sexta-feira, 15 de setembro de 2017

.VALE DAS BORBOLETAS-RHODES


A beleza das ilhas gregas vai muito para além das praias de sonho banhadas por águas translúcidas que preenchem o imaginário de muitos viajantes.
Existem outros locais igualmente especiais,onde o azul do mar é substituído pelo verde das árvores e onde a natureza nos surpreende com alguns dos seus mais belos caprichos.São locais onde o silêncio é palavra de ordem e que a cada novo passo nos deparamos com cenários que nos deixam sem palavras.
São banhos de floresta...como lhe chamam!


Na ilha de Rhodes,existe uma bonita floresta que ainda se mantém em estado bruto e no interior da qual temos o privilégio de assistir a um dos mais incríveis espetáculos que a natureza tem para nos oferecer.
Todos os anos milhões de pequenas borboletas viajam até ao Vale de Petaloudes,com o intuito de se reproduzirem,permanecendo na área por longos períodos,transformando numa tela viva os troncos e folhas das árvores existentes ao longo do riacho que por ali corre.








O clima fresco e húmido são o habitat perfeito para estes pequenos seres que surpreendemente não se alimentam durante a sua curta existência,sobrevivendo somente com as energias acumuladas ao longo do período em que foram uma lagarta.
É por estas razões que logo à chegada e ao longo do percurso nos são relembradas por diversas vezes algumas regras.Regras essas que devemos seguir religiosamente para que de uma vez por todas se tente inverter a diminuição da população de borboletas muitas vezes vitimas da ignorância de alguns visitantes menos conscientes.

O trilho que serpenteia sob a sombra fornecida pelas copas das árvores,sobe e desce o vale ultrapassando cascatas e pontes de madeira,e é realizado sempre na companhia destes seres graciosos que ora esvoaçam ora se mantêm imóveis,concentrados em grandes grupos.

É caso para dizer....silêncio que as borboletas estão a descansar!







-INFORMAÇÕES PRÁTICAS:
.O Valley of the Butterflies fica situado a cerca de 30 Km's da cidade de Rhodes e pode ser visitado de forma independente para quem alugou um carro ou mota.Existe também a possibilidade de chegar ao local através de uma dos muitos tour's diários com inicio em várias zonas da ilha.
.Cinco euros acesso a este parque natural que se encontra aberto das 8:00 ás 20:00.
.Caso haja interesse,os visitantes podem almoçar nos vários restaurantes existentes junto das entradas. 

Todas as crónicas sobre a nossa viagem pelas ilhas gregas do Dodecaneso:
Rhodes Old Town
Vale das Borboletas,Rhodes
Lindos,Rhodes
Symi
O que comer na Grécia
As Melhores praias do Dodecaneso
. Leros

Outras crónicas sobre a Grécia:

Atenas dia #1
Atenas dia #2


  Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na pagina do Diario das Viagens no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário