O Diário das Viagens aproveitou uma curta passagem por Portugal para fazer uma visita aos tão falados Passadiços do Paiva que desde junho de 2015 fazem as delícias de todos aqueles que pretendem percorrer de forma tranquila o lindíssimo Vale do Paiva.
São aproximadamente oito quilómetros de estruturas de madeira que serpenteiam ao longo das margens de um dos rios mais limpos e bonitos do país.
Os passadiços ligam as povoações de Espiunca e Areinho, num percurso linear que pode ser executado em ambos os sentidos.
Um dado a ter em conta é o facto de ser aconselhável arranjar pelo menos dois carros de forma a estacionar cada um deles em ambas as extremidades do percurso, para que uma vez terminada a caminhada não haja a necessidade de voltar para trás e acrescentar mais oito quilómetros ás pernas.
Para quem se desloca num só carro é sempre possível apanhar um táxi de forma a regressar ao ponto de partida.
Existe igualmente a possibilidade de comprar diretamente no local, mas neste caso o ingresso tem um custo superior.
O passeio foi realizado na companhia de familiares, alguns deles com idades superiores a 65 anos e pouco habituados a estas andanças, mas que efetuaram o trajeto sem qualquer dificuldade. Caminhámos a uma "velocidade" moderada e concluímos a caminhada em pouco mais de quatro horas.
É verdade que a subida inicial e os 579 degraus (para quem começa no Areinho) fazem alguma moça, mas depois de uns minutos de descanso retomámos o caminho, que a partir deste ponto é quase sempre a descer.
Lembramos que o uso de calçado e roupas confortáveis são indispensáveis.
A questão da segurança não foi esquecida e ao longo da estrutura existem diversos telefones S.O.S. que poderão ser usados em caso de emergência.
O melhor mesmo é não descurar a hidratação e aconselha-se aos caminhantes irem prevenidos com uma boa quantidade de água, principalmente se o passeio for realizado num dia mais quente.
No verão é indispensável proteger o corpo com uma generosa camada de protetor solar.
Embora seja possível aceder aos passadiços das 9:00 ás 17:00 no período que vai de Novembro a Março e das 7:30 ás 20:00 de Abril a Outubro e tendo em conta que grande parte das visitas se efetuam nos meses de verão, aconselhamos que o percurso seja iniciado bem cedo de forma a evitar as horas de maior calor.
Os passadiços do Paiva são um percurso de montanha concebido para quem gosta de desfrutar da natureza. Na nossa opinião esta é uma excelente opção para passar um dia entre amigos ou família, podendo ser complementada com um agradável pic-nic na área da praia fluvial de Espiunca, situada poucos metros depois do percurso ser completado.
.LEIA TAMBÉM: VISITAR E PERCORRER OS PASSADIÇOS DE ESMORIZ
- INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES ÚTEIS:
- Tente andar acompanhado/a
- Siga sempre pelo passadiço ou pelo trilho assinalado.
- Aconselha-se o uso de vestuário e calçado adequado
- Respeite a fauna e flora do local
- Não deixe lixo
- A entrada de animais é proibida
- Não é permitida a entrada de carrinhos de bebé
- Tente caminhar em silêncio
- As crianças devem andar sempre acompanhadas por adultos
- O percurso no sentido Areinho - Espiunca é menos exigente
- Existem parques de estacionamento tanto em Espiunca como em Areinho
- Nos dias de calor aconselha-se ir prevenido com uma boa quantidade de água
- Em ambas as extremidades dos passadiços existem cafés que servem refeições rápidas
- OUTRAS CAMINHADAS QUE PODE FAZER EM PORTUGAL:
- Passadiços do Alvor
- Passadiço do Alamal
- Trilho das Cascatas
- Caminhada até à Aldeia de Drave
- Rota do Minério da Mina de S.Domingos
- Caminhada entre o Pico Ruivo e o Pico do Areeiro (Madeira)
- Levada do Caldeirão Verde (Madeira)
- Passadiços de Esmoriz
Sem comentários:
Enviar um comentário