quinta-feira, 31 de outubro de 2019

UM DIA BEM PASSADO EM LEUVEN (LOVAINA) - BÉLGICA

O que visitar em Leven/ Lovaina, Bélgica.

Leuven surge envergonhada e sem razão que o justifique teima em manter-se na sombra das grandes estrelas do país. Todos sabemos que Bruxelas, Bruges, Ghent e até Antuérpia atraem para si todas as atenções, ainda assim, esta simpática cidade está ali, a dois passos da capital, aguardando pacientemente a visita de todos os que pretendem desbravar um daqueles destinos para lá do óbvio. 
Em Leuven respira-se juventude, uma jovialidade alimentada pelos milhares de estudantes nacionais e estrangeiros que frequentam as universidades ali existentes e que fazem dela uma das mais cosmopolitas cidades do país. Não há como escapar ao espírito universitário que nos acompanha enquanto percorremos as ruas, as praças e os jardins de uma cidade, que apesar das mudanças, nunca virou costas ao seu passado. 
Uma história tão rica quanto gloriosa, aquela que entre os séculos XI e XVI aqui se escreveu, numa época em que Leuven se notabilizou por ser um dos principais alicerces comerciais da antiga flandres. 
Os anos passaram mas a arquitectura de outrora manteve-se de tal forma intacta que as memórias do esplendor económico de outros tempos se fundem com a malha urbana atual,  de onde se destacam bonitos exemplos de habitações de influência medieval enriquecidas aqui e ali por incríveis edifícios de estilo gótico.

Se durante o dia o movimento na área mais central se assemelha a um pequeno formigueiro de gente inquieta que a pé ou de bicicleta dá vida ás ruas de calçada bruta, é seguramente ás primeiras horas da noite que a cidade se transforma, ganhando uma energia única, que emana sobretudo das esplanadas situadas na praça central. 











O QUE VISITAR EM LEUVEN:

.STADHUIS VAN LEUVEN (CÂMARA MUNICIPAL)
As fachadas trabalhadas de onde se destacam as mais de duas centenas de estátuas que representam personalidades importantes da região e as diversas torres pontiagudas que se erguem nas extremidades, fazem com que este edifício seja considerado um dos mais bonitos exemplos da arquitetura de estilo gótico não só da cidade mas também do país. 
Sabíamos que era possível realizar uma visita guiada ao interior e não hesitamos em fazê-lo, tendo desta forma acesso a algumas salas vedadas ao público assim como a uma explicação detalhada sobre a história do espaço e de alguns dos seus antigos ocupantes.






.SINT-PIETERSKERK (CATEDRAL DE S.PEDRO)
Outro bonito exemplo da arquitetura de estilo gótico presente na cidade que não pode de forma alguma ficar de fora do roteiro de quem está de visita a Leuven.  
Para além de contemplar o seu aspeto exterior, sugerimos que aceda ao interior do templo onde se irá deparar com uma lindíssima e imponente nave central suportada por enormes colunas. Dê uma volta completa ao espaço apreciando cada um dos vitrais coloridos assim como a obra-prima (a última ceia) de Dieric Bouts. No final e antes de se despedir detenha-se por momentos em frente do altar trabalhado. 






.UNIVERSITEITSBIBLIOTHEEK (BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA)
Se há um edifício que melhor dá rosto à vertente académica da cidade de Leuven, esse edifício é sem dúvida aquele que alberga a prestigiada biblioteca da universidade. Tal como acontece na câmara municipal também aqui é possível realizar uma visita guiada ao interior, podendo assim conhecê-lo de forma mais pormenorizada, percorrendo alguns espaços onde o acesso é restringido aos estudantes. Poderá também subir ao topo da grande torre de onde se consegue ter uma vista privilegiada de grande parte da cidade. 





.OUDE MARKT 
A Oude Markt é com toda a certeza uma das áreas mais animadas de Leuven. Esta enorme e movimentada praça é famosa pelos seus restaurantes e bares que durante o dia atraem os turistas que visitam a cidade assim como os jovens estudantes que a cada final de tarde elegem este espaço como o seu principal ponto de encontro para conviver e descomprimir depois dos seus compromissos escolares. Se tiver oportunidade espere até anoitecer, junte-se à festa e testemunhe o verdadeiro espírito académico.





.GROOT BEGIJNHOF (GRANDE BEGUINARIA)
Aproveite para passear calmamente, perdendo-se de forma propositada no emaranhado de ruas, ruelas, becos e canais que compõem esta área da cidade. Aproveite também para desfrutar do silêncio uma vez que aqui não se cruzará com veículos motorizados. Este é um espaço para ser explorado a pé, sem pressas, descobrindo aqui e ali pequenos pátios ou jardins que por entre as típicas casas de tijolo acabam por se revelar autênticos tesouros. 





.BOTANISCH GARTEN (JARDIM BOTÂNICO)
Este local foi originalmente criado em 1738 fazendo dele o mais antigo jardim botânico do país. Se em tempos o espaço serviu para que os estudantes de medicina ali realizassem as suas pesquisas, hoje uma boa parte de área encontra-se aberta ao público e uma vez que o acesso é gratuito vale a pena conhecer este pedaço de história.





.KLEIN BEGIJNHOF (PEQUENA BEGUINARIA)
Ainda que este pedaço da cidade possa por vezes ser comparado à grande Beguinaria, a verdade é que os dois locais pouco têm em comum a não ser o facto de esta também ser uma zona pedestre envolta num ambiente de calma. Neste caso estamos a falar de uma área bastante mais pequena mas que ainda assim merece ser visitada pela beleza e pelo aspecto pitoresco que se acentua nos meses de verão quando os beirais das janelas se enchem de flores da época.





CASO TENHA MAIS TEMPO TAMBÉM PODERÁ VISITAR:

.M-MUSEUM 
Para os amantes de arte, este é certamente um local que não deverá ficar de fora do roteiro. Um espaço recheado de importantes obras, repartidas por gravuras, pinturas e esculturas muitas delas criadas por artistas da região da flandres entre os séculos XVI e XIX.

.FÁBRICA DE CERVEJA STELLA ARTOIS
Visitar esta fábrica é ter a oportunidade de entrar no mundo daquela que é considerada a bebida alcoólica mais famosa do país. Todas as sextas-feiras, sábados e domingos é possível realizar uma visita guiada ás instalações da marca e de forma interativa conhecer um pouco da sua história assim como perceber o todo processo de produção da cerveja. 

.PARK ABBEY (PARQUE DA ABADIA)
Este parque situado no extremo sul é um ótimo local para um passeio ao final da tarde. Aqui podemos visitar diversos edifícios históricos erguidos entre os séculos XVI e XVIII de onde se destacam uma bonita igreja, um pequeno cemitério, um museu e um restaurante que cresceu para lá das paredes de um antigo moinho.

.ARENBERG CASTLE
Ainda que se situe na cidade vizinha de Heverlee e que não seja possível visitar o seu interior, achamos que o local merece uma curta passagem nem que seja para admirar a sua incrível arquitetura enquanto se passeia no parque envolvente. Sem surpresas, a peça central de todo este ambiente de fantasia é um lindíssimo castelo de estilo gótico ocupado atualmente pela faculdade de ciências de Leuven.


INFORMAÇÕES PRÁTICAS: 

.COMO CHEGAR A LEUVEN DE COMBOIO DESDE BRUXELAS
Uma vez que se situa a não mais de 30Km's da capital, Leuven é a opção perfeita para uma curta escapadela e um ótimo destino para aqueles que procuram um local calmo, bonito e com uma mão cheia de locais interessantes para visitar. Devido à curta distância que a separa de Bruxelas consegue-se facilmente chegar a Leuven usando o sempre rápido e cómodo comboio, numa viagem que durará menos de meia hora. 
De referir que as tarifas praticadas têm um desconto de 50% aos fins de semana.
Mais informações sobre horários e preços podem ser consultadas AQUI.
 
.ILUVLEUVEN TICKET

Esta é uma excelente ferramenta que permite ao visitante poupar algum dinheiro. Trata-se de um bilhete que combina o acesso a alguns dos principais pontos de interesse da cidade. 
O ingresso está disponível em duas versões: 
.Bilhete de 8 euros que engloba as entradas na biblioteca da universidade e na câmara municipal.
.Bilhete de 16 euros que além das entradas na biblioteca da universidade e na câmara municipal também dá acesso ao M-museum. 
Todas as informações sobre o ILUVLeuven podem ser consultadas AQUI.

.A CIDADE DE LEUVEN NO SEU TELEMÓVEL
As tecnologias desempenham um papel de destaque no mundo atual e a cidade de Leuven parece ter a perfeita consciência dessa importância uma vez que criou e pôs à disposição dos visitantes uma aplicação bastante útil repleta de informação turística e histórica, dicas e roteiros personalizados. 
Nós durante as nossas últimas visitas usámos e aprovámos esta bem conseguida ferramenta. 
-Pode descarregar a Leuven Walk app para IOs AQUI.
-Pode descarregar a Leuven Walk app para Android AQUI.


PARA SABER MAIS SOBRE AS NOSSAS VIAGENS E VER AS FOTOS DESTE E DE OUTROS DESTINOS ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS:

Sem comentários:

Enviar um comentário