domingo, 6 de outubro de 2024

BARI - O QUE FAZER E VISITAR NA BONITA CAPITAL DA PUGLIA (E ARREDORES)


Visitar Bari foi como se fossemos convidados a fazer parte de uma estória escrita ao longo dos séculos na qual as casa, as fachadas e até as pedras da calçada nos sussurram os segredos das suas origens. Percorrer as ruas do centro histórico é também travar conhecimento com um pequeno mundo que apesar de fazer questão de valorizar o que é seu não deixa também de abraçar de forma calorosa todos aqueles que chegam de fora. Bari é sinónimo de tradições e estas parecem manter-se bem vivas, especialmente nas ruas da zona antiga onde ainda é possível assistir ao ritual ancestral realizado pelas mulheres da cidade que moldam a massa fresca da mesma forma que os seus antepassados.
Em cada esquina surge um convite à descoberta quer seja com uma igreja que representa séculos de fé, com uma praça que pulsa com energia de quem ali mora ou até com uma simples janela entreaberta da qual escapam os acordes de uma doce melodia. 


É neste labirinto de estreitas vielas que escolhemos permanecer grande parte do tempo, perdendo-nos vezes sem conta, encontrando depois o rumo com a ajuda do perfume da maresia que nos encaminha na direção das águas do Mar Adriático. E é na zona ribeirinha, perante uma imensidão de azul, que nos sentamos para testemunhar o entardecer. Pouco a pouco a cidade acende-se, a movimentação atenua-se e um dos restaurantes que se alinham na marginal conquista os turistas que ali passam com a promessa de um prato de peixe recém pescado. 



Felizmente a capital da região da Puglia está longe de figurar entre os principais destinos turísticos de Itália e talvez seja esse afastamento mediático o principal responsável pela aura genuína que ainda paira sobre o seu povo. Bari é decididamente um daqueles destinos sem pressa de serem descobertos e nós, cada vez mais apreciadores de locais para lá do óbvio encaramos a nossa passagem pela cidade como um privilégio de poder descobrir um local que tem na simplicidade a sua mais valiosa virtude.  




VISITAR BARI - 15 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS QUE DEVE INCLUIR NO SEU ROTEIRO 

.SINTA A VERDADEIRA ENERGIA DE BARI ENQUANTO PERCORRE AS LABIRÍNTICAS RUAS DA CIDADE VELHA
Bari Vecchia é sem qualquer dúvida a área mais fascinante da cidade. Percorrer as ruas labirínticas com as suas casas antigas é ter a oportunidade de sentir a energia mais genuína de Bari assim como testemunhar o ritmo de vida tradicional de quem ali vive. As portas abertas deixam escapar os sons de amimadas conversas, do tilintar das panelas e das gargalhadas das crianças. É como se a vida doméstica das gentes de Bari estivesse em exposição, criando assim uma ligação mais íntima com todos aqueles que ali chegam em visita.




.DELICIAR-SE COM A TRADICIONAL FOCACCIA BARENSE COMPRADA NO PANIFICIO FIORE
Experimentar a Focaccia Barense é algo que não pode deixar de fazer quando visitar Bari. Esta espécie de pão coberto com tomates, azeitonas e uma pitada de azeite é uma das iguarias da região, estando por sinal entre as melhores do país. De entre os muitos locais na cidade que vendem esta especialidade o melhor sítio para experimentar é o Panificio Fiore, um pequeno estabelecimento situado a dois passos da Basílica de São Nicolau. A Focaccia é ainda mais deliciosa se estiver quente, como tal certifique-se, antes de comprar, se há fatias acabadas de sair do forno. 




.ENTRE NA BASÍLICA DE SÃO NICOLAU E CONHEÇA UM DOS PRINCIPAIS ESPAÇOS RELIGIOSOS DA CIDADE
A Basílica de São Nicolau é conhecida por ser um dos espaços religiosos mais importantes da região assim como um dos principais pontos turísticos de Bari. Se a fachada de pedra chama a atenção de todos os que cruzam a pequena praça onde se encontra, o interior, esse, impressiona pela monumentalidade da nave central. 
Na cripta, protegidos por uma grade, encontram-se algumas relíquias pertencentes a São Nicolau. 




.PASSEAR SEM PRESSAS NO TOPO DAS MURALHAS QUE ABRAÇAM A ZONA VELHA DA CIDADE
Na zona traseira da Basílica de São Nicolau encontrará uma escadaria que dá acesso ás muralhas que abraçam a zona antiga de Bari. A plataforma de pedra que coroa esta antiga fortaleza para além de oferecer vistas privilegiadas sobre o Mar Adriático é também um excelente local para passear calmamente, observando o modo de vida da gentes que habitam nesta zona da cidade.




.VISITE A CATEDRAL METROPOLITANA E TESTEMUNHE O FREVOR RELIGIOSO DAS GENTES DA CIDADE
Catedral Metropolitana de Bari é outro dos monumentos religiosos com grande peso no quotidiano das gentes da cidade e não deverá ficar de fora da sua lista de locais a visitar. Ainda que a fachada de aparência austera não impressione quem por ali passa, o interior destaca-se não só pela arquitetura românica mas sobretudo pelo museu que ocupa o subsolo no qual se encontram uma mão cheia de importantes achados arqueológicos. Depois da visita sente-se numa das esplanadas que ocupam a pequena praça e aprecie a imponente construção enquanto bebe um típico expresso. 




