quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

VISITAR POZNAN - UM DIA NUMA DAS MAIS BONITAS CIDADES DA POLÓNIA

Visitar Poznan - Roteiro completo

Há uns anos atrás, quando visitámos Cracóvia pela primeira vez, estávamos longe de imaginar que a Polónia iria despertar em nós um sentimento tão profundo que nos faria regressar por diversas vezes com o objetivo de aprofundar o nosso conhecimento sobre o país. O tempo passou, trazendo com ele uma mão cheia de outras visitas que nos deram a conhecer locais que se revelaram tão especiais como o tal ponto de partida que aconteceu no verão de 2007. 
Poznan foi a última cidade polaca que acrescentámos à nossa lista e o destino escolhido para um novo regresso, que como seria de esperar, se transformou em muito mais que uma simples escapadinha de fim-de-semana. 

É então tendo em conta a nossa curta estadia na cidade que partilhamos uma lista de locais e pontos de interesse que com certeza irão enriquecer o seu roteiro. 

Visitar Poznan - Roteiro completo

Visitar Poznan - Roteiro completo

Visitar Poznan - Roteiro completo

Visitar Poznan - Roteiro completo

Visitar Poznan - Roteiro completo

Visitar Poznan - Roteiro completo

Visitar Poznan - Roteiro completo

UM DIA EM POZNAN, O QUE VISITAR?
AS NOSSAS SUGESTÕES:

.DESLUMBRE-SE COM AS DEZENAS DE EDIFÍCIOS COLORIDOS PRESENTES NA OLD MARKET SQUARE
No coração do centro histórico encontra-se esta lindíssima praça que na nossa opinião é local ideal para dar início ao seu passeio por Poznan. Antes de se lançar na exploração da cidade aproveite para percorrer todo o espaço e sem pressas aprecie os detalhes presentes na bonita arquitetura das construções ali presentes. Destacamos também as fontes que se erguem em cada um dos quatro cantos da praça e o edifício da antiga câmara municipal que atualmente é ocupado pelo Museu Histórico de Poznan. Se o tempo assim o permitir poderá, caso queira, sentar-se numa das várias esplanadas existentes e apreciar o permanente vai e vem de pessoas enquanto bebe um café ou ou refresco. 

Visitar Poznan - Roteiro completo

Visitar Poznan - Roteiro completo


.DEIXE-SE ENCANTAR PELA BELEZA EXTERIOR E INTERIOR DA MAGNÍFICA POZNAN FARA
A dois passos da principal praça da cidade ergue-se um dos mais bonitos exemplos da arquitetura barroca presentes no centro histórico de Poznan. Com a sua fachada pintada de tons rosados esta Igreja não passará certamente despercebida a todos aqueles que abandonam a praça através da Swiętoslawska. No interior, e sem um altar que chame sobre si as atenções, os destaques acabam por ser as enormes colunas de mármore vermelho que sustentam os tetos abobadados totalmente preenchidos com frescos de cariz religioso. 

Visitar Poznan - Roteiro completo

Visitar Poznan - Roteiro completo

 
.DISFRUTE DAS MELHORES VISTAS SOBRE A CIDADE A PARTIR DA TORRE DO ROYAL CASTLE 
Este monumento é um dos principais vestígios do período medieval que ainda permanecem intactos em Poznan. A grande torre é visível a partir de uma boa parte das zonas do centro histórico e poderá ser considerada um ótimo ponto de referência que certamente ajudará o visitante a orientar-se por entre as estreitas ruas desta área. Se pretender ter uma das mais incríveis vistas sobre a cidade, então achamos que deverá considerar subir ao deck de observação situado no ponto mais elevado do monumento. 

Visitar Poznan - Roteiro completo

Visitar Poznan - Roteiro completo


.DÊ UM PASSEIO NO PARK FRÉDÉRIC CHOPIN ANTES DE VISITAR O ANTIGO COLÉGIO DOS JESUÍTAS
Dar um passeio neste pequeno mas bonito espaço verde poderá ser uma ótima opção para se afastar por momentos do ambiente citadino de Poznan. Para além do passeio, poderá também aproveitar para (caso queira) improvisar um almoço num dos vários bancos de madeira espalhados pelo jardim. No final continue a sua visita com uma passagem pelo pátio central do antigo complexo do Colégio dos Jesuítas que atualmente é ocupado por diversas dependências governamentais. 

Visitar Poznan - Roteiro completo

Visitar Poznan - Roteiro completo


.CAMINHE ATÉ À ILHA DA CATEDRAL E CONHEÇA O MAIS IMPONENTE MONUMENTO RELGIOSO DA CIDADE
Se até aqui havíamos permanecido na área que delimita o centro histórico da cidade, está então na altura de nos afastarmos um pouco de forma a termos a oportunidade de conhecer o mais imponente monumento religioso de Poznan. Uma caminhada de cerca de vinte minutos irá levá-lo até uma pequena ilha encravada entre o Rio Varta e a Ribeira Cybina. É aqui que encontrará a Catedral de Poznan, dedicada aos Apóstolos Pedro e Paulo e que segundo percebemos foi erguida na zona mais antiga da cidade. 

Visitar Poznan - Roteiro completo

Visitar Poznan - Roteiro completo


.EXPERIMENTE ALGUNS DOS SABORES DA COZINHA TRADICIONAL POLACA
Conhecer um determinado destino é também contactar diretamente com aspetos tão simples como a culinária tradicional. Experimentar a cozinha local é alias uma das vertentes que tentamos, sempre que possível, incluir nos objetivos a ter em conta no momento de organizar uma viagem a um país ou região. Na Polónia não foi diferente e durante as nossas curtas estadias não perdemos a oportunidade de provar algumas delicias típicas. 

Visitar Poznan - Roteiro completo

Visitar Poznan - Roteiro completo


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.DO AEROPORTO PARA O CENTRO DA CIDADE
O Autocarro é na nossa opinião a forma mais prática e económica de realizar o trajeto entre o Aeroporto Poznan-Lawica e o centro da cidade. Este serviço acontece com uma cadência bastante regular e tem um custo de 6zl, levando o passageiro desde a zona das chegadas do aeroporto até à principal gare ferroviária da cidade.  

.COMO SE DESLOCAR
Apesar do perímetro urbano da cidade ter um tamanho considerável, o centro histórico resume-se a uma área relativamente pequena que percorremos facilmente a pé.

.ONDE DORMIR
Poznan tem pouco a pouco vindo a ganhar destaque no panorama turístico internacional e como tal as opções de alojamento são sobejamente suficientes para os visitantes que chegam à cidade. No nosso caso e aquando da nossa passagem por Poznan ficámos alojados num hotel que acabou por não atingir os critérios mínimos de satisfação e como tal achamos que não seria justo fazer qualquer referência a este local. Poderá ainda assim realizar a sua pesquisa AQUI.


PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário