sábado, 2 de abril de 2022

PUEBLA - DEZ (BOAS) RAZÕES PARA SE APAIXONAR PELA CIDADE

Puebla, o que visitar

Visitar Puebla foi decididamente uma ótima decisão e o local ideal para nos ambientarmos às cores, aos cheiros e aos sabores que connosco se iriam cruzar durante esta incrível viagem pela região centro do México. Um destino delicioso que sem grandes dificuldades revelou ter a capacidade de estimular cada um dos nossos sentidos, especialmente o olhar, alimentado em permanência pelos tons fortes que cobrem as paredes exteriores de muitas das casas da zona velha e que tantas vezes serviram de cenário para as dezenas de fotos que fizemos durante a nossa estadia na cidade. Saltitamos de rua em rua e cada nova esquina parece presentear-nos com uma agradável surpresa. Aqui e ali vamo-nos cruzando com edifícios de aparência colonial que hoje acolhem restaurantes e hotéis sofisticados mas que no passado serviram certamente outros propósitos. Também há os cheiros e os sabores tipicamente mexicanos. Descobrimo-los um pouco por toda a parte e meio à descarada vão-nos desafiando a testar os limites do paladar pouco habituado aos temperos usados nestas latitudes. 

Puebla, o que visitar

Puebla, o que visitar

Puebla, o que visitar

Depois de dois dias de constante descoberta arriscamo-nos a comparar Puebla a um livro que guarda em si um número interminável de histórias férteis em personagens de aparência exótica que nos relembram o quão distante estamos de uma hipotética zona de conforto e que nesta terra situada para lá do oceano somos nós que temos de nos adaptar aos desígnios de uma das culturas mais ricas do planeta. 
Porém nem tudo é romântico e nesta obra literária escrita pelo nosso olhar também há lugar para capítulos menos poéticos, passagens nas quais a pobreza e a miséria desempenham, como seria de esperar, o papel de eternos vilões. Ainda que sem exageros, a desigualdade social aparenta ser uma realidade "quase normal" não só em Puebla mas um pouco por todo o país. A vida parece ser dura para as classes sociais mais desfavorecidas e nas nossas andanças pela cidade acabámos por nos cruzar com homens e mulheres que de forma quase inglória vão percorrendo as zonas mais movimentadas tentando (muitas vezes sem sucesso) vender os mais variados objetos a preços irrisórios. 
Com maiores ou menores problemas estruturais, Puebla conquistou-nos não só pela sua beleza mas também pela simplicidade e honestidade das suas gentes. Gostámos desta espécie de introdução ao modo de vida de uma das mais bonitas regiões deste país que para já promete ser muito mais que as praias paradisíacas situadas na costa do caribe. 


Puebla, o que visitar


O QUE VISITAR/EXPERIMENTAR EM PUEBLA - AS NOSSAS (DEZ) SUGESTÕES:

.CONHEÇA A MAIS ANTIGA BIBLIOTECA DAS AMÉRICAS
Criada em 1646 esta biblioteca situada em pleno centro histórico de Puebla é considerada uma das mais antigas das Américas. Apesar do seu reduzido tamanho as mais de 40.000 obras nela guardadas são, em alguns casos, autênticos tesouros da literatura do novo mundo. 

Puebla, o que visitar

Puebla, o que visitar


.COMPRE ARTIGOS DE ARTESANATO LOCAL NO MERCADO PARIAN
Se procura um local para comprar algumas lembranças a preços aceitáveis então este colorido mercado é certamente um local a ter em conta. Ainda que o espaço não seja muito grande a variedade de artigos de artesanato local é enorme assim como a simpatia das pessoas nele presente. Na nossa opinião o melhor período para visitar o Mercado Parian é entre a hora de almoço e o meio da tarde, altura em que o ambiente é mais animado. 

Puebla, o que visitar

Puebla, o que visitar


.DESFRUTE DO AMBIENTE BOÉMIO PRESENTE NO MÍTICO BAIRRO DOS ARTISTAS
Situada a uma curta distância do Mercado Parian, esta área da cidade é para muitos o local escolhido (quer de dia ou de noite) para desfrutar das esplanadas presentes um pouco por toda a parte. Para além de ser um conhecido ponto de diversão, a zona é também famosa por acolher inúmeros artistas que um pouco por toda a parte expõem e tentam vender as suas obras. 

Puebla, o que visitar

Puebla, o que visitar


.SINTA-SE PEQUENO PERANTE A IMPONÊNCIA DO INTERIOR DA CATEDRAL DE PUEBLA
Situada bem no coração da cidade, a Catedral de Puebla é de entre todos os edifícios presentes no Zócalo aquele que mais se destaca. Depois de apreciar a bem conservada fachada aceda ao interior onde se deparará com uma maravilhosa decoração de estilo barroco na qual despontam inúmeros detalhes de tons dourado.

Puebla, o que visitar

Puebla, o que visitar


.TENHA AS MELHORES VISTAS SOBRE A CIDADE A PARTIR DO TERRAÇO DO MUSEU AMPARO
De forma a enriquecer um pouco mais o seu conhecimento sobre o passado tanto da cidade como do país, sugerimos-lhe que aproveite a sua passagem por Puebla para visitar este que é um dos mais importantes museu da cidade. Ainda assim e mesmo que os seus objetivos não passem por este tipo de atividade, não deixe de subir ao bar situado no último piso do edifício a partir do qual e de forma gratuita conseguirá ter as melhores vistas sobre o centro histórico.  