.PASSE PELA STRADA ARCO BASSO E VEJA COMO SÃO FEITAS AS TÍPICAS MASSAS DE BARI
O tamanho reduzido das habitações da zona velha levou a que as mulheres da cidade fizessem das ruas uma espécie de extensão das suas cozinhas, utilizando a área em frente da sua casa para moldar e vender as massas típicas da região. Este ritual acabou por ganhar fama e hoje a Strada Arco Basso destaca-se por ser um dos principais pontos de interesse de Bari que proporciona ao visitante a oportunidade de assistir ao processo de criação dos tradicionais Orecchiette.




.MESMO QUE NÃO ENTRE NO CASTELO SVEVO DI BARI NÃO DEIXE DE APRECIAR A SUA IMPONÊNCIA EXTERIOR
Esta imponente fortaleza situada a dois passos da zona antiga para além de albergar um museu é igualmente usada para a realização de eventos culturais. Ainda que opte por não visitar o interior do Castelo Svevo vale a pena apreciar as muralhas cercadas por um fosso que pela sua imponência dominam por completo a paisagem envolvente.




.COMA UM TÍPICO GELADO ITALIANO COMPRADO NA CENTENÁRIA GELATERIA GENTILE
Para além das pizzas, das pastas e de tantas outras delícias da culinária italiana, os gelados não deverão de forma alguma ser excluídos da lista de desejos de quem visita Bari. De entre vários que degustámos durante a nossa estadia na capital da Puglia gostámos especialmente daqueles que nos foram servidos na Gelateria Gentile, situada a dois passos do Castelo Svevo di Bari. 




.PASSE PELA BANCA MARIA DELLE SGAGLIOZZE E PROVE A TÍPICA POLENTA DE MILHO FRITA
Em Bari a comida de rua para além de ser extremamente deliciosa é também relativamente barata. Uma das especialidades locais que não pode deixar de experimentar são as deliciosas Sgagliozze que nada mais são que uma simples mistura de farinha, água e sal que depois de frita se transforma num dos mais apreciados snacks da região. Por se tratar de algo típico são vários os locais na cidade onde é possível comprar, contudo dizem que é na banca Maria delle Sgagliozze que se encontram as mais procuradas. 




.FAÇA UMA PAUSA NA PIAZZA MERCANTILE OU NA PIAZZA DEL FERRAREZE E BEBA UM APEROL SPRITZ 
Piazza Mercantile e a Piazza del Ferrareze são porventura os dois espaços públicos mais movimentados da cidade. As praças situam-se praticamente lado-a-lado e pelo que percebemos destacam-se por ser um dos locais escolhidos pelos jovens da cidade para conviverem ao final da tarde. Compre um Aperol Spritz num dos bares ali existentes, junte-se a este cenário descontraído e quem sabe se não regressa a casa com novas amizades. 




.AO PASSAR PELO PORTO DE PESCA APROVEITE PARA APRECIAR A ARQUITETURA DO TEATRO MARGHERITA
Ao passar pelo porto de pesca irá certamente reparar no bonito edifício pintado de tons pastel que se ergue sobre as águas do Mar Adriático. Pela sua localização e arquitetura o Teatro Margherita destaca-se por ser uma das imagens de marca de Bari, refletindo na perfeição o glamour que a cidade viveu no passado. A construção atual veio substituir uma outra de madeira que acabou por arder. Atualmente o espaço deixou de ser utilizado como sala de espetáculos, acolhendo de tempos a tempos algumas exposições de arte. 




.APROVEITE O FINAL DA TARDE PARA CAMINHAR AO LONGO DO LUNGOMARE ARALDO CROLLALANZA
Passear ao final da tarde pelo calçadão que se alonga paralelo ao Mar Adriático será certamente uma experiência que enriquecerá ainda mais a sua passagem por Bari. Os tons dourados do entardecer trazem com eles um ambiente que julgávamos não existir na cidade, dando uma pincelada de calma ao constante movimento que caracteriza esta área. Famílias, pescadores, pares de namorados ou turistas que relaxam depois de um dia de visitas dão vida a este que, na nossa opinião, é um dos espaços públicos mais belos de Bari.




.COMPRE UMA PIZZA NA PIZZERIA DI COSIMO E COMA-A NO MOVIMENTADO LARGO ALBICOCCA 
Se durante o dia o Largo Albicocca é o sítio ideal para se afastar do constante movimento que faz vibrar as ruas mais centrais da zona antiga, à noite esta pequena praça, mostra-nos uma outra faceta com os habitantes locais a ocuparem todo espaço para conviver enquanto aconchegam o estômago com algo comprado na Pizzeria di Cosimo. Faça também parte deste ambiente quase festivo. Compre uma deliciosa pizza e coma-a num dos bancos de pedra que povoam o largo.




