quarta-feira, 15 de março de 2023

VISITAR ÉVORA - DOIS DIAS QUE NOS SOUBERAM A POUCO

O que visitar em Évora

Um regresso a Portugal, ainda que breve, é para nós um ótimo pretexto para uma visita à sempre bela região Alentejana, terra fértil em gente boa que para além de nos adoçar a alma também nos recebe sistematicamente de braços abertos. Hoje é de Évora que vos falamos e ainda que a mais conhecida cidade do Alto Alentejo dispense apresentações achamos que fazia todo o sentido dedicar-lhe algumas linhas.
Uma hora e meia é quanto basta para que o trânsito caótico de Lisboa dê lugar a um ambiente quase provincial no qual o ar só não é puro porque surge acompanhado de uma generosa dose de aromas campestres. Não nos cansamos de caminhar pelas ruas forradas de calçada do centro histórico, parando aqui e ali, ora para descobrir novos tesouros ora para matar saudades de sabores familiares.

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora

Optamos por dispensar um guião pré definido e durante o passeio acabamos por pisar os mesmos terrenos uma e outra vez, numa repetição que, ainda assim, nos revela uma mão cheia de novas perspectivas para os retratos que vamos fazendo. 
Para lá das muralhas o casario extingue-se e a paisagem alarga-se por incontáveis léguas de terrenos planos que apontam a vários horizontes.

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora

Não fossem os dias mais curtos e o "fresquinho" que, depois do sol se pôr, nos obriga a cobrir o corpo com um agasalho extra e podíamos muito bem imaginarmo-nos no momento de transição em que a primavera cede o seu lugar ao verão. Contudo é em fevereiro que estamos e para nossa sorte o fim-de-semana que escolhemos para visitar a cidade parece não ter trazido muitos turistas, dando-nos assim algum espaço de manobra para relembrarmos com vagar cada uma das memórias que Évora foi acumulando em nós ao longo dos anos. Nesta espécie de reencontro com o passado para além de revermos velhos conhecidos como o milenar Templo Romano ou a enigmática Capela dos Ossos também abrimos espaço para novas descobertas que de uma ou outra forma acabaram por enriquecer ainda mais a nossa curta passagem pela cidade. 

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora

Neste artigo elegemos uma lista de locais e experiências que (na nossa opinião) não podem ficar de fora do roteiro de quem quer conhecer o melhor que Évora tem para oferecer a quem a visita. 

DOIS DIAS EM ÉVORA - A NOSSA SUGESTÃO DE ROTEIRO 

.O QUE VISITAR EM ÉVORA - DIA 1

.A PRAÇA DE GIRALDO É O PONTO DE PARTIDA IDEAL PARA COMEÇAR A EXPLORA A CIDADE
É neste, que para nós, é o mais belo espaço público de Évora que daremos início ao nosso passeio. Contudo, antes de partir à descoberta dos segredos da cidade, sente-se numa das explanadas ali existentes e enquanto bebe um café e saboreia uma típica queijada lance o olhar sobre os bonitos edifícios presentes ao redor da praça. Temos a certeza que as arcadas, o chafariz e a Igreja de Santo Antão não irão escapar à sua atenção. 
O Posto de Turismo está localizado mesmo ao lado da Rua do Raimundo. Se precisar de um mapa ou de alguma informação adicional passe por lá. 

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora


.PERCORRA A MOVIMENTADA RUA 5 DE OUTUBRO E APROVEITE PARA COMPRAR UMA LEMBRANÇA
Estamos no coração do centro histórico e a sempre movimentada Rua 5 de Outubro deverá obrigatoriamente fazer parte de qualquer roteiro de quem quer conhecer o melhor que Évora tem para oferecer a quem a visita. Percorra-a em toda a sua extensão e, se quiser levar para casa algo que assinale a sua passagem pela "capital" do Alentejo, compre uma recordação numa das muitas lojas nela existentes. Caso pretenda adoçar um pouco mais o palato faça um pequeno desvio até à Fábrica dos Pastéis situada na Rua da Alcárcova de Cima. 

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora


.VISITE A CATEDRAL DE ÉVORA E SUBA AO TERRAÇO DE ONDE SE CONSEGUEM AS MELHORES VISTAS SOBRE A CIDADE
Ao chegar à Catedral de Évora irá certamente ficar impressionado com esta majestosa construção românica encravada por entre o denso casario que compõe o centro histórico. Não deixe de conhecer o interior deste que é considerado o maior templo religioso de origem medieval do país e ainda que tenha de adquirir um ingresso para aceder aos Claustros e ao Terraço, faça-o. Acredite que vale mesmo a pena. 

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora


.O TEMPLO ROMANO RELEMBRA-LHE QUE ESTA REGIÃO TEM UM LONGÍNQUO PASSADO HISTÓRICO
Não haverá certamente outro monumento que melhor representa a cidade de Évora. Esta antiga construção Romana que de forma errada tantas vezes é apelidada de Templo de Diana é um importante legado histórico que nos relembra o passado milenar desta região do país. 
Nesta área, para além das ruínas, encontrará uma mão cheia de outros motivos de interesse que o manterão ocupado durante pelo menos um par de horas. 

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora


.VISITE A IGREJA DE SÃO JOÃO EVANGELISTA E DESLUMBRE-SE COM OS LINDÍSSIMOS PAINEIS DE AZULEJOS PRESENTES NO INTERIOR
Inserida no complexo do Palácio Cadaval, a Igreja de São João Evangelista é, de entre todos os espaços religiosos da cidade, aquele que na nossa opinião possui a mais incrível decoração interior. Por se tratar de um edifício privado o acesso ao interior é pago, contudo o valor cobrado acaba por ser compensado pelos bem conservados painéis de azulejos que cobrem a quase totalidade das paredes da Igreja. 

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora


.CONHEÇA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DA REGIÃO COM A VISITA AO MUSEU DE ÉVORA (MUSEU NACIONAL FREI MANUEL DO CENÁCULO)
De forma a ficar a conhecer um pouco mais da história da região, achamos que o Museu de Évora é um daqueles locais que não pode de forma alguma ficar de fora do roteiro de quem visita a cidade. O espaço guarda no seu interior um valioso espólio que nos faz viajar através dos tempos, com peças e documentos históricos que testemunham a passagem dos povos Romanos, Visigodos e Árabes por esta zona do território.  

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora


.APROVEITE PARA DESCANSAR UM POUCO ENQUANTO APRECIA AS VISTAS A PARTIR DO MIRADOURO DO JARDIM DE DIANA
Este é sem dúvida um dos mais belos espaços verdes da cidade e o local ideal para fazer uma pausa. Sente-se num dos vários bancos de madeira espalhados pelo local e assista ao permanente corrupio de turistas que chegam para admirar as ruínas romanas. No final e antes de continuar com o passeio vá até ao miradouro situado no extremo Norte do jardim de onde conseguirá ter uma vista privilegiada sobre uma boa parte da cidade. Do seu lado direito encontra-se a Torre das cinco quinas, pertencente ao Palácio Cadaval. 

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora


.UMA PASSAGEM PELO PAÇO DE SÃO MIGUEL SÓ FICA COMPLETA COM A VISITA À COLEÇÃO DE CARRUAGENS 
Para além de ser o mais antigo paço de Évora, esta antiga residência senhorial é uma das mais importantes do país uma vez que os registos históricos fazem referência a D. Afonso Henriques e à cedência deste complexo à Ordem de Calatrava que por sua vez assumiria a defesa da região dos ataque inimigos. Com o passar dos anos o palácio chegou mesmo a ser residência temporária de alguns Reis de Portugal, passando mais tarde para as mãos de uma família privada que o reconstruiu e lhe voltou a dar um aspeto muito próximo do original. No final da visita não deixe de passar pela pequena mas muito interessante coleção de carruagens. 

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora


.AINDA QUE NÃO CONSIGA ENTRAR, VALE A PENA PASSAR PELA IGREJA DA GRAÇA PARA APRECIAR A SUA LINDÍSSIMA FACHADA
Se a Igreja de São João Evangelista nos conquistou pela sua incrível decoração interior, a Igreja da Graça arrecada o prémio da mais bela fachada. Durante os dias que permanecemos em Évora nunca a encontrámos aberta, razão pela qual não sabemos se será efetivamente possível o acesso ao interior ou se se encontra encerrada de forma permanente. Ainda assim sugerimos que passe pelo local nem que seja só para admirar a sua bem conservada fachada de estilo renascentista.

O que visitar em Évora


.O QUE VISITAR EM ÉVORA - DIA 2

.VÁ ATÉ À PRAÇA DO SERTÓRIO, ENTRE NA CÂMARA MUNICIPAL E DESCUBRA AS ANTIGAS TERMAS ROMANAS EXISTENTES NO INTERIOR
Neste segundo dia em Évora dirija-se, logo pela manhã, à Praça do Sertório, local onde poderá, caso queira, beber um aconchegante café no simpático estabelecimento ali existente. Aproveite a calma matinal para percorrer o espaço e apreciar os bonitos edifícios que o abraçam e depois, quando achar que nada lhe escapou, aceda ao interior da Câmara Municipal onde se irá deparar com as ruínas de umas antigas termas romanas. 

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora


.PERCORRA A RUA DO CANO E CAMINHE AO LONGO DO AQUEDUTO DA ÁGUA DE PRATA 
Caminhar ao longo da Rua do Cano dar-lhe-á a oportunidade de testemunhar o quão autêntica é a arquitetura urbana da cidade de Évora. Se no início, esta estreita artéria empedrada, é fértil em pequenas habitações pintadas de forma tradicional que lhe darão a impressão de estar numa qualquer aldeia do Alentejo mais profundo, a certa altura marcará encontro com o Aqueduto da Água de Prata que pouco a pouco vai ganhando altura até se transformar numa obra de dimensões impressionantes. Já perto dos limites da cidade velha, o casario funde-se com os arcos de pedra do aqueduto, mostrando-nos que com arte e engenho se consegue o equilíbrio perfeito entre dois períodos distintos da história. 

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora


.MISTURE-SE COM OS ESTUDANTES ENQUANTO VISITA O COMPLEXO UNIVERSITÁRIO DE ÉVORA
Depois de passar pela Igreja do Espírito Santo aceda à Universidade de Évora através do grande portão de ferro que assinala a entrada no mais importante polo estudantil da cidade. Dê início à visita com um passeio pelos claustros e de seguida perca-se na imensidão de corredores, salas e outros espaços que compõem o complexo. Acreditamos que irá gostar sobretudo da Biblioteca e dos painéis de azulejos que decoram algumas das paredes das áreas comuns.

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora


.AO PASSAR PELO LARGO DA PORTA DE MOURA APROVEITE PARA ENTRAR NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
Uma vez terminada a visita à Universidade de Évora sugerimos-lhe que continue o passeio, primeiro, pela bonita Rua da Freiria de Baixo e depois pela Rua do Cenáculo onde se cruzará com a bonita e bem estimada Janela Manuelina que embeleza uma das fachadas da Casa de Garcia de Resende. Quando chegar ás Portas de Moura não lhe faltarão motivos para se sentar num dos bancos ergonómicos ali existentes. Ao redor da praça destacam-se a Torre de São Manços, o Chafariz e a Casa Cordovil. Não abandone esta zona da cidade sem visitar a Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo com o seu grande portal de pedra. 

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora


.VISITE A IMPRESSIONANTE CAPELA DOS OSSOS E A IGREJA DE SÃO FRANCISCO
A Capela dos Ossos é, depois do Templo Romano, o local mais visitado da cidade. Se for uma pessoa que se impressiona facilmente, prepare-se pois as suas emoções serão postas à prova assim que aceder ao interior deste espaço. Diante si, milhares de ossadas humanas cobrem a quase totalidade das paredes e dos pilares da Capela, numa espécie de exibição, quase macabra, que nos relembra que a certa altura todos nós (apesar do estatuto ou importância social) acabaremos com a mesma aparência. 
Antes de seguir para outras paragens não deixe de visitar a vizinha Igreja de São Francisco que apesar da sua aparência exterior austera tem uma decoração interior lindíssima. 

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora


.PASSEIE PELO JARDIM PÚBLICO DE ÉVORA E DESCUBRA OS SEUS MAIS BONITOS RECANTOS
O Jardim Público é o local ideal para um agradável passeio ao final da tarde. Antes de dar por terminada a sua passagem por Évora aproveite para percorrer o maior espaço verde da cidade em busca das Ruínas Fingidas, dos Pavões, do Coreto ou do Palácio Dom Manuel. 

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR ÉVORA
Ainda que seja perfeitamente possível visitar Évora durante todo o ano, achamos que a primavera e o outono são os períodos mais favoráveis para desfrutar plenamente da sua passagem pela cidade. Os meses de Março, Abril, Maio e Junho assim como Setembro e Outubro oferecem ao visitante um clima mais ameno com temperaturas que se mantêm em níveis relativamente aceitáveis quando comparados com aqueles que se fazem sentir durante o pico do verão. Já no inverno, apesar da chuva ser rara, o frio é presença constante não só em Évora mas também na grande maioria da região Alentejana. 

.COMO CHEGÁMOS A ÉVORA
Chegámos a Évora vindos de Lisboa e, ainda que pudéssemos realizar o trajeto de carro, fizemo-lo usando os serviços da companhia rodoviária Rede Nacional de Expressos que de forma confortável e em menos de 90 minutos nos transportou desde a capital até à mais conhecida cidade do Alentejo.

.ONDE GOSTÁMOS (MUITO) DE COMER EM ÉVORA
Se gosta de comer bem então tome nota deste nome: D'Iberica, um restaurante que faz parte da guesthouse que nos acolheu durante a nossa estadia na cidade e no qual tivemos a oportunidade de matar saudades de alguns sabores que nos são familiares. Podemos dizer que tudo nos agradou: as entradas, os pratos principais, o vinho e, claro, as sobremesas. Destacamos também a apresentação dos pratos bem como a decoração simples do espaço e a simpatia no atendimento. Da próxima vez que visitarmos Évora iremos com toda a certeza regressar a este local. 

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora


.ONDE GOSTÁMOS DE DORMIR EM ÉVORA
Não se pode dizer que Évora tenha uma área urbana muito grande, contudo e uma vez que o principal objetivo da nossa passagem pela cidade era explorar a sua vertente turística, fizemos questão de ficar alojados numa zona central que nos permitisse alcançar os mais importantes pontos de interesse de forma rápida. Ainda que o vasto leque de opções de alojamento nos possa ter dificultado a escolha acabámos por selecionar a D'Iberica Guesthouse, situada a dois passos da Praça de Giraldo. O quarto que nos foi destinado, para além de ser espaçoso, tinha também uma cama super confortável que nos proporcionou o descanso necessário depois de um dia inteiro a caminhar. Apesar de simples, as áreas comuns encontram-se bem arranjadas, estando distribuídas em redor de um pequeno pátio central. Gostámos sobretudo do terraço existente no último piso do qual acabámos por desfrutar por diversas vezes durante a nossa curta estadia. 
.O ARTIGO COMPLETO SOBRE A NOSSA ESTADIA NA GUESTHOUSE D'IBERICA PODE SER LIDO AQUI

O que visitar em Évora

O que visitar em Évora



PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário