sexta-feira, 15 de julho de 2016

.MOSTAR-RENASCIDA DAS CINZAS-BOSNIA & HERZEGOVINA

Era ainda noite cerrada quando cruzámos a fronteira.Depois de um par de horas nas estradas da Croácia,entravamos agora na Bósnia e Herzegovina,que dada a proximidade, achámos que fazia todo o sentido realizar este pequeno desvio para irmos conhecer,ainda que por poucas horas,a pitoresca cidade de Mostar.

Apesar da cidade ser relativamente grande (é a quinta maior do país) o centro histórico encontra-se restringido a uma área de tamanho reduzido que como viríamos a constatar se percorre facilmente numa manhã.

Chegámos bem cedo,ainda as ruas se encontravam completamente desertas.Mais parecia uma cidade fantasma.
Estacionámos o carro já no centro histórico e partimos à descoberta deste local onde as cicatrizes da maldita guerra (1992-1995) ainda são bem visíveis.Veêm-se prédios destruídos e fachadas cravejadas de buracos de balas.
Atualmente e depois de já terem passado mais de vinte anos,há por aqui lembranças e momentos que vão com certeza demorar a serem esquecidos.Aliás por várias vezes vimos a inscrição "Don't Forget 93" pintada nas paredes.

Não perdemos tempo.Seguimos directamente para a Ponte Velha (Stari Most) que é um dos grandes símbolos,não só do país mas também da antiga Jugoslávia,e que atualmente se encontra listada como património da UNESCO.

A grande ponte de pedra de origem turca que hoje liga as duas margens,foi durante o período de guerra arrasada pelas tropas Croatas.Em 2004 depois de reconstruída foi reaberta ao público e hoje em dia além de ser o principal ponto turístico de Mostar,funciona também como um dos grandes símbolos da união nacional.União essa que aparentemente é só para Inglês ver,pois a cidade em si encontra-se dividida entre Muçulmanos Bósnios/Sérvios do lado direito e Croatas do lado oposto.O Rio Neretva funciona literalmente como fronteira natural entre ambas as facções.
Ficámos com a ideia de que por agora tudo se encontra calmo,mas a tenção entre ambas as partes é bem visível,e basta uma pequena "faísca" para que este barril de pólvora volte a explodir.

Há uma tradição local que é realizada principalmente por jovens da cidade que saltam do ponto mais alto da ponte.Nós talvez por ser bastante cedo não tivemos a oportunidade de assistir.Ficámos mesmo sem saber se se realiza diariamente ou só em certas ocasiões.

Toda esta zona é preenchida por casas e ruas de arquitectura típica onde impera a pedra e que lhe conferem um aspecto um tanto ou quanto castiço.A influência turca ainda é bem visível e por toda a margem esquerda do rio podemos ver uns quantos minaretes pertencentes as várias mesquitas que se encontram espalhadas pela cidade.

Uma delas é a Mesquita Koski Mehmed Pasha que quando chegámos ainda estava fechada,mas ao falar com um simpático senhor que se preparava para iniciar as vendas na sua pequena banca,ficámos a saber que para visitar a mesquita teríamos de desembolsar dois euros e caso tivéssemos a intenção de subir ao minarete o preço subiria para cinco.
Visto que não havia ninguém a controlar as entradas ainda conseguimos aceder a uma área exterior do lado direito da mesquita de onde conseguimos ter uma das mais fantásticas vistas da Ponte Velha.

Pouco a pouco e à medida que os turistas iam começando a chegar as bancas de lembranças iam também abrindo as portas.Além da arquitectura,a influência islâmica está igualmente presente nos souvenirs que praticamente todas as lojas tentam vender aos visitantes.Tapetes,candeeiros coloridos e objectos em cobre podem ser comprados um pouco por toda a parte.

Mantivemo-nos sempre na margem esquerda,sem nunca nos afastarmos muito do rio.Caminhámos calmamente,fomos parando aqui e ali,até que chegámos à chamada Casa Turca (Biščevića Cosak),uma antiga habitação de origem Otomana com mais de 350 anos e que foi transformada num museu.
Apesar de ser um espaço bastante modesto a decoração continua na mesma linha daquela que originalmente existia e ainda podem ser vistas algumas peças do período Otomano de onde se destacam os bonitos moveis,tapetes e loiças.

Depois de pouco mais de duas horas,a margem esquerda estava praticamente vista e no regresso à zona mais central ainda passámos por um dos vários cemitérios que existem pela cidade.Este é talvez aquele que mais significado tem na história de Mostar pois praticamente todas as lapides aqui existentes têm a data 1993,altura em que muitos dos habitantes locais morreram vitimas da guerra.
Nessa altura houveram tantas mortes que foi necessário transformar praças públicas em cemitérios,razão pela qual este se encontra situado mesmo no centro da cidade.

Regressámos à margem oposta numa atura em que a área já registava um acréscimo significativo de movimento.Fizemos o caminho de volta ao carro em ritmo de passeio e quase por acaso demos com o riacho Rabobolja que é atravessado pela Ponte Cuprija datada de 1558 mas reconstruída em 2000 depois de sofrer graves danos causados por uma enchente.

Apesar de Mostar ser a cidade mais visitada do país,os preços não são nada exagerados. A moeda local é o Marco Bósnio (BAM) mas é possível pagar em euros em praticamente todas as lojas,cafés e restaurantes.

Nesta nossa curta incursão pela Bosnia e Herzegovina,além de Mostar tínhamos como objectivo conhecer mais um par de locais.

As Quedas de Água de Kravice,situadas a cerca de 40 Km's de Mostar,são um verdadeiro tesouro escondido que desde a primeira hora fizemos mesmo questão de visitar.

Este é sem dúvida um local fantástico,mas para quem esteve no Parque Nacional dos Lagos Plitvice há pouco mais de 72 horas pode parecer à primeira vista um tanto ou quanto fraquinho.Mas não!O local é fantástico e aqui os visitantes têm o bonus de poderem entrar na água.Não o fizemos e durante o tempo que por ali andámos ninguém o fez.Mas vontade não nos faltou!

Antes de voltar a percorrer a estrada que nos levaria de volta à Croácia ainda tivemos tempo de fazer uma visita a Pocitelj.
Foi nesta pequena cidade "plantada" numa encosta rochosa,nas margens do Rio Neretva e que mistura uma arquitectura Medieval e Otomana,que tivemos a oportunidade de conhecer um dos mais importantes conjuntos arquitectónicos do país.
Subimos toda a encosta.Lá no topo esperavam-nos as ruínas de uma antiga fortaleza que nos presenteou com vistas fabulosas.

Não podíamos ter escolhido melhor local para nos despedirmos da Bosnia e Herzegovina.
Proxima paragem Dubrovnik.

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na página do Diario das Viagens no Facebook.