domingo, 8 de dezembro de 2019

.MADRID - O MELHOR DA CAPITAL ESPANHOLA EM DOIS DIAS


Embalados pelos ritmos castelhanos damos os primeiros passos neste regresso à capital espanhola, que como seria de esperar, nos recebe mais uma vez de braços abertos. Uma melodia boa de se ouvir ecoa pelas ruas estreitas que percorremos e que não tarda nada nos conduzirão ao coração da cidade. A dois passos da Plaza Mayor ainda se vê roupa estendida à janela e miúdos que jogam à bola na rua enquanto velhotes nos seus afazeres carregam sacos de compras, indiferentes ao vai e vem de turistas. Os anos passam e Madrid continua igual a si mesma. Por aqui respira-se uma vivacidade diferente daquela que estamos habituados mas que ainda assim nos agrada e se entranha lentamente no nosso corpo.
É uma energia que rapidamente se transforma em modo de vida, acompanhando-nos enquanto caminhamos ao longo da movimentada Gran Via, quando nos sentamos a observar o bulício na Puerta del Sol ou até no bar de tapas que elegemos para aconchegar o estômago.

Madrid é assim, uma espécie de orquestra em constante atuação que nos embala e nos obriga a seguir o compasso de uma pauta escrita por pessoas inquietas, por bonitos edifícios históricos e pelos neons coloridos presentes nas principais artérias.
Mas a principal cidade de Espanha também tem o seu lado romântico, mais melancólico e que nos brinda com composições menos agitadas. Mesmo fora dos meses de verão gosto de abrandar o ritmo sentando-me numa esplanada, gosto de visitar o conceituado Museu do Prado e de aproveitar o final da tarde para passear calmamente no Parque do Retiro. 











Nestes primeiros dias de Novembro o sol ainda brilha de forma teimosa e só as baixas temperaturas e as árvores que deixam fugir as suas folhas de tons dourados nos fazem crer que o Outono já fez a sua entrada nesta região da Europa. 

A pouco mais de uma hora de avião de cidades como Porto ou Lisboa, Madrid é o pretexto ideal para se desligar da rotina, aproveitando um qualquer fim-de-semana para se lançar à descoberta desta metrópole que se sente, se ouve, se cheira e se prova. 
Aceite a nossa sugestão e deixe que Madrid estimule cada um dos seus sentidos...


CONHECER O MELHOR DE MADRID EM DOIS DIAS

-DIA 1

.PUERTA DEL SOL
Sugerimos que dê início ao seu passeio neste que é o local mais movimentado da capital espanhola. Percorra o espaço, aprecie os bonitos edifícios, encontre a placa que assinala o quilómetro zero das estradas do país e tire uma fotografia perto da famosa estátua do Urso e do Medroño. É também nesta área que se situam a Câmara Municipal assim como a estátua de Carlos III.




.MERCADO DE SAN MIGUEL
Apesar de atualmente já ter perdido a sua vertente tradicional, o Mercado de San Miguel mostra agora o seu lado mais turístico e a qualquer hora do dia ou noite encontrará este espaço repleto de visitantes que por entre cotoveladas e apertos se esforçam para provar algumas iguarias da gastronomia local. Ainda que tenha de se fazer acompanhar por alguma paciência, junte-se à confusão, petisque umas tapas e faça alguns amigos de ocasião.




.REAL BASÍLICA DE SAN FRANCISCO EL GRANDE
Foi quase por acaso que descobrimos esta lindíssima Basílica e a partir desse momento entrou para o top 10 dos nossos locais favoritos de Madrid. Antes de seguir viagem para a próxima paragem deste roteiro, sugerimos que faça um pequeno desvio de forma a visitar este pequeno/grande tesouro. 
Atenção que a Basílica só se encontra aberta a certos dias da semana e por um período de tempo limitado.
Pode consultar os horários AQUI.




.CATEDRAL DE SANTA MARIA A REAL DE ALMUDENA
Caminhe agora ao longo da Calle de Bailén e em menos de dez minutos estará frente a frente com o maior e mais importante templo religioso da capital espanhola. A Catedral de Santa Maria a Real de Almudena ergue-se em todo o seu esplendor atraindo as atenções de quem por ali passa. Entre e sinta-se pequeno perante a imponência da nave central. Percorra todo o espaço em silêncio de forma a não incomodar os fiéis que ali vêm prestar homenagem à principal padroeira da cidade.  




.PALÁCIO REAL DE MADRID
Lado a lado com a Catedral encontra-se o não menos bonito Palácio Real de Madrid. Vale a pena esperar na longa fila e realizar a visita ao interior deste incrível edifício que ao longo dos séculos serviu de lar a diversos reis espanhóis e suas famílias. O percurso leva os visitantes através de uma série de salas ricamente decoradas, representando de maneira fiel a opulência em que viviam os membros da família real espanhola.




.JARDINES DE SABATINI
Esta é uma visita opcional, contudo achamos que a beleza e a calma que ali encontrará, justifica que dedique uma parcela do seu tempo a estes bem cuidados jardins situados a dois passos do Palácio Real. 



.TEMPLO DE DEBOD
Será certamente estranho ver um templo egípcio na capital espanhola, mas a verdade é que existe e temos a certeza que irá fazer parte da lista de locais a visitar aquando da sua passagem por Madrid. O monumento foi uma oferta do governo do Egito e dá-nos a oportunidade de viajarmos até a este país do norte de África sem sair da Europa.



.PLAZA DE ESPANA
Ainda que não seja um daqueles locais de uma beleza extrema, a Plaza de España é na nossa opinião um dos sítios que deverá figurar no seu roteiro pela capital espanhola. É neste grande espaço público que se encontra o monumento que homenageia Miguel Cervantes e onde estão representadas as mais famosas personagens por ele criadas: Don Quixote e Sancho Pança. 



.GRAN VIA
Devido à enorme quantidade de lojas existentes, a Grand Via é muitas vezes associada ao comércio e ao consumismo extremo. Contudo esta que é a mais badalada artéria da cidade é na nossa opinião muito mais que um centro comercial a céu aberto. É um local que vale a pena percorrer calmamente, apreciando a magnífica arquitetura de muitos dos edifícios ali existentes. 



.MUSEO DEL PRADO
Mesmo que não seja grande amante de arte, não há como deixar de visitar este que é um dos mais valiosos museus da Europa. No seu riquíssimo espólio estão presentes obras de pintores como Velasquez, El Greco, Rubens, Rembrant, Caravaggio ou Goya. Ainda que as longas filas possam desencorajar até os mais corajosos, acredite que vale a pena esperar para estar frente a frente com algumas das mais famosas obras de arte do planeta. 
Das diversas vezes que visitámos o Museu do Prado, optámos sempre por fazê-lo depois das 18:00, uma vez que a partir desta hora o acesso é gratuito. 
  • ENTRADA GRATUITA: 
  • De 2°feira a Sábado entre as 18:00 e as 20:00 
  • Domingos e feriados entre as 17:00 e as 19:00





-DIA 2

.CHOCOLATERIA SAN GINÉS
Serão muitas a especialidades gastronómicas que poderá experimentar durante a sua passagem por Madrid, mas nada lhe adoçará mais a boca que os típicos churros acompanhados por uma chávena de chocolate quente. Inicie o segundo dia na capital espanhola na mítica Chocolateria San Ginés e troque o tradicional pequeno almoço por uma porção desta deliciosa doçaria.





.PLAZA MAYOR
Aproveite as primeiras horas da manhã para desfrutar daquela que é a na nossa opinião a praça mais bonita de Madrid. Percorra todo o espaço com a calma que a sua beleza exige, aprecie os edifícios que a rodeiam, caminhe sobre as arcadas, e por fim, se o tempo o permitir, sente-se numa das esplanadas e beba um café enquanto assiste à chegada dos turistas que não madrugaram.




.PLAZA DEL CALLAO
Outro dos locais míticos de Madrid e onde mais uma vez terá a oportunidade de observar e fazer parte do ritmo frenético que caracteriza a cidade. Milhares de turistas e habitantes locais misturam-se nesta área repleta de espaços comerciais a que muitos apelidam de Times Square madrilena. Depois de ali passar durante o dia, sugerimos que regresse ao início da noite, altura em que todo o espaço se ilumina com milhares de luzes coloridas. Não deixe de reparar no icónico neon da Schweppes que já se tornou num dos principais pontos de interesse ali existentes.




.FUENTE DE CIBELES
Esta fonte que representa a deusa Cibeles é com toda a certeza um dos principais cartões postais de Madrid e um dos pontos mais centrais da cidade, servindo frequentemente como ponto de partida aqueles que tencionam deslocar-se para outras áreas da cidade. É a partir desta movimentada rotunda que temos acesso a artérias como a Calle de Alcalá, o Passeo del Prado ou o Passeo de Recoletos.



.PALÁCIO DE CIBELES/COMUNICACIONES
Dos edifícios que se erguem ao redor da Fuente de Cibeles, este é seguramente o que chama a si todas as atenções. Se no passado era conhecido por Palácio de Comunicaciones, esta lindíssima obra arquitetónica é hoje apelidada de Palácio de Cibeles e acolhe a câmara municipal de Madrid assim como muitos dos serviços a ela associados. Ainda que possa aceder de forma gratuita ao hall principal, sugerimos que pague os três euros exigidos para subir ao deck de observação de onde terá uma vista espetacular sobre a Praça Cibeles e toda a zona envolvente.



.PUERTA DE ALCALÁ
Apesar de existirem outras, a Puerta de Alcalá é definitivamente a mais conhecida antiga porta de entrada na cidade de Madrid. Este, tal como os restantes portais de pedra que resistiram ao passar dos tempos, relembram-nos o período em que o principal centro habitacional de Espanha se encontrava rodeado de muralhas, sendo hoje a Puerta de Alcalá um dos símbolos da capital.



.PARQUE DEL RETIRO
O Parque del Retiro é seguramente o pulmão da cidade. Este espaço verde situa-se em pleno centro de Madrid e é uma ótima opção para passear calmamente, desligando-se da confusão que reina ao seu redor. A área é enorme e caso pretenda poderá passar uma boa parte do dia a descobrir cada um dos bonitos recantos ali existentes. O Palácio de Cristal, o Estanque Grande, a Fonte do Anjo Caído ou os Jardins de Cecilio Rodríguez são só alguns dos locais que deverão figurar na sua lista. Se o visitar durante a hora de almoço, sugerimos que compre um bocadillo de calamares antes de chegar e coma-o sentado na relva ou algures nas margens do grande lago. 




.GARE FERROVIARIA DE ATOCHA
Ainda que este local não seja um daqueles monumentos que deixe qualquer visitante de queixo caído, pode-se dizer que a carismática Estação Ferroviária de Atocha acabou por ganhar um peso inesperado na história da cidade e do país. Foi no interior desta enorme estrutura de ferro que em 2004 teve lugar um terrível atentado terrorista que haveria de marcar de forma profunda a vida dos Madrilenos. Hoje as feridas desse acontecimento parecem estar saradas e ainda que não tenha um comboio para apanhar, vá conhecer este local e espante-se com o bonito jardim tropical existente no seu interior. 

.MUSEO NACIONAL CENTRO DE ARTE REINA SOFIA
Durante as nossas várias passagem pela cidade nunca tivemos a oportunidade de visitar este museu que segundo parece é um dos mais importantes museus de arte moderna do país, acolhendo atualmente um vasto e valioso espólio. Tal como o Museu do Prado também aqui poderá aceder ao espaço de forma gratuita em certas ocasiões.
  • ENTRADA GRATUITA: 
  • 2°feiras/4°feiras/5°feiras/Sábados das 17:00 ás 21:00  
  • 6°feiras das 17:00 ás 23:00
  • Domingos das 15:00 ás 19:00


-INFORMAÇÕES UTEIS:

-O QUE COMER
Durante as nossas passagens por Madrid, foram muitos os locais em que aconchegámos o estômago, tentando aqui e ali encontrar sítios mais ou menos turísticos onde pudéssemos experimentar o melhor que a culinária da região tem para oferecer. Tapas, bocadillos, churros, jamón, paella ou tortilla de patata são só algumas iguarias que não deverá deixar de degustar aquando da sua visita a madrid.
Não esquecer que em muitos bares/tascas, ao pedir uma cerveja ou ou vermute é normal que a sua bebida chegue acompanhada por uma ou diversas tapa.



-ONDE DORMIR
Quem nos conhece sabe que não somos muito exigentes no que diz respeito ao alojamento, contudo gostamos sempre de ter em conta a localização do local que escolhemos para pernoitar. Dito isto, não vamos sugerir hotéis ou qualquer outro tipo de acomodação, porque os padrões de conforto podem variar de pessoa para pessoa e o que é suficiente para nós pode não ser para quem nos segue. 
Poderá encontrar AQUI uma lista bastante completa de alojamentos no centro de Madrid que se adaptam a todas as carteiras, padrões e necessidades.

.OUTRAS CRÓNICAS SOBRE ESPANHA:

  Pode acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na pagina do Diário das Viagens no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário