quinta-feira, 13 de abril de 2023

VISITAR TASHKENT - À DESCOBERTA DA CAPITAL DO UZBEQUISTÃO


À nossa chegada a Tashkent fomos apresentados a uma faceta do país com a qual  ainda não havíamos tido a oportunidade de travar conhecimento. Depois de passagens pelas cidades de Samarcanda, Khiva e Bucara onde o ambiente quase provincial nos levou a reviver os longínquos tempos da mítica Rota da Seda, a capital do Uzbequistão funcionou como uma espécie de despertador que nos obrigou a acordar para a realidade dos tempos modernos. Durante os passeios realizados na maior metrópole da Ásia Central é-nos impossível não reparar numa certa megalomania arquitetónica ao qual não será alheio o facto de grande parte das construções que hoje compõem a área metropolitana da cidade terem sido erguidas durante a ocupação soviética.





Ainda que Tashkent não nos arrebate o peito, o nosso olhar, esse, acaba por se perder nas grandiosas avenidas, na malha urbana que de forma equilibrada mistura o moderno com o antigo e claro, nas estações de metro que em alguns casos se assemelham a vistosos salões de baile. A principal cidade do país mostrou-nos igualmente que os espaços verdes são uma peça fundamental não só na paisagem como também na vida quotidiana das gentes locais que aproveitam estes bem arranjados oásis para (especialmente ao final da tarde) reforçar as sempre valiosas relações familiares e amorosas. 

Mesmo sem nunca termos caído em deslumbramentos exagerados, Tashkent acabou por ser revelar um destino agradável que nos permitiu encerrar da melhor forma a nossa viagem pelo Uzbequistão. 





O QUE MAIS GOSTÁMOS DE FAZER E VISITAR EM TASHKENT:

.EXPLORAR O COMPLEXO HAZRAT IMAM E "CONHECER" O MAIS ANTIGO AL CORÃO DO MUNDO
O complexo Hazrat Imam destaca-se por ser o principal centro religioso de origem islâmica da cidade e é composto pela Madraça Barak Khan, pela Mesquita Tilla Sheikh, pelo mausoléu de Abu Bakr Kaffal Shashi assim como uma pequena biblioteca na qual está exposto aquele que alegadamente será o mais antigo exemplar do Al Corão do mundo. A arquitetura de cada um dos monumentos ali presentes fez-nos reviver os momentos passados nas cidades de Samarcanda, Khiva e Bucara. 




.PERCORRER E FAZER COMPRAS NO SEMPRE MOVIMENTADO BAZZAR CHORSU
Nas nossas viagens gostamos sempre de guardar um "tempinho" para conhecer os mercados das cidades que visitamos. Estes locais são para nós algo especial uma vez que nos permitem estar mais próximo das pessoas e dos seus afazeres diários. Em Tashkent a história repetiu-se mais uma vez e não deixámos passar a oportunidade de conhecer o maior e mais movimentado mercado da cidade, no qual se vende de tudo um pouco. O Bazaar Chorsu destaca-se pela gigantesca cúpula que protege o principal edifício e sob o qual nos passeámos durante um longo período.




.VISITAR A ANTIGA MADRAÇA KUKELDASH
Não muito longe do Bazaar Chorsu encontra-se a Madraça Kukeldash que apesar de não ser tão bonita quanto aquelas que conhecemos em Samarcanda, Khiva ou Bucara acabou por justificar a visita pela tranquilidade que testemunhámos enquanto percorríamos o pequeno jardim presente no seu pátio central. Numa cidade marcada pelo permanente ruído e pelo quase caótico trânsito rodoviário, este local, perdido por entre a densa malha urbana, foi para nós uma espécie de oásis que nos permitiu matar saudades da sempre espetacular arquitetura islâmica do país. 




.VISITAR O MEMORIAL DAS VITIMAS DA REPRESSÃO E PASSEAR NO JARDIM ENVOLVENTE
Na zona norte da cidade encontra-se um dos mais belos jardins da capital do Uzbequistão e ainda que nunca tenhamos ficado a saber o nome desta bem arranjada zona verde a verdade é que adorámos os momentos que ali passámos. Numa das áreas do jardim, para além de um museu, encontra-se também um memorial erguido para homenagear as vitimas da repressão. 




.PROVAR O PRATO TÍPICO DO UZBEQUISTÃO NO ASIAN PLOV CENTER
O Plov é uma das mais conhecidas comidas da Ásia Central e o principal prato do Uzbequistão. É composto por uma generosa porção de arroz temperada com especiarias e acompanhada por passas, vegetais e a típica carne de borrego. Ainda que este prato seja servido em quase todos os restaurantes do país, em Tashkent existe um local onde, segundo as críticas, se pode comer o melhor e mais saboroso Plov da região. O Asian Plov Center é uma verdadeira instituição na capital do Uzbequistão uma vez que para além de degustar o prato nacional é igualmente possível assistir a todo o processo de preparação.




.DESCOBRIR AS MAIS BONITAS ESTAÇÕES DE METRO DA CIDADE
Uma das atividades que mais gostámos de realizar durante a nossa curta estadia em Tashkent foi apanhar o metro e enquanto percorríamos as diversas linhas que se espraiam por toda a cidade fomos também descobrindo algumas das mais bonitas estações deste vasto sistema de transportes públicos subterrâneo. 
O acesso ao metro de Tashkent é muito barato (1400 UZS) e o passeio acabou por se revelar um dos pontos altos desta viagem.




.VISITAR A PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA
Ainda que este grande espaço público já existisse durante o período da ocupação soviética a área foi reabilitada depois de 1991, quando o Uzbequistão se libertou das amarras comunistas. A zona acabou por ser batizada de Praça da Independência e para além de ser um local onde os habitantes da cidade gostam de passear é também um dos pontos de eleição para as celebrações nas datas históricas de relevo. 




.PASSEAR EM CONJUNTO COM AS FAMÍLIAS LOCAIS NA PRAÇA AMIR TEMUR
Depois de mais um dia de trabalho as famílias juntam-se e os principais espaços verdes de Tashkent enchem-se de vida. Quanto a nós, já com as pernas a reclamarem algum descanso, aproveitamos para abrandar o ritmo e juntamo-nos a quem se passeia neste pequeno mas bem arranjado jardim situado no coração da capital.  




.ASSISTIR AO PÔR-DO-SOL ENQUANTO BEBEMOS UMA CERVEJA NO ÚLTIMO ANDAR DO HOTEL UZBEKISTAN
Pela sua arquitetura tipicamente soviética, o Hotel Uzbekistan é seguramente um dos mais carismáticos edifícios da cidade e o local que escolhemos para assistir ao pôr-do-sol. Depois de ultrapassarmos o vistoso hall de entrada apanhámos o elevador que em meia dúzia de segundo nos levou até ao bar, situado no último piso. Aí, sentados de frente para uma das janelas, despedimo-nos do grande astro enquanto saboreávamos uma cerveja. 




.ACABAR O DIA COM UM AGRADÁVEL PASSEIO NA SAILKOGH STREET
A noite cai, as luzes tomam conta da cidade mas a atividade nas principais artérias mantém-se. Depois de aconchegar o estômago rumamos à movimentada Sailkogh Street que se destaca por ser o ponto de encontro de amigos, famílias e casais de namorados. Ao longo desta via pedestre alinham-se bancas de comida, de souvenirs, jogos populares e um número considerável de artistas de ocasião que se esforçam para levar algum sustento para casa. 




INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGÁMOS E SAIMOS DE TASHKENT USANDO O COMBOIO
A rede ferroviária do Uzbequistão funciona bastante bem, chegando de forma regular ás principais cidades do país. Foi então, tirando partido desse serviço, que recorremos ao comboio para realizar, não só, o trajeto entre Tashkent e Samarcanca assim como nas restantes deslocações que realizámos durante a nossa estadia no Uzbequistão.  
Os bilhetes de comboio para este e restantes trajetos foram comprados no site oficial dos caminhos de ferro do Uzbequistão

.COMO FOMOS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ATÉ AO CENTRO DA CIDADE
Uma vez que a estação ferroviária de Tashkent se situa relativamente longe da área mais central da cidade era imperativo que recorrêssemos a algum tipo de meio de transporte para realizarmos esse trajeto. Ainda que à saída da estação tivéssemos sido abordados por uma mão cheia de taxistas, recusámos as insistentes ofertas uma vez que o nosso objetivo era apanhar o metro. A linha azul passa mesmo em frente da estação ferroviária e tem ligação direta com praticamente toda a área urbana da capital. 
O bilhete para este serviço tem um custo de 1400 UZS.

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR TASHKENT
Ainda que Tashkent possa ser visitada ao longo de todo o ano, achamos que nos meses de Abril e Maio assim como entre Setembro e Outubro o clima é mais favorável, uma vez que as temperaturas que se fazem sentir durante estes períodos temporais são relativamente amenas. 
A visita durante os meses de verão (Junho, Julho e Agosto) é igualmente possível, contudo devido à sua localização geográfica, os termómetros em Tashkent alcançam facilmente valores acima dos 30°C. No Inverno (entre Dezembro e Fevereiro) o frio é presença constante, havendo nesta altura uma forte possibilidade de ocorrência de queda de neve. 

.QUANTOS DIAS FICÁMOS EM TASHKENT
Tashkent é uma cidade gigantesca e, como seria de esperar, os seus principais pontos de interesse encontram-se distribuídos numa área relativamente grande, factor que nos obrigou a organizar de forma detalhada um roteiro que para além de nos permitir ficar a conhecer minimamente a capital do Uzbequistão também nos ajudaria a tirar o máximo partido do tempo que havíamos reservado para a cidade. Durante os dois dias que ali permanecemos conseguimos visitar todos os locais que pretendíamos, fazendo com que esse período temporal se revelasse suficiente para cumprirmos cada um dos objetivos previamente traçados. 

.ONDE DORMIMOS EM TASHKENT 
O Uzbequistão tem vindo a ganhar pouco a pouco algum destaque no panorama turístico internacional e as principais cidades do país estão cada vez mais bem servidas em termos de oferta de alojamento. Com somente dois dias para visitar Tashkent impunha-se que ficássemos instalados numa área central que nos facilitasse as deslocações entre os locais que queríamos visitar. A nossa escolha recaiu então pelo Paradise Inn Hostel situado a uma curta distância da Praça da Independência e da Praça Amir Temur.  

.COMO FOMOS DO AEROPORTO PARA A CIDADE E VICE-VERSA:
Assim que demos os primeiros passos no exterior do terminal de chegadas do Aeroporto Internacional de Tashkent fomos imediatamente abordados por dezenas de taxistas que de forma insistente nos iam oferecendo os mais variados valores para nos levar até ao centro da cidade. Sabendo de antemão que não deveríamos pagar mais de 30.000 UZS fomos negociando até chegarmos ao montante pretendido. No dia que voltámos ao aeroporto para apanhar o voo de regresso a casa, fomos de metro até à estação ferroviária e aí (sem grandes dificuldades) arranjámos um táxi que nos transportou pelo mesmo valor. 


PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário