terça-feira, 29 de setembro de 2015

ZADAR (CROÁCIA) - O QUE VISITAR NUM DIA

Zadar o que visitar Croácia, Roteiro

Foi na cidade de Zadar que escolhemos pernoitar na terceira noite da nossa viagem de carro pela Croácia
Depois de abandonarmos os Lagos Plitvice, só precisámos de uma hora e meia para estarmos à porta dos Apartaments Lulic, um alojamento simples, situado ainda um pouco longe do centro. 
O check-in foi bastante rápido e depois de termos deixado as mochilas no quarto, seguimos sem demoras para o centro histórico onde contávamos conhecer o máximo possível daquela pequena península banhada pelo Mar Adriático. 
Mais uma vez e à semelhança do que havia acontecido em Pula, conseguimos estacionar gratuitamente o carro num local residencial situado relativamente perto da área que pretendíamos visitar.

Não havíamos feito grandes planos e como não sabíamos muito bem o que visitar, optámos por caminhar calmamente e um pouco ao acaso fomos descobrindo alguns dos tesouros presentes no interior das muralhas. 
Entrámos pela City Gate e o primeiro local que nos chamou a atenção foi a belíssima Praça Central também conhecida por Praça do Povo, um espaço típico e presente em muitas das cidades do país. Aproveitámos o ambiente descontraído que se vive no local para nos sentarmos numa das esplanadas existentes e enquanto apreciávamos a bonita arquitetura envolvente aproveitámos para refrescar o corpo com uma bebida fresca.

Do local onde estávamos tínhamos uma vista privilegiada para o Palácio Girardini (câmara municipal) assim como da antiga mas bem conservada Torre do Relógio.

.LEIA TAMBÉM: RVIAJAR NA CROÁCIA - ROTEIRO COMPLETO PARA UMA SEMANA

Zadar o que visitar Croácia, Roteiro

Abandonámos a Praça Central, visitámos a Igreja de S.Simão e pouco depois alcançámos a Torre do Capitão, erguida durante a ocupação Veneziana com o objectivo de travar os ataques das tropas turcas. Todos estes locais ficam situados bastante perto da Praça dos Poços, construída em 1574 e assim chamada devido aos cinco poços ali existentes que alimentaram a cidade de Zadar até 1838. 
Nós não o fizemos, mas quem quiser pode dar um saltinho ao Jardim da Rainha Jelena Madijevka acessível a partir da praça.

Zadar o que visitar Croácia, Roteiro

Acabámos por não demorar mais de dois minutos até chegar à Koprena Vrata, um grandioso portal de estilo renascentista que em tempos funcionou como uma das principais entradas da cidade. 

Zadar o que visitar Croácia, Roteiro

Zadar o que visitar Croácia, Roteiro

Zadar, tal como muitas cidades do país é rica em vestígios de origem romana e um dos principais pontos de interesse é um antigo Fórum Romano do qual resta muito pouco. Este local encontra-se inserido num espaço bastante amplo situado a poucos metros das Igrejas de S.Donato e Sta.Maria e da Catedral de Sta.Anastasia

.LEIA TAMBÉM: O QUE VISITAR EM DUBROVNIK - ROTEIRO COMPLETO  

Zadar o que visitar Croácia, Roteiro

Zadar o que visitar Croácia, Roteiro

Zadar o que visitar Croácia, Roteiro

Numa altura em que o sol começava lentamente aproximar-se da linha do horizonte rumámos à zona ribeirinha de forma a desfrutarmos do mais incrível espetáculo que a cidade de Zadar oferece aos seus visitantes.

Em conjunto com centenas de outras pessoas, assistimos a mais um lindíssimo pôr-do-sol, hoje embalados pelo som hipnotizante do Orgão Marinho que liberta uma melodia comandada pelas águas do Mar Adriático.

Zadar o que visitar Croácia, Roteiro

Zadar o que visitar Croácia, Roteiro

Despedimo-nos desta zona com uma curta passagem pelo enorme circulo de vidro, apelidado de Saudação ao Sol. O que aqui vemos é na realidade um gigantesco painel solar que acumula energia durante o dia e que depois é convertida em milhões de pontos luminosos de várias cores que todas as noites se acendem, proporcionando um fantástico show de luzes. 

Zadar o que visitar Croácia, Roteiro

Este foi só mais um dia espetacular na nossa viagem de carro pela Croácia




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário