quinta-feira, 25 de maio de 2017

NORTE DE ITÁLIA - 10 CIDADES QUE VAI GOSTAR DE VISITAR

O que visitar em Itália, Roteiro

A Itália sabe-nos bem! Quem nos acompanha já percebeu que para além de sermos assumidamente apaixonados por este incrível país não deixamos também passar muito tempo sem que a ele regressemos, quer seja para uma curta escapadinha de fim-de-semana ou então para uma estadia mais prolongada. Pela beleza arquitetónica ou paisagística seria-nos fácil colocar no topo das nossas escolhas locais como Roma, Florença, Nápoles ou a paradisíaca Sardenha. Contudo, e depois de inúmeras passagens pelo país, damo-nos conta que é na região norte que melhor nos sentimos e na qual acabaram por nascer algumas das nossas mais belas memórias sobre a Itália.   
É então tendo em conta as experiências vividas que partilhamos uma lista de cidades que na nossa opinião vai gostar de conhecer na região Norte de Itália. 







10 CIDADES QUE VALE A PENA VISITAR NO NORTE DE ITÁLIA
AS NOSSAS SUGESTÕES:

.MILÃO - LOMBARDIA
Uma cidade grande com um ambiente cosmopolita na qual a moda desempenha um papel importante no modo de vida dos seus habitantes.
No que diz respeito ao turismo, o chamado centro histórico é sem dúvida a zona mais procurada pelos visitantes, encontrando-se concentrada numa área relativamente pequena, que se percorre facilmente a pé.
.VEJA AQUI O ROTEIRO COMPLETO COM TODOS OS LOCAIS QUE PODE VISITAR EM MILÃO.




.BERGAMO - LOMBARDIA
Bergamo estimula a imaginação e nesta espécie de viagem ao passado cada visitante irá certamente assumir o papel de uma qualquer personagem de outras eras. Imagine-se então na pele de um cavaleiro medieval que atravessa as muralhas da Cittá Alta e no dorso do seu fiel cavalo vai percorrendo as ruas de uma urbe que se prepara para iniciar uma nova jornada. A pedra irregular e gasta que cobre o chão, dar-lhe-á a entender que muitos foram aqueles que cruzaram estes caminhos antes da sua passagem. Deixe-se levar pela curiosidade e faça questão de descobrir as praças, as Igrejas, os edifícios históricos e no final aceda ao castelo de onde conseguirá as melhores vistas. 
.VEJA AQUI O ROTEIRO COMPLETO COM TODOS OS LOCAIS QUE PODE VISITAR EM BERGAMO.




.CREMA - LOMBARDIA
Situada no coração da Lombardia, a bonita cidade de Crema poderá ser uma ótima opção para um passeio de um dia tendo Milão como ponto de partida. Apesar de não ser um dos destinos mais conhecidos do país, Crema oferece a quem a visita uma mão cheia de locais e experiências que na nossa opinião merecem ser explorados. 




.TURIM - PIEMONTE
O charme de Turim é inquestionável. Durante a nossa visita deparámo-nos com uma cidade bonita, aconchegada aos pés dos Alpes e que apesar de ser considerada uma das mais importantes metrópoles italianas revelou-se de uma simplicidade quase rural. A melhor forma de descrever a capital do Piemonte é compará-la a uma elegante donzela pouco dada a grandes demonstrações de vaidade, passando por isso muitas vezes despercebida aos visitantes mais desatentos na hora de traçar o roteiro pela região norte de Itália.
.VEJA AQUI O ROTEIRO COMPLETO COM TODOS OS LOCAIS QUE PODE VISITAR EM TURIM.




.VERONA - VENETO
Nesta cidade o turismo vive essencialmente em torno das imagens de Romeu e Julieta, imortalizadas pela famosa história de amor de William Shakespeare.
Contudo Verona é muito mais que uma história de amor, é uma cidade cheia de atrativos e de tesouros prontos a serem descobertos.
Um dia é o tempo que sugerimos para ficar a conhecer minimamente os principais pontos turísticos.
.VEJA AQUI O ROTEIRO COMPLETO COM TODOS OS LOCAIS QUE PODE VISITAR EM VERONA.




.VENEZA - VENETO
A beleza desta cidade que parece flutuar nas águas da lagoa é inquestionável e atrai milhares de visitantes que aqui chegam diariamente e se lançam à conquista das ruas, ruelas e canais que compõem este autêntico labirinto.
As incontornaveis gôndolas, a Piazza San Marco ou as Ilhas de Murano, Burano e Torcello são só alguns dos atrativos que merecem ser visitados durante uma passagem por Veneza.
Aconselhamos dois dias para conhecer a cidade e um para ser dedicado ás ilhas adjacentes.
.VEJA AQUI O ROTEIRO COMPLETO COM TODOS OS LOCAIS QUE PODE VISITAR EM VENEZA.