Puebla, o que visitar

Puebla, o que visitar


.VEJA O QUÃO BONITO É O EX-CONVENTO DE SÃO FRANCISCO
De entre todos os monumentos religiosos da cidade, o antigo Convento de São Francisco foi aquele que mais nos cativou. A aparência exterior desta bonita Igreja impressiona não só pelas cores garridas que cobrem as suas paredes mas também pelos painéis de azulejos presentes sobre a entrada principal. O interior apesar de mais modesto merece que lhe dedique pelo menos uma mão cheia de minutos. 

Puebla, o que visitar

Puebla, o que visitar


.LANCE-SE À DESCOBERTA DAS OBRAS DE STREET ART ESPALHADAS PELA CIDADE
Um pouco por toda a cidade existem inúmeros exemplos de bem conseguidos painéis de street art criados por artistas locais e que, como seria de esperar, dão ainda mais cor às ruas de Puebla. Se tiver tempo e se aprecia este tipo de expressão artística, lance-se então à descoberta das muitas obras de arte presentes na zona do centro histórico. 

Puebla, o que visitar

Puebla, o que visitar


.TESTE O SEU PALATO COM OS DELICIOSOS SABORES DA REGIÃO
O México é decididamente um paraíso para os amantes de sabores exóticos e Puebla será com certeza o local ideal para acrescentar à sua lista alguns dos mais deliciosos pratos típicos do país. Quer seja nas centenas de bancas de rua existentes na cidade, quer seja nos restaurantes mais ou menos sofisticados do centro histórico, o importante é abrir a mente e deixar-se levar pela vontade de novas experiências. 

Puebla, o que visitar

Puebla, o que visitar


.IMPRESSIONE-SE COM A EXTREMA BELEZA DA CAPELA DO ROSÁRIO 
Se a aparência exterior da Igreja de Santo Domingo é relativamente modesta o mesmo não se pode dizer da belíssima Capela do Rosário situada no seu interior. Com uma decoração extremamente elaborada, este espaço será com toda a certeza o mais bonito exemplo da arquitetura barroca que visitará durante a sua passagem por Puebla. O local de uma beleza única destaca-se pelos inúmeros detalhes de talha dourada que cobrem a quase totalidade do monumento, pelos painéis de azulejos e pelos enormes quatros situados nas paredes laterais e nos quais se encontram representadas cenas de cariz religioso. 

Puebla, o que visitar

Puebla, o que visitar
 

.DESCOBRA DE QUANTAS CORES É FEITO O CALLEJON DE LOS SAPOS
Por entre as muitas ruas coloridas da cidade esta é provavelmente a mais famosa e aquela onde encontrará os cenários mais fotogénicos para os seus retratos. Para além das fotografias não se esqueça de apreciar os bonitos edifícios de estilo colonial nela presentes. 

Puebla, o que visitar

Puebla, o que visitar


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.QUANTOS DIAS FICÁMOS EM PUEBLA
Tendo em conta as limitações temporais desta viagem, decidimos permanecer em Puebla não mais que um par de dias. Ainda assim e se tivéssemos tido essa oportunidade, talvez hoje optássemos por prolongar a nossa estadia por mais vinte e quatro horas. Seja como for o tempo que ali permanecemos acabou por ser suficiente para ficar a conhecer minimamente não só a cidade como também alguns locais ao seu redor.

.COMO CHEGÁMOS A PUEBLA
Ainda que a chegada à cidade pudesse ter sido feita de diversas maneiras, nós alcançámos Puebla usando os serviços da companhia Estrella Roja que realiza o trajeto de forma direta entre estes dois locais. Contudo, percebemos que é perfeitamente possível visitar Puebla vindo de outros pontos do país uma vez que as ligações rodoviárias são frequentes e as empresas de transporte de passageiros da região propõem diversas ligações. Ainda que existam outras, a companhia ADO é a mais conhecida e aquela que parece controlar a maioria das rotas. 

.O QUE VISITÁMOS AO REDOR DE PUEBLA
A nossa estadia em Puebla foi curta e por consequência não nos permitiu alargar os horizontes da forma que desejávamos. Contudo, aproveitámos os dois dias que dispúnhamos para também realizar uma breve incursão à cidade de San Pedro de Cholula. Este pequeno aglomerado habitacional é conhecido devido ao Santuário da Virgem dos Remédios que se ergue sobre os restos de uma antiga pirâmide de origem Azteca, que os entendidos dizem ser a maior estrutura deste tipo existente em todo o mundo. Depois de visitar este monumento religioso e de um agradável passeio pelo centro histórico ainda arriscámos uma passagem pela Igreja de Santa Maria Tonanzintla e pelo Templo de San Franscisco Acatepec, situados não muito longe de Cholula. 

.ONDE GOSTÁMOS DE DORMIR EM PUEBLA
Como fazemos regularmente, também em Puebla tentámos equilibrar fatores tão importantes como o custo e a localização na altura de escolher o hotel que nos serviria de base durante a nossa passagem pela cidade. Assim sendo a nossa escolha acabou por recair sobre o HOTEL ESCALA PUEBLA CENTRO que nos proporcionou as comodidades necessárias para uma estadia confortável a um preço que consideramos bastante acessível. Para além dos aspetos acima mencionados também destacamos a bonita decoração do espaço e a simpatia de cada um dos elementos do staff que desde a nossa chegada tudo fizeram para que nada nos faltasse. 
Ainda que se situe a cerca de quinze minutos de marcha do centro histórico, o Hotel Escala Puebla Centro acabou por se revelar uma aposta ganha e satisfez plenamente os nossos padrões de exigência. Testado e aprovado pelo Diário das Viagens. 
.A CRÓNICA COMPLETA SOBRE A NOSSA ESTADIA NO HOTEL ESCALA PUEBLA CENTRO PODE SER LIDA AQUI.

Puebla, o que visitar

Puebla, o que visitar




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário