quinta-feira, 4 de agosto de 2016

.HIERÁPOLIS


Abandonámos os terraços calcários de Pamukkale.A próxima paragem da nossa visita é a antiga cidade de Hierápolis,situada na parte superior e onde acedemos,usando o mesmo bilhete que comprámos para os terraços.
Este local e as suas nascentes termais acabaram por chamar a atenção do povo romano que aqui construiu uma grande cidade a que deram o nome de Hierápolis.



Escolhemos como ponto de partida o extremo norte.É neste local que se encontra a antiga Necrópole e a partir da qual vamos começar a explorar as ruínas.
Esta necrópole é considerada a maior da Anatólia.Ao todo existem aqui mais de 1200 túmulos das épocas helenística,romana e cristã.







A partir daqui,e seguindo as indicações do mapa que nos foi dado à entrada,seguimos pela Platéia que na altura era a principal e mais bonita artéria de Hierápolis.A avenida encontra-se atualmente bastante bem conservada e daquilo que ainda resta dá para ver que de ambos os lados existiam edifícios.Talvez tenham sido lojas e habitações.







Continuamos ainda uns bons metros pela mesma avenida,passamos pela Ágora,pela Catedral e por fim pelo Templo de Apolo.



Pouco depois chegámos a um caminho que nos conduziria ao Martírio de S.Filipe,a nossa próxima paragem.
Fizemos este trajecto completamente sozinhos.Talvez por se encontrar no topo de uma pequena colina,já no exterior das muralhas que protegiam a cidade,ficámos com a sensação de que poucos visitantes se aventuram a caminhar até este local.

Depois de uns dez minutos sempre a subir,chegámos ás ruínas de uma antiga igreja de forma octogonal,construída no final século X em honra do Apostolo Filipe.



Ainda bem visíveis são os arcos que davam acesso ás oito capelas existentes no interior da Igreja.
No centro,ao que tudo indica existiu uma cripta onde supostamente se encontrava o corpo de Filipe,o apostolo que viveu os seus últimos dias em Hierápolis.
As fantásticas vistas a partir deste local merecem sem dúvida o esforço da subida.



Daqui até á mais grandiosa obra desta antiga cidade são só uns minutos.O Teatro Romano foi aqui erguido no século III e nos seus tempos de glória tinha capacidade para acolher 15.000 pessoas.Mesmo apesar de ter sido recentemente renovado,pode-se dizer que apresenta um aspecto muito semelhante ao original.




Antes de nos despedirmos de Hierapolis e de todos os pedaços de história aqui existentes,ainda demos um "saltinho" a uma área onde quem estiver disposto a pagar 30 TL pode refrescar-se nas águas translúcidas da Piscina Termal.Os fragmentos que se encontram depositados no fundo fizeram em tempos parte do Templo de Apolo que visitámos momentos antes.



Foi desta forma que demos como concluída a visita a Hierápolis.Almoçámos e nessa tarde seguimos viagem em direção da cidade de Selçuk,onde visitaremos as ruínas de Ephesus.

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na página do Diario das Viagens no Facebook.


.Aqui ficam todas as crónicas da nossa viagem pelo Turquia

Trekking na Capadódia
Passeio de Balão na Capadócia
Qual o melhor tour para fazer na Capadócia
Pamukkale
Hierapolis
Ephesus
Bodrum

Sem comentários:

Enviar um comentário