sábado, 30 de julho de 2016

.VOANDO NUM BALÃO PELOS CÉUS DA CAPADÓCIA


Hoje vamos realizar uma experiência que irá com toda a certeza ser um dos pontos altos desta nossa viagem pela Turquia.
Ainda é de noite e já estamos à porta do hotel. No dia anterior ficou combinado que nos viriam buscar por volta das quatro e meia da manhã para realizarmos um passeio de balão de ar quente. 
Se nos últimos dois dias explorámos e percorremos a pé os vales ao redor de Göreme, hoje vamos desfrutar de um passeio pelos céus da Capadócia.
Por se tratar de uma atividade bastante procurada por quem aqui vem,os preços tendem a ser de certa fora exagerados. Nós conseguimos um voo de cerca de uma hora por 120 euros por pessoa. Como o pequeno almoço está incluido no preço, ainda parámos num hotel perto do local de "lançamento". Aí tomámos a primeira refeição do dia ao mesmo tempo que recebemos as últimas informações sobre o passeio.
De referir que existem diversas companhias e os preços dependem do estatuto de cada uma. No nosso caso optámos pela Royal Ballons, que segundo havíamos lido era uma das mais bem cotadas.


Era para nós impensável visitar a Capadócia e não efectuar um voo num balão de ar quente. Esta é uma experiência que quem já realizou, descreve como algo memorável.

Temos sorte, o tempo está ótimo. No horizonte, por detrás das escarpas rochosas, já se vislumbram os primeiros raios de sol que anunciam a chegada de mais um dia.

O ponto de partida para este nosso passeio acontece num vasto descampado onde neste momento assentam dezenas de balões de varias cores e que pouco a pouco se vão enchendo. Olhamos para toda aquela agitação sem que consigamos disfarçar a ansiedade que sentimos.


O nosso balão está finalmente pronto e começa a ser difícil manter-lo no chão. O grupo é chamado e convidado a entrar rapidamente para o interior do cesto.
Lentamente ganhamos altitude. Um metro, dois, três, dez....e com chão esta cada vez mais longe faltam-nos as palavras para descrever o que sentimos.






Esta é a primeira vez que fazemos um passeio num balão de ar quente e não temos vergonha de admitir que ao inicio estávamos um pouco inquietos, ainda que passados não mais de cinco minutos todo passa e a beleza da paisagem fez-nos esquecer todo e qualquer receio.
O sol ergue-se lentamente diante dos nossos olhos. A magia daqueles momentos deixa-nos a nós e a todos os outros com quem dividimos o cesto, sem palavras. Entre os presentes o silêncio é absoluto...absurdo. Ninguém fala. O único som que se escuta é do combustível a ser queimado e que nos mantém no ar. 






Enquanto lá em baixo desfilam alguns dos vales que percorremos a pé nos dias anteriores, à nossa volta voam talvez uma centena de balões coloridos que salpicam o céu que pouco a pouco se veste de tons laranja. 






Mais uma vez a Capadócia fez questão de nos presentear com toda a sua beleza. E que linda que ela é. 
No final, já com os pés no chão, recebemos um certificado de voo assim como uma medalha que assinala os fantásticos momentos que acabámos de viver. Sorrimos e brindamos com champanhe a mais um sonho realizado...



-OUTRAS CRÓNICAS SOBRE A TURQUIA:


  Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na página do Diário das Viagens no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário