quarta-feira, 1 de março de 2017

.BUDDHA PARK-VIENTIANE

O despertar é tranquilo.
O dia,à semelhança dos anteriores,amanhece abafado e nem a ventoinha que rodopia sobre a nossa cama consegue atenuar aquela sensação de desconforto.Ainda assim,e numa atitude de auto tortura,resolvemos ficar na ronha por mais uns momentos.Não dormimos,ficamos só ali em silêncio a gozar aquelas que serão as últimas horas de preguiça no Laos.
Odeio despedidas,mas inevitavelmente acontecem.Nada é eterno e a vida continua!
Num impulso,saltamos da cama e tomamos um duche gelado que nos refresca o corpo e desperta a alma.Agora sim,estamos prontos!

Nas ruas nada mudou.No ar pairam os mesmos cheiros e sabores e os carros,motas e pessoas já entopem as principais artérias desta cidade que palpita de vida.
Os caminhos que percorremos não são novidade para nós e de forma instintiva avançamos como se já fossemos da casa.
Estamos a chegar a Talat Sao.Percebemos isso pela agitação que se vive enquanto percorremos aquelas ruas onde homens e mulheres circulam carregados de sacos e de mantimentos comprados no mercado onde ontem almoçámos.

Dezenas de autocarros verdes amontoam-se alinhados ao longo da avenida principal.É o 14 que procuramos,e é esse que nos levará até ao Buddha Park
A movimentação é grande,mas não foi difícil encontrar o nosso transporte.Antes de entrar e por descargo de consciência questionamos o motorista que descontraidamente fuma o seu cigarro encostado a uma parede.Confirma-se,é este!

Ao que parece não há horários tabelados.A carreira só segue viagem quando tem passageiros suficientes,mas isso não será grande problema.
As pessoas vão entrando a bom ritmo e os acentos daquele velho autocarro são preenchidos por homens e mulheres locais que provavelmente regressam a casa depois das compras.Não há outros turistas.
A espera não se prolonga por muito tempo e rapidamente seguimos viagem,primeiro pelas movimentadas ruas da capital e depois por estradas rurais que atravessam pequenas povoações onde vão entrando e saindo passageiros.
Estranhamente não há ninguém a cobrar bilhetes,o processo baseia-se na boa fé dos passageiros e é feito directamente com o chauffeur no momento da saída.Ninguém sai sem pagar...pessoas pobres mas honestas.

Uma hora é o tempos que levamos a percorrer os 25 quilómetros que nos separam do nosso destino.Tal como a ausência de horários,também as paragens não têm lugar fixo e o motorista vai apanhando e largando passageiros à medida que é questionado.Um autêntico serviço à vontade do freguês!
A chegada ao Buddha Park acontece pouco depois da uma curta passagem pela Friendship Bridge que faz a ligação terrestre entre o Laos e a Tailândia.Pagamos 6.000 kip cada um e agradecemos ao simpático senhor que se despede com um "see you later".

As várias vans estacionadas à porta do parque fazem-nos prever que teremos de dividir o espaço com dezenas de outros turistas.
Compramos o ingresso que custa 5.000 kip e avançamos em direção daquele mundo repleto de criaturas estranhas,criado há uns anos por um artista com ideias extravagantes.
O ambiente está animado.Um grupo de chineses ri e fala em voz alta enquanto tiram fotos por entre as estátuas de cimento que representam figuras mitológicas das religiões hindu e budista que a nós pouco ou nada impressionam.É giro,nada mais que isso.

O calor vai apertando cada vez mais.Ao nosso ritmo vamos encarando cada uma daquelas personagens que podiam muito bem fazer parte de uma história de fantasia,e aqui e ali fazemos algumas fotos de forma a registar a nossa passagem por este local.

Em meia hora está tudo visto e não vale a pena continuar a andar para cá e para lá sob aquele sol abrasador.Não queremos que isto seja um adeus prematuro,mas decididamente não encontramos motivos para prolongar a nossa visita por muito mais tempo.Sendo assim resolvemos regressar à capital.
Está terminada a nossa aventura!

Durante dez dias lançámo-nos a conquista dos principais pontos turísticos do Laos e hoje,no dia que nos despedimos,percebemos que fomos nós os conquistados.Regressamos a casa completamente rendidos à simpatia das pessoas,à deliciosa comida e ás paisagens de sonhos que se cruzaram connosco ao longo desta nossa viagem.
Obrigado Laos.
Até um dia...

Todas as crónicas sobre o Laos:
Cascatas de Kuang Si
Os Templos de Luang Prabang
Guia Prático de Luang Prabang
Vang Vieng,o paraíso improvável
Blue Lagoon,Vang Vieng
Guia Prático de Vang Vieng
Vientiane
Buddha Park,Vientiane

Podem acompanhar as nossas viagens e ver todas as fotos desde e outros destinos na página do Diario das Viagens no Facebook.