sábado, 21 de março de 2015

.TÓQUIO-UENO,ASAKUSA E SUMIDA


Muito por causa do maldito jet-lag acordei bastante cedo.Com mil cuidados vesti-me silenciosamente para não acordar os meus "vizinhos" que ainda dormiam nas outras capsulas e saí à rua cheio de vontade de explorar a capital japonesa.
O dia tinha amanhecido cinzento.O sol aparecia de vez em quando para dizer um tímido olá,mas sem nunca conseguir fazer subir a temperatura.A verdade é que estava frio e fui mesmo obrigado e vestir uma t-shirt extra e a meter um gorro na cabeça que felizmente tinha trazido por precaução.
Hoje seria o meu primeiro dia a sério em Tóquio e o objectivo que tinha lançado a mim mesmo era percorrer a pé e conhecer tanto quanto possível a área situada a norte de onde estava instalado.


Tinha reparado na noite anterior que poderia tomar o pequeno almoço e um preço acessível num Mc Donald's perto do hotel e que por acaso até ficava no meu caminho.
Entrei,pedi um menu que incluía café e uma espécie de sandwish com ovo e foi-me sentar.Enquanto comia aproveitei para acertar os últimos detalhes do percurso e para carregar a bateria do telemóvel (o único inconveniente que encontrei nas capsulas foi o facto de não possuírem tomadas elétricas).
De barriga cheia comecei então a primeira etapa que me levaria até ao Parque Ueno,um dos grandes espaços verdes da capital.
O trajecto era simples,bastava dirigir-me para Akihabara,onde tinha estado na noite anterior e que a esta hora sem as luzes coloridas parecia ser algo completamente diferente.Segui sempre para norte através da avenida principal e a dada altura resolvi fazer um pequeno desvio para visitar um pequeno santuário que vinha assinalado no guia lonely planet.



Antes de chegar ao Yushima Tenman-gū Shrine passei por algumas ruelas bastante típicas,subi uma escadaria e "voilá" tinha chegado à primeira paragem do dia!
Como ainda era cedo o espaço estava praticamente deserto.Ocasionalmente lá aparecia uma ou outra pessoa (talvez a caminho do trabalho) para fazer a sua oração diária.
Nao sei se durante o dia o acesso ao interior dos vários pavilhões se encontra aberto ao publico,a verdade é que aquela hora todos se encontravam encerrados o que fez com que a minha passagem por este local fosse rápida.
Depois desta curta visita,retomei o meu caminho e pouco depois estava a chegar ao primeiro grande objectivo do dia.



O Parque Ueno (Ueno Koen) foi o primeiro grande jardim público de Tóquio e ainda hoje continua a ser dos mais importantes.Trata-se de uma área gigantesca composta por jardins,lagos e diversos templos e santuários.É também neste local que se encontra o Museu Nacional de Tóquio.
Entrei pelo lado sul e fui "subindo" calmamente ao mesmo tempo que desfrutava da paisagem.Ocasionalmente foi entrando num ou noutro templo com que me ia cruzando.Foi um passeio bastante agradável!




Uma hora mais tarde cheguei ao extremo norte e aí gastei 620 JPY no bilhete para visitar o Museu Nacional de Tóquio.Como só abria ás 9:30 tive de esperar um pouco.
Este é o mais antigo museu do país e onde estão expostas várias coleções de arte,objetos arqueológicos e alguns tesouros nacionais,muitos deles de valor incalculável.
Inicialmente o preço pareceu-me um pouco exagerado mas no final dei o meu dinheiro por bem empregue.



A visita ao museu demorou mais do que estava a pensar e como tal tive de acelerar o passo,visto que a próxima "paragem" ainda ficava a uma distância considerável.
Foi perto da hora de almoço que cheguei ao Templo Budista Sensō-ji,situado já no distrito de Asakusa.





Este templo é ao que parece o mais antigo da cidade e o mais visitado por turistas e peregrinos.O acesso é gratuito e assim que entrei pelo enorme portal não tive realmente dúvidas em relação à popularidade deste local.O espaço,principalmente o pavilhão principal encontrava-se apinhado de pessoas.Todos os edifícios do complexo são pintados com a tradicional cor vermelha de onde sobressaem ricos e elaborados detalhes dourados.
Após a longa caminhada que tinha feito para aqui chegar só me apetecia "passear" calmamente e desfrutar da beleza que tinha à minha volta.
Comecei pelo pavilhão principal onde várias dezenas de pessoas se amontoavam em frente de um grandioso altar e depois de atirarem uma moeda para uma enorme caixa de madeira realizavam uma curta oração.



De ambos os lados do altar haviam outras tantas pessoas que realizavam um outro ritual,na minha opinião menos sagrado e mais virado para os turistas.O procedimento é simples e resolvi experimentar.Primeiro e à semelhança dos demais introduzi uma moeda de 100 JPY numa espécie de mealheiro,o passo seguinte consiste em sacudir uma caixa de metal até que um pauzinho saia por um pequeno buraco numa das extremidades.Como todos os pauzinhos são numerados basta depois procurar a gaveta com o mesmo número e tirar de lá um papel onde supostamente estará escrita a nossa "sorte".
A parte final deste ritual consiste em prender o papel nuns suportes criados para o efeito ou nos ramos das arvores circundantes e esperar que o mesmo seja levado pelo vento.
Este foi o papel que me saiu.Nada mau!




