quinta-feira, 21 de setembro de 2017

.O QUE COMER NA GRÉCIA


Viajar não é só conhecer novos mundos e culturas. Viajar é também ter a oportunidade de se lançar à descoberta da gastronomia de um local.
Sentir os cheiros e sabores dos pratos típicos de um país ou região é um ritual que na nossa opinião deve ser adotado por todos os viajantes de forma a enriquecer a experiência e criar laços com o destino que visitamos.
Na nossa viagem pelas ilhas gregas do Dodecaneso apaixonámo-nos pelas pessoas com quem nos cruzámos, pelas paisagens que o nosso olhar contemplou e claro...pela deliciosa comida grega que a cada nova refeição se revelava uma das suas maiores riquezas. 

Nos dez dias que por lá permanecemos, tentámos sempre que possível, desvendar os sabores locais, uns mais conhecidos e com os quais já estávamos familiarizados, outros totalmente novos, mas como seria de esperar, todos eles baseados na cozinha mediterrânea que em muitos dos casos se assemelha à praticada em Portugal.

Eis alguns dos pratos que fizeram parte da nossa ementa diária durante o breve período que permanecemos por terras gregas.

.GYROS
Trata-se de uma espécie de sandwich feita com pão pita, recheada com carne, salada, batata frita e o famoso molho típico de iogurte (tzatziki). 



.SALADA GREGA
Provavelmente o prato mais famoso na Grécia e ideal para ser comido numa esplanada à beira mar num dia de praia.
Existem várias opções mas a mais comum é servida com pepino, tomate, cebola, pimento, azeitonas e o famoso queijo feta. Pode ser regada com um fio de azeite. 



.MOUSSAKA
É semelhante à lasanha, contudo a massa é substituída por camadas de berinjela cortadas ás rodelas e intercaladas com carne de cordeiro, temperada com canela e molho branco.



.STIFADO
Um dos pratos mais delicioso que provámos. É um tipo de ensopado de carne, temperado com vinho tinto, molho de tomate, alho e louro. É servido em conjunto com pequenas cebolas cozidas. 



.KEBAB
Carne picada e temperada com várias especiarias que posteriormente é grelhada. Embora possa ser comida no pão pita, é normalmente servida no prato e acompanhada por batata frita, salada e iogurte grego. 



.CAMARÕES
Ora aqui está outro delicioso petisco para comer à beira mar. Na Grécia, especialmente nas regiões costeiras, podemos encontrar uns camarões bebés que são servidos cozidos e temperados com alho, coentros e sumo de limão. 



.PASTITSIO
Mais uma espécie de lasanha, contudo esta receita é confeccionada com massa penne intercalada com carne picada e o inevitável molho branco.



.POLVO
Um dos pratos mais típicos do país. Há até quem diga que o melhor polvo do mundo se come na Grécia e como seria de esperar nós provámos e comprovámos que é realmente divinal.



.SOUVLAKI
Pequenas espetadas de carne grelhada, normalmente acompanhadas por batata frita salada, pão pita e molho de iogurte (tzatziki).



.SARDINHAS
O modo de preparação deste prato é bastante idêntico ao que conhecemos em Portugal. As sardinhas são grelhadas na brasa e servidas com azeite, vinagre, muito alho e sumo de limão.



Em suma...a culinária grega é quase tão rica e interessante quanto a cultura do próprio país. Graças ao seu clima temperado e proximidade com o mediterrâneo, os ingredientes produzidos são incríveis e com uma qualidade única, facto que na nossa opinião contribui bastante para os sabores intensos presentes em grande parte dos pratos que tivemos a oportunidade de provar.

-TODAS AS CRÓNICAS SOBRE A NOSSA VIAGEM PELAS ILHAS GREGAS DO DODECANESO:
-OUTRAS CRÓNICAS SOBRE A GRÉCIA:




  Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na pagina do Diário das Viagens no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário