sexta-feira, 20 de novembro de 2015

.DINANT-A CIDADE DO SAXOFONE


Pequena em tamanho mas enorme em beleza.Esta cidadezinha situada a aproximadamente 100 Km's de Bruxelas encontra-se na região da Wallonia e ao longo dos séculos foi palco de inúmeros acontecimentos que de certa forma marcaram de forma inequívoca a história do país.
Qualquer visitante que aqui chegue de comboio,não vai precisar de caminhar muito para ficar de imediato rendido ao encanto e à arquitectura sedutora deste local.
Na margem este do Rio Mosa (La Meuse) e diante vós encontra-se o principal cartão postal da cidade e a imagem mais fotografada pelos visitantes que aqui vêm.
Do lado direito podemos ver a Pont Charles de Gaulle que atravessa o rio e do outro lado em primeiro plano a imponente Igreja Notre-Dame la Collégiale e logo atrás no alto de uma enorme escarpa rochosa ergue-se a Cidadela.
Pode-se dizer que este é o cenário perfeito.A visita promete!
Antes de atravessarem para o lado de lá aconselhamos que passem pela Maison du Turisme onde poderão pedir algumas informações sobre a cidade assim como uma mapa.



A primeira paragem do dia será muito provavelmente na Igreja Notre-Dame la Collégiale ,um incrível edifício de estilo gótico que se destaca da paisagem envolvente devido á sua arquitectura fora do comum.
O Interior é igualmente imponente onde se destacam os grandiosos painéis de vitrais que segundo ficámos a saber estão entre os maiores da Europa.
A entrada é gratuita.







Depois de deixar a Igreja,covidamo-vos a visitar a Cidadela cujo o principal acesso fica situado logo ali ao lado.Nas nossas anteriores passagens pela cidade tivemos sempre a hipótese de escolher se queríamos subir os mais de 400 degraus que serpenteiam toda a encosta ou apanhar o teleférico para chegar ao topo do rochedo onde se encontra a fortificação.Nesta nossa última passagem pela cidade ficamos a saber que agora o acesso à Cidadela se efectua unicamente através do teleférico.
O preço total (Teleferico+Cidadela) e de 8 euros.
Uma vez no topo o que salta à vista é a deslumbrante paisagem sobre o Vale do Meuse rasgado ao meio pelas águas do rio.





A visita à Cidadela foi com toda a certeza uma das mais fantásticas experiências da nossa passagem por Dinant.Ali respira-se Historia e para além das vistas e do pequeno museu militar existente a grade atração é a visita guiada que conduz os visitantes através dos espaços,corredores e salas interiores que ao longo dos tempos foram ocupados por tropas Holandesas,Alemãs e Francesas.
Terminamos o tour dentro de uma trincheira construída em tamanho real e que nos transporta os para momentos de intensa adrenalina vividos no calor de uma batalha.O melhor de tudo é o final surpresa,que não vamos revelar o que se trata mas podemos garantir que deixará o cérebro em conflito com os vossos olhos.





Regressámos ao centro da cidade e fomos conhecer a casa onde nasceu Adolphe Sax o homem que inventou o saxofone e o grande responsável por hoje em dia Dinant ser apelidada a cidade do Saxofone.
É possível visitar este local de forma gratuita.O espaço foi remodelado e transformado num pequeno Museu dedicado ao "artista" e onde se encontram expostos vários modelos do famoso instrumento.




Passeando pelas ruas mais interiores provavelmente irão passar pela Boulagerie Jacobs onde é possível provar as típicas Couques de Dinant que são basicamente umas bolachas feitas à base de mel.Podemos garantir que são deliciosas,mas até fez pena comer pois cada biscoito é literalmente uma obra de arte preparado de forma artesanal.




Não muito longe fica o bonito edifício da Câmara Municipal ou Maison Communale que é o nome que lhe é dado por estas bandas.Embora não seja possível visitar o interior vale a pena passar por aqui nem que seja para tirar a foto da praxe.



Com a hora de almoço a aproximar-se melhor mesmo é começar a procurar um local para aconchegar o estômago.A nossa sugestão vai para um dos muitos restaurantes (todos eles com excelentes esplanadas) que ficam situados na margem direita do rio.



É com a barriga cheia e sem grandes pressas que damos inicio à segunda parte do nosso "passeio" por Dinant.
Não muito longe do local onde almoçaram fica o cais onde por seis euros poderão apanhar um dos muitos Barcos (a escolha é bastante variada) que durante cerca de uma hora vos levará a navegar pelas aguas do Mosa.A viagem é extremamente relaxante e uma ótima oportunidade de ver a cidade de uma perspectiva completamente diferente.Vale a pena fazer este mini Cruzeiro.







Depois deste bonito passeio de barco e já com os pés em terra firme que vamos conhecer alguns locais situados na margem esquerda (até aqui andámos sempre do lado direito). 
A nossa primeira sugestão é a Grotte La Merveilleuse que fica situada a menos de um quilómetro da Ponte Charles de Gaulle.
Apesar de já ficar um pouco longe do centro histórico,acreditem que a pequena caminhada que terão de fazer para aqui chegar vai ser amplamente recompensada com aquela que será muito provavelmente a experiência mais fantástica da vossa passagem pela cidade.



Esta gruta descoberta em 1908 é considerada uma das mais bonitas da Europa.É composta por diversos níveis e varias galerias,algumas delas "decoradas" de forma natural com incríveis formações geológicas onde imperam os famosos Estalagmites,Estalactites e alguns raros exemplos de gigantescas Cascadas de Calcite.No interior os visitantes (sempre acompanhados por um guia) têm ainda a oportunidade de ver um Rio Subterrâneo.







A nossa passagem por Dinant está quase a chegar ao fim,mas antes de nos despedirmos e visto que na "viagem" de regresso ao centro temos obrigatoriamente de passar por lá sugerimos que fiquem também a conhecer a Maison Leffe.
Leffe é uma das mais prestigiadas cervejas Belga e apesar de atualmente grande parte da produção ser feita no estrangeiro (republica checa) continua a ter uma ligação muito forte com a cidade de Dinant. 



O que vos propomos visitar é basicamente um Museu criado para dar a conhecer ao visitante a historia da marca assim como,mesmo que de forma interactiva os vários processos usados na produção desta cerveja.
No final serão convidados a provar três tipos diferente de cerveja e como brinde podem trazer para casa um bonito copo da marca.
Ora aqui está bonita recordação da vossa passagem por Dinant.




Dinant é uma cidade pequena mas super simpática e onde com toda a certeza passarão um dia bastante agradável.Se estiverem alojados em Bruxelas e se quiserem visitar a cidade,a melhor forma de lá chegar usando os transportes públicos.Podem apanhar o comboio directo na gare Bruxelles-Luxemburg.O trajecto leva cerca de duas horas. 
Dinant está no top 5 das cidades da Bélgica que mais gostamos.Esperamos que esta crónica vos tenha despertado a curiosidade e que na próxima vez que visitem o país possam incluir este pequeno tesouro no vosso roteiro. 

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na pagina do Diario das Viagens no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário