quarta-feira, 6 de julho de 2016

.CASTELO RODRIGO-ALDEIA HISTÓRICA


A aldeia de Castelo Rodrigo fica situada no maciço da Serra da Marofa.
Este local foi desde o inicio dos tempos um importante ponto de defesa para o país, estando inserido numa linha defensiva composta por várias fortificações situadas ao longo do vale do Côa.Em diversos momentos da história,a coragem,a lealdade e a determinação dos seus habitantes foi decisiva para que as "tropas" lusas levassem de vencidas os exércitos do reino de Leão.
Atualmente a Aldeia de Castelo Rodrigo mantém a traça e as características medievais de outros tempos onde as muralhas bem conservadas,se esforçam por proteger as memórias do passado.





.Alguns locais de interesse na aldeia de Castelo Rodrigo

-Igreja Matriz


-Castelo e Palácio de Cristóvão de Moura


-Poço/Cisterna

-Porta Nascente

-Muralhas e Torreões Semicirculares

-Forno Comunitario

.Outros locais que podem ser visitados
-Casas Históricas da Rua da Cadeia
-Pelourinho

.Ajuda
A aplicação para smart phone das aldeias históricas de Portugal é uma grande ajuda.
Podem fazer o download clicando aqui.

.As outras Aldeias Históricas de Portugal
Piodão
Belmonte
Linhares da Beira
Idanha-a-Velha
Monsanto
Sortelha
Castelo Mendo
Almeida
- Castelo Novo
Marialva
Trancoso

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na página do Diario das Viagens no Facebook.

2 comentários:

  1. Viram estas belas imagens da aldeia historica de Castelo Rodrigo. Eu visitei muitas vezes esta aldeia, antes de vir para Mocambique pois ela situa-se no maciço da Serra da Marofa com cerca de 996 metros de altitude onde se situa tambem a aldeia onde nasci denominada Freixeda do Torrao. A Serra da Marofa situa-se a cerca de 10 quilometros da fronteira com a Espanha onde eu tambem muitas vezes subi para admirar terras de Espanha e de Portuga. No cimo da Serra da Marofa existe um enorme marco geodesico mandado construir por Gago Coutinho quando fez o levantamento topografico da regiao Eu admirava as ruinas da aldeia olhando para elas por terem sido a sentinela e a defesa de Portugal. Norberto Geraldes - 8 Out 2017

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela vossa partilha. Adorei as fotos.

    ResponderEliminar