Após mais esta experiência concluída,continuei a minha visita ao templo até que a barriga começou a reclamar.
Quando tinha chegado apercebi-me de uma acumulação de pessoas à porta de uma pequena loja que vendia segundo me pareceu uns pães de aspecto delicioso.
Resolvi voltar a passar por lá para experimentar.Paguei 200 JPY por um pão daqueles que afinal era doce,sentei-me um banco e ali fiquei a "devorar" o meu almoço enquanto apreciava o vai e vem de centenas de pessoas que chegavam e partiam.




Este momento de descanso soube-me mesmo bem e deu para recarregar as baterias,mas não podia ficar ali muito mais tempo,por isso segui o meu caminho em direção ao edifício mais alto da capital.
Do sitio de onde me encontrava já conseguia ver a Tokyo Sky Tree e até parecia que ficava já ali do outro lado da estrada.Mal sabia eu que ainda tinha de andar praí uma meia hora para lá chegar!
Deixei para trás o Templo Senso-ji,embrenhei-me pelas ruas e ruelas daquela zona e nem sequer precisei de consultar o mapa,já que a torre se destacava claramente da paisagem envolvente.Bastou-me ir caminhando na sua direção.



A certa altura cheguei a uma espécie de canal,e lá na outra margem surgiram uns quantos prédios de entre os quais sobressaía um completamente fora do comum.Aquela escultura dourada mais parecia um espermatozoide.Já tinha visto algumas fotos mas ali ao vivo e a cores era ainda mais bizarro.
Vim mais tarde a saber que é onde estão instalados os escritórios principais da cerveja japonesa Asahi e que o prédio dourado da esquerda representa uma caneca de cerveja,já o "esquisito" da direita nunca caiu nas graças da população local e é motivo de inúmeras piadas mal cheirosas (não sei se me estou a fazer entender) por parte de quem aqui vive.



Atravessei uma das várias ponte e continuei sempre fascinado com o que via pelo caminho.Não que caminhasse por locais lindos de morrer,mas sim devido à organização e ao civismo existente e pouco comum no "mundo atual".
Nunca me cruzei com um automóvel mal estacionado,as pessoas eram racionais a conduzir respeitando os sinas de transito e as passadeiras e raramente vi um papel jogado para o chão (mesmo não existindo caixotes do lixo nas ruas).
Com isto tudo tinham passado talvez uns vinte minutos e quase sem dar por isso encontrava-me aos pés do gigante de betão e ferro com 634 metros de altura.
Este foi o local até ao momento onde tinha visto mais turistas,e bastou-me seguir toda a gente para chegar à entrada principal.


Durante a minha estadia em Tokyo,este era um dos locais que queria mesmo visitar,talvez por isso tenha feito quase oito quilometro a pé para aqui chegar! A Tokyo Sky Tree  situa-se no distrito de Sumida e está incorporada num complexo comercial  de onde se destaca o Sumida aquarium (que não visitei),mas que faz parte do roteiro turístico da capital.
Já no interior do lobby principal comprei por 2060 JPY o ticket que me permitia o acesso ao deck de observação que se encontra a 350 metros de altura com a opção de por mais 1030 JPY subir ao nível superior (450 metros).
Fui então encaminhado para um dos elevadores "supersónicos" que vão do nível do solo até ao primeiro deck de observação em apenas 50 segundos...Incrivel!
Apesar de haver bastantes pessoas,o processo de subida foi rápido e num piscar de olhos estava com a cidade de Tóquio aos meus pés.



Mesmo apesar do tempo continuar nublado a visão lá do alto até era extremamente boa e só naquele momento é que tive a verdadeira noção da grandeza da cidade.
Acabei por ficar pelo nível mais baixo porque dali a paisagem já era arrebatadora.
Prédios e mais prédios a perder de vista.Todo o terreno está coberto de construções numa extensão de talvez uma centena de quilómetros em todas as direções.





O deck tem dois ou três andares (já não me lembro muito bem) e sem nos dar-mos conta perde-se facilmente uma hora a uma hora e meia lá em cima.
Como em todos os grandes edifícios existe uma zona em que o chão é feito de vidro,infelizmente sempre a abarrotar de pessoal o que  faz com que tirar fotos nesse local seja uma missão quase impossível.



A visita à Tokyo Sky Tree foi literalmente o momento alto do dia e já comecava a escurecer quando iniciei a minha longa caminhada de volta ao hotel onde só cheguei depois de um excelente jantar no mesmo restaurante onde havia estado na noite anterior.

Desta vez optei por comer uma deliciosa sopa de noodles temporada com curry japonês e acompanhada com pequenos pedaços de algas e cebola.
O nome deste pitéu é Curry Udon Noodles.



Este foi o meu primeiro dia a sério na capital do Japão e não podia ter corrido melhor.
Amanhã há mais e posso já avançar que vai cheirar a peixe!


-Outras crónicas sobre o Japão
Tóquio-Ueno,Asakusa e Sumida
Tóquio-Tsukiji Fish Market,Minato e Shinjuko
Tóquio-Nihonbashi,Roppongi e Shibuya
Tóquio-Placio Imperial e Akihabara
Nara-Por entre Templos e Veados
Castelo Himeji e os Jardins Koko-en
Fushimi Inari e a Floresta de Bambu

Hiroshima e a Ilha de Miyanjima

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na pagina do Diario das Viagens no Facebook.

****Os preços e horários apresentados são referentes ao período da nossa passagem (Março de 2015) e obviamente estão sujeitos a alterações.

1 comentário:

  1. Um dos meus maiores sonhos é ir ao Japão =) Como programaram a viagem, foi por agencia de viagens? Ou pesquisaram voces o alojamento e voos? Passem lá no blogue, e convido-vos a subscreverem se gostarem* bjs e bons passeios

    ResponderEliminar