domingo, 20 de setembro de 2015

.PULA

Como nos tínhamos deitado cedo na noite anterior,foi com relativa facilidade que despertámos por volta das cinco da manhã para aquele que seria o nosso segundo dia na Croácia.
Tinha chovido toda a noite e a nossa primeira preocupação depois de tirar os pés da cama foi ir à janela do quarto do Hostel My Way,esperançados que o S.Pedro tivesse decidido fazer as pazes connosco.
"-Assim à primeira vista parece estar mais calmo...vamos ver!"
Nas calmas arrumámos os nossos "pertences",fizemos o check out,metemos as mochilas no carro que tinha ficado estacionado no parque privativo do hostel e lá seguimos em direção ao principal destino de hoje:Pula.

Aquela hora fomos percorrendo sempre bem orientados pelo nosso GPS,as ruas ainda desertas da capital Croata.
Momentos depois e sem grandes dificuldades já estávamos na autoestrada A1 prontos para percorrer os cerca de 260 Kms que nos separavam do nosso objectivo.
Pouco a pouco o céu começou a clarear e a visão que tivemos não foi bem aquela que desejávamos.As nuvens escuras do dia anterior teimavam em permanecer sob as nossas cabeças,mas hoje com um ar menos ameaçador.
Aproximadamente uma hora depois de termos "abandonado" Zagreb fizemos um pequeno desvio,saímos da autoestrada em Karlovac para visitar um local do qual tínhamos ouvido falar e que despertou de tal forma a nossa curiosidade que resolvemos perder uma "horinha" para conhecer.
O sitio em questão é o Museu das Memórias de Guerra,fica na realidade situado na pequena cidade de Turanjonde estão expostas diversas máquinas de guerra usadas no conflito civil que se viveu no país entre 1991-1995.No mesmo local os visitantes podem igualmente ver vários edifícios em ruínas propositadamente deixados nestas condições para que quem aqui vem tenha a verdadeira noção do estado em que grande parte da cidade ficou após os vários anos de hostilidades.

Este é um local que vale a pena visitar.
Para os visitantes jovens como nós que nem sequer nos lembramos desse período negro é de certa forma difícil de acreditar que há pouco mais de vinte anos este país (que atualmente faz parte da comunidade europeia) se encontrava-se a ferro e fogo.Foi incrível andar por aqui estes poucos mas produtivos momentos e perceber que diante nós tínhamos um pedaço da história da Croácia.
Para os interessados resta acrescentar que este é um Museu a céu aberto e pelo que percebemos o acesso é gratuito.

Regressámos à autoestrada que convém referir é uma das melhores onde tive a oportunidade de conduzir.
Esta via rápida atravessa uma enorme zona montanhosa e como tal é composta por uma infinidade de túneis e viadutos,fazendo dela uma autêntica obra de arte da engenharia.Além disso aqui e ali somos presenteados com magnificas paisagens de montanha.Só temos pena de não ter sido possível parar para fazer fotos,mas aquelas imagens ficarão para sempre na nossa memória.
Com tantas paisagens bonitas foi fácil percorrer aqueles 220 Kms que nos separavam de Pula.Para nossa alegria o sol começou finalmente a dar um ar da sua graça e quanto mais avançávamos em direção à costa da península de Ístria mais a temperatura aumentava.

Chegámos a Pula por volta das nove da manhã e o primeiro objectivo foi tentar arranjar um sitio para estacionar o Opel Corsa.Felizmente tinha na véspera pesquisado um pouco no google maps e segundo me pareceu poderíamos deixar o carro numa área residencial e melhor que tudo...sem ter de pagar.
O GPS levou-nos direitinho ao dito local e voilá...estacionamento gratuito a menos de cinco minutos do Anfiteatro.

Por razões obvias o primeiro local que visitámos foi o Anfiteatro Romano que sem dúvida é a principal atração da cidade.
Este é uma das seis maiores estruturas deste género que ainda perduram,sendo o grandioso coliseu de Roma o mais conhecido,mas podemos garantir que este não fica muito atrás.

Pula é uma pequena cidade situada nas margens do Mar Adriático e todos os pontos de interesse (que não são muitos) encontram-se concentrados numa área relativamente reduzida.
Assim que saímos do Anfiteatro só precisámos de andar alguns metros para que chegássemos à Catedral da cidade.
O nome completo é Catedral da Assunção da Virgem Maria e a construção original remonta ao século V,sendo este um exemplo típico dos edifícios episcopais desta região.Existem muitas igreja deste estilo espalhadas pela península de Ístria.

Pouco depois e sem precisar de andar muito já estávamos na Praça Central de Pula onde se encontra mais um dos vários vestígios aqui deixados pelos romanos.O Templo de Augustos é tudo o que resta do antigo fórum erguido nesta zona aquando da ocupação romana.
Hoje em dia toda esta área continua a ser ponto de encontro e de convívio para muitos dos habitantes locais e turistas,que se reúnem e descontraem nas muitas esplanadas espalhadas por toda a praça.
Mesmo ao lado do templo fica situada o bonito edificio da Camara Municipal.

O pequeno mas bem conservado Painel de Mosaicos Romanos,fica logo ali ao lado.O local não é muito fácil de encontrar pois encontra-se "camuflado" no meio de alguns prédios.Vê-se claramente que o dito painel foi descoberto quando foram realizadas as fundações para construções mais recentes naquela zona.Provavelmente muitos outros tesouros deste gênero foram encontrados e destruídos.Seja como for este é um excelente exemplo da arte romana do século III que foi conservado,e ainda que de forma rápida merece ser apreciado.

A nossa próxima paragem foi no Arco do Triunfo de Sergius,construído entre os anos 29 e 27 a.C. tendo funcionado durante um largo período como uma das entradas da cidade.Este monumento é também chamado arco de ouro pelo facto de na altura se encontrar adornado com elementos dourados.Com o passar dos anos toda essa rica decoração desapareceu,mas mesmo assim ainda resistem alguns bonitos detalhes.
Fica situado numa zona bastante movimentada cheia de lojas e cafés.

Pouco a pouco e sem pressas Pula ía ficando vista.Fomos andando e passámos pelo Mercado da Cidade na esperança de ali encontrar algo para almoçar,mas aquela hora as bancas estavam todas a fechar.Comprámos umas bananas para aconchegar o estômago!

Numa altura em que o sol já queimava,começámos a subir em direção á cidadela.Á medida que nos afastávamos da zona baixa da cidade íamos-nos cruzando cada vez com menos turistas e nos breves momentos que durou a "ascensão" percorremos aquelas pequenas ruas quase desertas e silenciosas.Parecia que estávamos noutra cidade e na verdade só nos tínhamos afastado talvez uns duzentos ou trezentos metros do rebuliço que se vivia no chamado centro histórico.

Depois da breve subida,chegámos então à Cidadela onde está instalado o Museu Naval.Optámos por não entrar,mas percorremos todo o perímetro das muralhas pelo lado de fora.Ali do alto tivemos perspectivas únicas da cidade e dos locais por onde tínhamos passado momentos antes.

Decidimos descer pelo lado oposto daquele que havíamos subido,pois é nessa direção que se encontram as ruínas de um pequeno Teatro Romano.Apesar de existirem alguns vestígios de que houve vontade de restaurar o local,ficámos com a ideia de que atualmente este incrível monumento se encontra um pouco ao abandono.Permanecemos por ali sentados um bom bocado.Aproveitámos para descansar as pernas,desfrutando daqueles momentos de tranquilidade.Ao que parece pouca gente se dá ao trabalho de vir visitar este local.Sorte a nossa!

A nossa passagem por Pula estava praticamente no fim e quando nos preparávamos para regressar ao carro passámos por acaso,primeiro pela Porta de Hercules e uns metros mais à frente pela Porta Dupla.Tanto uma como outra e á semelhança do Arco do Triunfo de Sergius foram em tempos algumas das principais entradas na cidade antiga.

Terminámos a visita a Pula sentados num jardim ao mesmo tempo que devorávamos umas deliciosas fatias de pizza.
Na nossa opinião esta é uma cidade que merece ser visitada pela sua historia.Gostámos do que vimos mas para falar verdade não vamos embora deslumbrados.

Nesse inicio de tarde ainda fizemos 170 Km's.Tentámos avançar o máximo para que ficássemos o mais perto possível da zona dos Lagos Plitvice que iríamos conhecer no dia seguinte.
Nessa noite optámos por pernoitar na cidade de Senj.O hotel escolhido foi
Guest House Julia onde pagámos 25 euros por um quarto duplo com casa de banho privativa.Este hotel também "oferece" estacionamento.

Durante o dia de hoje fizemos perto de 450 Km's e para tentar ganhar algum tempo circulámos sempre em autoestradas.A verdade é que acabou por nos facilitar a vida mas deixou a nossa carteira um pouco mais leve.O custo total deste conforto foi de 128Kn (16 euros).

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na pagina do Diario das Viagens no Facebook.