.APROVEITE A PROXIMIDADE E NÃO DEIXE DE CONHECER A INCRÍVEL CIDADE DE ALBEROBELLO
Esta pitoresca cidade famosa pelas suas casinhas em forma de cone é um dos mais valiosos tesouros do Sul de Itália e, caso tenha tempo, deverá ser incluída no seu roteiro. Ainda que seja um local extremamente turístico a sua beleza é inegável e percorrer as suas labirínticas ruas transporta o visitante para um mundo que pela sua arquitetura e atmosfera poderia muito bem fazer parte de um qualquer conto infantil, daqueles que incluem fadas e duendes.
.A CRÓNICA COMPLETA SOBRE A NOSSA PASSAGEM POR ALBEROBELLO PODE SER LIDA AQUI.




.VISITE TAMBÉM MATERA E CONHEÇA ESTA LINDÍSSIMA CIDADE ESCAVADA NA ROCHA
A proximidade com Bari faz com que este incrível local mereça fazer parte do seu roteiro. Matera é hoje considerado um dos mais belos destinos do Sul de Itália e logo depois de ali chegar vai certamente impressionar-se com a visão quase avassaladora não só da paisagem mas também do engenho que permitiu que o casario se mantenha agarrado às encostas rochosas. 
Tal como Alberobello também a zona antiga de Matera foi declarada património Mundial pela UNESCO. 
.A CRÓNICA COMPLETA SOBRE A NOSSA PASSAGEM POR MATERA PODE SER LIDA AQUI.




INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGAR A BARI:
Uma vez que o Aeroporto de Bari recebe voos provenientes de inúmeras cidades europeias (incluíndo Portugal) o avião é seguramente a opção mais prática para chegar à capital da Puglia.  

.DO AEROPORTO PARA O CENTRO DA CIDADE:
Existem diversas formas de realizar o trajeto entre o Aeroporto de Bari e o centro da cidade, com o visitante a poder escolher entre as seguintes opções: 
  • AEROPORT EXPRESS: Este autocarro da companhia Tempesta circula de forma regular entre o terminal de chegadas do aeroporto e a estação ferroviária de Bari, executando diversas paragens ao longo do trajeto. A viagem tem uma duração média de 30 minutos e um custo de 5 euros. 
  • AUTOCARRO URBANO: Por se tratar da mais económica esta foi a opção que escolhemos para realizar o trajeto entre o aeroporto e a cidade e vice versa. O autocarro urbano #16 circula com uma cadência bastante regular entre os dois pontos, fazendo na sua rota um número considerável de paragens. A viagem até à estação ferroviária tem uma duração aproximada de 45 minutos, com a tarifa a ter um custo de 1 euro. 
  • COMBOIO: O aeroporto de Bari é igualmente servido pelo comboio que em pouco mais de 15 minutos levará o visitante até à estação ferroviária de Bari. Ainda que não tivéssemos confirmado foi-nos transmitido que neste caso a tarifa é de cerca de 5 euros. 
  • TÁXI: Esta é seguramente a opção mais dispendiosa contudo poderá ser também a mais válida se o visitante se fizer acompanhar por mais duas ou três pessoas ou então se as suas bagagens forem demasiado volumosas. A viagem entre o Aeroporto de Bari e o centro da cidade demora cerca de 25 minutos e terá um custo entre os 25 euros e os 30 euros.

.COMO NOS DESLOCÁMOS EM BARI:
Todos os locais listados neste artigo encontram-se agrupados numa área relativamente compacta que se percorre facilmente a pé. Para alcançar algumas cidades ou locais mais distantes poderá recorrer à rede de transportes públicos ou (caso assim entenda) alugar um carro.

.ONDE DORMIMOS EM BARI:
Bari situa-se numa região que tem visto a sua popularidade crescer no panorama turístico internacional e as opções de alojamento têm vindo a multiplicar-se, satisfazendo assim as exigências dos visitantes que de forma cada vez mais regular chegam à cidade. Durante a nossa estadia elegemos a Stanze di Sofia que devido à sua localização central nos permitiu alcançar facilmente os locais que pretendíamos visitar. Este bem arranjado alojamento está situado a uma curta distância da zona antiga e a dois passos de alguns supermercados e restaurantes. 
O quarto que nos foi atribuído para além de ser espaçoso estava também equipado com as comodidades necessárias para que a nossa estadia se tivesse revelado satisfatória. Ainda que a casa-de-banho partilhada possa em alguns casos ser um inconveniente, para nós não se mostrou uma limitação.

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISTAR BARI:
Bari é um destino que pode ser visitado durante todo o ano, contudo a primavera e o início do outono são por norma as épocas mais agradáveis graças ao clima que nestas alturas se caracteriza pelos dias de sol mas com calor moderado. Nos meses de Junho, Julho e Agosto para além das temperaturas atingirem níveis bastante altos, os navios de cruzeiro chegam à cidade com mais frequência, descarregando milhares de turistas que acabam por sobrecarregar as estreitas ruas do centro histórico. Devido à grande procura de alojamento nesta altura do ano as tarifas praticadas são por consequência mais elevadas.





PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário