quarta-feira, 28 de outubro de 2015

.DUBROVNIK

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na pagina do Diario das Viagens no Facebook.

Seis dias depois de termos deixado Zagreb e mais de 1300 Km's pelas estradas da Croácia chegámos à nossa meta.A cidade de Dubrovnik fica situada no extremo sul do país,já perto da fronteira com o Montenegro e é de todos os locais da Croácia aquele que mais turistas atrai.
Diariamente chegam aqui centenas de visitantes muitos deles provenientes de enormes navios de cruzeiro que vêm sobretudo em busca de bom tempo e diversão.Dubrovnik é atualmente o maior e mais famoso destino turístico do país o que faz com que nesta lindíssima cidade os preços praticados sejam descaradamente mais elevados do que aqueles que nos habituámos a pagar nos últimos dias.

Depois de alguma dificuldade em encontrar o hotel que havíamos reservado para a nossa estadia,lá demos com o local e foi já perto das cinco da tarde que deixámos as mochilas no quarto.
Como a partir de hoje já não iríamos precisar mais do carro fomos directamente ao escritório da Avantcar situado no hotel Rixos para entregar o nosso companheiro de viagem.

O que nos restava deste dia foi aproveitado para andar ao acaso pelo centro histórico da cidade.
Toda aquela beleza perdeu de certa forma o encanto com a confusão que se fazia sentir,mas como haveríamos de perceber as enchentes são constantes e teríamos de nos habituar a elas.
Nessa noite,jantámos,demos mais umas voltinhas pela zona e regressámos ao hotel com a ideia de voltar bem cedo na manhã seguinte de forma a podermos,com um pouco mais de calma,explorar cada canto daquela que para muitos é a mais incrível e bonita cidade da Croácia.

Pouco passava das sete da manhã quando entrámos pela Pile Gate que segundo percebemos é o principal acesso ao interior das muralhas que cercam a Cidade Velha e à semelhança das outras cidades que visitámos nos dias anteriores é onde estão situados grande parte dos chamados pontos turísticos.

Assim que entrámos damos de caras com a Stradum que é a rua principal e a única que atravessa a old town de uma ponta a outra.Mal sabíamos que iríamos cruzar esta artéria várias vezes durante a vossa estadia.Logo ali ao lado fica o Fontanário de Onofrio que ainda se mantém em funcionamento e de onde podemos beber água sem qualquer problema.
Ainda nesta zona existe uma entrada que dá acesso ao topo da Muralha e que quem estiver interessado pode percorrer a pé.Na nossa opinião vale a pena fazer este passeio depois de explorar toda a área que se situa no interior da antiga fortaleza.
Logo ali nos primeiros metros,praticamente em frente do fontanário fica a Igreja de S.Sauveur e logo ao lado o Mosteiro Franciscano que no seu interior acolhe um Museu.

Caminhámos pela Stradum e chegámos ao extremo oposto onde se ergue a Torre do Relógio que é a mais alta estrutura da cidade.Ao lado fica o Palácio Sponza e também a Igreja de S.Blaise,em frente da qual podemos ver a Coluna de Rolando que segundo uma tradição medieval era um elemento presente em muitas das cidades do país e que se destinava a proteger o local tal como as pessoas que aqui viviam.Todos estes pontos se situam numa pequena praça.

Neste local viramos à direita e num esfregar de olhos já temos ao nosso lado um elegante edifício colunado que em tempos acolheu o Palácio do Reitor e uns metros mais à frente a Catedral da Assunção,originalmente construída entre os séculos XIII e XIV.A estrutura que hoje vemos é praticamente uma réplica da original que foi destruída depois do terramoto que sacudiu Dubrovnik em 1667.

A partir daqui optámos por guardar o mapa e embrenhamo-nos pelas ruas e ruelas da parte sul.A experiência é espetacular pois bastou afastarmo-nos umas poucas dezenas de metros da zona mais central para ficarmos com a sensação de que tínhamos chegado a um mundo diferente.Ruas praticamente desertas onde só de longe a longe nos fomos cruzando com habitantes locais que vivem o seu quotidiano completamente abstraídos do rebuliço e confusão existentes a somente meia dúzia de quarteirões de distância.Destacamos a extrema simpatia das pessoas (tanto aqui como na área norte) ás quais por duas vezes pedimos para encherem a nossas garrafas de agua e sempre com um sorriso acederam ao nosso pedido.

Andámos sem preocupações,subimos e descemos escadas ora ao longo da muralha ora por ruas mais interiores,fomos parando quase de dois em dois minutos para tirar fotos e de vez em quando fazíamos uma pausa para descansar.
Foi já perto da hora de almoço que chegámos à Pile Gate onde havíamos iniciado a visita e que agora já se encontrava inundada de pessoas.

Começávamos neste momento a explorar a zona norte,e como já havíamos feito da parte da manhã,também agora andámos um pouco sem rumo.Aproveitámos que estávamos próximos e resolvemos dar um santinho até à Torre de Minceta de onde se consegue ter uma vista desafogada de toda a cidade.Lá em baixo centenas de casas com os seus telhados de cor alaranjada,grande parte delas reconstruídas depois dos bombardeamentos que tiverem lugar aqui e em toda a ex Jugoslávia no início dos anos 90.
De referir que esta torre é só um dos muitos locais que serviram de inspiração e até de cenário a muitos dos episódios da série "Game of Thrones".

Fomos acompanhando a muralha até que demos com mais um dos vários portais da cidade velha.Para falar verdade não sei qual o nome desta "gate" que se situa no extremo norte,mas vale a pena sair só para ter a noção da grandeza e imponência da muralha que circunda a cidade e em tempos protegeu as pessoas que nela habitavam.

Outra das antigas entradas é a Ploce Gate que dá acesso ao Forte Revelin que aquando da época dourada de Dubrovnik servia como primeiro ponto de defesa contra os ataques inimigos.

Como a barriga já estava a reclamar,resolvemos que estava na altura de encontrar um local para nos sentarmos calmamente.Optámos por almoçar/lanchar umas sandwishes abancados na Marina de frente para o mar e como cenário de fundo a muralha este da cidade.

Depois de olharmos com a devida atenção para o mapa,percebemos que,nas nossas andanças de hoje,já tínhamos percorrido praticamente todos os cantos da cidade e para a visita ficar completa só nos faltava ir conhecer alguns locais situados no exterior da muralha.
Voltámos a percorrer a rua principal de uma ponta à outra,saímos pela Pile Gate e chegámos a uma grande praça chamada Brsalje que serve basicamente como um dos principais pontos de encontro seja para os grupos de turistas que aqui chegam em day trip's seja para os locais que aqui apanham os autocarros de regresso a casa depois de um dia de trabalho.
É neste local que se situa o ponto de informação turística e para os fans de Game of Thrones covêm saber que é também daqui que saem os tours organizados que percorrem todos os spots relacionados com a tão badalada série.

Bastou caminharmos alguns metros em direção ao mar e chegámos a uma lindíssima baía onde podemos ver do lado esquerdo a Torre Bokar e do lado direito situada no topo de um rochedo o Forte de Lovrjenac que tal como aquele que tínhamos visto no extremo posto (Forte Revelin) também servia como primeiro ponto de defesa para os ataques inimigos.

Aos poucos o sol ia-se escondendo no horizonte e o nosso último dia por terras croatas aproximava-se do fim mais rápido do que desejaríamos.Amanhã por esta hora já estaríamos em casa.
Descemos primeiro até ao nível do mar para depois subirmos por uma escadaria de pedra até à entrada do forte,de onde tivemos a oportunidade de nos despedir da Croácia com uma vista privilegiada desta cidade fantástica.

Dubrovnik é sem dúvida um dos mais bonitos locais da Croácia,mas como já referi a grande quantidade de pessoas que entopem diariamente a cidade (principalmente nos meses de verão) faz com que perca um pouco do seu encanto e ações tão simples como comprar um gelado transformam-se numa autêntica aventura,visto que nunca o conseguimos fazer sem ter de enfrentar uma fila de pelos uma dúzia de pessoas.
Se vale a pena visitar?Claro que sim!
A chamada pérola do Adriatico entrou directamente para a nossa lista de locais a revisitar no futuro,mas certamente fora da época alta.