terça-feira, 17 de março de 2015

.TÓQUIO-PALACIO IMPERIAL E AKIHABARA




Esta e as próximas crónicas sobre o Japão serão escritas na primeira pessoa.
Depois de doze anos a viajar juntos esta foi a primeira vez que "parti" sem a minha companheira habitual.
Posso dizer que inicialmente foi estranho programar e organizar uma aventura no singular,mas vendo bem as coisas este "impedimento" acabou por se transformar numa oportunidade única.A verdade é que sempre tive vontade de me lançar sozinho numa aventura e o Japão era o país perfeito.
Sendo assim...siga!

Foi ao inicio da tarde que desembarquei em Tóquio,mais precisamente no aeroporto internacional Narita.Como não precisava de visto para entrar no país o processo foi relativamente rápido e em menos de meia hora estava já dentro do Narita Express (N'EX) que é o comboio que faz a ligação entre o aeroporto e o centro da cidade.

Paguei 1500 JPY pelo bilhete só de ida.
Para quem comprou o Japan Rail Pass e tenciona começar a utiliza-lo de imediato pode usufruir deste serviço gratuitamente.
Por esta altura o entusiasmo tinha-se de tal maneira apoderado de mim de tal maneira que não resisti e ao contrário do que tinha planeado resolvi sair na Tóquio Station e ainda de mochila ás costas comecei logo ali a minha aventura japonesa.


Tokyo Station
Tokyo Station
Não muito longe da estação fica situado o Palácio Imperial e era precisamente para esse local que tencionava dirigir-me.
Percorri as ruas da capital que nesta zona são modernas e com grandes edifícios (a maior parte deles ocupados por escritórios de empresas nacionais e internacionais).Durante o trajeto apercebi-me da organização e do civismo que reina por estas bandas.Pela primeira vez em toda a minha vida encontrava-me num sitio onde as pessoas respeitam a cem por cento as passadeiras,os semáforos e os sinais de trânsito. 
E se vos disser que é proibido fumar na rua? Pois é,há sinais espalhados por toda a parte para relembrar aos mais distraídos.Fumar só em casa ou nos locais autorizados.
Nunca tinha visto nada assim,sentia-me num mundo à parte!



Após este "choque" inicial e dez minutos depois de ter deixado a estação,tinha à minha frente o enorme descampado onde se encontra o Palácio Imperial.Um autêntico oásis no meio desta selva de betão.




O acesso ao palácio propriamente dito encontra-se vedado ao público (as visitas são unicamente possíveis mediante uma reserva/marcação antecipada). 

Como tal limitei-me a percorrer a área circundante assim como o jardim este/oriental que segundo soube está aberto todos os dias excepto ás segundas e sextas-feiras.A entrada é gratuita.


Palácio Imperial
Palácio Imperial
A área exterior do palácio pouco tem para ver.Os únicos destaques são talvez as duas 
pontes que atravessam o fosso que circunda o todo o complexo.





Já o Jardim Oriental,cuja a entrada se situa do lado direito da muralha,merece ser visitado por se tratar da única hipótese que temos de conhecer e penetrar num mundo quase proibido.Este espaço que outrora foi chamado castelo Edo-jo pertenceu a uma das mais importantes famílias do país e foi depois da transfêrencia da capital japonesa de Quioto para Tóquio convertido na residência oficial do imperador.

Apesar de muito poucos vestígios dessa época resistirem,a importância histórica está lá.


Jardim Oriental
Jardim Oriental
Já estava a começar a escurecer quando regressei a gare de Tóquio para,desta vez apanhar o comboio em direção ao hotel que já havia reservado antecipadamente.Depois de fazer o check-in,paguei os 8000 JPY correspondentes a quero noites e fui finalmente satisfazer a curiosidade de ver ao vivo e a cores os famosos quartos cápsula tão comuns nas grandes cidades do país.
Para minha surpresa e ao contrário do que inicialmente imaginei o "quarto" até é bem espaçoso e como haveria de comprovar mais tarde,bastante confortável.
A passagem pelo hotel foi rápida e depois de um merecido banho,deixei a mochila no cacifo que me estava destinado e saí à rua com o objetivo de começar a explorar aquela zona de Tóquio e também experimentar pela primeira vez comida japonesa da qual tinha lido e ouvido dizer maravilhas e que como tantas vezes me disseram "olha que é muito mais que sushi".


Hotel Cápsula
Não muito longe do hotel fica a área de Akihabara famosa pelas muitas lojas de artigos tecnológicos (novos e usados) assim como pelas livrarias de banda desenhada que como todos sabem por aqui se chama "manga".
Acho que foi no instante que vi os néons de mil cores que cobriam grande parte das fachadas dos prédios que me rodeavam que finalmente cai em mim e interiorizei que estava realmente no Japão.
Este foi um dos momentos que marcou esta viagem.


Akihabara
Akihabara
Akihabara era a imagem que tinha na minha cabeça.Era assim que imaginava Toquio.Muitas luzes,muita gente e um trânsito infernal a entupir as estradas principais.Tudo isto estava ali à minha frente!
Andei durante talvez uma hora sem saber muito bem para onde,percorri ao acaso as ruas desta área que muitos apelidam de cidade eletrônica.


Akihabara
Akihabara
Já deviam ser umas nove da noite quando entrei no pequeno restaurante típico que por aqui dão o nome de Ramen.Estes restaurantes servem comida bastante em conta e onde  as pessoas comem sentadas ao balcão.
O pedido é feito e pago numa máquina que se encontra à entrada de onde sai um ticket que por sua vez se entrega ao cozinheiro.
Em menos de cinco minutos temos a refeição à nossa frente...


Restaurante Ramen
Restaurante Ramen
A minha escolha nesta noite recaiu sobre uma das comidas que mais tinha vontade e curiosidade de experimentar.Um prato chamado Soba.


Soba
Trata-se de nada mais nada menos de noodles cozidos e acompanhados por pequenas tiras de algas,wasabi e molho de soja.Podem ser servidos quentes ou frios.Neste caso optei pela versão fria e não podia ter escolhido melhor.Estava delicioso!


Hotel Cápsula
Depois de jantar regressei ao hotel e instalei-me confortavelmente na minha cápsula.
Por hoje o dia estava terminado.
Amanhã há mais!

-Outras crónicas sobre o Japão
. Tóquio-Ueno,Asakusa e Sumida
. Tóquio-Tsukiji Fish Market,Minato e Shinjuko
. Tóquio-Nihonbashi,Roppongi e Shibuya
Tóquio-Placio Imperial e Akihabara
. Nara-Por entre Templos e Veados
. Castelo Himeji e os Jardins Koko-en
. Fushimi Inari e a Floresta de Bambu
. Hiroshima e a Ilha de Miyanjima

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na pagina do Diario das Viagens no Facebook.


****Os preços e horários apresentados são referentes ao período da nossa passagem (Março de 2015) e obviamente estão sujeitos a alterações.

Sem comentários:

Enviar um comentário