.PÁDUA - VENETO
Pádua é sobretudo um centro estudantil, onde o ambiente metropolitano se mistura de forma desequilibrada com bonitos edifícios históricos, Palazzos e Piazzas onde, na nossa opinião, falta o carisma que testemunhámos por exemplo em Bolonha, Siena ou Florença.
Para nós, um dos pontos altos da visita foi a belíssima Basílica di Santo António, erguida em honra do Santo que tal como em Lisboa, também aqui é venerado de forma especial.
A cidade percorre-se facilmente a pé e um dia é suficiente para ficar a conhecer os principais pontos turísticos.
.VEJA AQUI O ROTEIRO COMPLETO COM TODOS OS LOCAIS QUE PODE VISITAR EM PÁDUA.




.BOLONHA - EMILIA ROMAGNA
Uma cidade com uma energia muito própria e repleta de edifícios seculares que pela sua aparência nos transportam para tempos idos.
As arcadas que se alongam um pouco por toda a parte são talvez a principal imagem de marca desta cidade que nos foi conquistando à medida que íamos percorrendo as suas ruas. Bolonha deu-se a conhecer sem rodeios nem vergonhas. Fizemos questão de acordar com ela, e com a sua conivência assistimos aos momentos em que se punha bonita para receber quem chega para a visitar.
É verdade que não foi amor à primeira vista mas pouco a pouco a cumplicidade foi crescendo e no momento que nos despedimos, percebemos o quão especial é esta cidade.
.VEJA AQUI O ROTEIRO COMPLETO COM TODOS OS LOCAIS QUE PODE VISITAR EM BOLONHA.




.MODENA - EMILIA ROMAGNA
A visita à cidade de Modena foi para nós uma decisão de última hora, uma vez que se encontrava no caminho entre Verona e Bolonha. A passagem foi de certa forma rápida e na meia dúzia de horas que permanecemos na terra natal de Luciano Pavarotti e Enzo Ferrari, tivemos a oportunidade de passear calmamente pelo centro histórico assim como apreciar alguns bonitos edifícios e a lindíssima Catedral da cidade.
Quem gostar e tiver oportunidade, aconselhamos a compra de uma pequena garrafa do mundialmente conhecido vinagre balsâmico produzido na região.





.GÉNOVA - LIGÚRIA
Génova não desilude no que ao enquadramento paisagístico diz respeito. De um dos lados, erguem-se íngremes vertentes às quais se agarra o denso casario que compõe a cidade alta. O mar também está lá, um imenso espelho azul que nos meses de verão beija carinhosamente o grande porto que hoje, tal como no passado, é uma das principais portas de acesso ao Mediterrâneo. 
Não será certamente por acaso que Génova foi o local de nascimento de um tal Cristóvão Colombo. Para além de um número considerável de edifícios históricos a cidade fez também questão de manter intacta a casa onde o mais famoso navegador de todos os tempos viveu durante um curto período.
.VEJA AQUI O ROTEIRO COMPLETO COM TODOS OS LOCAIS QUE PODE VISITAR EM GÉNOVA.




NOTAS FINAIS: A Itália é um país apaixonante, repleto de paisagens de sonho, com uma história impar, com comida deliciosa, cidades pitorescas e claro... pessoas bonitas e simpáticas.
Qualquer viagem a Itália deverá ser desfrutada intensamente e no final irá com certeza despertar em quem a visita o gosto pela arte, arquitectura e a dolce vita tão típica do povo italiano. 



INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO SE DESLOCAR ENTRE AS CIDADES:
Se tal como nós quiser desbravar as mais belas cidades da região deverá ter em conta o meio de locomoção mais eficaz para as deslocações. Inicialmente chegámos a equacionar alugar um carro mas no final optámos pelo excelente sistema ferroviário existente em Itália e todas as nossas deslocações foram efectuadas de comboio, transporte que se revelou bastante prático, cómodo e pontual.



3 comentários:

  1. Falta-me visitar 5 dessas 10 :)
    Pádua, Veneza, Lucca, Siena e Pisa.
    A norte de Itália visitei Bergamo que também é uma cidade encantadora.

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito , este vosso relato de viagem. Fiz um percurso com muitos pontos comuns e neste vosso trabalho pude recordar com bastante clareza o que por lá me encantou. Vou partilhar . Votos de continuação de boas e belas viagens.

    ResponderEliminar
  3. Junta Vicenza e Turim, Para além de muitos lugares históricos na Toscana.

    ResponderEliminar