segunda-feira, 6 de julho de 2015

. AÇORES,PONTA DELGADA-DIA 5

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na pagina do Diario das Viagens no Facebook.

Hoje seria o último dia que passaríamos em S.Miguel,como tal decidimos aproveitar o tempo para conhecer a cidade de Ponta Delgada e alguns outros locais nas imediações.
Acordámos cedo e como o tempo não estava famoso (ameaçando mesmo chover a qualquer momento) achámos que o melhor mesmo era ir dar um passeio nas profundezas da terra.
Como tal a primeira paragem do dia foi na Gruta do Carvão situada na área de Paim num dos extremos de Ponta Delgada.Esta gruta que na verdade é um túnel de lava com milhares de anos,resultante de uma das muitas erupções vulcânicas que ocorreram na ilha nos tempos passados.
Para descer à única das três secções que se encontra aberta ao público convém fazer uma reserva previa pois existe um número limitado de visitantes e também as descidas só se efectuam a determinadas horas.
O preço é de 5 euros por pessoa.

Esta experiência foi uma estreia para nós.Por diversas vezes já visitámos grutas e minas mas um tubo de lava era algo que nunca tínhamos "experimentado".
Depois de assistirmos a um pequeno filme onde nos foi explicado de forma detalhada qual a origem dos tubos de lava e igualmente a importância que as erupções vulcânicas tiveram na formação não só da ilha de S.Miguel como também de todo o arquipélago dos Açores.
Depois do filme e já devidamente equipados fomos então convidados a descer ás entranhas da terra.Este tubo de lava tem aproximadamente 800 metros de comprimento,mas as visitas só estão autorizadas numa pequena secção de cerca de 200 metros que se encontra dividida em duas zonas.

Acompanhados de uma guia andámos ali talvez uns quarenta e cincos minutos e no final saímos extremamente satisfeitos e sendo os Açores ilhas de origem vulcânica e depois de já termos visto caldeiras e crateras não fazia sentido estar aqui e não viver mais esta experiência.

Já com o sol a querer-se mostrar,seguimos para a zona central de Ponta Delgada por onde contávamos andar a passear até ao final do dia não fosse termos recebido a boa noticia dada pelo nosso amigo Marco.
Durante a nossa estadia na ilha,tínhamos por diversas vezes falado que gostávamos muito de fazer um dos tour de whale watching,mas essa ideia acabava sempre por ser posta de lado uma vez que os preços pedidos pelos operadores são na nossa opinião estupidamente exagerados.Foi através deste amigo que conseguimos um ótimo desconto.Em vez de 55 euros pagámos 35 por pessoa.
Esta atividade que teria inicio por volta das 14:00 acabou por alterar completamente os nossos planos para hoje e em vez de uma visita completa à cidade fomos "obrigados" a reduzir o número de locais a visitar.Sendo assim demos corda aos sapatos e partimos à descoberta desta bonita cidade situada à beira mar onde imperam edifícios de arquitectura típica pintados de branco adornados com pedra vulcânica.
Em baixo deixamos alguns dos locais que merecem ser visitados e por onde passámos no pouco tempo que dispúnhamos:
-Forte de S.Brás/Museu Militar
-Igreja do Senhor Santo Cristo/Convento de Nossa Senhora da Esperança
-Igreja Matriz
-Igreja de S.José
-Portas da Cidade
-Jardim Antonio Borges
-Teatro Micaelense
-Paços do Concelho

Depois de almoço e à hora marcada lá estávamos nós à porta da loja da Futurismo para darmos inicio ao tour de whale/dolphin watching.
Antes de sairmos para o mar ainda ouve tempo para assistirmos a um curto filme informativo sobre as diversas espécies de cetáceos que habitam ou percorrem nas suas migrações as águas dos Açores.
Devidamente informados sobre o que hipoteticamente poderíamos observer durante o "passeio",e digo hipoteticamente pois nunca é garantido a cem por cento que possamos ter qualquer avistamento dada a grande extensão do mar e também não ser possível prever antecipadamente a rota tomada pelas baleias e golfinhos.
Sendo assim fomos reunidos num grupo de quinze pessoas,embarcámos,instalamo-nos na lancha rápida e zarpámos mar adentro cheios de expectativas.
Durante o tour estivemos sempre acompanhados por duas biólogas,encarregues de explicar aos participantes quais as espécies que estávamos a avistar.São essas duas pessoas que recebem informações via radio,dadas por observadores que se encontram em pontos estratégicos ao longo da costa sul da ilha.São esses observadores que comunicam a localização dos cetáceos.

A verdade é que não foi preciso esperar muito para que tivéssemos o primeiro encontro com estes gigantes do mar.Ainda que um pouco longe conseguimos avistar duas baleias comuns que se "exibiram" para nós durante escassos minutos.
Como seria de esperar e durante esse tempo a excitação e o entusiasmo tomaram conta de nós.Mesmo a uma distância considerável deu para ter a consciência do tamanho destes monstros que ficámos a saber serem a  segunda maior espécie de baleias do mundo.Podendo atingir em alguns casos vinte sete metros de comprimento.

Depois destes momentos de êxtase a calma voltou ao barco e durante uns momentos fez-se silêncio,enquanto todos os ocupantes tinham os olhos no horizonte na esperança de que alguém pudesse vislumbrar algo.
De repente surge uma mensagem no rádio.Foram avistados cachalotes nas águas em frente da vila de Lagoa.A todo o gás a lancha avança rapidamente sobre as águas calmas em direção ao local do avistamento.
Uma das guias explica-nos que temos de ser rápidos pois as baleias só vêm à superfície durante uns minutos,o tempo suficiente para respirarem.Logo depois mergulham para as profundezas e aí podem permanecer entre 40 a 50 minutos.
Quando chegámos ao local indicado já lá se encontrava outro barco,mas os cachalotes nem vê-los.Passaram dois,três,quatro minutos e nada!
Já estávamos a desanimar quando de repente,no mar surge um enorme repuxo e depois outro,lá estavam elas ou eles,dois cachalotes.

Sem se mostrarem muito,andaram por ali breves momentos até que desapareceram definitivamente.A partir deste momento e por muito que nos esforçássemos nunca mais conseguimos ver baleias.Desapareceram as baleias mais vieram os golfinhos fazer-nos uma visita.
Primeiro um,dois outro e outro e quando demos por isso estávamos rodeados por um grande grupo de golfinhos comuns,uma das espécies residentes nas águas dos Açores.
Nos avistamentos anteriores as baleias estiveram sempre a uma distância considerável neste caso tínhamos os golfinhos a menos de um metro.

Como estes mamíferos são extremamente curiosos este contacto foi um intercâmbio de experiências perfeito.
Como já referi o grupo era enorme e onde ainda conseguimos ver diversas progenitoras com os respetivos "rebentos",além disso e como as águas nesta zona são extremamente límpidas permitiram que conseguíssemos ver o cardume a passar por debaixo do barco.Um espetáculo incrível.

Depois de quase duas horas no mar,voltámos à marina e foi já perto das cinco da tarde que em modo de despedida decidimos ir conhecer as estufas onde são produzidos os famosos Ananases dos Açores.
Sabíamos que não muito longe de Ponta Delgada existiam dois ou três locais que poderíamos visitar de forma gratuita.Pergunta aqui,pergunta ali,lá conseguimos chegar à Quinta Augusto Arruda situada na Fajã de Baixo.

Uma vez no interior da propriedade dirigimo-nos para o edifício principal onde nos foi dito que a visita seria feita de forma independente,sem guias.Poderíamos entrar em todas as estufas com a condição de não tocar nas plantas ou nos frutos e também de voltar a fechar as portas depois de sairmos.

Sendo assim partimos à descoberta do local que não é muito grande,mas onde existem talvez duas dezenas de estufas.A visita apesar de ser relativamente rápida é bastante interessante,uma vez que começamos por ver a fase inicial da plantação e à medida que vamos avançando vemos a evolução do processo de produção assim como as diversas etapas do crescimento do fruto.

No final regressámos ao edifício principal onde se situa uma pequena loja recheada de produtos feitos a partir do ananás,sejam eles sabonetes,cremes,champô e licores.
E foi precisamente um desses licores que fomos convidados a provar e que nos soube acima de tudo a despedida,pois estes seriam os últimos momentos em S.MIguel.
Na manhã seguinte seguiríamos para a ilha do Pico.
Que aventuras nos esperam nos próximos dias?

.Em baixo podem consultar todas as nossas crónicas sobre os Açores: