Luang Prabang é provavelmente o local mais visitado do Laos. Este pequeno povoado fica situado no centro/norte do país, numa península entre os rios Mekong e Nam Khan.
As montanhas que se perdem no horizonte, os edifícios coloniais, os monges com as suas vestes de tons laranja e os muitos templos e mosteiros ali existentes, conferem-lhe uma atmosfera única. Não será certamente por acaso que a UNESCO não teve dúvidas em classificar Luang Prabang como património da humanidade.
Neste artigo para além de revelarmos alguns dos encantos daquela que (na nossa opinião) é uma das mais bonitas cidades da região do Sudeste Asiático, sugerimos também uma lista de locais e experiências que merecem ser incluídas no roteiro de quem visita Luang Prabang.
O QUE VISITAR E FAZER EM LUANG PRABANG - AS NOSSAS SUGESTÕES:
.DESFRUTAR DA ATMOSFERA DA OLD TOWN
Os edifícios coloniais bem conservados com as suas portadas e varandas de madeira são uma das imagens de marca de Luang Prabang. Os espaços que outrora foram casas e palácios senhoriais são atualmente ocupados, na sua maioria, por cafés e restaurantes com esplanadas que convidam a uma pausa nas horas mais quentes.
Luang Prabang é um local extremamente espiritual para os seguidores da religião budista e por toda a cidade estão espalhados um sem número de Templos e Mosteiros.
Passear em silêncio por entre estes edifícios de arquitectura única é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais desta religião, assim como alguns dos costumes dos monges budistas, que apesar de tímidos, estão quase sempre dispostos a trocar dois dedos de conversa com os visitantes ocidentais.
.A O ARTIGO COMPLETO SOBRE OS MAIS BELOS TEMPLOS BUDISTAS DE LUANG PRABANG PODE SER LIDO AQUI.
.SUBIR AO MONTE PHOU SI PELA ENCOSTA ESTE
Este é mais um dos locais de passagem obrigatória para quem visita Luang Prabang. O topo desta colina enche-se de turistas, que especialmente ao final do dia, ali se juntam para assistir ao pôr-do-sol, fazendo com que este período seja o mais concorrido e o menos aconselhável para quem quer sentir a calma e a atmosfera deste espaço sagrado.
Na nossa opinião a subida deve iniciar-se na encosta oriental, ao longo da qual irão encontrar vários pequenos Templos, Santuários e até o que dizem ser uma pegada de Buddha.
No ponto mais elevado é possível desfrutar das fantásticas vistas sobre a cidade de Luang Prabang e dos rios Mekong e Nam Khan.
.VISITAR O LINDÍSSIMO PALÁCIO REAL
Este bonito espaço foi construído no início do século (numa altura em que Luang Prabang era a capital do país) para ser a residência oficial da realeza do Laos.
Em 1975 com a queda da monarquia o complexo foi convertido num museu.
.ACORDAR CEDO E ASSISTIR À CERIMÓNIA MATINAL DE "ALMS GIVING"
O que em tempos foi um ritual de grande significado espiritual para as gentes do Laos, acabou por se transformar numa autêntica atração turística à qual assistem diariamente cada vez mais visitantes estrangeiros.
A cerimónia apelidada de Alms Giving acontece todos os dias ao amanhecer, altura em que centenas de monges residentes nos mosteiros da cidade, saem à rua para que os habitantes locais (e agora especialmente os turistas) lhes façam oferendas de comida.
Apesar do grande significado religioso do ritual, o que vimos não nos agradou em nada.
A cada manhã, centenas de turistas barulhentos sentados ao longo da estrada, de máquina fotográfica e smartphone em punho, não se coibem de registar o momento em que fizeram uma oferenda a um ou mais monges sem compreenderem o verdadeiro significado do que acabaram de fazer.
Apesar dos muitos avisos espalhados pela cidade a desencorajar este tipo de atitudes, a verdade é que esta cerimónia centenária tem-se convertido num negócio com o qual muita gente ganha dinheiro.
.ASSISTIR AO PÔR-DO-SOL NAS MARGENS DO RIO MEKONG
O melhores dias no Laos acabam sempre com um fantástico pôr-do-sol no horizonte.
Foi assim em Luang Pragang e em todos os locais que visitámos no país.
Ao longo das margens do rio Mekong existem muitos sítios onde será possível sentar-se tranquilamente e em silêncio assistir a um dos mais bonitos espetáculos da natureza.
.PASSEAR PELO NIGHT MARKET E PERDER-SE POR ENTRE OS PERFUMES E SABORES NELE PRESENTES
Todos os fins de tarde, uma boa parte parte da avenida principal da cidade transforma-se num vibrante mercado nocturno.
São várias dezenas de bancas onde é possível encontrar artesanato local, roupas e todo o tipo de bugigangas a preços extremamente apelativos.
Este é o local ideal para terminar o dia e obviamente comprar algumas lembranças que assinalem a sua passagem pelo Laos.
Ficámos completamente rendidos à deliciosa comida Laociana.
Fomos apresentados à culinária do país numa estreita rua nas redondezas do Night Market, local onde todas as noites são montadas dezenas de bancas de comida e onde podem ser degustados alguns dos pratos típicos da cozinha local ao mesmo tempo que nos familiarizamos com o verdadeiro espírito da comida de rua do Sudeste Asiático.
Neste local onde as cores, os cheiro e os sabores se misturam, experimentámos diversos pratos de peixe e carne grelhados na hora. Para quem quer algo mais light é possível optar por uma espécie de buffet vegetariano.
.APROVEITAR PARA RELAXAR AO FINAL DA TARNE NO BAR UTOPIA
Este bar situado na margem esquerda do rio Nam Khan é ainda um dos tesouros mais valiosos de Luang Prabang.
Depois de almoço, na altura em que o calor aperta, soube-nos bem pedir uma BeerLao e bebê-la enquanto apreciávamos a fantástica vista.
A vida sabe-nos bem em Luang Prabang!
Nenhuma visita a Luang Prabang ficaria completa sem uma passagem por um dos locais mais bonitos da região.
As Cascatas de Tat Kuang Si ficam situadas a cerca de 30 quilómetros da cidade e são facilmente alcançadas usando o serviço de um tuk tuk partilhado pelo qual não deverão pagar mais de 25.000 kip por pessoa.
A melhor altura para poder desfrutar tranquilamente desta maravilha da natureza é de manhã, quando as várias piscinas naturais ainda se encontram praticamente despidas de turistas.
Além das cascatas o parque alberga também um centro de proteção e reabilitação de ursos que foram resgatados de situações de cativeiro negligente.
.A O ARTIGO COMPLETO SOBRE A NOSSA VISITA ÁS CASCATAS DE KUANG SI PODE SER LIDA AQUI.
Em suma., a cidade de Luang Prabang merece ser visitada.
Este é sem dúvida o melhor local para iniciar uma viagem pelo Laos e nós ficámos de tal forma rendidos que ainda que tivéssemos inicialmente planeado ficar dois dias acabamos por prolongar a nossa estadia.
- OUTROS ARTIGOS SOBRE O LAOS:
- Visitar as Cascatas de Kuang Si em Luang Prabang
- Visitar os mais belos Templos de Luang Prabang
- Vang Vieng - O paraíso improvável
- Visitar a Blue Lagoon em Vang Vieng
- Vang Vieng - O que mais gostámos de fazer e visitar
- Vientiane - À descoberta da capital do Laos
- Buddha Park (Vientiane) - Uma incrível viagem ao mundo da fantasia
Estou encantada com a vossa descrição/fotografias ;) um destino a curto prazo certamente! obrigada pela partilha e ótimas viagens pra vocês
ResponderEliminar