Mesmo só tendo explorado uma pequena fração das ruínas pré-hispânicas presentes em território mexicano, sabemos que dificilmente encontraremos um local com edifícios tão imponentes quanto aqueles que compõem a área arqueológica de Teotihuacan. Foi então sabendo da importância histórica deste antigo centro habitacional de origem (ao que parece) Azteca e da magnitude das suas construções que fizemos questão de reservar um dia para a visita, podendo assim ficar a saber um pouco mais sobre esta que foi uma das mais importantes civilizações da América Latina.
Após alguma pesquisa percebemos que seria extremamente fácil deslocarmo-nos entre a Cidade do México e a zona arqueológica usando o sistema de transportes públicos da capital. Esta opção acabou por nos dar algumas vantagens quanto ao tempo reservado para a visita, nos horários e sobretudo na totalidade dos valores despendidos.
Hoje e tendo em conta a nossa experiência, não temos dúvidas de que esta decisão foi decididamente a mais acertada, uma vez que nos permitiu percorrer todo o espaço ao nosso ritmo, chegando e indo embora nos momentos que achámos mais oportunos e por uma fração do preço cobrado pelas agências locais.
Assim sendo, e de forma a facilitar a vida a quem queira eventualmente seguir as nossas sugestões, partilhamos algumas informações úteis sobre como foi visitar a zona arqueológica de Teotihuacan de forma independente.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
.O QUE FAZER E VISITAR NA ZONA ARQUEOLÓGICA DE TEOTIHUACAN:
.PIRÂMIDE DEL SOL
Se existem estruturas que impressionam em Teotihuacan então a Pirâmide del Sol deverá ser com toda a certeza aquela que sobre si mais chama a atenção da maioria dos visitantes que se deslocam à zona arqueológica. Se em tempos era permitido acender ao todo desta impressionante construção, atualmente e de forma a preservar a sua integridade, a ascensão deixou de ser possível.
.CALZADA DE LOS MUERTOS
A Calzada de los Muertos era a mais importante avenida de Teotihuacan, percorrendo praticamente toda sua a extensão. Esta longa artéria permite o acesso à maioria das estruturas e hoje tal como no passado destaca-se por ser um dos espaços mais movimentados da zona arqueológica.
.PIRÂMIDE DE LA LUNA
Com um altura superior a 40 metros, esta é a segunda maior estrutura em Teotihuacan e seria ao que tudo indica, utilizada para a realização de diversos rituais. No seu nível mais elevado existe uma grande plataforma na qual os principais lideres religiosos levavam a cabo estas cerimonias que na maioria dos casos implicavam o sacrifício de pessoas e animais.
.TEMPLO DE QUETZALCÓATL
Ainda que este local não seja dos mais impressionantes no que à escala diz respeito, não deixa de ser (na nossa opinião) uma das construções mais bonitas presentes na zona arqueológica, uma vez que numa das vertentes da pirâmide ainda é possível ver diversas esculturas da mitológica serpente emplumada. À semelhança da Pirâmide de la Luna, o Templo de Quetzalcóatl também seria utilizado para cerimonias religiosas.
.PALÁCIO DE QUETZALPAPÁLOTL Y TEMPLO DE LOS CARACOLES EMPLUMADOS
Ainda que não haja certezas absolutas, pensa-se que este local albergava os principais edifícios políticos e administrativos assim como as residências das mais importantes personalidades desta comunidade. No interior do complexo ainda é possível apreciar diversos painéis coloridos e de baixos relevos que nos fazem acreditar que a beleza deste local irá certamente muito para além do que poderemos imaginar.
.MUSEO NACIONAL DE TEOTIHUACAN
Numa das entradas (entrada 5) do complexo arqueológico situa-se um pequeno museu no qual se encontra exposta uma valiosa coleção de peças que ajudam o visitante a enriquecer o seu conhecimento sobre as diversas comunidades que no passado ocuparam e dominaram esta região do país.
.COMO CHEGÁMOS À ZONA ARQUEOLÓGICA DE TEOTIHUACAN:
Estávamos na Cidade do México e tendo como um dos principais objetivos para a nossa estadia na capital mexicana a visita ao complexo arqueológico de Teotihuacan, tentámos arranjar uma opção que nos permitisse chegar a esse local sem que isso implicasse despender um montante demasiado generoso do nosso orçamento. Após alguma pesquisa percebemos que conseguiríamos chegar a Teotihuacan usando o sistema de transportes públicos da cidade, gastado assim uma quantia relativamente reduzida quando comparada com as tarifas propostas pelas agências turísticas locais. Assim sendo, apanhámos, numa primeira fase, o metro até ao Terminal de Autobuses Norte. Aí, sem grandes dificuldades encontrámos o balcão 8, onde comprámos os ingressos para o bus que realiza o trajeto entre a Cidade do México e a zona arqueológica. Em Teotihuacan optámos por entrar pela porta 1, saindo depois pelo acesso número 2 apanhando aí o bus de regresso ao ponto de partida.
-TARIFA DO METRO POR TRAJETO: 5MXN
-TARIFA DO AUTOCARRO POR TRAJETO: 52MXN
.QUANTO CUSTA O INGRESSO PARA A ZONA ARQUEOLÓGICA DE TEOTIHUACAN:
Tendo em conta a importância histórica deste local e tendo como termo de comparação outras zonas arqueológicas que já visitámos no país tais como Chichén Itza, Palenque, Tulum ou Uxmal, pode-se dizer que Teotihuacan é a opção mais económica quando comparada com os locais acima indicados.
-O PREÇO DO INGRESSO PARA VISITAR A ZONA ARQUEOLÓGICA DE TEOTIHUACAN É DE 85 MXN.
- OUTROS LOCAIS QUE VISITÁMOS NESTA VIAGEM:
- Visitar Oaxaca de Juarez - Sugestões para três dias perfeitos
- San Cristobal de las Casas - Visitar a capital cultural do estado de Chiapas
- Visitar Palenque - Guia completo para visitar a antiga cidade Maia
- Visitar a Cidade do México - Três dias para conhecer a capital mexicana
- Hierve el Agua - Como visitar de forma independente
- Visitar as ruínas de Monte Albàn desde Oaxaca
- Visitar Puebla - 10 razões para se apaixonar pela cidade
- Cascatas Roberto Barrios - Uma agradável surpresa nas florestas de Palenque
- Da Cidade do México a Palenque - Roteiro completo para 15 dias
- OUTRAS CRÓNICAS SOBRE O MÉXICO (PENÍNSULA DE YUCATAN):
- Viajar de carro pela Península de Yucatan - Roteiro para uma semana
- Izamal - Uma cidade vestida de amarelo
- Conhecer o melhor da cidade de Valladolid
- Tulum - A antiga guardiã do Mar do Caribe
- Akumal - A praia das tartarugas
- Visitar a Reserva Natural de Sian Ka'an
- Chichén Itza - Viagem ao mundo perdido dos Maias
Sem comentários:
Enviar um comentário