domingo, 22 de outubro de 2017

.SÓFIA - GUIA PRÁTICO PARA UM DIA NA CAPITAL DA BULGÁRIA


A capital da Bulgária foi para mim uma agradável surpresa.
A informação que trazia na bagagem era escassa e a ideia de que me iria deparar com uma metrópole velha, repleta de símbolos e vestígios de um passado ligado ao comunismo rapidamente se desfez.
Cheguei numa bonita manhã do mês de outubro e logo ali à saída da estação do metro que me trouxe desde o aeroporto, senti de imediato o ambiente cosmopolita desta cidade que se soube reinventar e tem crescido a um ritmo alucinante, sem nunca esquecer a riqueza da sua história.

Monumentos, igrejas, estátuas, mesquitas, museus e ruínas romanas convivem na perfeição com lojas modernas, restaurantes sofisticados, cafés e bares que ao final do dia se enchem e servem de ponto de encontro para grupos de jovens descontraídos.
Para quem está de passagem, Sófia é uma cidade onde facilmente conseguimos manter o orçamento controlado.
A comida é extremamente barata, assim como os principais monumentos e a rede de transportes que pouco a pouco se modernizaram e que de forma organizada se estendem a toda a capital, permitindo que nos desloquemos de forma rápida e cómoda a um preço bastante reduzido.


.LOCAIS E EXPERIÊNCIAS A NÃO PERDER EM SOFIA
Estes são alguns dos locais e experiências que resolvemos incluir no nosso roteiro durante a curta passagem pela capital da Bulgária.
A cidade não é muito grande e todos os pontos turísticos  abaixo indicados se encontram reunidos numa área relativamente pequena que se percorre facilmente a pé.

-CATEDRAL ALEXANDER NEVSKI




-IGREJA RUSSA



-ESTÁTUA DE SVETI SOFIA



-MONUMENTO AO EXÉRCITO SOVIÉTICO




-RENDER DA GUARDA NO PALÁCIO PRESIDENCIAL




-MUSEU ARQUEOLÓGICO



-IGREJA DE SVETI SEDMOCHISLENITSI




-SVETI GEORGI ROTUNDA




-IGREJA DE SVETI SOFIA



-TEATRO NACIONAL IVAN VAZOV



-SINAGOGA

Photo:www.sofiasynagogue.com
- MESQUITA BANYA BASHI



.DICAS PARA MANTER A VIAGEM DENTRO DO ORÇAMENTO
Numa viagem, o orçamento desempenha papel importante e um dos principais objectivo de quem se lança à conquista do mundo prende-se com o facto de conseguir manter as finanças controladas.
Com o passar dos anos fomos arranjando táticas para controlar as nossas despesas, sendo que estes são alguns dos truques que usámos durante a nossa passagem por Sófia. 
-Comprar as lembranças nas feiras ou estações de metro.
-Fazer as refeições em pequenos comércios locais e nas pastelarias existentes por toda a cidade.
-Apesar de Sófia ter uma rede de transportes bastante eficiente, não se justifica usá-la uma vez que os principais pontos turísticos estão reunidos numa área que se percorre facilmente a pé. 
-Os preços dos alojamentos baixam a partir do final de setembro, fazendo com que o período entre este mês e o início de maio seja a melhor e mais económica época para conhecer a cidade. 

.DO AEROPORTO ATÉ AO CENTRO DA CIDADE
-Para aqueles que chegam a Sófia de avião e que têm como objectivo alcançar o centro da cidade, a opção mais prática e seguramente mais económica é sem dúvida o metro.
Por 1,60 BGN e em cerca de 20 minutos, a linha 1 leva-nos desde o aeroporto até ao centro histórico,onde se encontram praticamente todos os pontos turísticos.

.DAYTRIP AO MOSTEIRO DE RILA E À IGREJA DE BOYANA
-Depois de um dia a explorar a capital de Bulgária, nada melhor que uma escapadela até ás montanhas situadas a sul, com o objectivo de visitar o incrível Mosteiro de Rila.
Para aqueles que têm um dia extra, este é um local que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita a cidade. 
Sabemos que o passeio pode ser feito de maneira independente, mas devido ao tempo limitado que disponhamos, a opção recaiu por um tour organizado que facilmente pode ser adquirido em qualquer hostel. Desta forma e sem preocupações temos a oportunidade de num só dia conhecer o Mosteiro de Rila assim como a lindíssima Igreja de Boyana, ambos classificados pela UNESCO como património mundial.
A crónica completa sobre a nossa visita ao Mosteiro de Rila e à Igreja de Báoyana pode ser lida AQUI.

  Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na pagina do Diário das Viagens no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário