórico encontram-se uma mão cheia de estátuas que representam várias personagens que de alguma forma marcaram a história da cidade. Por entre aquelas que connosco se cruzaram destacamos o famoso "Man at Work", o Schöne Náci e o Soldado de Napoleão.

Bratislava - O que visitar

Bratislava - O que visitar


TEATRO NACIONAL SLOVAK 
O Teatro Nacional é sem dúvida alguma o edifício que mais se destaca nesta zona da cidade. Fica situado numa das extremidades da Hviezdoslavovo Square e poderá ser um ótimo ponto de partida para quem pretende percorrer esta via pedestre que se estende até bem perto das margens do Rio Danúbio. 

Bratislava - O que visitar

Bratislava - O que visitar


KETEDRÁLA SVÄTÉHO MARTINA
A Catedral de São Martinho é um dos edifícios religiosos mais antigos da cidade e que pela sua importância histórica está entre os locais mais visitados por parte daqueles que querem conhecer o melhor que a capital da Eslováquia tem para oferecer. Apesar da entrada ser gratuita é importante ter em conta que a certas horas o acesso poderá estar limitado, devido a cerimónias que ocasionalmente possam estar a acontecer no interior. 

Bratislava - O que visitar

Bratislava - O que visitar


CASTELO DE BRATISLAVA 
No topo do ponto mais elevado da cidade ergue-se o Castelo de Bratislava, ao qual se chega depois de uma curta caminhada. Ainda que com uma aparência distinta da que hoje vemos, a imponente fortaleza chegou em tempos a acolher algumas personalidades reais. Atualmente para além de ser a sede de diversos serviços governamentais acolhe também o Museu Nacional da Eslováquia que pode ser visitado. A entrada no Museu é paga mas o acesso aos jardins assim como a todos os espaços envolventes é gratuito. 

Bratislava - O que visitar

Bratislava - O que visitar
 

NOVÝMOST (MOST SNP) 
Se na cidade existe uma construção que chama a atenção pelo seu aspeto fora do comum, então a chamada ponte ovni é aquela que com toda a certeza ganhará o prémio pelo arrojo arquitetónico. Para além de ser um dos principais e mais marcantes pontos de acesso à cidade a ponte é também conhecida por acolher um restaurante que se situa na estrutura que encabeça o grandioso pilar que a sustenta. 

Bratislava - O que visitar

Bratislava - O que visitar


SPRIMACIÁLNY PALÁC
O Palácio do Primado é outro dos edifícios que não passa despercebido a quem se passeia pelo centro histórico de Bratislava. A sede da Câmara Municipal da capital destaca-se pela sua arquitetura neoclássica que apesar de vistosa se enquadra na perfeição com a malha urbana envolvente. Destaque para a Fonte de São Jorge que embeleza (ainda mais) o pátio existente na área central do complexo. 

Bratislava - O que visitar

Bratislava - O que visitar


MODRÝ KOSTOL SVÁTEJ ALŽEBETY
De todas as Igrejas presentes na cidade esta será, com toda a certeza, aquela que tem uma aparência mais fora do comum. A Igreja de Santa Elizabete ergue-se por entre o casario, numa área residencial da cidade nova, e destaca-se pelos detalhes de cor azul que cobrem uma boa parte das paredes exteriores. Já o interior, apesar de não ser muito grande, apresenta-se também parcialmente pintado com os mesmos tons. Não será então de estranhar que todos lhe chamem Igreja Azul. 

Bratislava - O que visitar

Bratislava - O que visitar


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.VISITAR BRATISLAVA A PARTIR DE VIENA
Como foi referido nas primeiras linhas deste artigo, muitos dos visitantes que chegam a Bratislava fazem-no a partir da cidade vizinha de Viena, até porque a proximidade entre as duas capitais facilita em muito a viagem entre os estes dois pontos. O trajeto de comboio entre Viena e Bratislava realiza-se em pouco mais de uma hora. Este serviço tem um custo de cerca de 11 euros por trajeto. 
PARA CONSULTAR AS TARIFAS E OS HORÁRIOS DO COMBOIO CLICAR AQUI.


.DO AEROPORTO DE BRATISLAVA PARA O CENTRO DA CIDADE
Se a chegada a Bratislava acontecer através do aeroporto internacional, o visitante não terá qualquer dificuldade em alcançar o centro da cidade. Ainda que existam outras opções de transporte achamos que o autocarro é a mais prática, uma vez que a carreira 61 nos leva desde o aeroporto até à estação ferroviária (última paragem). A tarifa para este serviço é de 1,30 euros.
Se o objetivo for chegar de forma rápida e cómoda à porta do alojamento, então o táxi poderá eventualmente ser a opção a ter em conta. Neste caso a tarifa a pagar nunca será inferior a 20 euros e a viagem não demorará mais de 20 minutos. 



PARA SABER MAIS SOBRE AS NOSSAS VIAGENS E VER AS FOTOS DESTE E DE OUTROS DESTINOS ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS:

Sem comentários:

Enviar um comentário