O caminho é feito na sua totalidade pela estrada principal que numa primeira fase nos conduz através de uma área mais moderna da cidade e depois por espaços mais rurais, onde imperam as famosas casas de madeira coloridas tão típicas desta região.
Em passo normal o trajecto deverá levar talvez uns vinte minutos a realizar, contudo acabámos por gastar um pouco mais, uma vez que parávamos por diversas vezes para tirar fotos.
Quase sem dar-mos por isso já estávamos nas margens do Lago Galvé povoado várias dezenas de pequenas ilhas, de onde se destaca aquela onde se situa, desde o século XIV, o lindíssimo Castelo de Trakai.
O acesso à ilha é feito através de uma ponte de madeira que se estende por vários metros e à medida que nos aproximamos, o castelo vai pouco a pouco vai ficando cada vez maior e imponente.
A arquitectura da fortaleza é lindíssima, capaz de nos transportar para os tempos medievais onde desempenhava um papel fundamental na defesa desta área e zonas envolventes. O espaço chegou a ser a residência oficial do grão duque da Lituânia e mais tarde acabou convertido numa prisão, altura que começou a perder a importância historia que o notabilizou. Depois de anos de parcial ruínas, em 1962 o governo local decidiu investir na sua restauração.
Quando chegámos à entrada do castelo e numa altura altura que já nos prepararemos para adquirir os ingressos, percebemos que o preço superava o valor que esperávamos pagar. Alterámos os nossos planos e embora gostássemos de fazer a visita, limitámo-nos a tirar algumas fotos do pátio central que se avista perfeitamente do local onde nos encontrávamos.
Como não queríamos ir embora de forma prematura, resolvemos aproveitar o tempo que ainda dispúnhamos para passear calmamente ao redor das muralhas exteriores do castelo.
Quando já nos preparávamos para fazer o caminho de regresso ao terminal rodoviário, cruzámo-nos com um pequeno café/restaurante, onde aconchegámos os estômagos com uns deliciosos Kibinai, uma especialidade típica da Lituânia que se assemelha bastante ás nossas empadas.
Apesar da passagem por Trakai ter sido rápida a viagem acabou por valer a pena pelas bonitas paisagens desta região. Muito verde, muita natureza, as casinhas coloridas que encontrámos pelo caminho e mesmo que tenha sido só o exterior, adorámos conhecer este castelo que parece flutuar nas águas azuis do Lago Galvé.
- OUTROS ARTIGOS SOBRE A REGIÃO DOS BÁLTICOS:
- Vilnius - O que gostámos de visitar na capital da Lituânia
- Riga - O que visitar na capital da Letónia
PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS:
**** Os preços e horários apresentados são referentes ao período da nossa viagem (abril de 2015) e obviamente estão sujeitos a alterações.
Obrigada pela partilha.Vou estar lá por volta do dia 26 de agosto.
ResponderEliminarvou gostar imenso e aposto muito nesta viagem.