segunda-feira, 8 de julho de 2019

PASSADIÇOS DA BARRINHA - ESMORIZ


O tempo está perfeito para caminhar. As temperaturas de verão que habitualmente já se fazem sentir parecem este ano pouco dispostas em fazer a sua aparição.
Estamos na região do Porto e apesar do tempo limitado trazemos na bagagem uma enorme vontade de saltar para lá do ambiente movimentado que se vive nas ruas da cidade invicta, um ambiente que força os nossos sentidos a entrarem num estado de hibernação quase permanente. Num mundo cada vez mais cronometrado sentimos falta de ar puro, do cheiro a mar e dos sons líricos da natureza que nos convidam a abrandar o ritmo. 

Os Passadiços da Barrinha em Esmoriz são o destino escolhido para desfrutarmos de um par de horas longe da teia urbana. 
Numa altura em que estas estruturas estão cada vez mais na moda não deixamos passar a oportunidade de percorrer esta plataforma de madeira que serpenteia por entre lagoas e extensos canaviais onde diversos exemplos da fauna local se passeiam de forma despreocupada.
Ainda que não tenham o mesmo protagonismo dos Passadiços do Paiva, dos Passadiços do Alamal ou até dos Passadiços do Alvor a verdade é que a simplicidade e o enquadramento natural deste percurso pedestre situado a dois passos da cidade do Porto fazem dele uma excelente opção para um agradável passeio em família. 







O que outrora foi uma área negligenciada, com pouco interesse paisagístico, é hoje um espaço natural revitalizado e convertido num percurso que encaminha os visitantes através da Barrinha de Esmoriz, permitindo um contacto permanente e quase direto com o lado mais bravio da região. 
Ao longo dos seus oito quilómetros existem diversas zonas de descanso, áreas de observação de aves assim como acesso ás dunas e ao areal das Praias de Paramos e Esmoriz.

.LEIA TAMBÉM: VISITAR A CIDADE DO PORTO - ROTEIRO COMPLETO












.INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES A TER UM CONTA:
  • O percurso poderá ser realizado em grupo ou sozinho.
  • Siga sempre pelo passadiço ou pelo trilho assinalado.
  • Aconselha-se o uso de vestuário e calçado adequado.
  • Respeite a fauna e flora do local.
  • Não deixe lixo.
  • Tente caminhar em silêncio.
  • As crianças devem andar sempre acompanhadas por adultos.
  • O percurso é circular com uma distância total de 8Km's, existindo diversas entradas ao longo do mesmo. 
  • Sugerimos a entrada sul (perto do complexo desportivo) na qual existe um enorme parque de estacionamento.
  • Nos dias de calor aconselha-se ir prevenido com uma boa quantidade de água.
  • Sugerimos o uso de chapéu assim como protetor solar.

.LEIA AQUI AS NOSSAS SUGESTÕES DE CAMINHADAS QUE PODERÁ REALIZAR EM PORTUGAL


PARA SABER MAIS SOBRE AS NOSSAS VIAGENS E VER AS FOTOS DESTE E DE OUTROS DESTINOS ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS:

Sem comentários:

Enviar um comentário