domingo, 4 de janeiro de 2015

.LISBOA-UMA CIDADE AOS NOSSOS PÉS



Lisboa é sem sombra de dúvidas uma das cidades mais bonitas do mundo,tendo mesmo merecido nos últimos tempos um sem número de elogios e destaques das mais variadas e conceituadas entidades ligadas ao turismo por esse mundo fora.
Situada nas margens do rio Tejo,Lisboa encanta,seduz e apaixona milhares de turistas que que cada vez mais escolhem a capital Portuguesas para uma escapadela de fim de semana ou umas mini férias.
A cidade "cresceu" encaixada no meio de sete colinas, e essa localização estratégica levou à construção de diversos miradouros que permitem aos visitantes desfrutar de algumas das vistas mais espetaculares e únicas,seja sobre o rio,a baixa ou o castelo.
A verdade é que onde quer que estejamos existe sempre um miradouro por perto.
Em baixo deixamos uma lista de alguns dos mais bonitos e acessíveis miradouros e pontos de observação existentes em Lisboa (existem muitos mais,mas infelizmente ainda não tivemos a oportunidade de visitar todos).

.Miradouro de São Pedro de Alcântara

Por se situar bastante perto do coração da baixa Lisbonense este é um dos mais visitados.
É na realidade composto por dois patamares,sendo o patamar inferior ocupado por um bonito e romântico jardim onde,especialmente no verão são colocadas algumas esplanadas.
A colina onde se encontra fica virada para este o que permite uma vista desafogada sobre o Castelo de S.Jorge,a zona do Rossio e até mesmo uma nesga do Rio Tejo.


Miradouro de S.Pedro de Alcântara
Miradouro de S.Pedro de Alcântara
.Miradouro de Santa Luzia
Deste ponto de observação temos uma das melhores vistas sobre o bairro de Alfama,assim como do Rio Tejo.Do lado esquerdo podemos ainda vislumbrar a cúpula de Igreja de Santa Engrácia,a Igreja de Santo Estevão e as torres da Igreja de S.Miguel.
As paredes do miradouro estão cobertas de típicos painéis de azulejos pintados com cenas da historia do país.


Miradouro de Santa Luzia
Miradouro de Santa Luzia
.Miradouro das Portas do Sol
Fica situado a somente alguns metros do Miradouro de Santa Luzia mas ao contrário do anterior,este encontra-se totalmente virado para a zona oriental da capital.
O espaço é frequentemente ocupado por artistas de rua que aqui mostram a sua arte com o objectivo de coletar alguns "trocados".
Este é mais um dos locais onde podemos desfrutar da paisagem ao mesmo tempo que bebemos um café ou uma cerveja na esplanada aqui existente.


Miradouro das Portas do Sol
Miradouro das Portas do Sol
.Miradouro da Graça
Apesar de todos lhe chamarem Miradouro da Graça a verdade é que o nome oficial é Miradouro Sophia de Mello Brayner,nome dado em homenagem à poetisa lisboeta falecida em 2004 e que inúmeras vezes escreveu sobre Lisboa e o amor que tinha pela cidade.
Num dos extremos do miradouro encontra-se um busto e um dos seus poemas está "gravado" numa das paredes deste local.
O miradouro propriamente dito oferece uma das mais bonitas vistas sobre o Castelo de S.Jorge.
Também aqui existe uma esplanada e na nossa opinião este é um dos melhores pontos para fazer uma pausa.


Miradouro da Graça
Miradouro da Graça
.Miradouro da Senhora do Monte
Sem duvida o melhor miradouro de Lisboa.Deste ponto podemos ver praticamente toda a cidade.Se há dois ou três anos atrás era praticamente desconhecido para os turistas que visitam a capital,hoje em dia é um local da passagem obrigatória. 


Miradouro da Senhora do Monte
Miradouro da Senhora do Monte
.Miradouro de Santa Catarina
De todos os miradouros a que já fizemos referência nesta crónica,este é provavelmente o menos conhecido.Fica situado a cerca de quinhentos metros a oeste do Largo de Camões,distancia que se percorre facilmente em menos de dez minutos.
Este local é o "point" de eleição de grupos de jovens e artistas de rua que para aqui vem  tocar e ouvir musica,beber e fumar enquanto desfrutam da magnifica vista sobre o rio Tejo,a Ponte 25 de Abril e a margem sul.
É por vezes chamado de Miradouro do Adamastor devido à estátua que aqui se encontra do gigante mitológico criado por Luís de Camões na sua obra "Os Lusiadas". 


Miradouro de Santa Catarina
.Miradouro do Parque Eduardo VII
Situado no topo da Avenida da Liberdade,daqui podemos admirar claramente duas das sete colinas da cidade.Ao fundo vê-se a estátua e a rotunda do Marquês de Pombal,a baixa de Lisboa,o Castelo e o Rio Tejo.  
Miradouro do Parque Eduardo VII

Todos os sete miradouros acima referidos têm acesso gratuito durante 24 horas por dia.
A lista que se segue faz referência a alguns dos monumentos lisboetas que oferecem vistas deslumbrantes sobre a cidade.
Em todos eles é cobrada uma tarifa de acesso e as visitas a estes locais só podem ser efectuadas consoante os horários de abertura de cada um. 

.Arco da Rua Augusta

É sem duvida uma das mais bonitas obras da baixa pombalina.Este arco do triunfo inaugurado em 1875 funciona como uma das portas de entrada na Rua Augusta. Recentemente ganhou nova vida não só porque foi totalmente restaurado mas também porque a partir de Agosto de 2013 passou a ser permitida a subida ao ponto mais alto do monumento.
Lá do alto os visitantes têm uma vista de 360°sobre  grande parte da cidade de Lisboa.O destaque vai para a incrível perspectiva sobre a Praça do Comercio/Terreiro do Paço.
-Preço do ingresso-2,50 euros 
-Aberto todos os dias da semana das 09:00 as 19:00.





.Elevador de Santa Justa
Trata-se de um dos ex-libris da cidade de Lisboa e funciona desde 1902.Esta incrível estrutura de ferro permite a subida desde a baixa até à zona do Carmo.
Do alto dos seus 45 metros avistamos praticamente toda a área este da cidade com especial destaque para o Castelo de S.Jorge e o Rossio.
-Preço elevador-5 euros 
-Preço Miradouro-1,50 euros
-Aberto todos os dias da semana das 07:00 as 22:45 (verão).
-Aberto todos os dias da semana das 07:00 as 21:45 (inverno).


Elevador de Santa Justa
Elevador de Santa Justa
.Castelo de S.Jorge
O Castelo de S.Jorge é o mais famoso e visitado monumento da capital.Fica situado no topo de uma das sete colinas da cidade,sendo visível praticamente de todo o lado.
Além das vistas obtidas a partir do miradouro propriamente dito,a verdade é que se percorrermos as muralhas conseguimos observar diferentes pontos da cidade.
O bilhete de entrada dá igualmente acesso a museus e zonas arqueológicas situadas no interior da fortificação.
-Preço do ingresso-8 euros
-Aberto todos os dias da semana das 09:00 as 21:00 (verão).
-Aberto todos os dias da semana das 09:00 as 18:00 (inverno).


Castelo de S.Jorge
.Padrão dos Descobrimentos
Situado em Belém (nas margens do Rio Tejo) este monumento erguido em honra dos descobridores Portugueses que navegaram os mares há mais de 500 anos atrás,permite aos visitantes a subida ao pequeno terraço situado no topo,de onde se obtêm vistas fabulosas sobre a área envolvente.
Os destaques vão obviamente para a Ponte 25 de Abril,o Padrão dos Descobrimentos,a Torre de Belém e a gigantesca Rosa dos Ventos que se encontra aos pés do monumento.
-Preço do ingresso-4 euros
-Aberto todos os dias da semana das 09:00 as 19:00 (verão).
-Aberto de terça-feira a domingo das 10:00 as 18:00 (inverno).


Padrão dos Descobrimentos
Mosteiro dos Jeronimos

Rosa dos Ventos
****Os preços e horários apresentados são referentes ao período da nossa passagem (Janeiro de 2015) e obviamente estão sujeitos a alterações.

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na pagina do Diario das Viagens no Facebook.

1 comentário: